Loja oficial da Nikon no Brasil encerra suas atividades

A Nikon é o clássico exemplo de empresa que possui um produto muito bom, mas um gerenciamento não muito eficiente. Começa com equipamentos que saíram com defeito da fábrica e a empresa fez vista grossa em relação às reclamações. O problema não é o fato do equipamento ter um problema no projeto e sim a empresa negar que o problema existe e não ajudar aos consumidores afetados. Depois a empresa anunciou um prejuízo em seu último ano fiscal que levou a uma reestruturação global de seus negócios. Semana passada a empresa fechou sua fábrica de câmeras fotográficas na China. E agora, como parte dessas reestruturações, mais uma notícia nos chega ao conhecimento.

A Nikon do Brasil anunciou hoje (06/11) que as atividades de sua loja oficial (Nikon Store) serão encerradas no dia 31 de dezembro. O comunicado abaixo foi publicado hoje na página da Nikon Brasil.

A Nikon Corporation está otimizando as estruturas de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D), Vendas e Fabricação em uma reestruturação em escala global.

Como parte deste processo, a Nikon do Brasil Ltda. – a partir de 31 de dezembro de 2017[1]  encerrará a venda de câmeras, lentes e acessórios fotográficos para o mercado brasileiro, atualmente comercializados exclusivamente por meio de seu e-commerce, a Nikon Store[2] . Os demais segmentos de negócios da empresa, incluindo atendimento ao consumidor e assistência técnica, continuarão operando normalmente no Brasil. 

Produtos em garantia, incluindo aqueles comercializados pelo e-commerce da Nikon do Brasil até o dia 31 de dezembro de 2017, continuarão com os períodos de garantia honrados. Para produtos fora da garantia, sempre que possível, a assistência técnica será fornecida com base nos custos aprovados pelos proprietários.

São Paulo, 06 de novembro de 2017.

Auster Nascimento
Presidente – Nikon do Brasil

[1] Vendas serão encerradas 31 de dezembro de 2017, 23h59min horário de Brasília.

[2] Para acessar o site da Nikon Store visite: www.nikon.com.br

 

Mais uma vez, os produtos Nikon são maravilhosos e, hoje, possuem as melhores câmeras do mercado, mas o gerenciamento da empresa parece estar perdido. Muito parecido com fotógrafos que fazem fotos maravilhosas, mas não sabem gerenciar seus trabalhos e acabam vendendo muito pouco. Resta aos usuários aguardar o que acontecerá no próximo ano fiscal e se todos esses cortes surtirão efeito na saúde financeira da empresa.

Relacionados: , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • A Nikon está colhendo que ela mesmo plantou. O que é triste, mas inevitável após os últimos causos.
    Voltando do BR, sua saída pode vir a favorecer de bandeja a Canon.

    • Creio em a Canon entrar numa de “nosso concorrente morreu” e dar uma torcidinha mais forte na faca que nos enfia…

  • 640k is enough

    “Os demais segmentos de negócios da empresa, incluindo atendimento ao consumidor e assistência técnica, continuarão operando normalmente no Brasil.”

    Aham. Senta lá, Cláudia…

    • André K

      Ele não mentiu, só omitiu estrategicamente a parte que faltava: “…continuarão operando normalmente no Brasil.”, mal e porcamente como muitas outras empresas que tratam seus consumidores como pedintes.

  • Christian Oliveira

    Acho que nem mesmo assim veremos promoções nível desapego pela Nikon.

  • Vinicius Zucareli

    Acho que não afeta em nada.

    Não conheço absolutamente nenhuma pessoa que comprou DSLR no Brasil. Entre fotógrafos profissionais e amadores, NENHUMA pessoa comprou no Brasil.

    Ou comprou no Paraguai ou América do Norte, Europa, até Japão. Mas Brasil ZERO.

    • Flávio Raphael Barcellos

      Eu comprei minha última DSLR no Brasil. A Canon fez uma promoção ótima em que estava cobrando menos de R$100,00 a mais que os muambeiros mais baratos (ainda confiáveis) na 5Diii. Ainda podia fazer em 12 vezes sem juros e com certeza de garantia no Brasil.

      Também comprei algumas lentes com ótimos preços no site da Canon.

      E, realmente, não nos conhecemos. Então pode continuar dizendo que não conhece. Mas, agora, tem conhecimento de um (EU) rsrsrsrs…

      Abração.

      • Vinicius Zucareli

        Bom, eu vivo há 3h e pouco da fronteira com o Paraguai, então aqui é muito mais difícil isso ser vantagem.

        Apesar de que, mesmo no PY anda saindo caro e o negócio tá sendo encarar buscar tudo fora do Brasil.

    • Don Ramón

      Eu comprei. O corpo numa lonja online que nem existe mais, e as lentes no Mercado Livre… rsrsrs

  • Cristian Pereira

    Não muda nada para fotógrafos profissionais. Como disse o vinicius também não conheço nenhum fotógrafo ou cinegrafista que tenha comprado câmeras sejam nikon, canon, sony ou qualquer outra na loja oficial no Brasil. Imposto ridículo cobrado, o preço de 1 fullframe no Brasil paga a viagem hospedagem a câmera e ainda sobra pra participar de uns cursos.

    • Existem situações que você TEM DE comprar bonitinho, com nota…

      Na produtora fazemos muitas viagens ao exterior, e ao U.S. and A. (que tecnicamente é outro planeta), eis que acaba sendo arriscado ir com uma câmera (por exemplo) novinha e voltar sem ela, legalmente…

      …MAS, comprar sem nota sai mais barato, e se fica por aqui mesmo…. que deixem de pagar impostos extorsivos por isso..

      • Tiago Alves

        Outro problema comum é o que aconteceu com a saída da Nintendo do Brasil.
        Produtos pelo Mercado Livre como os jogos de Wiiu, que no lançamento saíam por 190/220 no máximo, passaram a custar 330/440 Reais.
        Switch saindo no lançamento aqui no Brasil por R$3.300 (videogame de 300 dólares, mesmo preço do ps4 que por aqui é mais barato).
        Sem um preço “Teto” a galera do mercado cinza mete a mão.

        • Mas o que falei foi sobre equipamento de trabalho…. video game é ota fumiga….

          Senta que lá vem história:

          Amigo meu tava mochilando Nazoropa com uns camaradas, e um deles havia até comprado uma mala pra colocar os CDs que ia comprando. Eles iam voltar pra cá direto da Irlanda – o último bastião para os Guerreiros Bêbados da Banânia™ – e o cara ficou cabreiro com seus lindos pertences…

          Conforme instruções dum cara de lá, ele abriu todos os CDs, e correu atrás de um Discman (em 2013), pra se alguém perguntar, ele era audiófilo e não ouvia mp3..

          No fim das contas, o pessoal daqui tava em greve e ele voltou feliz com uma porrada de bolachinha cromada pra casa….

          Ele gastou uns 500 Bananers em CD lá…. aqui ele calculou que sairia por, no mínimo, 2000 Buracos…

      • Gilson Lorenti Fotografia

        Isso mesmo. O fotógrafo que trabalha como MEI e pequenas empresas buscam direto no Paraguai ou trazem de fora como contrabando. Mas, grandes empresas precisam da nota fiscal para a compra do produto. Seja por conta da contabilidade ou de viagens ao exterior. A própria alfandega brasileira pode barrar o equipamento na volta para casa se vc não tiver a nota fiscal para comprovar a compra legalmente. Fazer seguro do equipamento também exige a nota fiscal. Mas, sempre tem as seguradoras que dão um jeitinho.

    • Cassio Eskelsen

      Não sei exatamente qual meio que você está inserido mas eu conheço VÁRIOS que compram.

      Câmeras realmente são bem mais caras mas lentes não são tão mais caras que no contrabando. No caso da Fuji, por exemplo, durante muito tempo várias lentes chegavam a ser mais baratas que na BH.

      O problema é que além do custo ser realmente um pouco alto, tem muito brasileiro que mesquinha 5% da diferença e depois fica de mimimi que a marca não tem suporte no Brasil,blablablala

  • KARALBPIN

    Tenho equipamentos Nikon mas nunca comprei nada por aqui. Não sou idiota pra pagar imposto pra essa corja de vagabundos safados que dirige nosso país.

  • Othermind

    ” hoje, possuem as melhores câmeras do mercado”,.,, Como assim.. Vc esta afirmando que as câmeras Nikon são melhores que as Canon??? #treta #treta #treta.. rsrsrsrsrsr

  • Cássio Amaral

    Preços da loja oficial Canon disparando em 3,2,1…

  • A melhor reportagem que vi até agora sobre o anúncio da Nikon.

    Reportagem feita sem SENSACIONALISMO e até com o autor do texto expressando opinião e fazendo comparações de forma ponderada e sensata.

    Numa época onde a grande maioria dos veículos só pensa em “caçar cliques” e “escreve de qualquer jeito” é muito bom ver um texto bem escrito.

  • Julio Verner

    E assim mais uma vez nossa máquina de comer dinheiro manda mais uma empresa embora…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis