Meio Bit » Arquivo » Internet » Google is watching you! E o Dashboard chega para confirmar isso

Google is watching you! E o Dashboard chega para confirmar isso

14 anos atrás

Todo mundo faz piadinha sobre o tanto de informações pessoais que o Google tem guardado em seus servidores. Mas, além do fator humorístico, essa verdade incontestável pede atenção, e é alvo de desconfiança em muitas ocasiões, especialmente nos neuróticos muito preocupados com privacidade.

Hoje, o Google soltou um novo serviço, o Dashboard, com o objetivo de elucidar aos usuários quais informações, nos serviços da empresa, estão armazenadas lá. Em suma, ele traz a resposta para a pergunta de um milhão de dólares: “o que o Google sabe sobre mim?”.

Numa interface limpa e objetiva, os principais serviços da empresa nos quais o usuário é ativo aparecem, seguidos de informações relevantes, passadas de maneira bastante transparente. No Gmail, por exemplo, aparecem o total de mensagens, conversações, spam, e tudo mais. Cada serviço traz, na lateral direita, atalhos para configurações (quando aplicáveis), e para as políticas de privacidade do Google.

Essa não é a primeira investida do Google no campo da transparência. A empresa mantém um serviço que ajuda usuários a migrarem para outras soluções (Data Liberation), e outro que permite aos usuários selecionarem quais áreas de consumo lhes interessam, o que afeta diretamente a veiculação de anúncios via AdSense/DoubleClick (Ads Preference).

O Google Dashboard é um bom adendo à página inicial da Google Account. A visualização é bem simples e direta, e reserva algumas surpresas aos usuários veteranos dos serviços do Google. No meu caso, por exemplo, descobri que coleciono mais de 2100 contatos (!?), e que assino 159 feeds no Reader (jurava que eram mais).

relacionados


Comentários