Fotografando cerveja com gambiarras

Fotografia publicitária é uma das áreas nobres da fotografia. Você precisa conhecer a técnica fotográfica a fundo e ter controle da luz no estúdio para poder chegar ao resultado esperado. Porém, se formos comprar todos os acessórios e fontes de luz que precisamos, o investimento será gigantesco. Por isso que fotografia de estúdio também é onde desenvolvemos e utilizamos a maior quantidade de gambiarras. Elas não são bonitas, mas funcionam.

Eu tenho uma turma de fotografia aqui na cidade que está fazendo um curso de 50 horas onde partimos do básico e chegamos até o avançado. E nessa terça feira, a pedido dos alunos, tivemos uma experiência de construção de gambiarras em estúdio. A questão proposta foi a seguinte: se um cliente gostaria de fotos publicitárias para seu negócio e não tenho um estúdio, o que fazer? Três opções: a) não pegamos o serviço; b) alugamos um estúdio (opção não disponível em todos os locais); ou c) fazemos uma gambiarra.

A escolha aqui foi uma gambiarra. O objeto a ser fotografado foram duas garrafas de cerveja. O complicador era dar ao produto aquela aparência de garrafa gelada, que acabou de sair da geladeira. Equipamentos fotográficos disponíveis: uma nikon D7100, uma lente 60mm f/2,8 macro e dois flash dedicados (um SB910 e um SB600).

Melhor modificador de luz para uma foto assim seria um hazy light pelo formato de sua luz difusa. Para nosso hazy utilizamos duas caixas de papelão. As duas foram revestidas na parte de dentro com papel alumínio para maximizar a reflexão da luz. A parte superior da caixa foi retirada e coberta com papel vegetal para ser o anteparo difusor. Ao lado da caixa foi feito um furo para encaixar a cabeça do flash.

Com o hazy pronto, agora precisamos trabalhar a garrafa de cerveja. Eu comprei duas garrafas de Heineken, pois gosto da cor verde da garrafa. Cada uma foi pintada com verniz fosco incolor em spray para simular o embaçamento de uma garrafa gelada. Depois misturamos glicerina e água na mesma proporção e borrifamos a garrafa para as gotas de água. A glicerina garante que a água não escorra e a gota fique fixa por tempo indeterminado. Assim podemos trabalhar tranquilamente.

Escolhemos colocar as garrafas em uma superfície de madeira para dar uma noção mais realista da cena (geralmente utiliza-se um espelho ou outra superfície reflexiva) e o fundo preto é um pedaço de tecido oxford pendurado à 1,5 metros do objeto. Cada caixa transformada em hazzy light foi colocada de um dos lados das garrafas e na parte de cima havia uma placa de isopor branco para ser utilizada como rebatedor.

A câmera foi colocada em um tripé e regulada com ISO 100, obturador 1/200 e abertura em f/9. Os dois flash foram disparados em modo CMD (disparo remoto da Nikon) em TTL (o normal seria em manual, mas dou fã incondicional do modo TTL) com compensação de flash em +0,3EV. O resultado é esse que vocês estão vendo abaixo.

Gasto total com a brincadeira = R$ 75,00.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • Vale até esquentar a garrafa!

    Meu ex-patrão fazia fotografia de produto… era banha pra fazer sorvete e celofane de rolo pra deixar o clique bonitão…

    • Gilson Lorenti Fotografia

      olha ai mais uma receita 🙂

      • Zaaboo

        Não tem como não olhar esse avatar e pensar: PICKLE RICK!!!

        Pronto, posso ir embora.

    • Claudio Roberto Cussuol

      Eu conheci um fotógrafo de crianças que quando queria aparecer sorvete usava purê de batatas.
      Segundo ele pode demorar o quanto for preciso e fica perfeito na foto.
      Quem trabalha com crianças sabe que precisa ter PACIÊNCIA porque ela fotografa a hora que ela quer.

  • Juliano Teichmann

    Moço, que bonitão que ficou. Já pode patentear e fazer um kickstarter desse conjunto de iluminação para estúdio fotográfico ecologicamente correto.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Muito legal, vou usar nas minhas garrafas hahahaha, valeu pelas dicas do verniz e glicerina

    • Gilson Lorenti Fotografia

      esse verniz você acha mais em loja que vende material de artesanato e pintura. Loja de tintas costuma nem saber que isso existe. Eles só tem o verniz brilhante

      • Maom

        Vou usar a técnica pra fazer uma pegadinha isso sim… Levar uma cerveja quente lambuzada de glicerina e deixar na mesinha na praia hipnotizando os amigos de maneira cruel. kkkk

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Eu comprei fosco pra passar nos tijolinhos da minha casa, e no pergolado, não gosto de verniz brilhante, a loja de tintas que costumo ir é bem boa, o pessoal entende bem.

  • Zalla

    Parabens pela foto, pela matéria, os seus alunos ganharam um presente, aprender o que significa ser um fotografo raiz, uma vez vi uma foto semelhante a essa (de uma garrafa de água perrier) que o cara usava tanto photoshop que deu raiva, a sua foi tecnica pura…parabens de novo

  • Anayran Pinheiro

    O que foi feito da cerva depois?

    BTW, ótimo hacking! Estou ensinando meu primo algumas gambiarras do mundo da fotografia para ele melhorar o trabalho dele gastando pouco, e o garoto tem curtido as dicas, hehehehe!

    A melhor foi do refletor com isopor e papel alumínio, ele pirou quando viu o resultado final e funcionando muito bem!

    • Gilson Lorenti Fotografia

      então, eu digo que essas coisas funcionam muito bem. dependendo do jeito que faz não fica bonito, mas são perfeitamente funcionais.

  • Cocainum

    E depois do trabalho terminado, nada melhor que duas Heineken bem geladas… Não, pera…

    • Gilson Lorenti Fotografia

      pior que eu não bebo. ficaram lá perdidas no estúdio 🙂

      • Cocainum

        “Perdidas”, não por muito tempo, hahaha!

        • Gilson Lorenti Fotografia

          a funcionária chegou no outro dia e só de ver a garrafa ficou com água na boca. quando pegou na mão percebeu que estava quente e melecada de glicerina.

  • major505

    rsrs, legal ver como funciona nos bastidores.

    Eu tenho um amigo que já trabalhou em campanhas publicitárias do MacDonalds e estava me explicando os truques para deixar o lanche mais bonitos nas fotos.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      hoje na fotografia de comida temos duas vertentes. Essa seguida pelo MacDonalds e outros fast food de montar um lanche quase irreal para a fotografia. E outra onde o fotógrafo vai no estabelecimento (restaurante, lancheria, boteco) e fotografar o prato assim que sai da cozinha. Eu prefiro a segunda vertente. Vídeo de fotografia no MacDonalds.

      https://www.youtube.com/watch?v=oSd0keSj2W8

  • Dou uma e se for bom dou mais

    Gastou 75 na gambiarra, ganhou 500 no jabá… sei…

    • Gilson Lorenti Fotografia

      quem dera 🙂

  • Maom

    Faltou a aba post patrocinado da Heiniken!!!! Deu uma sede danada!

  • Diego

    Sugestão: logo após a aplicação do verniz (com ele bem fresco), talvez ficasse bom pingar algumas gotas de solvente/thinner na parte de cima da garrafa, que escorreriam e retirariam o verniz pelo caminho, dando o visual de gotas d’água que escorreram pela garrafa. (Tive a ideia agora, não sei se funciona).

  • Abraão Caldas

    Ficou muito bom, sabe o que seria legal passar um palito para dar aquele efeito de “gota que escorreu” para ficar mais natural.

    • Lui Spin

      Ficou muito bom.

      Mas lendo sobre a glicerina, e olhando de novo pra foto, deu para perceber as gotas totalmente imóveis, nenhuma escorrida ou escorrendo.

  • Igor Silva

    Nossa, que cerveja gostosa, mesmo sabendo que tá quente !

  • Paulo NH

    para quem acha fotografia algo bobo (eu, como simples usuário de câmera de celular por exemplo) achei essa foto ótima, deu vontade de pegar uma e beber.

  • Claudio Roberto Cussuol

    Ficou ótimo.
    Vou ali na geladeira e já volto….

  • André K

    Muito legal!

  • Marcos Arbugeri

    Ficou muito bom. Eu completaria com um back light para iluminar o interior da garrafa. Anos atrás eu brinquei com uma antiga cyber-shot e uma lanterna led fazendo algo similar. flickr. com/photos/marcoslza/7199258192
    De fundo foi minha geladeira ehehheh.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      eu tinha apenas 2 flashes remoto. na próxima aula vou ensinar eles a fazerem fusão. a mesma garrafa fotografada 3 vezes com 1 flash iluminando cada lado e depois no fundo. Ai as três imagens são mescladas no photoshop. uma boa pedida para quem tem apenas 1 flash.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis