Jogos do Xbox podem estar perto de chegar ao Xbox One – Update

ninja-gaiden

A Microsoft cometeu diversos erros na atual geração de consoles, mas algo que considero eles terem acertado lindamente foi adicionar ao Xbox One a retrocompatibilidade com o Xbox 360. Tudo bem, o recurso não funciona em todos os jogos e muitas pessoas nem devem saber que ele existe, mas acho muito bom existir a possibilidade de aproveitar jogos do antigo videogame no atual e gostaria muito que o mesmo existisse no PS4.

Também foi bom saber que alguns títulos do primeiro Xbox funcionarão no One e embora ainda não tenhamos uma data específica para isso se tornar realidade, existem fortes indícios de que não deverá demorar muito. O primeiro deles foi dado por Phil Spencer durante a BGS, quando ao ser questionado sobre o assunto, ele disse:

Estamos perto, estamos muito perto. Tenho um pequeno painel onde posso ir e ver os jogos e em que ponto estão na linha de aprovação. Sei os jogos que virão do Xbox original, mas acho que não anunciamos todos. Temos que fazer isso em parceria com os nossos parceiros, mas estamos no caminho,” afirmou o chefe da divisão Xbox, pouco antes de dizer que tais jogos chegarão ao One ainda em 2017.

E para reforçar a possibilidade, alguns usuários do Reddit descobriram que alguns jogos do primeiro console da Microsoft já aparecem à venda na Xbox Live, sugerindo que o lançamento da retrocompatibilidade pode estar mais perto de acontecer do que muitos poderiam imaginar.

Entre os títulos encontrados por eles temos o Dead to Rights, The King of Fighters Neowave, Psychonauts, Red Faction II, Grabbed by the Ghoulies, Sid Meier’s Pirates!, Bloodrayne e os simplesmente espetaculares Ninja Gaiden Black e Star Wars: Knights of the Old Republic.

Exceto pelo Red Faction II que está saindo por US$ 14,99, todos os outros jogos já podem ser adquiridos por US$ 9,99 através do site da Microsoft (como pode ser visto aqui e aqui, por exemplo), mas imagino que eles ainda não apareçam no Xbox One após a aquisição. Outra dúvida que tenho é em relação ao games que possuímos fisicamente, mas imagino que eles também rodarão no novo console.

Vejamos agora se a liberação do recurso não demorará muito para acontecer e com que frequência novos jogos serão adicionados à lista. Sempre cito que a retrocompatibilidade do Xbox 360 com o seu antecessor nunca foi levada muito a sério e torço para que dessa vez seja diferente. Além disso, eles precisam permitir que o Panzer Dragoon Orta, o Shenmue II e o RalliSport Challenge 2 possam ser jogados no Xbox One, mesmo porque esses são alguns dos que tenho em disco.

Update: a Microsoft confirmou a chegada da retrocompatibilidade e marcou já para amanhã a disponibilização do recurso. Os 13 primeiros jogos do Xbox que rodarão no Xbox One (inclusive em suas versões físicas) são:

  • Black
  • BloodRayne 2
  • Crimson Skies: High Road to Revenge
  • Dead to Rights
  • Ninja Gaiden Black
  • Fuzion Frenzy
  • Grabbed by the Ghoulies
  • The King of Fighters Neowave
  • Prince of Persia: The Sands of Time
  • Psychonauts
  • Red Faction 2
  • Sid Meier’s Pirates!
  • Star Wars: Knights of the Old Republic

Fonte: Windows Central.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Cocainum

    Se conseguiram com o 360, que tem uma CPU com arquitetura completamente diferente da usada no One, não deve ser nada difícil com o Xbox original, que usava um Pentium III.

    • Não duvido que eles recompilem os binários desses jogos e mudam as chamadas da api gráfica. Quando o usuário instala o jogo antigo, ele deve baixar esses binários e instala somente o conteúdo de áudio e gráfico.

      • Dou uma e se for bom dou mais

        Acredito que não vai ser esse o caso tendo em vista que a maioria desses jogos não são desenvolvidos pela MS, que não vai ter o código fonte e é capaz de nem os desenvolvedores conseguirem fazer isso.
        A não ser claro que a MS esteja fazendo o que sempre faz, enfia dinheiro até não querer mais só pra fazer o negócio deslanchar.
        Só que como o indiano descobriu que o cheat de dinheiro infinito está ameaçado é mais provável uma emulação mesmo, tendo em vista ser a mesma empresa trabalhando com os 2 hardwares é muito mais fácil criar uma retrocompatibilidade.

        • Felipe Teodoro

          Na vdd a retro com o x360 é um emulador sim, o desenvolvedor só tem que fazer pequenas mudanças no jogo, o do xbox original deve seguir o mesmo princípio.

          • EmuManíaco

            Desenvolvedor nenhum toca na emulação do jogo. quem fz isso é a propria microsoft

          • O maU elementaU

            No meu 360 eu rodei outrun 2 coast to coast desconectado da internet. Entao a retroemulacao nao precisa de nada, ja ta la no 360

      • Gigio

        Mesmo assim, eles teriam que reescrever estruturas de dados compatíveis e uma porrada de middleware pra deixar compatível com o OS do xbox original. Talvez tenham que alterar algumas coisas no OS do xbox pra ser compatível com o hardware do xbox one tbm. É “simples” mas não trivial eu diria…

        • Cocainum

          Pra isso se usa uma Virtual Machine. Você tem os drivers que se comportam como no hardware original e fazem a ponte com o hardware do host. Dentro da VM, o jogo “pensa” que está rodando no hardware original.

          • Gigio

            Bom ponto. Considerando que ambos são x86. Acho que ainda não descarta as alterações nessa vm/middleware, mas é razoavelmente mais simples. (Digo isso porque as vezes em que me aventurei a desenvolver com DX puro eu me arrependi…mesmo sendo uma abstração pra facilitar, ainda é mega complexo)

      • Cocainum

        Até para manter o processo igual, é provável que façam uma VM do Xbox original rodando no Host Xbox One, assim como fazem com a retrocompatibilidade do 360. Mas como as instruções da CPU são iguais (padrão x86), não é necessária a tradução do código, como acontece com o 360.

    • O maU elementaU

      Celeron…

      • Cocainum

        Isso é coisa de sonysta, hehehe.

        https://www.neowin.net/forum/topic/5955-xbox-cpu-pentium-iii-not-celeron/

  • Germano

    Admito, mesmo tendo escolhido o PS4, que a retrocompatibilidade foi algo no qual o One mandou muito bem.

  • Guilherme

    Suponho que os ditos erros ditos no começo do artigo sejam os cometidos nos períodos do pré-lançamento e do lançamento (e com Halo 5), movidos ao excesso de confiança. Agora é a Sony cometendo erros assim.

  • Felipe Lino

    Não é uma critica, é uma observação. Eu não conheço uma pessoa que use a retrocompatibilidade. Todos que vi até hoje só testaram. Batem no peito, dizem que é uma maravilha, mas não utilizam.

    • Davi Marques

      Tinha o 360 e fiquei com muitos jogos pendentes, então, estou alternando jogos novos e os da minha biblioteca do 360! Tenho também um PS4 e uma das coisas que mais queria era a trilogia God of War, meu hack’n slash favorito do tempo do PS2. Uncharteds e TLoU não tinha jogado, então foi de boas pegar os remasters!

    • Marcos M.

      cêéloko?

      Acho que eu jogo mais os jogos do X360 (que tem uma biblioteca otima e estão baratíssimos atualmente, dificil pagar mais do que 50 reais num jogo) do que os do Xone, só quando vem algum lançamento dos bons mesmo.

      Sem falar que eu pude dar linha no meu aparelho antigo e manter os jogos fisicos.

      • Felipe Lino

        Eu quis dizer pessoalmente. Aqui na minha cidade por exemplo.

    • Francis Schonarth

      Terminei alguns jogos de 360 no One, principalmente por ter “pulado” a geração anterior.

      • Jonatas Afonso

        Somos dois

    • Vinicius LMS

      Estranho isso, todos tinham um x360 e já tinham jogado os melhores jogos?
      Tenho um xone e não tive console da geração passada, então tenho vários jogos do x360 na biblioteca, e há um tempo algumas lojas perceberam que as vendas de mídia física do Red Dead Redemption de X360 aumentaram depois do anúncio da retrocompatibilidade.

      E mesmo que não tivesse esse recurso, conheço donos de PS4 que compraram jogos remasterizados, então é estranho você conhecer alguém que não use esses jogos retrocompatíveis.

      • Felipe Lino

        Remasterização eu tb jogo. To falando sério msm, não conheço ninguém pessoalmente que usa retrocompatibilidade do Xone. E conheço mt dono de Xbox pq na passada eu tinha um X360, trocava/emprestava mts jogos.

      • SLCopetti

        Eu comprei vários remasterizadas por não possuir um ps3. Entretanto já havia jogado tudo que queria no 360, logo não usei o recurso no one até hoje.

    • Kirk

      Bom, eu uso. Comprei vários jogos que não tive tempo de jogar na geração passada, The Orange Box, Assassin’s Creed 1, 2 e 3, alguns da série Gears e COD, fora alguns da linha Arcade que eu acho ótimo manter na lib, atemporais.

    • Cocainum

      Eu uso. Mas como não tem todos os jogos, o X360 continua na sala, ao lado do One.

      Como tenho HD externo no One, transferir para ele os jogos que são retrocompatíveis liberou um bocado de espaço no HD de 250GB do X360, assim pude baixar e instalar todos os jogos que eu tenho para ele (inclusive os ganhos via Games With Gold).

    • Vicente Neto

      Zerei Bayonetta ontem; jogo do Xbox 360 zerado no XOne; estou jogamdo MOH Airborne agora… Testado e aprovado!

    • Artur

      Segundo os proprios dados da MS, a retro é usada em media 1h por semana para cada xbox one vendido até hoje.

      Ou seja, para cada um que disser que zerou um jogo da retro de 10h, tem outros 9 donos de Xbox One que sequer iniciaram um jogo da retro.

      Sim a tua amostra reflete a realidade do mercado, ninguém compra um xbox one para jogar jogo de xbox 360.

      • Até porque não faria o menor sentido a pessoa comprar um Xbox One parra rodar jogos de 360. O lance aqui é você ter essa possibilidade, um bônus.

        • Artur

          prefiro a verba da retro investida em um exclusivo tipo Horizon Zero Dawn.

      • A verdade que antes a retro era algo nativo, hoje é emulado. O custo deve ser irrisório pro consumidor final o jogo retrocompatível. Você fica restrito ao aproveitar o legado do console anterior.

    • major505

      Eu jogo jogos de ps1 no ps2.

    • O maU elementaU

      Eu uso a emulacao do xbox 1 no 360. Tem jogos insubstituiveis, como a serie outrun.

    • adriano marcos

      joguei e fechei vários jogos do PS2 que eu não tinha jogado na epoca no PS3

  • Metalmacumba

    KINGDOM UNDER FIRE 2 *______*

  • major505

    Pouco a pouco, o Xbox one vem se tornando uma plataforma bem interessante.

  • O Xbox reaproveitar legado é uma forma de tornar o seu console algo duradouro, quase um investimento

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis