Mais de 70% dos Windows Phones ativos rodam WP 8.1; Lumia 535 é o mais usado

lumia-535-001

A iniciativa mobile da Microsoft pode estar morta e enterrada, mas ainda há muita gente que utiliza seus smartphones mundo afora. A grande e previsível verdade, revelada agora pela compnahia de publicidade AdDuplex é que a esmagadora maioria destes não possuem os aparelhos mais recentes e portanto, não receberão as atualizações do Windows 10 Mobile por não serem mais elegíveis.

De fato, como a AdDuplex ajudar os desenvolvedores da plataforma a promover seus apps dentro do sistema da Microsoft, ela possui números precisos sobre quantos dispositivos Windows móveis estão ativos hoje em todo o mundo e qual a proporção deles de acordo com as versões do sistema que estão rodando. Isso posto, seu último relatório divulgado revela algo que a maioria dos especialistas já vinha apontando: a maior parte dos dispositivos que estão em uso hoje, precisamente 79,1% rodam versões do SO que já foram removidos do status de suporte e manutenção da Microsoft, ou em outras palavras são zumbis.

O restante, apenas 20,9% são dispositivos Windows 10 Mobile que terão aceso às mais recentes atualizações como a Windows 10 Mobile Fall Creators.

chart-001

Separando por versões, vemos que 73,8% dos dispositivos ativos rodam o Windows Phone 8.1, o último a ser removido do suporte da Microsoft no dia 11 de julho. São dispositivos que não têm direito a mais nenhum update de segurança, correção de bugs ou qualquer coisa semelhante, também não possuem mais acesso a assistência técnica online e continuarão a funcionar malemá até o dia 11/07/2018, quando os serviços começarão a ser desligados por Redmond. Então, estes serão forçados a trocar de dispositivo.

O que o relatório demonstra é que após duas migrações desastrosas, do Windows Phone 7 para o WP8 e deste para o Windows 10 Mobile em que pouquíssimos aparelhos receberam a atualização, o consumidor não mais se sentiu animado a investir em smartphones da Microsoft e muito provavelmente está mantendo seus aparelhinhos antigos até o mais amargo fim, quando migrarão para o Android ou o iOS por falta de opções.

O segundo gráfico ilustra bem isso, ao revelar que os dez aparelhos Windows mais utilizados sequer rodam Windows 10 Mobile:

chart-002

O aparelho mais utilizado pelos consumidores de dispositivos Windows, com 13% de participação é o Lumia 535, smartphone de entrada lançado em 2014 como um sucessor do até então extremamente bem sucedido Lumia 520, que ainda figura como o 4º mais usado mesmo sendo um gadget de quatro anos de idade. Modelos mais potentes, como os intermediários Lumia 640 e 640 XL também foram bem aceitos, e é uma pena que estes não tenham tido maior atenção da Microsoft quanto a atualizações.

Hoje, os smartphones elegíveis para o Windows 10 Mobile Fall Creators Update são os seguintes:

No mais é uma pena, a Microsoft possuía um bom sistema e dispositivos decentes mas não só não conseguiu brigar de frente com Apple e Google, como também não manteve seus consumidores satisfeitos com aparelhos minimamente atualizáveis. Não que o Android seja lá muito diferente disso, verdade seja dita.

Fonte: OnMSFT.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Vin Diesel

    Isso prova que o povo quer mesmo é o facebook, o whatsapp o browser e alguns usam mapas e o telefone… Em maioria esse povo não precisa de mais que isso. Mas do que normalmente vem no setup inicial.

    • JuNioR

      Mas esses apps pedem atualização também. Chega um momento que se não atualizar deixa de funcionar.

      • Vin Diesel

        o deixar de funcionar que é sacanagem…

        • Esses apps tem que conectar nos servidores (nas APIs) e com o tempo e necessário fazer correções de seguranças e novas implementações, com isso uma hora não e possível manter a compatibilidade, por isso que determinado APP para de funcionar…

    • Don Scopel

      e Instragram e Tinder
      na verdade eu tenho uma amiga (ok, a amostragem da minha pesquisa não é grande) que comprou um WP e, pelo menos uma vez por semana, vinha me perguntar pq o app X (normalmente uma bobeira) tinha pra Android e não pra WP…

    • felipelsp

      O meu uso pra ligações, wats, groove e rádio fm!

    • Temos um Xeroque Rolmes aqui

  • Cocainum

    Como o Lumia 535 roda Windows Mobile 10 (eu sei porque tenho um), ele deve corresponder também a maioria dos aparelhos com esse sistema.

    Com esses dados ficaram mais claras algumas razões dos problemas no mercado mobile da MS. Eu não achava que a questão do upgrade de sistema fosse assim tão impactante. Mas pelo jeito, foi.

    • Vin Diesel

      Eu conheci uma moca que usava o telefone e o whats em um wp 7 até a pouco. Ela quer usar o app, o SO para ela é o proprio telefone em si.

    • Eu uso um também, como só uso Whatsapp vou levando.

    • Adalio Siqueira

      Eu tenho um lumia 532 tambem W10M, será que ele entra nas contas do 535?

      • Cocainum

        Teve upgrade oficial para o 532? Eu achava que não.

        • Adalio Siqueira

          Sim, alias só o comprei por isso. Tinha o app que atualizava direto…
          Tive tb um 1020 que passei pro w10 de forma mais “complicada”.

        • felipelsp

          O último update oficial do 532 foi em agosto (se nao me engano)!!

  • Rodolfo

    Parem de invocar os mortos.

  • Breno

    Microsoft (Windows Mobile) tinha tudo para ser o terceiro grande player do mercado de smartphones. Mas o desenvolvedores optaram pelo iOS e Android. Uma pena. Quem perde somos nós consumidores. Aceitem…

    • Corvo

      Bom a terceira sempre vai continuar sendo, pois não existe uma quarta opção.

      • Guilherme

        Até o ano passado o Windows era o terceiro sim, mas hoje ele caiu tanto que entrou para o grupo “others”.

    • Lucas Timm

      A culpa não foi dos desenvolvedores.
      Olha de novo o gráfico pra ti ver quem foi que c*gou fora do penico.

      Quando a Microsoft começou com o Windows Phone 7 ainda, TODO mundo reclamava do suporte do Android. Que os fabricantes lançavam aparelhos e não atualizavam depois, forçando o usuário a comprar outro. Era uma crítica comum, que só foi resolvida quando o Google passou a não mais licenciar fabricantes que não atualizassem o SO.

      Em tempo: O Windows Phone 7 chegou ainda antes dessa resolução.

      E o que aconteceu? A Microsoft não atualizava os aparelhos que existiam no mercado. Justamente o que tava matando o Android. Os desenvolvedores não tiveram nada a ver com essa falta de compromisso.

      Sempre o clima de “agora vai” pra próxima versão. Windows Phone 7 era ruim, mas ia vir o 7.5. Que também era ruim, mas vai vir o 8.0. E o 8.1, e o 10. Inês é morta e ninguém quer cortejar.

    • Com a Microsoft mudando o SDK o tempo todo e quebrando os Apps direto, só desenvolvedor trouxa gosta de jogar código e trabalho fora a cada update do sistema operacional

      • Breno

        DEV preguiçoso existe aos montes…

        • Tá certo não perder tempo com sistema pouco usado agora é preguiça, cada coisa

  • Fabricio Moura

    A calculadora era legal, sinto falta.

    • Matheus Alexandre

      Nisso tenho que concordar! kkk

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Prefiro a que vem com o Cyanogen/Lineage, tem modo científico, matricial e gráfico com direito a cálculos direto em hexa, binário e octal.

      • Fabricio Moura

        Não tem room pro moto E4

        • Dou uma e se for bom dou mais

          Mas tem a calculadora disponível separado do sistema.

    • Gertrudes, a Lhama

      Vou comprar um Lumia pra usar como calculadora, já que no iPhone tá difícil…

    • felipelsp

      Usa ele comi calculadora q liga

  • JuNioR

    Windows 10 Mobile rodando em um Lumia 730. Uso diário. Aqui quem fala é mais um sobrevivente! (por enquanto)

  • Germano

    Bah, tem tanto Android ativo por ai que parou no Kitkat, e meu Moto X Play so *agora* foi *atualizado* para o Android *7*. Perto disso os Windows Phones até que tão bem na fita no quesito atualização. Apenas são poucos e tem poucos apps mais aí já é outra conversa.

    • Gertrudes, a Lhama

      Sim, atualização no mundo Android é uma naba. Mas o maior problema da falta de atualizações pros WP é que do 7 pro 8, e do 8 pro 10 MUDAVA TUDO. Ou seja, tudo parava de funcionar e tinha que começar do zero….

      No Android, se você tem um 4.4+, consegue rodar quase tudo da loja da mesma maneira…

      • Lucas Timm

        Exato.

  • Corvo

    Eu fui um dos que era fã da WP mas abandonei a plataforma depois de algumas rasteiras da M$.

