Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Flash Canon: aprenda a usar seu equipamento

DVD Flash Canon: aprenda a usar seu equipamento

14 anos atrás

Acabo de receber para avaliação da i-Photo Editora o DVD Flash Canon (580EXII, 580EX e 550EX) para uma análise aqui no Meio Bit Fotografia. Esse é o primeiro material que a editora nos envia e, como tudo que recebemos por aqui, também vai ser sorteado entre nossos leitores. O assunto é muito interessante. Para quem tem uma DSLR, o próximo passo é adquirir um flash externo. Os flash i-TTL são equipamentos caros e com diversos possíveis usos para melhorar a qualidade de sua fotografia. Porém, a maioria desses equipamentos chega com manual em inglês e não encontramos muita informação sobre o seu uso pela internet. Apenas o básico pode ser levantado de alguns poucos sites.

Esse é o primeiro mérito desse DVD, ser uma fonte de material inédito. O assunto é tratado de maneira clara e com diversos exemplos práticos do uso do flash. O professor dessa vídeo aula é Leandro Nunes, especialista em fotojornalismo de casamento e o 1º fotógrafo de casamento brasileiro a entrar para o WPJA (Wedding Photojournalist Association). Como já citado no nome do DVD, o equipamento a ser usado são os flash da Canon. Assim como tudo na vida, o DVD possui um lado positivo e um negativo, mas vamos por partes.

Do ponto de vista positivo, temos uma quantidade enorme de informação que vai suprir as dúvidas de quem está usando um flash desses pela primeira vez e também de quem já tem o equipamento há um bom tempo e não explorou ainda todas suas possibilidades. Aqui o aluno vai saber a diferença entre os diferentes tipos de fotometria praticados pela sua câmera, ver o menu completo dos três modelos de flash que são mostrados e como trabalhar com o sistema TTL. Essas são informações técnicas sobre as principais regulagens do conjunto do equipamento. Depois passamos para os diversos usos e possibilidades. Aqui são analisados o efeito do flash direto, com difusor ou rebatido, além de mostrar os benefícios do flash de preenchimento. Também temos a principal diferença entre usar o flash no manual ou no automático e em quais situações eles são mais indicados.

Porém, a parte mais bacana são os efeitos que podemos conseguir ao usar o flash de maneira criativa. Entre elas temos a puxada de zoom (fazer a foto ao mesmo tempo em que se aciona o zoom da objetiva), o Panning (aplicar movimento a sua foto) e o Strobo (seqüência de fotos em um mesmo fotograma). Essa é a primeira vez que vejo essas técnicas explicadas em um manual de fácil acesso. Geralmente sempre aprendemos essas coisas com outro fotógrafo ou através da experimentação. E se você tem dúvidas sobre como usar o sistema master e slave da Canon, então esse DVD é obrigatório.

Agora vamos aos pontos negativos. Sim, eles existem. O principal ponto negativo desse DVD, e que também é o ponto negativo de qualquer vídeo aula, é que não tem nenhum aluno presente. Quem trabalha ministrando cursos de fotografia sabe que existem várias contribuições e aprofundamentos que podemos fazer através das dúvidas dos alunos, mesmo as mais simples. Existem termos que usamos que podemos até achar que são de domínio geral, mas que necessitam de uma pequena explicação. Essa é uma preocupação que sempre tenho. Por exemplo, em vários momentos do DVD é falado sobre a diferença e os efeitos de se usar o flash em primeira ou segunda cortina, mas não há a preocupação de definir pontualmente o que é a primeira e a segunda cortina do obturador. É uma dúvida básica? Sim, claro que é, mas sempre vai ter alguém que não sabe. Essa pequena coisa se repete mais umas duas vezes pelo DVD. E os pontos negativos acabam por aqui.

A linguagem é fácil de ser entendida, os exemplos práticos são muito didáticos e o assunto é de grande importância para quem está pensando em levar fotografia a sério. Um de meus professores já havia me dito que para ganhar dinheiro na fotografia nem é tão importante o equipamento e sim saber como dominar a luz. Esse DVD é um bom primeiro passo para isso.

Para quem se interessou é só comprar a obra no site da iPhoto Editora. Ele está sendo vendido por um preço promocional (acho que somente essa semana) de R$ 59,00.

Flash canon

relacionados


Comentários