Meio Bit » Arquivo » Hardware » Abaixo o desperdício

Abaixo o desperdício

14 anos atrás


Existem dois termos importantes para quem busca soluções de armazenamento de dados:thin e full provisioning.  A diferença entre eles é fundamental para que o investimento em equipamentos tenha o melhor retorno de investimento.

O Full Provisioning significa que o espaço, mesmo que os dados não sejam de fato gravados, será reservado. Ou seja, se o sistema manipula 50 GB de dados para depois gravar 10 GB. O problema é que durante todo o tempo, os discos estavam com 50 GB a menos de informação. O problema é claro: normalmente é preciso muito mais memória do que o realmente necessário e o investimento em discos sempre será várias vezes maior do que o usado.

O Thin Provisioning, usado no HP Lefthand, é um conceito simples mas altamente eficiente: apenas o que realmente precisa ser gravado ou persistido de fato é colocado no disco. Ou seja, nada de alocar informação de forma desnecessária.

A imagem acima explica o conceito entre as duas abordagens. Enquanto no primeiro caso, dezenas de gigabytes foram desperdiçados, o segundo, usado na solução HP, preserva e prolonga o uso dos discos sem necessidade de upgrades antes do tempo certo. Economia de escala, um gigabyte de cada vez.

relacionados


Comentários