    Mas sempre tem uns fãNáticos que continuam insistindo, preferem afundar com o barco do que aceitar que o naufrágio é iminente.

    • Don Scopel

      eu sou um dos que insiste até o ultimo momento, meu 520 ainda funciona e só realmente deixei ele por questões profissionais… mas insisti não foi pro fanatismo e sim pq é um bom SO, o apps nativos funcionam muito bem e msm depois de anos continua funcionando bem
      Troquei por ASUS, desde o inicio eu me esforço a aceitar o SO e apesar de ter algumas coisas bacanas eu ainda sinto falta de muitas outras coisas q havia no WP, minha maior esperança é o Launcher da MS pra Android pra resolver esses pontos
      ps. meu 520 funciona como meu GPS, nada supera aquele programa de mapas dele

      • Corvo

        Sim nesse caso você não é um fanático, é um usuário normal que não aceita essa obsolência programada que os fanáticos do WP vivem defecando pelos dedos de que “seu aparelho tem mais de 2 anos passou da hora de jogar fora”, eu sou como você uso um aparelho até ele não me servir mais, não aceito jamais ter que trocar de aparelho a cada 2 anos sendo que o aparelho está em perfeito estado simplesmente por sabotagem operacional do fabricante.

        Como no WTeam tem vários que além de aceitar as presepadas da M$ ainda as defendem com estes argumentos que se um aparelho durar 1 ano já passou de bom.

        • Lui Spin

          Eu também uso até não dar mais.

      • Inquisidor

        tenho saudade do meu 520, ele rodava liso com 512 de ram pqp, era feliz e não sabia

    • Majin-boo

      A grande maioria das pessoas que tem ou tiveram WP (eu incluso) acham-o melhor que o Android, porém, pela falta de aplicativos, acabam retornando ao Google.

    • Leandro Campacci

      Eu tive um Lumia 800 e 830. O 830 está com meu irmão hoje no 8.1. O 800 até funciona mas a bateria não aguenta nada.

      Gostava da simplicidade do sistema, mas sem aplicativos era tenso. E os que tinham, quando tinham, ou eram feios ou cópias de outros.

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    O Lumia 535 tem suporte a Windows 10 Mobile. Se ele ainda estiver no WP 8.1, a culpa é do usuário.

    Ah, finalmente voltei para o Android e meu Lumia 535 está com meu pai agora. No entanto, sinto falta de alguns aplicativos do Windows Phone, como a calculadora e o discador! O meu sentimento é de pesar pelo WP não ter vingado, pois continuo achando o sistema bem melhor que o Android.

    Ah, meu celular agora é um LG G4 🙂 .

    • E culpa da Microsoft que não fez uma maneira simples de atualizar o celular, ter que baixar um app para checar se existe update e demais…

  • KARALBPIN

    Tenho um Lumia 1520 sem chip que guardo como relíquia e que roda WP 8.1. Não quis mudar para WO 10.

  • major505

    Eu nem sabia que a HP tinha um smartphone WṔ;

    • Vinicius

      HP Elite X3 foi o ultimo…

  • Gilvani

    Gente… Lembram do MeeGo? E se a Nokia tivesse insistido com ele, será que teria vingado? Um amigo trouxe um N9 da Europa na época do lançamento, tenho ele até hoje, que OS bom!

    • nayara

      Se a MS com todo seu know how não conseguiu emplacar o SO, imagina a Nokia sozinha

    • Gertrudes, a Lhama

      O Sailfish OS continuou com o “espírito” do MeeGo… Ele parece ser bem bacana, mas é tão difícil de botar as mãos nele que nem vale a pena.

      • Gilvani

        Tenho muita vontade de usar o Sailfish OS. Se tivesse modelos baratos eu compraria pra usar como um segundo smartphone.

        • Pablo Teixeira

          Mais isso e fácil.. So compra um aparelho Android compatível.. Se quiser que funcione 100% os da Sony tem suporte oficial ao sistema 😉

          • Gilvani

            Andei lendo isso mesmo. Será que esses Xperia baratos roda o sistema?

    • Marcos Yokota

      Tem o Nokia Asha OS que é tipo um Meego de pobre, também não durou muito tempo

    • Lucas Timm

      Não.
      A Nokia chegou atrasada pra festa. Insistiu muito tempo no Symbian quando já tinha o Maemo, que era um ótimo SO e ela gacava e andava pra ele. Depois atualizou o Maemo parindo o natimorto Meego, que ninguém mais se importava.

      E aí, na hora de tomar uma decisão e trocar de plataforma, escolheu a Microsoft. Era justamente quem conseguiu chegar AINDA mais atrasada pra festa que a própria Nokia.

      Ah sim, e teve também o Stephen Elop…

      • Marcos Yokota

        Como diria o Cardoso, calma que piora, mesmo já utilizando Windows phone a nokia ainda lançava celulares novos com o Symbian e para melhorara ainda mais lançaram o Asha Plataform (um Meego de pobre) para Feature phone criando assim uma concorrência interna entre aparelhos com Asha e Windows Phone mais baratos depois a microsoft matou essa linha por motivos óbvios

        • Lucas Timm

          Caramba, nem lembrava desse Asha. Ainda tentaram criar uma categoria nova (telefones “meio” inteligentes), sem nenhum concorrente, e até nisso eles floparam.

          • Marcos Yokota

            a ideia era boa, mas na época se uma pessoa junta-se apenas 100 reais a mais dava para comprar um Nokia 435 (muitoooo melhor)

          • Lucas Timm

            Verdade.
            Ótimo celular pra dar de presente pros avós. Ou pra quem quer apenas um celular “normal” com WhatsApp e dois ou três aplicativos.

  • Eu ero pró Windows mobile e até hoje torço pela sua ressurreição, mas atualmente ele se encontra morto e não voltará tão cedo

  • Maom

    Sendo que existem apenas 13 WP no mundo segundo estimativas de conceituados comentárias de internet… Deve ter celular fracionado pra fechar a conta dessas porcentagens todas.

    • Majin-boo

      cheguei 25min atrasado, ia fazer essa piada x.x

  • Cortana ✔

    Ainda tenho esperanças! 🐱‍🏍

  • Germano

    Oq não entendo e como ainda tem loja por ai pedindo mais de mil por um desses Lumias com 4 anos de lançamento. E eu aqui doido para ver um deles sair por 100zão em uma promo para eu pegar e usar como celular reserva

    • felipelsp

      Um 930 da vida.. sendo vendido por 300 reais.. veleria a pena! Principalmente por causa s câmera!

      • Só se você mantiver ele no 8.1 porque no W10M a câmera ficou uma porcaria…

  • elliot

    RIP my friend

  • felipelsp

    Usando o 532 / W10m (como segundo aparelho) enquanto tiver suporte do Whatsapp!! 😆

  • Óbvio, né? Poucos aparelhos puderam receber atualização pro 10 e não tinha smartphone top de linha para vender.

    Valeu, Microsoft. Mais esperta que vc, só um poste

    • Fora que o muita gente tem aparelho que foi atualizado mas não atualizou porque não sabia que tinha update ou como atualizar…

      • Lumia 820 como o meu tinha hardware para a atualização e não recebeu porque… bem, sei lá.

  • Cacá Âncora

    Saudades do meu Nokia 720..
    Agora estou no Android
    LG X Power..

  • Marcelo Zibell

    Ainda uso meu L640, meus amigos ate me zoam por usar ele e em uma conferencia tecnológica, ganhei uma caneca por ainda usar um Windows Phone, os palestrantes me zoaram. Ele segue firme e forte, só vou trocar quando ele realmente morrer.

  • Lucas Timm

    O ecossistema Microsoft pra desktop (desde o DOS até o Windows) foi um sucesso muito por causa das idiotices dos concorrentes. Leia-se IBM, CP/M, Novell, variantes de Linux, BeINC…

    O ecossistema Google pra celular (Android, ChromeOS, etc) idem. O Android era uma zorra de versões, aparelhos, fabricantes, usuários. Não era tão difícil fazer uma terceira via, por favor.

    • Quando a Apple lançou o iPhone em 2007 os fabricantes precisaram de um sistema parecido para responder, a única que tinha algo meio no jeito era o Google, enquanto a Microsoft ficou rindo do iPhone…

  • Kelson Aguiar Araújo

    Eu tenho um Lumia 535. Comprei pela curiosidade de provar WP, mas infelizmente não me adaptei. Mantenho ele guardado para caso um dia celular principal der defeito. Aproveitando esta matéria, queria ouvir sugestões do que fazer com ele. Vender por quanto, usar para outra atividade, melhorar com apps ou intertools, etc. Agradeço desde já atenção de vocês.

  • Fabiano Figueiredo Acosta

    A culpa de eu ter saido do W10M foi do meu banco, não fez um app pro sistema, tinha um 535.

  • Hermes Leite Lacerda

    acho que esse velório e inévitável mas enfim foi bom enquanto durou,cresci e me desenvolvi no ambiente MS ,falei mal de torvalds e quebrei a cara agora sofra pra aprender estrutura de arquivos linux eita

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis