Meio Bit » Arquivo » Indústria » Mais de 70% dos Windows Phones ativos rodam WP 8.1; Lumia 535 é o mais usado

Mais de 70% dos Windows Phones ativos rodam WP 8.1; Lumia 535 é o mais usado

Quase três quartos de todos os smartphones Windows ativos globalmente são aparelhos Windows Phone 8.1, modelos Windows 10 Mobile respondem por apenas 20,9%; o modesto Lumia 535 é o dispositivo mais utilizado.

6 anos atrás

lumia-535-001

A iniciativa mobile da Microsoft pode estar morta e enterrada, mas ainda há muita gente que utiliza seus smartphones mundo afora. A grande e previsível verdade, revelada agora pela compnahia de publicidade AdDuplex é que a esmagadora maioria destes não possuem os aparelhos mais recentes e portanto, não receberão as atualizações do Windows 10 Mobile por não serem mais elegíveis.

De fato, como a AdDuplex ajudar os desenvolvedores da plataforma a promover seus apps dentro do sistema da Microsoft, ela possui números precisos sobre quantos dispositivos Windows móveis estão ativos hoje em todo o mundo e qual a proporção deles de acordo com as versões do sistema que estão rodando. Isso posto, seu último relatório divulgado revela algo que a maioria dos especialistas já vinha apontando: a maior parte dos dispositivos que estão em uso hoje, precisamente 79,1% rodam versões do SO que já foram removidos do status de suporte e manutenção da Microsoft, ou em outras palavras são zumbis.

O restante, apenas 20,9% são dispositivos Windows 10 Mobile que terão aceso às mais recentes atualizações como a Windows 10 Mobile Fall Creators.

chart-001

Separando por versões, vemos que 73,8% dos dispositivos ativos rodam o Windows Phone 8.1, o último a ser removido do suporte da Microsoft no dia 11 de julho. São dispositivos que não têm direito a mais nenhum update de segurança, correção de bugs ou qualquer coisa semelhante, também não possuem mais acesso a assistência técnica online e continuarão a funcionar malemá até o dia 11/07/2018, quando os serviços começarão a ser desligados por Redmond. Então, estes serão forçados a trocar de dispositivo.

O que o relatório demonstra é que após duas migrações desastrosas, do Windows Phone 7 para o WP8 e deste para o Windows 10 Mobile em que pouquíssimos aparelhos receberam a atualização, o consumidor não mais se sentiu animado a investir em smartphones da Microsoft e muito provavelmente está mantendo seus aparelhinhos antigos até o mais amargo fim, quando migrarão para o Android ou o iOS por falta de opções.

O segundo gráfico ilustra bem isso, ao revelar que os dez aparelhos Windows mais utilizados sequer rodam Windows 10 Mobile:

chart-002

O aparelho mais utilizado pelos consumidores de dispositivos Windows, com 13% de participação é o Lumia 535, smartphone de entrada lançado em 2014 como um sucessor do até então extremamente bem sucedido Lumia 520, que ainda figura como o 4º mais usado mesmo sendo um gadget de quatro anos de idade. Modelos mais potentes, como os intermediários Lumia 640 e 640 XL também foram bem aceitos, e é uma pena que estes não tenham tido maior atenção da Microsoft quanto a atualizações.

Hoje, os smartphones elegíveis para o Windows 10 Mobile Fall Creators Update são os seguintes:

No mais é uma pena, a Microsoft possuía um bom sistema e dispositivos decentes mas não só não conseguiu brigar de frente com Apple e Google, como também não manteve seus consumidores satisfeitos com aparelhos minimamente atualizáveis. Não que o Android seja lá muito diferente disso, verdade seja dita.

Fonte: OnMSFT.

relacionados


Comentários