Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » História do Futuro — nova série da GloboNews quer mostrar como o Brasil é viável

História do Futuro — nova série da GloboNews quer mostrar como o Brasil é viável

Fomos conferir a nova série da GloboNews, História do Futuro, apresentada por Miriam Leitão, e inspirada no seu livro. O objetivo da série é mostrar um Brasil que já está dando muito certo, apesar do pessimismo que domina o noticiário político.

6 anos atrás

historia_do_futuro

Fui assistir esta semana ao primeiro episódio da série de Miriam Leitão na GloboNews, História do Futuro, que é baseada no seu livro de mesmo nome, e que também marcou o lançamento da plataforma “2018: Brasil do Amanhã”, no belo Museu do Amanhã, no Rio. Antes da exibição do primeiro capítulo da série, aconteceu um ótimo debate sobre os rumos do Brasil, com a presença do Ministro do STJ e TSE, Herman Benjamin, Marcos Nobre (UNICAMP), José Marcelo Zacchi (GIFE) e Ilona Szabó (Instituto Igarapé), mediados por Flávia Oliveira da GloboNews.

E a série? Gostei bastante do que vi no primeiro episódio, que busca mostrar empresas, empreendimentos e projetos que provam que o Brasil tem vários casos de sucesso, apesar de todo o pessimismo (plenamente justificado) por conta dos nossos rumos políticos. Miriam e a produção do programa optaram por encontrar personagens diferentes do livro (personagem é apenas um termo jornalístico, mas são todos pessoas reais), que trazem a mesma moral da história, que apesar de tudo, o Brasil ainda é possível e viável.

Sim, eu sei que quando este post for parar em certa rede social, vão falar que a Miriam Leitão apoiou isto ou aquilo, que o canal é golpista e tal e tal coisa, mas isto para mim torna mais legal ainda a iniciativa. Mesmo sabendo todo o discurso pronto e raso que iria enfrentar, a jornalista correu atrás para produzir um programa como este, onde o foco é no que realmente no que importa, um Brasil que pode ser dar certo, apesar do blá blá blá dos dois extremos do viés político. Ela deixou claro que o otimismo será tema presente nos 10 episódios da série, mas ele não é algo gratuito, e sim calcado em casos reais destas pessoas, ONGs ou empresas. Os problemas estão lá, mas algumas soluções possíveis, também.

Depois da exibição, Miriam Leitão e Marcelo Furtado do Believe Earth responderam perguntas e conversaram sobre o episódio e sobre os rumos do Brasil. A plataforma “2018: Brasil do Amanhã” terá vários outros debates até a eleição de outubro de 2018, com o objetivo de discutir temas essenciais para o futuro do Brasil, entre eles segurança, gestão pública, diversidade, ciência, inovação e educação, além de modelos de economia circular, entre outros pontos.

História do Futuro estreia nesta quinta (19/10) às 21:30 na GloboNews. Ficou curioso? Miriam Leitão falou mais sobre o programa nesta matéria da GloboNews.

relacionados


Comentários