Rumor — Disney tentou adquirir a quase totalidade da 21st Century Fox

A The Walt Disney Company mais uma vez está indo às compras: segundo a rede CNBC a gigante do entretenimento teria tentado comprar a maior parte da 21st Century Fox, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo e caso o negócio fosse fechado, a empresa resultante seria um leviatã do cinema, TV e afins ficando com a maior fatia do market share do setor, quase um monopólio.

No entanto, ao que tudo indica as negociações estão empacadas e podem não ser retomadas.

O que sabemos: primeiro, que Bob Iger não mede esforços para fazer da Disney a maior companhia de mídia do planeta. Na última década ele realizou três compras certeiras gastando muito pouco, pagando menos de US$ 15 bilhões ao todo para abocanhar a Pixar, a Marvel e a Lucasfilm. O resultado, a companhia adquiriu propriedades intelectuais valiosíssimas e estabeleceu produções para cinema e TV utilizando tais produtos de muito sucesso e claro, que se reverteram em muita grana.

Segundo, que a Fox está em fase de transição. O CEO Rupert Murdoch, que outrora tentou comprar a Time Warner estaria preparando o terreno para que seus filhos Lachlan e James assumissem os negócios da família, mas ambos já haviam sinalizado que pretendiam coordenar uma companhia bem menor. Isso posto, num primeiro momento a intenção seria manter o núcleo da News Corp., que responde pela Fox Sports e jornais como o The Wall Street Journal e o New York Post e a Fox News, e vender todo o restante para quem pudesse pagar. Dessa forma, manter uma empresa menor e mais centralizada seria o melhor a fazer para bater de frente com companhias como Google, Amazon e Facebook, que cresceram muito no setor nos últimos anos.

E é aí que a Disney entra. Segundo informes ambas as partes estavam negociando como se daria o processo, mas é certo que tudo o que não for relacionado a notícias e esporte sairia das mãos de Murdoch e passaria para as de Iger. Ambas as companhias interromperam as conversas algumas semanas atrás de modo a avaliar os prós e contras de tamanha jogada, e ao que consta o processo de aquisição pela Disney foi posto em standby e não se sabe se a negociação será retomada. Para todos os efeitos, não houve negócio ao menos por enquanto.

Claro que a negociação chamou a atenção de todo mundo principalmente por permitir que a Disney reunisse finalmente a quase totalidade dos direitos dos personagens da Marvel sob sua asa, especialmente as marcas X-MenQuarteto Fantástico mas o buraco é muito mais embaixo. Caso a negociação fosse concluída a casa do Mickey assumiria o controle de inúmeras franquias pertencentes à 20th Century Fox (não confunda, 21st é o conglomerado, 20th é o nome das duas subsidiárias de cinema e TV), tais como:

  • Os Simpsons;
  • Futurama;
  • Family Guy;
  • American Dad;
  • Buffy;
  • Alien;
  • Predador;
  • Avatar;
  • Duro de Matar;
  • Planeta dos Macacos;
  • A Era do Gelo;
  • Kingsman;
  • Arquivo X, etc.

Isso sem contar obras individuais de TV e cinema como The Orville, Cosmos: A Spacetime Odyssey, How I Met Your Mother e várias, várias outras propriedades intelectuais. A Disney teria consolidado o domínio do mercado de entretenimento, com quase 40% do market share de cinema nos Estados Unidos e bem à frente dos principais concorrentes como Warner e NBCUniversal, o que caracterizaria uma ameaça ao livre mercado pela possibilidade do surgimento de um monopólio, o que prontamente viria a ser combatido ou minimizado pelas leis antitruste.

Vale lembrar que o negócio entre a Time Warner e a AT&T ainda não foi concluído, entre algumas das condições impostas as partes tiveram que ceder o acesso da HBO à concorrente direta T-Mobile; é possível que de forma a autorizar a aquisição a Disney seria obrigada a vender alguma subsidiária valiosa como a Blue Sky Studios, a Fox Broadcasting ou a Endemol por exemplo, e/ou as ações que a Fox detém de outras empresas como Hulu (30%) e National Geographic (73%).

De qualquer forma, as negociações estão no gelo e ao menos por enquanto a situação não deverá progredir muito, mas tudo pode acontecer. Procuradas, Disney e 21st Century Fox não teceram comentários.

Fontes: CNBC e Bloomberg.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Vinícius Cordeiro

    Complementando o que foi dito, se a Disney comprar a 20th Century Fox, a fanfarra da Fox vai poder voltar a ser tocada antes da abertura de Star Wars. É quase um pecado isso não poder acontecer no momento, uma música complementa a outra. 🙁

    • Meninão Bobo

      Isso que é o mais importante ao meu ver!

      • major505

        O que me interesssa nisso tudo é ver X-Men voltar na mão da Marvel Studios.

        • Ursinhomalvado

          Para que eles transformem os X-Men em comédia como fizeram com o Thor?
          A esta altura, acho que os X-Men estão melhor abrigados nas mãos da Fox, especialmente depois de Deadpool e Logan.

          • major505

            Que eu posso dizer? Eu gostei de Thor. Depois de 2 filmes bons, mas essencialmente esqueciveis, Thor precisava de uma repaginada.

            E em muitas Hqs (ok, dependen do escritor) Thor não é sizudo e faz uma ou outra piada vez em quando .

            Logan e Deadpool são bons, junto com os 2 primeiros Xmen e primeria classe, são o que eles fizeram de melhor. Mas se for contar no mar de filmes que eles já fizeram, eles mais cagaram do que acertaram.

            Qyer dizer… o que fizeram com o Quarteto… jesus.. Quão dificil é acertar o personagem do Dr. Doom? Já tentaram 2 vezes e foi uma pior que a outra…

            Marvel já provou que consegue fazer coisas sérias tb como Capitão América 2 e 3. Mesmo com piadinhas aqui e ali, ambos filmes são mais sérios sérios (não que logan não tenha suas piadinhas aqui e ali tb).

            Mas nessa separação o que mais irrita foi essa coisa da Marvel de jogar os mutantes para segundo plano nas HQs para que não façam propaganda para a rival.

          • Jorge Dondeo

            O problema é que ta tudo virando Guardiões, eu adoro guardiões, mas não precisa disso.

          • Ursinhomalvado

            Piadinhas aqui e ali, ok, mas não é o que vejo no Thor 3. Eles claramente tentam emular os Guardiões da Galáxia neste filme. A hora em que Thor e Hulk conversam no quarto me deu vergonha de estar assistindo.
            Eu acredito que eles querem fundir Guardiões e Thor como parte de uma franquia cósmica, mas não precisavam transformar o personagem num bocó ridículo.
            Eu tenho visto todos estes filmes no cinema, mas depois de Thor 3 estou achando que é melhor guardar meu dinheiro e esperar para ver casa.

          • PugOfWar

            tava torcendo pro Hulk dar uma surra nele, afinal ele era o Sakaarson

          • major505

            Eu não tenho problema porque vão juntar Thor com a equipe, e por isso faz sentido manter o mesmo tom em todas as aventuras espaciais do estúdio.

            De qualquer maneira, achei que o filme foi ousado em destruir o martelo dele logo no começo e não darem um jeito dele conseguir ele de volta.

            Já que então quebramos a barreira cósmica no Thor, podiam aproveitar e fazer o martelo dele ser reforjado e dado ao Bill Raio Beta rsrs.

            Para um estúdio que fez um longa metragem do homem formiga eu não duvido que isso seja possível.

          • Lui Spin

            Só faltou trocar os atores por Adam Sandler, Jim Carrey, etc.

            Horrível. Piadas viciadas ainda, diga-se.

          • PugOfWar

            não dá ideia, por favor

          • Marcoscs

            concordo em gênero, número e degrau

          • SignaPoenae

            Quem se importava com o thor?

          • Gaius Baltar

            Há 2 anos eu discordaria de você, mas hoje sigo o @Marcoscs:disqus e concordo em gênero, número e degrau.

          • Oberaldo Gilmentoo

            THOR é um produto comercial. Os donos do produto podem “reposiciona-lo” como bem quiserem, e inclusive colocá-lo em uma “comédia de ação” como foi esse Raguinaroqui. Nenhum “fã” tem nenhum direito de “reclamar”. No máximo, v. não assiste, ou então, que vá produzir / escrever / etc alguma fanfic. Quem fica “chateadinho” com o que as produtoras resolveram “fazer” com um personagem, está precisando de terapia, devia estar projetando carências e desejos pessoais no personagem.

        • Jorge Dondeo

          Ai vai virar enlatado.

        • mateuslira

          Deadpool na Disney? Kkkkk

          • major505

            É para isso que eles tem a Touchstone Pictures.

    • kenji

      É algo justo, mas acho esse preço, para nós, muito alto.

    • Danilo

      A Disney tá sacaneando vários cinemas nos EUA, querendo 65% da renda do Star Wars… imagina se ela fosse dona da FOX toda?! oO

  • Agora imagine, aos 44min do segundo tempo de Vingadores 4, entra na tela Hugh Jackman rasgando todo mundo como Wolverine, logo a frente da caralhada dos X-Men, X-Factor, Deadpool e afins, pra salvar a galera.
    É de louvar de pé! O/

    • Felipe Lino

      “rasgando todo mundo”. Isso não vende bonecos, então não pode na Disney.

      • Não pode vender boneco rasgado/rasgando?
        Eu era VIDRADO na abertura do desenho dos X-Men com o Wolverine escalando uma Sentinela só na garra e cortando a cabeça do bicho fora, só pra pular de lá de cima.
        Roots bagaráleo!

        • Filipe Pereira Andrade

          Ele quis dizer q a Disney, é fã do Politicamente correto

      • Comprando a Fox, a Disney teria um universo quadrinhos no cinema voltado para adultos instantaneamente. Pode não vender bonecos, mas dá muito dinheiro.

        • Felipe Lino

          Se fosse certeza seria ótimo mesmo. Mas julgando em como a Disney trata as suas franquias, eu não acho que eles deixariam o universo que a Fox criou continuar. Era reboot, pg-13 e fórmula cansada do MCU pra cima.

          • Ou, quem sabe, usariam o que já está iniciado para começar a fazer filmes Rated e atingir um público que já está de saco cheio de cinema família cheio de piadocas forçadas e mal colocadas. O Pantera, por exemplo, se mostrou um personagem atípico nesse MCU – pode ter sido um ensaio pra isso.

            Mas é certo que iriam rebootar geral. A melhor parte (Wolverine), pelo menos.

          • Oberaldo Gilmentoo

            O “público que já está de saco cheio de cinema família cheio de piadocas forçadas e mal colocadas” não dá dinheiro.

          • Como assim, “não dá dinheiro”?

          • Oberaldo Gilmentoo

            Reformulando: esse público dá menos dinheiro. É evidente que dá mais dinheiro fazer “cinema família cheio de piadocas forçadas e mal colocadas” , porque é isso que os produtores fazem.

          • Deadpool e Logan mostraram que pode-se fazer filmes de super herói sem precisar usar essa fórmula cansativa e, ainda assim, fazer sucesso ganhando dinheiro. O problema é que dá trabalho.

        • gbitte

          A Disney tinha o Star Wars adulto e transformou em série adolescente, não acho que ela esteja se ligando para público (intelectualmente) adulto.

          • Acho que Rogue One discorda de você…

          • Oberaldo Gilmentoo

            Star Wars não é nem nunca foi adulto. Os marmanjos que assistem hoje só o fazem porque começaram na infância.

          • gbitte

            O 2 e 3 são sombrios e a serie original tinha sexo e coisas politicamente incorretas como ghostbusters por exemplo. Mas se de fato não era adulto, não tinha pegada de serie adolescente.

        • tuneman

          Só não pode ter muito sangue

        • Hyro Ang

          Ela provavelmente iria dar uma repaginada nessas franquias.

          • Com certeza o Quarteto e o Wolverine, X-Men talvez pela (deliciosa) salada em que se encontra, mas os projetos mais recentes/independentes, como Deadpool e Novos Mutantes, era capaz deles continuarem. Mas admito que fico com medo pelo Wande…

  • EmuManíaco

    Acho mais facil matar todos os xmen nos quarinhos. E limar eles da cronologia oficial da empresa… diz que é tudo skrull e dane-se.No caso quarteto logo logo volta pra ela.

    • Vinícius Cordeiro

      Por sinal o Quarteto Fantástico já não existe nos quadrinhos há alguns anos, exatamente por causa do imbróglio cinematográfico.

      • Na verdade para não promover a Fox, da mesma forma os Inumanos foram promovidos à frente dos X-Men nos quadrinhos nos últimos anos.

  • tuneman

    Isso seria terrível. Todos os programas legais da Fox passariam a ser politicamente corretos.

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    Pelo o que entendi. o Mikey vai abocanhar o Raposo???

  • Ed. Blake

    Não consigo imaginar Os Simpsons, Futurama, Family Guy e American Dad sendo da Disney.
    Ela teria que arreganhar demais as pernas dos valores familliares tradicionais que ostenta pra exibir estes shows.

    • Paul

      Realmente, é estranho só de pensar.

      • Depois daquele episódio do Stewie e Brian viajando por universos alternativos e caem num Disney-like antissemita, é certeza que a série seria cancelada ou vendida para outra empresa.

    • DiMais

      exatamente o que pensei, um Homer Simpson (ou Sr. Griffin) ‘politicamente correto’?

    • Filipe Pereira Andrade

      A graça do Simpsons é justa mente o humor “do mal”.

      • Julio Verner

        Era, no século passado. Hoje é puro gliter.

  • DiMais

    não, eu não quero um Homer Simpson politicamente correto!

  • Julio Verner

    Ainda bem que desenho de verdade vem do Adult Swim.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis