Shelley, a Inteligência Artificial que escreve contos de terror

Não é segredo para ninguém que as inteligências artificiais estão aprendendo a fazer de tudo um pouco. Hoje contamos com sistemas especialistas capazes de publicar informes econômicos e até mesmo notícias mais elaboradas, calcular pagamentos e determinar para onde seu pacote vai, mas uma rede neural seria capaz de contar histórias?

Pois foi com essa premissa que o Laboratório de Mídia do MIT criou a Shelley, uma IA que aprendeu a escrever contos de terror com certz proficiência.

O projeto que levou à criação da Shelley (uma homenagem a Mary Shelley, autora de Frankenstein) demandou alimentar a IA com 140 mil histórias de horror publicados numa subfórum do Reddit r/nosleep, de modo que ela mastigasse, triturasse, digerisse e aprendesse como compor tais histórias por conta própria. A iniciativa é semelhante ao que o Google fez para reforçar o vocabulário de sua própria inteligência artificial com livros românticos a lá Coleção Sabrina: por serem estruturas literárias simples o sistema desenvolveu um vocabulário sólido de modo a melhorar seus resultados do Google Now e das respostas automáticas do Inbox.

No caso de Shelley, desenvolvida pelos pós-doutorados Pinar Yanardag e Manuel Cebrian e o prof. dr. Iyad Rahwan a ideia era fazer com que ela aprendesse a estrutura literária dos contos de terror que os usuários do Reddit compartilham, de modo que ela fosse plenamente capaz de criar os seus próprios sem que lhe fosse dito para fazê-lo ou como fazê-lo. O resultado pode ser apreciado através do Twitter:

É interessante notar, no entanto que Shelley é interativa. A cada hora ela irá tuitar uma história dividida em duas ou três mensagens e é capaz de dar sequência a contos enviados pelos seguidores, através da hashtag #youturn. Em alguns casos ela pode começar uma narrativa, um usuário manda uma resposta e ela constrói o resto do conto a partir dali; no entanto Shelley não responderá a todas as mensagens que lhe forem enviadas, apenas as que tiverem o maior número de curtidas e retweets.

E para completar a brincadeira, na noite de Halloween foram lançados mais dois perfis no mesmo estilo de Shelley, baseados nos autores John William Polidori (criador da encarnação moderna dos vampiros na literatura) e Lord Byron (poeta e um dos autores mais importantes do romantismo, além de pai de Ada Lovelace, a primeira programadora da história).  Aliás os três estavam juntos em junho de 1816 numa mansão em Villa Diodati, na Suíça durante o “Ano Sem Verão“, em que o clima sombrio da época os estimulou a criar obras seminais: Shelley concluiu o rascunho de Frankenstein, Byron redigiu o poema Darkness e Polidori usou um excerto de Byron para mais tarde escrever o livro O Vampiro, que Bram Stoker usou como base para Drácula.

Claro, Shelley está dentro do que se pode dizer de um projeto simples: ela tende a repetir palavras e alguns dos seus contos não possuem o menor sentido, enquanto outras mostram um domínio sobre o tema apurado. De qualquer forma os pesquisadores do MIT pedem a colaboração das pessoas para que interajam com ela, de modo que Shelley possa expandir seu vocabulário e talvez um dia seja capaz de escrever uma história completa, o que seria muito interessante.

Fonte: Shelley.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Germano

    Vai lá…ensina o que não deve para essas máquinas…… só depois não reclama do resultado se porventura essa ai virar uma Skynet ou Matrix (ou as duas).

    • Rodrigo M

      Sempre tem algo pior!

      Recomendo muito esse conto:
      https://en.wikipedia.org/wiki/I_Have_No_Mouth,_and_I_Must_Scream

      http://www.mikedidonato.com/images/2009/04/harlan-ellison-i-hav-no-mouth-and-i-must-scream.pdf

      • chiappa

        Quem tiver a curiosidade, leia o livrinho (é algo entre um um conto extendido ou um romance curto) chamado “Os Cérebros Prateados”, do autor Fritz Leiber (“The Silver Eggheads”, no original) : o plot principal da história é justamente esse, uma realidade onde toda a literatura é secretamente produzida por máquinas, e os autores humanos são simples atores, cuidando só de RP e publicidade… Quando esses autores se revoltam e tentam produzir algo por conta própria, descobrem que não tem nada a dizer…
        Dada a futilidade, mesmice, baixo nível e o ramerame de 99% da literatura produzida recentemente EM CONJUNTO com o crescimento de engines de AI, não é mais tão ficcional um cenário assim…

        • Arnoud Arnoud Rodrigues

          Livro muito bom! Pra quem quer variar um pouco da FC Hard. Num sebo perto de você!

          • chiappa

            É bem por aí : comprei a minha cópia há uns bons anos atrás numa lojinha bem pequena na Rua Augusta (tipo uma portinha, mesmo) que se disfarçava de papelaria vendendo material escolar e coisinhas assim mas na real era sebo mesmo… Lá tinha ** dezenas ** (literalmente, pilhas mesmo) de volumes de FC da coleção de capa branca da Hemus e saía qquer um na faixa de 5 reau….

            []s

            Chiappa

    • Marcogro®

      Skytrix é phoda… Mas é melhor que Manet. Hehehehe… Que comecem os jogos!

  • Substituindo os autores de livros babacas por autores robóticos.
    Menos 1 pra dividir os lucros dessas trilogias babacas, tipo Maze Runner.

    • Rin Tezuka

      Vão acabar com os paulo coelho

      • Marcogro®

        o/o/o/o/o/o/o/o/o/o/o/o/

      • Pra acabar com o Paulo Coelho, basta ele contnuar escrevendo….

        …só tem de manter a locadora dele…

  • DanielBastos

    So pra manter a treta acesa, não coube num só twit. 😂

  • leoncral

    Só uma dica, criem o hábito de traduzir os textos, meio chato ir no Google tradutor fazer isso e quando é imagem pior ainda.

    • Maom

      WWW. DUOLINGO. COM
      Essa é uma dica tb.

      • leoncral

        Ou podem deixar de preguiça e traduzir, não custa nada.

      • leoncral

        Pedi para traduzir e não perguntei onde ensinam inglês

        • Maom

          De nada.

    • Why would they do that?

    • Mirai Densetsu

      Well, that’s because the public that this blog was intended for actually can understand an english text. Even it is filled with grammar mistakes, such as this one.

      • Gui F.P.

        Ohh, i see what you did there 🙂 .

  • Maom

    Se até ex jogadores de futebol, ex BBBs, celebridades, ex putas, etc nem tem inteligência e escrevem tb…
    O Paulo Coelho é um “imortal” pelo amor de Deus!

    • Deni Carson de Souza

      Garçom, põe o melhor Uísque da casa por minha conta a este senhor….

  • netbus.exe

    “Claro, Shelley está dentro do que se pode dizer de um projeto simples:
    ela tende a repetir palavras e alguns dos seus contos não possuem o
    menor sentido,”

    Qual a diferença disso com os livros mais vendidos na Banânia atualmente?

  • Rodolfo

    Quero ver quando lançarem uma que crie contos eróticos. Vou colaborar com duas palavras: Tentáculos e Maxixe.

  • Felipe Braz

    Dúvida: Qual o risco dessa AI começar a repetir coisas como “Hitler did not wrong” ?

    • SignaPoenae

      Se depender da internet, pouco tempo. Se não me engano, já tiveram casos de IAs hitleristas no twitter antes, graças a interação com o público.

      • Felipe Braz

        Exatamente desses casos que eu me refiro. Será que fizeram alguma proteção pra esse tipo de coisa ou foram ingênuos o suficiente pra deixar só na mão dos usuários?

        • SignaPoenae

          Cara, creio que seja muito difícil criar uma IA com esses filtros. Até chatbots chineses , que são controlados com mão de ferro, ficaram pregando idéias subversivas. Imagina uma IA dessas soltas sem coleira, no chiqueiro que é a internet ocidental.

    • O maU elementaU

      E Dilma 2018

  • Monstro Medieval

    Devem ser melhores dos que os de um livro que li recentemente.

  • Galadriel

    Por uma IA que construa outros robôs e esses robôs construam outros robôs e assim aconteça a revolução dad máquinas e aconteça um apocalipse cibernético e a raça humana seja instinta do planeta.

    • O maU elementaU

      Pasquale twnha piedade de vos

    • Mirai Densetsu

      E que a extinção aconteça depois que eu morrer de velhice.

    • joshua dan hazan

      Quem escreve errado também será extinto, ou se salvam pelo erro?

      • Marcio Ferreira

        Será extinto primeiro, de forma lenta e cruel.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis