Teria a Codemasters roubado um modelo de carro criado por modder?

f1-2017

Ao longo dos anos a Codemasters conquistou o status de uma das melhores desenvolvedoras de jogos de corrida e quando eles adquiriram o direito de produzir títulos da Formula 1, os fãs da categoria ficaram eufóricos. Entre as boas ideias implementadas por eles nos simuladores estava a possibilidade de pilotarmos carros históricos da modalidade, mas a utilização do recurso na edição deste ano do jogo poderá dar uma bela dor de cabeça ao estúdio.

Tudo começou no ano passado, quando um modder chamado Somchith Vongprachanh lançou para o Assetto Corsa uma recriação da Ferrari F2002, que foi pilotada por Michael Schumacher. Então, quando a Codemasterrs disponibilizou o trailer do F1 2017, o sujeito ficou cabreiro com o carro mostrado no vídeo, mas só por ali era difícil ter certeza.

Os meses passaram e após o modder encontrar a página de Matt Jones, artista que trabalhava para a desenvolvedora inglesa, ele baixou o modelo da Ferrari e estudando o wireframe, não teve dúvidas de que o seu trabalho havia sido copiado.

Agora, olhando para o wireframe ficou claro que de fato era o modelo do F2002 no qual trabalhei por meses,” afirmou Vongprachanh. “Pude ver todas as escolhas que esse artista fez e que praticamente batem com todas as escolhas que eu fiz. Meu coração afundou e me senti com nojo.

Ao serem questionados sobre o assunto, o pessoal da Codemasters negou a acusação, dizendo que eles usam vários materiais e imagens como fonte de referência e que o modelo utilizado no jogo é fruto do trabalho do estúdio, tendo sido aprovado tanto pela Ferrari quanto pela Formula One Management. O artista por sua vez teria dito que o modelo criado por Vongprachanh realmente serviu como fonte de inspiração, chegando inclusive a oferecer pagar US$ 159 por ele, como um “gesto de boa vontade”.

Algumas pessoas poderão dizer que tudo não passou de uma infeliz coincidência, mas ao ser questionado se isso é possível, o ilustrador 3D AJ Jeffries deu uma resposta que serve para mostrar a chance de algo assim acontecer:

Existem certas técnicas para modelagem que podem resultar na mesma topologia (wireframe), mas as chance de dois artistas surgirem com a mesma malha para algo tão complexo quanto um carro de Formula 1 é de uma para milhões… A menos que o objeto seja incrivelmente simples, a chance de duas pessoas o modelarem da mesma maneira é essencialmente zero.

Como não tenho conhecimento técnico sobre o assunto e procuro não acreditar em qualquer acusação que leio por aí, não serei leviano a ponto de apontar o dedo para a Codemasters. Porém, que a situação ficou bem chata tanto para o Sr. Jones quanto para o estúdio, não há a menor dúvida.

Fonte: Rock, Paper, Shotgun.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Esses jogos anuais de F1 cansam. Queria um Gran Turismo totalmente baseado no universo da F1, abordando várias eras, vários carros misturados.

    • Alessandro

      Queria muito um jogo no estilo nfs porsche unleashed menos arcade e mais simulador e seguindo essa logica que disse de evolução de eras e de circuitos.

      Poderia ser de várias marcas como porsche, ferrari, mercedes, bmw todas dariam grandes listas de carros interessantes.

      • Sprints rulez!

      • Danilo

        Porsche Unleashed….. como era bom esse game!! NFS5!!!!

        O NFS4 High Stakes era TOP também

        • Alessandro

          O 5 é meu nsf favorito junto com o 3. Impressionante como nossa memoria nos pregam pecas. Lembrava de como o grafico era perfeito o som dos carros eram bem diferentes dos zumbidos comuns da epoca. Fui ver um video hoje do jogo. Acabou com minha lembranca kkkkkkk

          • Danilo

            Eu não olho pra n acabar com minha nostalgia kk

          • Alessandro

            kkkk nao veja mesmo é melhor.

        • Lui Spin

          Tinha um mod para ele muito bom. Queria lembrar o nome.

      • Seria legal. Não é possível que a gente aqui tenha tantas ideias e lá na Codemasters eles não conseguem pensar em nada além de lançar versões anuais baseada no campeonato atual.

        • Os caras acabaram de anunciar um jogo estilo arcade, dos criadores do Motorstorm.

          • Sim. Mas eu queria algo diferente envolvendo o universo da F1,

          • Carlos Ferreira

            O problema não é com a codemasters e sim com FOM. A Codemasrters é paga pra fazer o jogo como a FOM quer. Então algo diferente relacionado a F1 só pode ser feito encomendado ou autorizado/licenciado pelos chefes da F1.

          • Chegou a jogar aquele no estilo Mario Kart?

            http://store.steampowered.com/app/203680/F1_RACE_STARS/

          • Não. Eu particularmente não gosto desse estilo de game. Mas acompanho alguns indies que parecem arranhar um pouco o que eu gostaria de ver, como Racecraft.

      • Jean Franco

        EU AMAVA nfs porsche unleashed. Mas tipo, AMAVA MUITO.

      • Metalmacumba

        Meu favorito é o hot pursuit 2 do PS2. Meu deus do céu, pro lançamento em 2002 aqueles gráficos pareciam mentira. como eu joguei aquele jogo.

        • Leonardo

          Ainda jogo ele regularmente, na minha opinião é o melhor arcade de corrida já lançado, ótima seleção de pistas e carros e jogabilidade excelente.

    • celsico

      Quem joga simulando mesmo não consegue jogar com as equipes ou times do ano passado. Podia ter um jogo sim que atualizaria todo ano. Porem a mudança que teve na f1 esse ano alterou até o tamanho dos carros então acho inviavel.

  • Suspeito que se os dedos acabarem apontando para a Codemasters ela fatalmente vai pendurar o Albatroz no pescoço de um artista gráfico, vai dizer que o repreendeu e não trabalha mais com ele.

    • gbitte

      É fácil que tenha sido o “artista” mesmo. A empresa tá pagando para fazer dezenas de carro, vai kibar e se pra que? Ainda mas sendo um modelo festivo que se não tivesse ninguém sentiria falta. Já o artista teria economizado semanas de trabalho.

  • EmuManíaco

    essa empresa tinha tudo pra se tornar epica e fica so no requentation.

  • Luiz

    Bonito, foda-se a propriedade intelectual das pessoas. Dai os gamers simplesmente usam peer-to-peer para baixar esta bosta, vão ir diretamente lá na justiça chora.
    Tomar no cú com a propriedade intelectual, não tem como respeitar. Eu só pago Steam por preguiça mesmo, e quando é menos que r$50 .

  • Davi Leichsenring

    Pergunta inocente, se a Coddemaster comprou direitos para usar F1 e o mod da Ferrari, que é apenas modelagem de um carro da F1, que está dentro do uso comercial da Coddemasters, o codder não teria dreito a cobrar o modelo?

    • KappaKeepo

      cobrar ele não pode, só é antiético mesmo

  • paulokdvc

    Trabalhei com moldes de injeção, e se tem uma coisa que aprendi foi a seguinte:

    “Um molde NUNCA é igual ao que outro projetista fez, mas o produto final TEM de ser”.

    Palavras de 4 projetistas com quem trabalhei.

    • ochateador

      wireframe no caso seria o molde não.
      Se o próprio modder viu que era (quase) tudo igual….

      • Henrique Silveira Steinmetz

        Para trabalhar com moldes o cara tem que trabalhar com modelagem 3d tmb, e envolve wireframes…

    • Alessandro

      Concordo plenamente. Trabalhei com desenvolvimento de moldes, e existiam as vezes 3 modelos de molde para fazer uma mesma peça.

  • Jorge Dondeo

    Deixa eu ver eu entendi, o cara criou uma versão de um carro que já existia Ferrari F2002, modificando o código de um jogo que não foi ele que criou, e ficou com nojinho? É isso mesmo? Eta beleza!!!!

    • Pela tua lógica, não existiram mods para jogos.

      • Jorge Dondeo

        Não os dos que ficam de mimimi

      • Marcos Arbugeri

        A maioria dos Mod’s são ilegais. No EULA de quase todos os jogos é proibido a modificação e a venda daquela propriedade.
        Naqueles que aceitam Mod’s o termos também dão direito a empresa de utilizar o material produzido.

        • Não tenho certeza quanto a maioria dos mods serem ilegais, mesmo porque hoje em dia muito jogo até apoia isso e o Steam Workshop está aí parra mostrar. De qualquer forma não parece ser esse caso, afinal o cara criou um carro para outro jogo.

          • Sophos Nsm

            sim a maioria dos mods são ilegais. alguns desenvolvedores fazem vista grossa,outros até incentivam, mas a quase totalidade dos eulas vedam mods. há rarissimos casos em que o eula permite.

          • É só olhar a quantidade de jogos com suporte ao Workshop do Steam para ver que os casos não são tão raros assim. Muitas empresas já perceberam que mods aumentam a vida útil de seus jogos e incentivam suas criações.

          • Sophos Nsm

            a maioria das empresas não liga muito pra vida útil, muitas até torcem pra que seja pequena pra lançar o proximo jogo anual. mas admito que o numero é crescente – so que pequenissimo ainda.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Pensa no seguinte: uma coisa é o blueprint do carro real; outro, a malha 3d do modelo que ele fez.
      outra coisa: existem restrições legais à criação de mods para esse jogo em específico?

      • Jorge Dondeo

        Não sei, mas se eu estivesse usando a ferramenta que eu não fiz e não paguei por ela, para copiar um modelo de algo que eu não criei e nem paguei por ele, não reclamaria.

        • O que você está desconsiderando é que mods normalmente são feitos para serem distribuídos gratuitamente. Aí o cara passa um bom tempo recriando um carro, vem uma empresa enorme e copia seu trabalho para lucrar com ele. Pode até não haver santo aqui, mas nem dá pra comparar o nível de canalhice caso realmente tenha existido a cópia.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          É uma forma reduzida de ver a questão. primeiro que não vi no texto alguma informação de que o rapaz em questão usou um programa de modelagem 3d pirata. Outra, não existem proibições legais sobre as formas que podem ser criadas num software como esse.

    • Torquato Pit Bull
      • Jorge Dondeo

        Kkkkkkk

    • Theuer

      Se não permite algum tipo de Mod, eu nem compro.
      Ainda mais hoje em dia com a organização e facilidade da Steam Workshop.

  • bit lascado

    Relaxa se o cara ficar de mimimi, logo os advogados de Maranello mandam uma cartinha de Cease and Desist por usarem a propriedade intelectual da Ferrari.

  • Pra começar o modder copiou o desenho da Ferrari sem autorização né?

    • Sophos Nsm

      não comercialmente.

  • Raul Joaquim de Santana

    Mod é vida

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis