Russos vão ressuscitar o Monstro do Mar Cáspio

baf208f29857544b783bd3f62970ccab

Efeito-Solo é mais uma daquelas preocupações dos projetistas de aviões. Basicamente é um aumento de sustentação causado pelo… solo. Quando um avião está muito próximo ao chão o ar entre a asa e o chão forma uma zona de alta pressão, pois não tem tempo de se espalhar. Com isso cria-se um colchão de ar virtual que ergue o avião. Alguns metros acima do chão o efeito se dissipa, mas pode ser perigoso se o piloto achar que já está em velocidade de vôo.

Por volta de 1920 já se imaginava como aproveitar esse efeito para construção de aeronaves, mas só nos anos 60 começaram a sair do papel os grandes projetos, principalmente os de  Rostislav Alexeyev, um russo que é o pai dos… ecranoplanos, como são chamados esses veículos de efeito-solo.

Tecnicamente não são aviões, são uma espécie de hovercraft que precisa de movimento horizontal pra funcionar. Ah sim, também é bom ter uma superfície plana, por isso seu uso principal para os soviéticos foi para a frota do Mar Cáspio, que tem menos ondas que oceanos de verdade.

A tecnologia atingiu seu auge com o Monstro do Mar Cáspio, um… err… monstro de 92 metros de comprimento, 544 toneladas (um 747 carregado ao máximo pesa 333 toneladas) e capaz de voar a 740 km/h, 20 metros acima das ondas.


cbuubc — The Caspian Sea Monster ( Ekranoplan )

Os russos construíram várias versões, inclusive a da foto de abertura, lançadora de mísseis e a coisa mais Kerbal que você vai ver no mundo real. Eles simplesmente saíam adicionando motores e pontos de reforço.

18-lun-ekranoplan

Vários modelos foram usados pela Marinha Soviética, mas eventualmente foram aposentados. Além de muito caros, eram muito complicados de pilotar. Eventualmente russos se associaram a americanos e transformados em veículos experimentais para lazer.

Um dos poucos países que mantém ecranoplanos como veículos militares é o Irã, que possui uma frota para — dizem — patrulha e reconhecimento.

9le3uugld7kz

Agora os russos anunciaram que vão ressuscitar os Ecranoplanos. Com vôo inaugural planejado para 2022 ou 2023, o novo veículo terá 600 toneladas e 92 metros, cumprirá funções de resgate e transporte de mantimentos para as bases que a Rússia está construindo no Ártico.

ecrano

Como um bicho desses tem uma assinatura acústica e de radar equivalente à de um país de porte médio, não é exatamente útil como arma de guerra, mas mesmo que os russos o usem somente como transporte, já é algo bem legal, ecranoplanos lembram um tempo em que tudo era possível, há um ar retrofuturista neles que os torna uma visão instigante.

Fonte: The Drive.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Hemeterio

    Nao sabia que os kit Revell dos russos eram tao legais. O nome do bicho? Wladimir I.

  • Artur Ferreira

    O negócio é um contrassenso por si só. É o tipo de coisa que você só acredita que funciona porque tem vídeos pra provar. Mesmo já tendo visto várias fotos, continua a sensação de que é um avião feito errado. Fantástico.

  • Carlos Ferreira

    “Bem loko!”. Parece coisa que se vê em videogame e só de olhar se diria: Esse treco jamais voaria no mundo real.

    • cloverfield

      No jogo World in Conflict ele aparece em uma missão.
      Foi daí que eu descobri que ele existe.

  • Cristiano Borges Milhomem

    Muito legal mas a operação é muitooooo cara mesmo, 8 motores turbo-jato na frente e mais 2 atrás completando a brincadeira e ainda tem o fato de “voar” muito baixo e ter que enfrentar um ar mais denso e resistente o que impacta também no consumo de combustível, sem falar no maintenance cost… Agora o barulho que ele fazia deve ser algo surreal!

    • Salles Magalhaes

      Pelo que tinha lido em algum lugar ha um tempo esse aviao, na verdade, era MUITO economico. (o efeito solo o fazia mais economico do que um aviao comum)

      • Cristiano Borges Milhomem

        É verdade… Fui ler mais a respeito e parece que o efeito solo compensa bastante a maior densidade e resistência do ar em baixa altitude.

        Ekranoplans are also far more efficient than transport aircraft of similar take-off weight and lifting capability. “The enhanced lift and reduced drag permits roughly a 30-40 per cent increase in payload carried over greater distance and with less fuel consumption compared to conventional aircraft.”

        E usando motores com tecnologia atual pode ser bem interessante e servir para diversos usos.

        • Maximus_Gambiarra

          Mas no fim das contas consideraram que não valia a pena e aposentaram o bichão. Talvez a aplicação a rotas muito limitadas somada à falta de escala e dificuldade de manutenção por ter apenas um ou dois de cada tipo operando.

          • Oberaldo Gilmentoo

            Vão fazer algumas rotas ponto-a-ponto no mar Cáspio, tipo uma barca de Niterói crescida.

        • Hugo Vinícius

          Imagina quatro GE90x lá perto da cabine? Se esses motores forem tão ruidosos quanto os GE90-115B, depois de umas horas de viagem, todos sairiam surdos.

        • darkduck

          Cauda em T enflechada, será que tem algo para evitar o dutch roll?

          • Cristiano Borges Milhomem

            Cara, os aviões tem o yaw dumper, tem aviões com cauda em T que o efeito é muito forte acima do FL170 e eles são limitados nesse nível em caso do YD não estar operacional, já voei sem ele numa perna visual abaixo do FL 145 e a cauda samba bastante mesmo assim!

  • André K

    Sergei: – E aí, Wladimir, como foi o teste?!
    Wladimir: – Mais ou menos, demora para atingir e manter velocidade…
    Sergei: – Ivan,põe mais dois motores e reforça, para o Wladimir testar de novo!
    Ivan: – Wladimir, daqui meia hora, no máximo, tá pronto!

    • Grade, Tardigrade

      You see Ivan, you put silencer in granade for stealthy killings!

  • Claudio Roberto Cussuol

    É.
    Sutileza era uma palavra que não existia no dicionário soviético.

    • Oberaldo Gilmentoo

      Os russos não são “soviéticos” já faz mais de vinte anos.

      • Talvez por isso o verbo existir esteja no passado

      • Por isso que ele usou a palavra “era”, para indicar algo que não é mais, e “existia”, para indicar algo que não existe mais.

      • Claudio Roberto Cussuol

        Será que foi por isso que eu escrevi a frase com os tempos verbais no passado?

      • Julio Verner

        Por que não tem mais bandeira vermelha ou porque a mídia “conta”? Nunca deixarão de ser.

  • Mateus Silva

    A Rússia parece um outro planeta mesmo. Esses malucos podiam construir um navio ao invés desse trosso.

    • SignaPoenae

      Mas navios não navegam a 400 nós, muito menos a 20m de altura da água!

      • Mateus Silva

        Ok, a dificuldade de pilotar se resolve pondo um arduino ou raspberry pi rodando algum software maluco (hehehehehehehehehehe) mas navios mesmo sendo bem mais lentos não precisam de milhões $ em projetos e 10 motores para funcionar. Mas tenho que concordar com você eles são russos eles fazem o que querem ou se não der certo os engenheiros vão para Sibéria.

  • cloverfield

    Pena ele ser tão caro pra manter e não pode usar em mares agitados.
    Seria um otimo cargueiro

  • Jairo 😎🍺

    Eu acredito que para transportar cargas pesadas pelo ar , o dirigível ainda é a solução devido os seus custos de vôo serem bem mais baixos

    • SignaPoenae

      Hmmm … Não.

    • Thiago Leal

      alguém leu a materia do g1zmodo a alguns meses atrás: “dirigíivel transporte do futuro” (ou algo assim) uhahuhauhuahua.Dirigivel para transporte de carga ahauhuahuauhauh.

      • Jairo 😎🍺

        Este post foi a anos atrás , existem atualmente estudos sérios a respeito, pessoal competente

        • SignaPoenae

          Um, por favor. Fiquei curioso …

          • Jairo 😎🍺

            Não é possível colar links neste blog.

          • SignaPoenae

            www.meiobit.com

            Basta usar as tags

          • Jairo 😎🍺

            Da uma olhada em ” empresas querem utilizar dirigíveis para transportar carga na amazonia

          • Rodrigo M

            “Para os cidadãos comuns pode soar estranho, mas para o BNDES e alguns empresários é uma oportunidade séria: revolucionar o transporte global de cargas com dirigíveis. Inédito no planeta, o projeto já movimenta mais de R$ 100 milhões e promete levantar voo até o fim de 2016.” Notícia de 2014

            “Ainda um protótipo, o ADB 3-X01, como é chamado o balão de 50 metros, foi concebido para transportar seis pessoas e cargas de até 1,5 tonelada. Em um ano, a empresa pretende lançar uma versão comercial, que terá a capacidade ampliada para carregar 3 toneladas.” Notícia de 06/2017

          • NEM PHODENDO.

            Qualquer um que estudou Princípio de Arquimedes gargalha gostosamente quando lê isso.

          • Rafael Rodrigues

            Isso porque esses “pesquisadores” não devem conhecer a fauna de lá. Inseto na amazônia parece saído de filme de terror.

          • Oberaldo Gilmentoo

            “Para o BNDES e alguns empresários é uma oportunidade séria” : Oportunidade séria dos empresários arrumarem dinheiro fácil e barato no BNDES (será que rola algum por-fora para conseguir a liberação?) e depois darem o cano quando a coisa der errado.

          • Eu acho que pode, sim. http://meiobit.com

          • Jairo 😎🍺

            Da uma olhada em ” empresas querem usar dirigíveis para transportar carga na Amazônia”

        • Thiago Leal

          Sim, publique um ai por favor.

          • Jairo 😎🍺

            Não é possível colar links neste blog

          • use a tag CODE

        • Aham.

      • HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH

      • Lui Spin

        Eu conheci o Meiobit através daquele post. O post que o Cardoso fez rebatendo tornou isso aqui um pouco mais famoso.

    • HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA Que fofo!

      • Jairo 😎🍺

        -)

    • Reinaldo Matos

      Fala isso não tio…

  • Marcelo Eiras

    Tem até jogo na steam

    http://store.steampowered.com/app/372160/Soviet_Monsters_Ekranoplans/

    • Mateus Silva

      Fiquei com vontade de comprar, por 6 reais parece honesto.

      • Oberaldo Gilmentoo

        Dicas para ganhar dinheiro fácil: “(…) 102.382 – Faça uma merda qualquer e venda muito barato; por ser barato todo mundo vai achar que é honesto. (…)”

  • 🦊 RaposaDoida 🦊

    Design Russo. Feio e eficiente.

    • eu adoro o design pé-de-boi russo

      • Claudio Roberto Cussuol

        Compraria um Lada Niva?

        • Rafael Rodrigues

          Conheço gente que tem e está feliz… Mas eu não curto o estilo. Acho que não teria.

          • O maU elementaU

            Eu quero um laika

        • Olha, eu acho o Niva simpático.
          Diziam que cumpria as tarefas para as quais foi desenhado bem.

          • Zalla

            Tive um…só o 1.7 prestava, o motor 1.6 era horrivel, lerdo, gastao e fraco pacas..

        • Teria fácil um 2121, aliás, um 2105 ou um 2104 (de preferência) com motor AP turbo seria muito bem vindo.

          • Zalla

            com motor ap já não é lada

          • Lada ainda é, porém com a única melhoria que se pode fazer

    • Esse design improvisado é bem fallout

  • Assentos naquela área envidraçada sobre a cauda serão 3 vezes mais caros e chamados de assento conforto. O problema é que o passageiro chegará lá em cima todo sujo de óleo hidráulico, que sempre vaza no local. #want

    • É russo. Vazamento de óleo é uma feature.

      • óleo hidráulico pra russo é praticamente KY

        • Rafael Rodrigues

          Usar skydrol como lubrificante devia ser enquadrado em BDSM.

  • Russo é um povo que gosta de construir tudo no estilo “make my logo BIGGER”.

    Não sei como aquele Buran (“shuttle” russo) não teve o dobro do tamanho do Shuttle…

  • Daniel

    Pergunta preguiçosa do dia… como faz se um bichão desses pegar uma tempestade (por um clima incomum na região)? para e espera? Já que voar mais alto não dá.

  • Well Dias

    Um vídeo em cores do modelo da capa do artigo:
    https://youtu.be/VX4EOf0wI7Y?t=7m29s

  • Inquisidor

    li pastel na lateral

  • SomeReader

    “e a coisa mais Kerbal que você vai ver no mundo real. Eles simplesmente saíam adicionando motores e pontos de reforço.”
    huahuaha! Esta foi boa. Kerbal é bem assim mesmo.

  • Maom

    Pilotar deve ser tipo jogar flappy bird. Se bobear toca a água a 720 km por hora se subir muito perde sustentação e volta pra água a 720 por hora. Tudo isso com uma garrafinha de vodka escondida no bolso.
    E os americanos acham que ganharam a guerra.

  • Breno Veras

    Esse treco parece que foi feito por mim no kerbal space program! kkkkk

  • Ed. Blake

    Como deve ser absurdo ver um bicho desses pessoalmente!
    Sinceramente não consigo imaginar isso.
    Me falta noção visual da ‘monstruosidade’ de tamanha maravilha da engenharia.

  • Grade, Tardigrade

    Imagina o trauma que isso já deve ter causado em tubarões e baleias, como a SuaMãe™, por exemplo!

    • Nunca achei graça nesses comentários de SuaMãe no Gizmodo. Acho uma tremenda idiotice que beira o nível de inteligência de um comentarista do G1.

      • Grade, Tardigrade

        Por isso se chama ‘piada interna’, se não acha graça, basta ignorar! Quem não consegue uma coisa simples assim, tem a inteligência que beira a de um comentarista do R7.

        • Isso não é piada interna, é brincadeira de criança no Gizmodo, coisa de adolescente idiota mesmo.

          • Grade, Tardigrade

            De acordo com a sua “lógica”, inteligente e adulto seria fazer um comentário reclamando de algo facilmente ignorável, certo?!

          • Não tem lógica, não precisava nem você ter me respondido, pois todos os leitores desse site entenderam que seu comentário foi idiota, tanto que não teve nenhum voto positivo. Se fosse no Gizmodo ou G1, talvez você conseguisse votos positivos para satisfazer o seu ego solitário e clamando por atenção.

          • Grade, Tardigrade

            AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

            Olha aqui o ponto exato da ironia:
            “talvez você conseguisse votos positivos para satisfazer o seu ego solitário e clamando por atenção.”

            Quem será que precisa de atenção aqui?!
            A “piada” que passou batida por todos, como vc mesmo fez questão de apontar, ou um japa que acha que é moderador?!

            Shimataí vai!

          • Amiguinho, não adianta dialogar com você, pois é visível que tem o QI menor que a temperatura ambiente. Fim.

  • Na Rússia o solo voa você?

  • Wagner Felix

    Esses videos militares russos são puro amor.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis