EA anuncia a compra da Respawn Entertainment

titanfall

No início de 2010 a indústria de games foi sacudida com a notícia de que Jason West e Vince Zampella haviam sido demitidos pela Activision. Principais responsáveis pela Infinity Ward e pela série Call of Duty, não demorou até que a dupla anunciasse sua nova casa, o estúdio recém fundado chamado Respawn Entertainment. Algum tempo depois veio a informação de que eles estavam trabalhando num novo FPS e para lhes ajudar na tarefa, a Electronic Arts atuaria como editora da franquia conhecida como Titanfall.

Após lançarem dois jogos e não conseguirem repetir o sucesso da marca que criaram no antigo estúdio, chega a notícia de que os game designers novamente deixarão de ser independentes, com a Respawn passando a fazer parte do grupo de desenvolvedoras que pertencem à EA.

Começamos a Respawn com o objetivo de criar um estúdio com alguns dos melhores talentos da indústria e para ser uma das principais desenvolvedores de jogos inovadores,” disse Zampella. “Sentimos que era a hora de nos juntarmos a um líder da indústria que trará os recursos e apoio que precisamos para o sucesso a longo prazo, enquanto continuamos mantendo nossa cultura e liberdade criativa. A EA tem sido uma grande parceira ao longo dos anos com o Titanfall e o Titanfall 2, e estamos empolgados em combinar nossas forças. Este é um grande próximo passo para a Respawn, para a EA e nossos jogadores.

Através do site da empresa o executivo fez questão de reforçar que os fãs não precisam se preocupar com a possibilidade da liberdade criativa do estúdio ser afetada pela aquisição, o que ao menos serve para mostrar que eles sabem que o negócio coloca uma pulga atrás da orelha de muita gente.

Dado o histórico da Electronic Arts de comprar, sugar e descartar estúdios, é natural que as pessoas desconfiem que o mesmo acontecerá com a Respawn Entertainment e para muitos, a hora é de começarmos um bolão para ver quem acerta o tempo de vida que a desenvolvedora terá pela frente.

Mas deixando as especulações um pouco de lado, saiba que atualmente a Respawn está trabalhando na criação de um jogo baseado na franquia Star Wars, em um novo Titanfall e em um título para realidade virtual. Para garantir tudo isso a EA poderá pagar até US$ 455 milhões pela desenvolvedora, um valor que deve estar sendo bastante comemorado por Jason West e Vince Zampella. Caso não saiba, há muitos anos eles foram funcionários da EA e se não fosse por um desentendimento, eles provavelmente não teriam fundado a Infinity Ward, criado o CoD e chegado a este negócio. É, o mundo dá voltas mesmo.

Fonte: Games Beat.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Alice Woodstock

    RIP Respawn Entertainment

    • Teclado sem acento

      Entrei aqui para comentar exatamente isso.

  • Wall_Kinho

    Depois de Titanfall 3, a EA vai fechar o estúdio e continuar com Battlefield.

    • Guilherme

      Lança Titanfall 3 no meio de dois outros FPSs multiplayers super aguardados como fez com o 2 para ver se não consegue afundar a franquia.

  • Daniel Mietto

    Press ‘F’ to pay respects

  • Não sei porque o medo. Não é como se alguma coisa pudesse dar errado com a EA no comando… https://uploads.disquscdn.com/images/b821abf2528028661eba9caced433eb79b46907da4e1bb2fc9f24c4f4e39b6c8.jpg

  • Jhonathan Vieira

    Titanfall 2, um dos melhores fps dos ultimos anos, com uma campanha extremamente bem executada e cheia de criatividade (coisa rara no gênero) ja tinha sido sabotado pela EA no lançamento ao colocar a data próxima do seu carro chefe (A.K.A. Battlefield 1), matando o game e ainda veio à imprensa dizer que deveria ter vendido mais…

    • Cara, eu tinha uma grande expectativa pela campanha do Titanfall 2, pois vi muitas pessoas elogiando e dizendo que ela tinha coisas nova. Joguei e achei muito, mas muito sem graça. Para mim ela foi tão irrelevante que nem lembro do que aconteceu na campanha e olha que joguei há uns 2 ou 3 meses.

      • Jhonathan Vieira

        Poxa pra mim foi bem divertida, achei o BT um personagem cativante e desde Modern Warfare não me divertia tanto com uma campanha de fps. Talvez a grande expectativa tenha acabado com sua experiencia pq a campanha é boa pra um fps no fim das contas.

        • Julio Verner

          Então não jogou Half-Life, Bioshock e Wolfenstein(que tem uns 10)… Titanfall… Pffff

          • Jhonathan Vieira

            Desculpa, mas HF tem uns 10 anos já, Bioshock Infinite é bem mais que um simples fps, o único que achei válido realmente é Wolfenstein, que é um jogão da porra na narrativa.

          • Julio Verner

            Então o jogo é uma merda por ter mais de 10 anos? Não saquei, ta falando nessa geração? Realmente, nessa “geração” só lixo o FPS, Wolf se salvando hehehehe
            Bioshock eu falo a maestria da trilogia(com os dlc do infinite em Rapture)… 😉

          • Jhonathan Vieira

            Acho que não ficou claro, em nenhum momento eu disse que NUNCA houveram outros jogos bons, copiando e colando o que eu escrevi lá em cima “Titanfall 2, um dos melhores fps dos ultimos anos”, isso não exclui os outros, sim to falando dos recentes.
            Edit: ia esquecendo, infelizmente não joguei o The New Colossus ainda, e os elogios só pioram essa seca de zerar.

          • Julio Verner

            Ok… Recentes nem esse Titanfall entra no meu “jogo de verdade” mas entendo… 😀
            Tem ainda quem adore No Man’s Sky… Tá tudo suave! hehehhee

          • Jhonathan Vieira

            Falando ainda do Wolfenstein, eu fico impressionado com a Zenimax mesmo nessa onda de lootbox e microtransação, deixando seus estúdios lançarem games (parafraseando vc) de verdade tipo The Evil Within, Dishonored 2 (outro que ainda quero jogar) ou o próprio Wolfenstein, tomara que eles consigam boas vendas e que continue com essa prática (totalmente contrária a EA).

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples