Meio Bit » Demais assuntos » Ghost of Tsushima, o novo título dos criadores de inFamous

Ghost of Tsushima, o novo título dos criadores de inFamous

PGW 2017 — a Sucker Punch apresenta seu mais novo jogo, Ghost of Tsushima. A nova IP dos criadores de inFamous, também exclusiva para o PS4, narra o período histórico da primeira invasão mongol ao Japão.

6 anos atrás

ghost-of-tsushima-001

Nesta segunda-feira Sony realizou uma interessante apresentação durante a Paris Games Week, em que revelou uma série de novidades acerca de seus futuros lançamentos para a família PlayStation (leia-se PS4, o PS Vita é meramente tratado como uma acessório). Dentre games interessantes como o drama interativo Erica, o bonitinho Concrete Genie dos criadores de Entwined, a sequência Guacamelee! 2 e mais infos sobre The Last of Us Part II, um trailer que chamou bastante a atenção foi o de Ghost of Tsushima, a nova IP da Sucker Punch Productions, o estúdio subsidiário da Sony responsável pela franquia inFamous.

Que a Sucker Punch sabe criar ambientes de mundo aberto interessantes e interativos não é novidade, vide os dois últimos títulos da franquia inFamous para o PS4 (Second Son e First Light) mas daí a mudar de ambiente de forma completa, saindo da temática urbana e pulando para o Japão medieval é um passo e tanto. O diretor Nate Grey explicou que Ghost of Tsushima é a materialização de um desejo seu antigo, o de criar um game com temática samurai visto que ele é fã dos guerreiros Bushido desde a adolescência, e cita como obras favoritas o mangá Lobo Solitário e a HQ Usagi Yojimbo (uma adaptação livre da história do samurai Miyamoto Musashi, que chegou a ser publicada por aqui).

Ghost of Tsushima narra o período histórico da primeira invasão mongol ao Japão, quando as tropas de Kublai Khan desembarcaram na ilha de Tsushima no dia 5 de outubro de 1274 e a avassalaram completamente, um recado ao imperador de que as ilhas principais seriam as próximas em sua campanha de conquista. Só que isso nunca aconteceu, graças a uma estratégia desastrosa de apressar a invasão ao utilizar barcos inapropriados e eventuais ciclones, que devastaram as forças marítimas de Kublai nas duas invasões (um na chegada e outro na partida da primeira invasão e mais um na chegada da segunda) e criou o mito entre os locais de que os “ventos divinos” (no original, Kamikaze) protegiam o Japão contra os invasores e que o país seria uma força invencível e destinada ao triunfo em qualquer guerra que travasse; essa crença permaneceu como base de sua estratégia militar até sua derrota na Segunda Guerra Mundial.

ghost-of-tsushima-003

O protagonista de Ghost of Tsushima é um samurai sem nome, um dos únicos sobreviventes do massacre orquestrado pelos mongóis em busca não só de vingança contra aqueles que destruíram seu lar, como num esforço para repelir os invasores e reclamar sua terra de volta. Para isso o samurai terá que abraçar um novo estilo de combate, o de um “fantasma” do campo de batalha (parece um ninja, mas não é) para aterrorizar os inimigos, bem como fazer uso de táticas e equipamentos dos mongóis contra eles.

É sabido que a invasão de Khan não só serviu para unificar os diversos clãs japoneses em guerra contra um inimigo comum, como forçou a adaptação das táticas de combate dos samurais para formações mais estratégicas ao invés de um combate de um contra um, o que não funcionava mais: os mongóis tinham pólvora e fizeram uso até de bombas lançadas por catapultas, e seria interessante termos acesso a tais recursos no game.

O trailer mostra muito pouco da jogabilidade de Ghost of Tsushima, apenas um ataque individual do samurai contra um cavaleiro mongol montado, mas ele exibe as belas locações do game e desde já dá a ideia de um grande cenário a ser explorado, provavelmente com várias missões a serem cumpridas.

Enfim, o trailer:


PlayStation — Ghost of Tsushima - PGW 2017 Announce Trailer | PS4

Ghost of Tsushima é um título exclusivo e não possui data de lançamento definida, mas desde já se posiciona como uma das promessas entre os títulos inéditos a serem lançados para o PS4 (como Death Stranding) e dado o excelente trabalho da Sucker Punch com a série inFamous, não há por que não acreditar que esta será uma experiência única e bem interessante.

Fonte: PlayStation Blog.

relacionados


Comentários