Seagate adianta previsão — HD de 20 TB pode chegar ao mercado em 2019

250mb-hard-disk-drive

Direto de 1979: isto é um HD de 250 MB

A gente sabe que o SSD é lindo e maravilhoso e uma vez que você migra nunca mais quer saber de voltar para discos rígidos, mas a verdade é que para backup ainda permaneceremos presos aos HDs por um bom tempo: o preço das memórias Flash ainda é proibitivo (embora esteja melhorando) e no que diz respeito a aplicações de grande porte, os drives magnéticos ainda possuem a melhor relação custo-benefício.

O problema é que estamos chegando no limite físico da tecnologia, as fabricantes estão apelando para todo o tipo de alternativa para manter a sobrevida dos HDs por mais alguns anos, ao menos até que o preço do gigabyte no SSD se equipare. Seagate e Western Digital são as que estão mais batendo a cabeça principalmente para atender o mercado corporativo, porque empresas que dependem de servidores, NAS e datacenters não podem arcar com os custos elevados de migrar suas soluções para outro formato de armazenamento. Empresas precisam dar lucro e ao menos por enquanto, abraçar o SSD não é uma opção.

Uma das técnicas é rechear os HDs com hélio, e aliado a isso a Seagate utiliza uma nova técnica chamada HAMR (Heat Assisted Magnetic Recording) que utiliza um laser bem fino, menor que um grão de sal para aquecer a superfície dos discos e reduzindo a energia necessária para gravar os dados. Segundo a fabricante o processo é escalável ao ponto de permitir o aumento da densidade de área em 30% por ano (hoje o processo ocupa 1 TB por polegada quadrada, o dobro da densidade do processo tradicional de magnetismo perpendicular), de modo que ela poderá lançar HDs mais espaçosos nos próximos anos.

seagate-helium-12tb-hdd

HDs de 12 TB da Seagate: já disponíveis

Originalmente a Seagate já tem planos para lançar modelos de 14 e 16 TB em 2018, enquanto um de 20 TB apareceria somente em 2020 mas os planos mudaram, a empresa já domina o processo de tal forma que o modelo de HD mais avantajado já poderá dar as caras em 2019 se tudo der certo; a previsão é que modelos ainda mais interessantes, com 40 TB de capacidade sejam apresentados em 2023 mas lembrando, todos esses modelos são destinados a corporações e isso posto, seus preços serão deveras elevados.

A Western Digital está um pouquinho atrás, ela prometeu modelos de 40 TB apenas para 2025 mas afirma que seu processo de gravação é mais confiável; o MAMR (Microwave Assisted Magnetic Recording), que utiliza microondas ao invés de um laser para gravar os dados mas ao que tudo indica, o processo não é tão escalável quanto o da Seagate. Ainda assim as rivais não estão tão distantes uma da outra e somente o tempo dirá quem utiliza o método mais seguro e eficaz.

De qualquer forma, ainda vai demorar um bocado para tais soluções serem liberadas para o usuário final com preços acessíveis e portanto, ainda teremos que nos virar com HDs de menor capacidade para fazermos nossos backups por alguns anos. Mas que o cenário irá mudar é um fato, só restando saber se teremos chance de utilizar esses HDs ou se conseguiremos pular direto para os SSDs

Fonte: Tom’s Hardware.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Alice Woodstock

    No ritmo em que andam crescendo o tamanho dos jogos, é bem provável que eu vá precisar de um desses num futuro próximo….

    • EmuManíaco

      O pior é que os jogos não estão nem crescendo tanto assim é falta e competência mesmo das produtoras em lançar o jogo optimizado. PQ os jogos tem que vir com 250 linguagens, videos em 4k e etc…? Não dava pra afzer igual quantum break não no qual voce escolhe se quer baixar um video em alta resolução? Isso é um saco.

      • Bruno Renostro

        também acredito que por serem multiplataformas os jogos tem muito código lixo, gerados pelas engines

  • Fernando Silva

    e quando quebra, comofas?

    • Felipe Braz

      Senta num cantinho e começa a chorar. A não ser que tenha 2 hds em raid 1, dai é só “atachar” outro no cluster.

    • Bruno Renostro

      Sistemas corporativos são redundantes

      • Sistemas corporativos são redundantes

        • Lucas Timm

          Sistemas corporativos são redundantes

          • Douglas

            Sistemas redundantes são corporativos

          • Cesar

            Corporativos são sistemas redundantes

    • Alvaro Carneiro

      como tudo na vida: quebrou? conserta ou joga fora.

      não deveria ser problema algum HD quebrar, afinal todo ser inteligente faz backup.

  • chadefita

    O bom desses HDD’s é que não vai pesar no processamento, já que eles tem hélio…

    OH WAIT!

  • Alvaro Carneiro

    – “Seagate e Western Digital são as que estão mais batendo a cabeça”

    Não… Seagate e Western Digital são as UNICAS que estão batendo a cabeça, afinal só estas duas empresas fabricam HD no mundo todo. As outras marcas deixaram de existir ou pertencem a Western Digital.

    • João Alves

      E a Samsung?

      • G0rb

        Seagate comprou em 2011

  • Magnosama

    Quem liga pra HDs quando o que realmente importa são os SSDs, tsc…

    • cquintela

      Memória Optane, tamanho do HD + velocidade superior ao SSD, ainda tem muita água para rolar hehe.

      Me lembra um pouco da evolução do WIFI vs cabo, por mais que o Wifi evolua, o cabo ainda tem suas vantagens (e continua evoluindo também)

  • Abner Oliveira

    Pow, agora que consegui comprar os meus dois Ironwolf de 8Tb…

  • Theuer

    “que utiliza um laser bem fino, menor que um grão de sal para aquecer a superfície dos discos”

    Voltamos a era dos geniais MD então!

    Continuo dizendo que eles tinham uma das tecnologias mais fantástica da época.

  • Herbert Rocha

    O que mais me impressiona não é nem a capacidade destes HDs, que por sí só já nos deixa assustados (basta olhar quantas vezes mais eles aumentaram de capacidade nos últimos anos), e sim o tempo de acesso! Acessar os dados armazenados de forma rápida e segura em HD cada vez maiores, certamente é um feito que rivaliza com o do aumento da capacidade dos mesmos.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis