Nik Collection é comprada pelo DxOMark

Poucas notícias me causaram tanta alegria neste mês quanto essa. Sim, tivemos muitos lançamentos de peso no mundo da fotografia e da edição de imagem, mas saber que a Nik Collection foi comprada pelo DxOMark e que a empresa garantiu que vai voltar ao desenvolvimento e aprimoramento dos programas é como saber que um velho amigo foi  resgatado de um destino horrível. A primeira vez que vi o que os softwares podiam fazer foi durante o Wedding Brasil de 2012. O evento teve a suite de aplicativos como um dos patrocinadores e um dos palestrantes internacionais mostrou para os presentes o poder de cada ferramenta para a fotografia de casamento.

Na realidade, se você tem domínio absoluto do Phototshop e do Lightroom, então aplicar os efeitos é fácil. O que o Nik Collection faz é rodar dentro dos aplicativos da Adobe e aplicar os mais variados efeitos de forma automática em sua foto. Por exemplo, eu atualmente tenho um projeto de fotografia com mulheres que são atletas. Mulheres que realmente levam a atividade de forma profissional. O formato de finalização de cada imagem é através de um efeito do Nik Collection (o Dark Contrast). Ele é o responsável por deixar a foto deste jeito:

A Nik Software foi uma empresa independente até 2012. Nessa época o Nik Collection era vendido por US$ 500,00. Nesse mesmo ano o Google comprou a empresa e já em 2013 baixou o valor do pacote para US$ 150,00. Em 2016 a empresa liberou a coleção para download gratuito. Em maio de 2017 o Google anunciou que estava abandonando o desenvolvimento do Nik Collection e que não existiria mais nenhuma atualização. Agora, para felicidade geral da nação, o DxOMark anunciou que comprou os aplicativos e vai continuar o desenvolvimento dos mesmos.

O DxOMark é uma empresa francesa que trabalha com o desenvolvimento de softwares de edição e mantem o site de classificações de câmeras e lentes. O atual pacote Nik Collection ainda está disponível para download gratuito. O DxOMark garante que vai trabalhar em uma nova versão do pacote para ser lançado em 2018, mas ninguém ainda sabe se vai continuar gratuito ou passarão a cobrar por ele novamente. Porém, uma certeza é que alguns recursos da coleção possam ser adicionadas aos softwares já produzidos pela empresa. Um exemplo disso é que o software de conversão RAW do DxO, que se chamava OpticsPro, passou por uma atualização e agora se chama DxO Photolab. Essa nova atualização já conta com a tecnologia U Point da Nik Collection.

De qualquer maneira, é muito legal ver uma ideia interessante ter continuidade.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • paulokdvc

    Não é mais gratuito. Acabei de me inscrever e dizem que tenho de comprar.

    =(

    • Lamoglia

      Cara, tá escrito no final do site:
      “The current Nik Collection will remain available for free and can be downloaded below, please fill the form with your email address, we will send you the links.”

      e funciona.

      • Guilherme

        O que é a coisa ética a fazer. Está versão pode até perder a compatibilidade com versões futuras do Photoshop e do Lightroom, mas é a que estará disponível gratuitamente com certeza. Já com versões futuras não há esta, digamos, obrigação.

        • Gilson Lorenti Fotografia

          essa versão ainda funciona com as novas versões que saíram semana passada.

      • paulokdvc

        Acabei de receber um segundo email com o link do download… my bad.

  • Eric Locatelli Martini

    No Google .com / nikcollection ainda tem para download.

    Desculpe a noobice de não saber colocar o link aqui.

    • Rodrigo Dias Javornik

      Use a tag code
      google.com/nikcollection

      Se você postar o link sem tags vai acabar caindo no buraco negro da moderação.

  • Ramsés Oliveira

    Traduzindo: O que antes era pago, passou a ser gratuito e agora volta a ser pago de novo

  • Theuer

    Quando foi confirmada essa compra eu tentei encontrar a “história completa” do negócio, mas não encontrei.
    Sou muito curioso em saber o que a Google realmente comprou da Nik Software. Qual foi o seu real interesse.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples