EA anuncia fechamento da Visceral Games

dead-space

Fundada em 1998 como EA Redwood Shores, ao longo dos anos a Visceral Games foi criando alguns jogos interessantes, como o Future Cop: LAPD, The Lord of the Rings: The Return of the King, James Bond 007: Everything or Nothing e The Godfather, mas foi só em 2008 que o estúdio conseguiu conquistar uma legião de fãs e o responsável por isso foi um game chamado Dead Space.

Misturando de forma magistral ação, ficção científica e terror, ele nos colocava a bordo da nave de mineração USG Ishimura, onde passaríamos por maus bocados na pele do engenheiro Isaac Clarke. Com uma ambientação fantástica e conseguindo entregar um clima extremamente tenso, o jogo recebeu uma continuação muito boa e então veio o criticado terceiro capítulo.

Depois do Dead Space 3 a Visceral ainda trabalhou na criação do Army of Two: The Devil’s Cartel e do Battlefield Hardline, ambos não muito bem aceitos nem pelo público nem pela crítica e com o anúncio de que o estúdio teve suas atividades encerradas, podemos dizer que a terceira aventura de Isaac Clarke foi o início do fim para a desenvolvedora.

A triste notícia foi dada pela Electronic Arts em seu site, que além de afirmar que a indústria está mudando, através do seu vice-presidente, Patrick Söderlund, disse o seguinte:

O nosso estúdio Visceral estava desenvolvendo um título de ação-aventura ambientado no universo Star Wars. Em sua forma atual ele estava moldando um jogo de aventura linear, baseado na história. Ao longo do processo de desenvolvimento estivemos testando o conceito do game com jogadores, ouvindo o feedback sobre o que e como eles queriam jogar e acompanhando de perto as mudanças fundamentais do mercado. Tornou-se claro que para entregar uma experiência que os jogadores queiram voltar e aproveitar por um longo tempo, precisávamos mudar o design.

Dado o histórico da EA e a maneira como a indústria está se comportando ultimamente, com até jogos single-player recorrendo a microtransações, tudo leva a crer que o tal Star Wars que a Visceral Games estava desenvolvendo não conseguiria explorar essa tendência que tem sido tão criticada por parte do público, mas enchido os cofres das editoras.

De qualquer forma, a verdade é que os altos executivos da Electronic Arts optaram por fechar mais uma porta, fazendo com dezenas de funcionários devam ser demitidos e entre eles provavelmente estará Amy Hennig, game designer que em seu portfólio possui obras como Legacy of Kain: Soul Reaver, Jak and Daxter e Uncharted. De acordo com a empresa, eles ainda estão conversando com a profissional, mas não estranhemos caso chegue a notícia de que ela não faz mais parte do quadro de funcionários da EA.

Quanto ao Star Wars, agora ele ficará a cargo da EA Vancouver, com outros estúdios devendo ajudar na criação. Com isso o jogo não sairá durante o ano fiscal de 2019 e a empresa promete para breve uma nova janela de lançamento.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Felipe Lino

    Depois de comprar os 3 jogos e não ter zerado nenhum por serem uma tremenda bosta, eu sinceramente n consigo sentir empatia pelo fim do estúdio, vai tarde.

    • Dead Space 1 e 2 tremendas bostas? É, gosto é complicado mesmo.

      • Felipe Lino

        Não, quis dizer os 3 últimos jogos, faltou uma palavra ali.

        • Ufa… XD

          • Felipe Lino

            kkk, isso seria heresia.

          • Mas é como eu disse, gosto é complicado. Há de se respeitar.

          • Jefferson Viana

            Cara mais ou menos, eu não gosto por exemplo de mario, nunca gostei, mas não fico atacando o jogo eu compreendo as suas qualidades, só não é pra mim. Agora fazer como alguns que não gosto do estilo do jogo ou outras besteiras e criticar não pelo jogo em si merece bem pouco respeito.

        • Rodrigo M

          Ufa… [2]

  • major505

    Eu gosto muito da série Dead Space, pessoalmente até do 3 que é muito criticado.As pessoas reclamam que é mais um jogo de ação, do que terror, de fato era, mas considerando que Isac já estava mais que acostumado a lutar com os necromorfos e eles estavam em um planeta infestado deles, faz sentido que tenha mais ação que terror.

    No fim é uma perda grande para a industria.

    • Jefferson Viana

      Cara o DLC volta bem pro terror no 3

  • Tide “pepe” Hunter

    ‘EA anuncia fechamento da EA’
    Eu acredito

    • Diego Marco Trindade

      Se tem uma empresa que aplica as piores praticas do mercado é essa. Só sobrevive porque tem dinheiro a rodo, negocia IPs para jogos, e investe pesadamente em marketing, que faz os jogos venderem apesar de não serem tão bons e recomeça o ciclo.

      • A EA tem lançados alguns ótimos jogos e outros nem tanto, assim como quase todas as empresas.

        • rbsouto

          Eu sempre digo que não comprarei mais jogos da EA, aí eles acertam. E no seguinte eu compro e me decepciono profundamente.

          Mas uma coisa que não muda é a crítica de que a empresa tem uma das piores, senão a pior cultura no trato de propriedade intelectual adquirida da indústria.

        • Acho que o problema da EA é o problema de quase toda empresa de games atual, ao menos acho ela melhor que a Ubisoft.

        • Dou uma e se for bom dou mais

          Lançam UM ótimo jogo, destroem 30 ótimas IPs. Sério não tem como defender. Conseguirem cagar um Mass Effect é fódis! Em um ano lançarem 19 jogos e mais de 100 DLCs… é ela é como quase todas empresas.

          • Talvez você tenha razão, eu só não concordo com quem defende que não jogará tal jogo só porque foi feita por esta ou aquela empresa. Se for bom, pouco me importa quem fez.

      • rbsouto

        Como toda empresa negociada em bolsa, o objetivo da EA é faturar e deixar os acionistas felizes. Então eles projetam vendas e descobrem que um jogo linear, baseado em história não vende tanto quanto um outro estilo, usando microtransações, etc.

        Eles eliminam o estúdio e mudam.

        Agora, eles possuem as piores práticas com a propriedade intelectual adquirida. A EA tem um rastro enorme de destruição. Quando eles encostaram na Bioware, em menos de 2 anos eles implodiram o estúdio.

  • Germano

    Joguei so o 1, no PC, e curti pacas. Ainda quero comprar pelo menos o 2 quando sair em alguma promo da Live.

    • Goemon

      TR846-MPCBE-N5RBV Dead Space 3 Steam, tinha essa key sobrando por causa de uns humble bundle

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis