Dead Space 2 custou US$ 60 milhões e não vendeu o suficiente

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Esta semana ficamos sabendo que a EA fechou a Visceral Games e antes mesmo que o corpo esfriasse, alguns detalhes sobre a desenvolvedora já começaram a aparecer na internet. O primeiro a falar sobre os bastidores do estúdio foi Zach Wilson, level designer que através da sua conta no Twitter revelou o enorme custo de produção do Dead Space 2.

O Dead Space 2 custou US$ 60 milhões para ser feito e eles eram implacáveis com o seu orçamento. Eles venderam apenas 4 milhões de cópias e aquilo não foi o suficiente, porque você gasta US$ 60 milhões divulgando-o e leva um duro golpe da Microsoft e das revendas ao pegarem sua parte.

Esta última parte do comentário é importante, pois segundo Wilson, após a divisão com as lojas e a fabricante do consoles, a editora fica com apenas US$ 30 do valor cobrado por um lançamento. Mesmo assim, logo depois o profissional que agora é funcionário da Bethesda disse não saber se o Dead Space 2 chegou a dar lucro, mas que ele certamente não conseguiu superar as expectativas que a EA tinha.

Isso serve para explicar a mudança de direção que foi tomada para o Dead Space 3, quando o jogo adotou uma jogabilidade mais voltada apara a ação para claramente tentar aumentar seu público alvo. O título inclusive permitiu que a campanha pudesse ser jogada cooperativamente, mas no fim o tiro saiu pela culatra, com o jogo vendendo pouco e agora parece claro que ali a Visceral começava a ruir.

Enfim, outro que também abriu a boca no Twitter foi Scott Warner, game designer que participou da criação do Battlefield: Hardline e que afirmou que o estúdio foi “derrotado por forças além do controle”, mas que isso é mais complicado de explicar do que apenas colocar a culpa na EA.

Vamos esperar para ver se mais segredos da Visceral Games serão divulgados nos próximos meses, mas tomara que o fechamento do estúdio não signifique que nunca veremos um novo Dead Space.

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Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

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  • Eu tenho o 1, nunca terminei.
    Na verdade, acho que não devo ter saído do começo do jogo.

    • Wall_Kinho

      O 1 é bom. O 2 é legalzin e o 3 é triste. Desde quando terminei o 2 tinha certeza que algo estranho tinha acontecido na equipe, não tinha condições.

      • EmuManíaco

        Mesmo sendo bons jogos envelheceram mal. Me sinto jogando resident evil 1 com aquela jogabilidade tanque.

        • Wall_Kinho

          Nossa, a sensação de jogar o 1 hoje em dia ainda é boa demais, acho que mais pela nostalgia. Haha

          • EmuManíaco

            eu zerei recentemente. continua um bom jogo mas… faltou um “q” de evil within.

          • Jhonathan Vieira

            Se eles tivessem a liberdade criativa que o pessoal do Evil Within teve em uma sequencia, provavelmente seria outra história que estaríamos lendo.

          • EmuManíaco

            Quem foi que se vendeu pra EA? alguem obrigou? toda culpa é deles.

          • Wall_Kinho

            Certo que ela teve que se vender para se manter, mas acho que o erro dela foi se vender logo para a EA.

          • O estúdio sempre pertenceu à EA.

          • Wall_Kinho

            Desde a criação?! Acabei me confundindo então. Haha

          • Sim, foi fundado como EA Redwood Shore, só anos depois mudou de nome.

          • Wall_Kinho

            Anotado, Dori. =]

          • Jhonathan Vieira

            Eu não sei quantos compradores estavam interessados, e nem sei como andava o fluxo de caixa deles então não posso julgar assim como vc ta fznd. O fato é que tem umas publishers por aí que não sabem o que fazer com boas IP’s.

          • EmuManíaco

            Eu não estou julgando. Estou sendo pratico. Eles se venderam por dinheiro. Os motivos so podem ser : 1 – Dead space não foi um bom investimento com um retorno financeiro agradavel e foram obrigados a aceitar qualquer oferta. 2 – Dead space vendeu bem e eles cresceram o olho.
            De qualquer maneira o certo seria agradecer a Ea ter bancado ate o terceiro de uma serie de pouco apelo.

          • Jhonathan Vieira

            Acabei de ver aqui, a Visceral Games era uma subsidiaria da EA chamada EA Redwood Shore, só mudou de nome mesmo. A propriedade sempre foi da Eletronic Arts

          • Exatamente, ninguém se vendeu pra EA.

          • EmuManíaco

            no sentido de perder autonomia de seus projetos se venderam sim.

          • Isso não faz o menor sentido, eles sempre responderam à EA.

          • EmuManíaco

            controle criativo é sempre de quem esta nos projetos alternativos. fizeram um jogo com bom apelo e ainda assim perderam autonomia do projeto posteriormente. criticar depois que sai é mole.

          • Wall_Kinho

            Concordo que tenha sido nessa faixa! Tanto porque, o 2 vendeu o dobro do 1 e ainda assim a EA queria mais.

          • Maom

            Isso não é se vender… EA sempre foi a dona, a suposta autonomia deles era “permitida” em determinado momento se de fato existiu.

          • EmuManíaco

            Tem varios jogos que são sucesso o estudio perde o controle criativo e a galera sai e cria um clone. As vezes da certo e as vezes nao. mas alternativa tiveram.

          • Maom

            Se for fácil assim eles podem fazer isso agora. E quem garante que desenvolver o primeiro jogo já não foi uma ordem da AE que solicitou uma jogo mais ou menos daquele jeito? Não dá pra acreditar que o estúdio fez uma obra prima sozinhos mas a malvada AE estragou tudo. Agora que eles estão na rua vão culpar “o chefe” pra parecer que eram gênios mas não tiveram oportunidades.

          • EmuManíaco

            Da sim. tem outros jogos que aconteceram isso. peão nunca é genio. Genio é indie que hipoteca sua casa, trabalha 36 horas dia (eu sei). Bota uns milhoes na minha mao pra ver se eu nao crio o melhor jogo de luta focado no consumidor da america latrina.

      • DiGamer80

        Você queria que fosse o 1, o 1.1 e o 1.1.1? É só ficar zerando o 1 eternamente.

        • Wall_Kinho

          Mas que comentariozinho, hein. Eu só destaquei que o 1 foi o melhor da franquia, na minha opinião. Diferentes de outras franquias por aí, onde isso não acontece.

          • DiGamer80

            “..e o 3 é triste”, sério? Esses comentários é que me emputecem, sério. Não curtiu o jogo, OK. Agora chamar de “triste” com tanto jogo lixo por aí, você ou é ultra exigente ou curte outro tipo de jogo, mas definitivamente o 3 não é um jogo triste, longe disso.

          • Wall_Kinho

            Isso opinião pessoal, pô! O rumo que o jogo tomou mudou muito do 1 pro 3. Se você gosta de pepino, eu não sou obrigado a gostar.

        • Humberto Jorge

          Se fosse Evangelion em vez de Dead Space, eles iriam fazer isso.

          • Wall_Kinho

            Você ganhou um like meu só por ter Evangelion no comentário. Amém.

  • Germano

    1. Tambem torço que Dead Space encontre seu caminho para continuar, afinal se Darksiders conseguiu…
    2. A industria de games e uma selva, ou voce encara ou nao, reclamar nao adianta. E transformar um jogo que se popularizou por ressuscitar o clima de terror em um jogo de ação adianta menos ainda pois dai perde os fãs que se atrairam por ele devido aquela caracteristica sem a garantia de conseguir outros.
    3. E com certeza vai ter nego puto por ter sido posto na rua doido para jogar m* no ventilador.

  • EmuManíaco

    Sinceramente Dead Space ja deu. Foram otimos jogos mas ta na hora de ir em busca de novas franquias. Como eu odeio essa gente que só sabe jogar o mesmo jogo e se fecha pra novidades.

    • E porque querer uma continuação necessariamente nos afasta de novidades?

      • EmuManíaco

        qual novidade teve god of war 3 e ascencion? uncharted 3 e 4? A maioria das empresas evitam ser criativas pois aliena o consumidor incapaz de aceitar novidades. Sempre foi assim. Como o amigo postou acima… DMC é o melhor exemplo.

        • Humberto Jorge

          Os Uncharted são bons, bicho. A quadrilogia do Uncharted soca bundas, o 4 pra mim foi o primeiro jogo a usar o PS4 na sua total funcionalidade e é um baita jogo.

          • EmuManíaco

            eu nao falei que é ruim. Uncharted 3 so melhorou os graficos o jogo e inferior em tudo ao anterior e nao tentarm inovar em nada. Mesma coisa gow 3 que é basicamente um jogo de ps2 em tudo menos os graficos.

        • Wall_Kinho

          Rapaz, olha lá, hein. A série Uncharted é referencia justamente por cada titulo ser um avanço grande do anterior.

      • major505

        Aina daria para explorar muita coisa no universo de dead space, especialmente introduzir necromorfos novos que é algo que eu achei que faltou no 3. Podiam até mesmo rebootar a série ou fazer ela se passar pelos olhos de outro protagonista. Possibilidades infinitas quase.

      • Rodrigo M

        Concordo. O ultimo Doom foi o primeiro que IMO é uma continuação com qualidade para o Doom I e II

  • Gustavo Luizon

    Comentário nada haver com a notícia, mas toda notícia desse tipo me dá arrepios, ando gastando muito dinheiro faz 3 anos em um software que começarei a vender semana que vem, me treme só de pensar que pode acontecer comigo.

    • Zalla

      Boa Sorte, continue a nadar, sempre

    • Julio da Gaita ✔

      passa o link?! Vai que é bom ou que flopa bunito….rs .P

      Mas seria uma boa divulgar por aqui, somos todos profissionais de alguma área. Menos o @doriprata:disqus ele só joga joguuinho e posta aqui no Meio Bit…rs

      • Gustavo Luizon

        É um software de acesso remoto/suporte, um TeamViewer com mais funções como backup, vigilância (Você vê as máquinas da empresa cliente em vários thumbs como se fossem câmeras, com gravação), bloqueio de uso de internet por sites e horários, acesso oculto, log do usuário, mapeamento de software e hardware, e outras coisas… Nem tudo esta pronto e liberado, mas já são 22 empresas de software utilizando para dar suporte, há uma que controla os radares de várias cidades com ele, no momento o marcador é de 11871 Remotes instalados.

      • Gustavo Luizon
  • Felipe

    US$ 30 x 4 milhões = 120 milhões… O jogo custou 60 milhões… Não entendi, eles queriam faturar quanto?

    • Jhonathan Vieira

      Acho que a EA queria nadar em dinheiro

      • EmuManíaco

        Chutando MUITO dead space vendeu 1 milhao de copias entre 40 e 50 dolares. O resto é tudo promoção de 5U$/25U$

    • EmuManíaco

      o dobro em um mercado arriscado nao é nada relevante. fora que sua media de 4 milhoes esta totalmente enganada. a media deveria ser de no minimo 20 dolares

    • caio.

      nos tweets o cara comentou que é comum esperar que o orçamento do marketing seja pelo menos igual ao do desenvolvimento… então, seria mais 60 milhoes de marketing…120milhoes de faturamento seria pra sair no 0 a 0 com esses dois custos, fora outros gastos e oq a EA deveria estar esperando…
      De qualquer forma, ele mesmo postou depois que os dados dele estavam incorretos.

      edit: mas, tb imagino que a EA estava esperando faturar bilhões… talvez fosse o caso de estúdios focarem em faturamentos menores, e gastar menos com jogo… nem todo jogo precisa ser um AAAAA+ultramegapowerblaster e gigante…

    • Isso você está considerando que todas as cópias foram vendidas pelo preço de lançamento, o que obviamente está muito longe de acontecer.

  • Jhonathan Vieira

    EA tentou transformar produto de nicho em blockbuster, atitude parecida com o que fizeram ao live action de Ghost in the Shell. Esse povo simplesmente não consegue entender que as vezes menos é mais.

  • Marcos Torres

    Minha sugestão é colocarem os tweets no idioma original com a tradução, e não só a tradução, para que quem saiba o idioma possa entender melhor (nenhuma tradução é perfeita)

    • caio.

      eu sempre tenho que conferir o original

    • O link para o Twitter está no texto.

      • Viu isso?

        Chet Scales‏ @ChetScales
        Em resposta a @covernode @Triggerhappytel e 2 outros
        Dead Space 4 on nextgen hardware could meet expectations! I will purchase that 100 times!
        1 resposta 0 retweet 0 curtiu

        Zach Wilson‏ @covernode
        Everyone said the same thing about Mirror’s Edge (2).

        Fãs falam… imploram o retorno…. mas na hora de abrir o bolso para apoiar a franquia… *criic criiic…*

        • Julio da Gaita ✔

          Não da pra comprar um jogo ruim só pra ajudar não é?

          Por acaso você dá a bunda pra um mendigo só pra fazer o dia dele mais feliz também?!

      • Kang Otro ✓

        É uma sugestão apenas. Dá pra ver que o link tá no texto!

        • Não entendi como um crítica, só quis salientar que estava lá, caso não tivesse visto.

    • Zalla

      sim…interessante

    • Jorge Dondeo

      Ou seja, se não nasceu falando inglês também não vai entender.

  • Elrond

    Isso que da investir 90% da grana em marketing e fazer jogos de merda e ainda errar o publico alvo.

    • Engano, Dead Space é uma obra de arte.
      A trilogia em si é muito boa.

      • Julio da Gaita ✔

        sériao?! Não posso falar nada, me borrei / diverti no 1 e 2 e quando vi o rumo q o 3 tomou, passei longe…

    • Zalla

      o jogo é muito bom

    • Dead Space 2 é o melhor da série.
      94% de aprovação no Steam, 8.9/10 no IMDB, 9/10 no IGN.
      Comprei cópia física e digital.

  • DiGamer80

    Todos ótimos jogos, sendo o 1º um dos melhores jogos já feitos. Essa relação entre vendas e qualidade é bem relativa.

    • major505

      O engraçado é vc ver a descrição de dificuldades no jogo. No primeiro no modo mais dificil ele fala: inimigos irão lhe brutalizar rsrsrs. E de fato, o fazem. Quase um estupro quando junta 3 necromorfos do seu lado, e vc só tem 3 tiros da plasma cutter.

  • major505

    Achoo que a questão de jogar cooperativo nem foi o problema. Eu mesmo só joguei single, e jogou como a maioria dos DeadSpace da vida.

    A questão é que afasou muita gente foi colocar micro transação no jogo. Não que fosse necessário usar para terminar o jogo, no final vc tinha munição para derrotar todo o exército soviético e todo tipo de upgrade de armas que pudesse querer, mas isso queimou muito o jogo nos Reviews O cara lia que tinha microtransação e imediatamente associava a esquema Pay To Win.

    Eu apostaria que isso foi o que afastou muita gente.

    • major505

      O que não ajudou o jogo foi tb essa atitude da nova geração que tudo ou é uma bosta completa ou é maravilhoso. Não tem meio termo na cabeça deles.

      O jogo não é um 10, mas é de boa um sólido 7. O suficiente para passar de ano. Mas isso é o suficiente para afastar todo mundo.

      Foi a mesma coisa com o ultimo Devil May Cry.

      • EmuManíaco

        Alias o ultimo DMC é melhor que toda serie que ja estava esgotada no 3.

        • major505

          Declaração polêmica rsrs.

          eu joguei pouco o ultimo DMC, mas o que joguei eu gostei. Mas a sério mesmo só tinha jogado o primeiro, um pouco do segundo, e o penuultimo que vc joga com o Virgil.

          No geral é uma boa série. Mas tá longe de ser algo que eu abomine qualquer alteração já que nem de perto é minha favorita.

        • Também gostei. Achei mais frenético e psicodélico. Infelizmente a história do jogo e a dublagem de Dante são horríveis, e assassina um dos critérios de valor para parte dos jogadores.

          • EmuManíaco

            parte dos jogadores parece procurar um namorado revoltado em vez de um personagem. So assim se da pra entender tantos fãs de iori yagami e principalmente em vegeta.

      • Humberto Jorge

        EA amigo, até Plants vs Zombies tem isso.

      • Raoni

        Eu não sei a nova geração, mas meu tempo pra jogos é curto e não aceito nada menos que a excelência. Por vou usa-lo pra jogar um jogo 7 se posso usa-lo pra jogar um jogo 10. Jogo AAA não tem desculpa, deve ser 10 ainda mais com tantos independentes alcançando isso em nível de diversão.

        • Nilton Pedrett Neto

          Não existe consenso! um jogo pode ser 7 para vc e 10 para outro. O conceito de pontuar uma experiência é em si, bizarro. Uma experiência é uma experiência completa… em todos os aspectos. Essa noção de perfeição que você parece usar como justificativa para detonar um jogo é simplesmente artificial.

          • Raoni

            Concordo 100%, ainda sim métricas de avaliação e análise cumprem sua função de curadoria.

          • major505

            Sim e não. O que eu costumo fazer é achar um critico que eu concorde e tentar ir pelo que ele falou.

            Mas hoje eme dia, depois das ptaria s da vida com reviews pagos e distribuidora interferindo. Então eu dou uma olhada no conecendo geral. mas não deixo isso me impedir de experimentar um jogo.

            Principalemte final de geração em que os jogos do videogame são mais baratos é o melhor momento de aproveitar para fazer isso.

        • EmuManíaco

          Quanto filmes 10/10 vc assiste por ano? pq jogos deveriam ter uma metria diferente?
          Tu nao tem ideia do que acabas se privando.

          • Raoni

            Games e cinema são mídias diferentes, o primeiro é mídia ativa e o segundo passiva. É muita mais suportavél assistir um filme que você considera ruim do jogar um jogo que você considera ruim.

          • EmuManíaco

            exatamente. Mas como saber que um jogo que tem media 6.5 é pior que um que tem media 8? a experiencia é o ponto fundamental e é sempre individual.

          • Raoni

            Uma nota sozinha crua não diz nada, mas se tiver um bom curador, e se você sabe que a pessoa que avaliou pensa semelhante a você, com gostos e exigências próximas, você pode confiar que terá uma experiencia próxima a dela, e é claro tenha senso critico para saber onde sua experiência pode divergir do seu curador. Isso vale para games, filmes, livros, etc.

        • major505

          Besteira. Tem muito jogo 7 que é falho e tem seus problemas mas é capaz de divertir tanto quanto muito jogo 10.

          Stalker, está longe de ser um jogo perffeito, mas é ainda assim extremamente divertido.

          Metro 2033 está longe de ser um jogo perfeito,. mas eu não me arrependo de ter gasto cada minuto que gastei naquele jogo.

          Castlevania Symphony of the nigth tem algumas falhas de design grosseiras até, mas é um jogo do caralho.

          Rainbow Six Vegas – O jogo é até irritante as vezes, mas dá uma puta satisfação quando vc limpa uma sala enorme sozinho sem levar nenhum tiro.

          Cisas assim.

          Todo ano saem talvez 1, 2 jogos que eu diria serem perfeitos. E mesmo assim se vc peneirar ainda vai achar muita cosia que te agrade na montanha de jogos que saem todos os anos.

  • Cocainum

    A pergunta que ninguém fez: Por que custou US$ 60 milhões? Uma continuação que pode reaproveitar muito do que foi feito no primeiro jogo talvez não precisasse custar tudo isso.

  • Elton Mazzali

    comprei o 1 e o 2, o segundo não consegui terminar de jogar até hoje.
    Tenso comprar um jogo e não ter animo de terminar.

  • Raphael Aracelli

    EA sair da Steam, EA querer forçar e investir em marketing sem necessidade (Dead Space não foi o primeiro, a diferença é que outros venderam mais por ter base maior, como o The Sims 3, mesmo eles não entregando 10% do que prometeram – o que fizeram pior com o 4 mas os fanboys continuam babando ovo), obrigar a comprar DLC pra terminar história, toneladas de microtransações…. Mas a culpa é da Visceral sim, tá….

  • Just a Gamer

    Jogo de terror é um produto de nicho. Assim como filmes nessa temática, tem que ter orçamento reduzido. 4 milhões de unidades vendidas eu acho bom pra caramba. Não dá para esperar que um jogo de terror venda igual GTA.

  • John008ification

    o Dead Space 2 é ligeiramente meu favorito, à frente do primeiro, que também é excelente. o 3, sem comentários…

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