Discord está se tornando uma pedra no sapato do Skype

discord

O Skype pode enfim ter encontrado um adversário a altura, e ele veio de onde menos se esperava: da comunidade gamer. O Discord, um cliente de chamadas de voz, vídeo e texto voltado principalmente para quem curte joguinhos com seus amigos possui uma grande quantidade de recursos e funcionalidades que embora tenham sido introduzidos para satisfazer as necessidades dos jogadores, indiretamente o estão tornando uma plataforma mais especializada que a da Microsoft.

A história do Discord é no mínimo curiosa: Jason Citron, criador do OpenFeint, uma antiga plataforma social móvel usou o dinheiro de sua venda para a GREE (que o descontinuou tempos dpeois) para fundar a então Hammer & Chisel (hoje Discord Inc.), um estúdio de games incialmente responsável pelo aclamado pela crítica mas completamente ignorado pelo público Fates Forever, um MOBA para iOS e o primeiro a ser lançado para dispositivos móveis. Ele observou no entanto as dificuldades que os desenvolvedores tinham para se comunicar quando experimentavam outros games para PC, o que em 2014 era um pouquinho mais complicado que hoje: ferramentas como Mumble e TeamSpeak exigiam o compartilhamento de endereços IP, que não era um método lá muito seguro além de outros fatores. Tendo isso em mente a companhia iniciou o desenvolvimento de uma ferramenta de chat para gamers que fosse simples, leve e descomplicada, além de contar com uma identidade visual atraente inspirada em apps de chat móveis…

Lançado em maio de 2016, o Discord foi rapidamente adotado pela comunidade por uma série de características únicas: ele reconhece o que o usuário está jogando e se integra a perfis de plataformas de games do jogador, como Steam e Battle.net; é multiplataforma, rodando em navegadores e também Windows (apenas Win32, os da Windows Store são de terceiros), macOS, Linux (em fase de testes), iOS e Android; permite o chat de forma descomplicada através da criação de salas e a existência de servidores locais diminui bastante o lag entre as conversas (você pode fazer chamadas pessoais e abrir conversas temporárias sem criar servidores, se assim desejar); há a possibilidade de conversas por texto, voz e recentemente, por vídeo (inclusive com compartilhamento de tela); oferece a inserção de bots com funções das mais variadas, servidores verificados de games e desenvolvedores e por aí vai. A interface similar ao Slack é um ponto positivo para quem usa o serviço, pois diminui a curva de aprendizado.

Hoje o Discord é o app de chat favorito entre os gamers e já recebeu aportes volumosos de investidores, somando US$ 79 milhões até agosto, e a Discord Inc. já percebeu que possui bala na agulha suficiente para brigar de frente com a Microsoft: nas últimas campanhas a empresa passou a posicionar sua solução como uma opção séria ao Skype para quem utiliza o cliente especificamente para conversar enquanto joga, mas ele pode ser atraente a outros perfis usuários.

discord-vs-skype

Vejamos um exemplo clássico: gravação de podcasts. Um dos maiores desafios para quem deseja atingir um mínimo de qualidade é captar trilhas de áudio dos participantes em canais separados, ao invés de gravar tudo em uma única faixa e coordenar na unha quando cada um fala. Embora hajam ferramentas capazes de otimizar isso, sejam físicas (como mesas de som) ou lógicas (no SciCast usávamos uma gambiarra gigante envolvendo o Ableton e o SoundFlower, mas funcionava), a forma mais prática de fazê-lo é pedir para cada um gravar localmente (com o Audacity, por exemplo) e sincronizar no início.

O Discord, graças ao suporte a bots de código aberto conta com uma solução muito mais simples: o Craig é capaz de gravar o áudio de cada uma das pessoas presentes no chat, cada um em uma faixa separada; isso é bem útil principalmente em conjunto com o áudio bruto de todos em um só canal (através de outros bots como o Audio Recorder ou o Echo), que é usado como guia de sincronização. Tal ferramenta é excelente principalmente em casos em que um usuário perde o áudio e todo o processo vai para o cucuia, o bot faz tudo sozinho.

A duvida reside no aparente comodismo da Microsoft frente ao crescimento do Discord. Ainda que o Skype seja a ferramenta campeã no que diz respeito a chats de áudio e vídeo e dificilmente corporações abrirão mão dele por um app gamer, por mais coisas que ele faça because reasons, Redmond deveria ao menos oferecer mais funcionalidades que igualem ambos e mantenham seu produto atraente para o usuário final, principalmente o gamer. Claro, a posição do CEO Satya Nadella hoje é investir em nuvem, IA e mercado corporativo em primeiro lugar e prover soluções ao usuário final não são prioridade, logo é provável que só incorporem aquilo que for conveniente ao Skype no ponto de vista de negócios, como tradução simultânea e outras coisinhas.

Enquanto isso, para usos que não corporativos pode ser que o Discord de fato tome a liderança do setor, se continuar crescendo como o fez até agora.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Outra ferramenta que o Discord está substituindo é o IRC que já andava moribundo faz tempo, agora muitas das comunidades que ainda estavam por lá estão se mudando para o app.

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Comunidade linux ainda tá resistente a sair do IRC… Eu caguei pra eles, tou no discord auheuaheauhaeuea (assim como alguns do pessoal menos fanático).

      • EmuManíaco

        reddit + telegram e Discord e ainda tem gente perdida no irc? Acho que a ultima vez que usei foi em 2k5 pra pegar uma otaku.

        • Dou uma e se for bom dou mais

          A última vez que eu usei IRC foi por causa de um softmodem que eu tentei configurar no Conectrava 4. Mandaram eu usar Kurumin e acabaram os problemas.

          • EmuManíaco

            Ate hoje me pergunto pq diabos perdi tanto tempo tentando usar linux em casa. Ainda bem que me aposentei.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Até hoje me pergunto porque ainda uso windows… Por sorte a resposta é rápida, porque não tenho um console para jogar.

          • EmuManíaco

            Pois é. Mais ofertas de jogos, mais ofertas de emuladores, mais ofertas de drivers e etc…

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Emuladores do Linux são excelente, driver? AMD e NVIDIA fornecem seus drivers proprietários, os da AMD sempre foram e sempre serão uma bosta, NVIDIA funciona muito bem, só falta otimizarem jogos para serem nativos linux (os realmente nativos chegam a ganhar FPS no linux como o caso do HL2 e Portal 2). Outros drivers, claro, como se no windows não precisasse baixar e instalar…
            Na boa, antes de falar merda sobre linux procura aprender sobre a plataforma. Tanto linux quanto windows são muito bons, só depende da necessidade de uso. Eu que uso para captura de vídeos, áudio, até as vezes faço stream de vídeo para alunos o linux NUNCA me deixou na mão. No windows já ganhei muita tela azul renderizando vídeo.

          • Thiago Leal

            na tela de login, aperta o botão espaço 64 vezes.

          • Vila Jr

            Hahahaha…pega um lenço que está escorrendo

          • Thiago Leal

            referencia não identificada….

          • Vila Jr

            Está escorrendo veneno aí do canto da boca 😉

          • EmuManíaco

            Os emuladores em linux tem performance bem inferior e em muitos casos são desatualizados, drivers os unicos que prestam são da nvidia. AMD e principalmente intel que é a lider de mercado tem performance terrivel. Não estou falando “merda” se bobear uso linux antes mesmo de vc ter tido seu primeiro pc. Sobre performance dos jogos, pura balela alguns jogos da valve tinham performance melhor na epoca que ela tentava fazer o steam os decolar. Como não aconteceu as builds mais recentes de ambas as plataformas no windows tem a melhor performance.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Ok… emulador em linux tem performance inferior. Tá certo…
            Sobre driver eu falei nvidia bom ,amd ruim entendeu? E mesmo no windows os drivers amd são uma bosta então dá na mesma. De forma bem interessante, as placas GPUS HD da intel estão funcionando maravilhosamente no linux graças a agora elas terem o driver integrado diretamente no kernel. Sobre ter meu primeiro pc, o meu primeiro pc foi um tk82c então xiu aê… E claro… balela jogos nativos serem mais rápido no linux. Por isso que desde que eu jogava RTCW e Quake3 no linux sempre com FPS superior ao windows devia ser balela. Ou Guild Wars profecies emulado pelo wine rodando melhor que o windows 98 (windows top da época).
            Você fala: “se bobear uso linux antes mesmo de vc ter tido seu primeiro pc” eu digo, se bobear eu jogava no linux desde antes de você parar de usar fraldas.

          • EmuManíaco

            Estou falando de Windows recentes e não em windows 9x. A performance via wine era melhor mesmo. ERA.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Continua sendo em directx9, infelizmente dx10 em diante, por causa de mimimi de retardados windows x linux ficou parado e nunca teve orimizações. Mas graças a feral e outros que dizem que não emulam via wine (aham… sei…) jogos com DX10 estão bem próximos no linux de suas contrapartes no windows.
            Mas como no windows é mais fácil colocar um jogo feito para windows, ainda vou usar windows como se fosse única e exclusivamente um console para jogos feitos para windows. Para todo resto linux e seus programas me servem muito bem.

          • Alberto Prado

            Não quero me meter nessa discussão, é um adendo, GW Prophecies é 2005. E nessa época Win XP já reinava absoluto.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Desculpe erro meu. Eu usava windows 98 na época porque o XP ainda era lento para as máquinas.

          • Yskar

            Talvez você não use a muito tempo, as coisas evoluem, não percebo essa perda de performance que você está descrevendo, e olha que o notebook em questão que uso para emular no Linux usa intel HD.

            Aqui no Retroarch funciona tudo muito bem, obrigado graças ao Vulkan.

            Inclusive se fosse ruim assim como você diz não existiria o Retropie que roda até PS1 num chip arm não muito potente, talvez fosse na época que você usava, hoje em dia a realidade é outra.

          • EmuManíaco

            Cara Ps1 rodava num pentium II 300 perfeitamente. Não iria rodar em uma cpu bem superior?

          • Yskar

            PS1 hoje em dia roda até em celular hueuheuhe, eu tô falando de coisas mais pesadas como PS3 ou arcades 3D mais robustos, ou N64 que era bem chatinho de rodar legal, vulkan tá fazendo milagres cara.

          • EmuManíaco

            Vulkan /DX12 deram uma bela melhorada em emulação mesmo.

          • Yskar

            Com certeza, e felizmente a galera da emulação está preferindo se focar no Vulkan, assim pessoas que usam Linux ou Windows anteriores ao 10 podem aproveitar, a MS deveria deixar de bobagem e disponibilizar o DX12 para windows anteriores para popularizar mais, senão vai ser atropelada pelo Vulkan e a falta de concorrência pode prejudicar todo mundo.

          • EmuManíaco

            MS ja deu update pra quem tinha windows 7 e 8 . Não faz sentido desenvolver mais pra sistemas legados. Aumenta o custo e gera um trabalho extra. MAs o Edge poderia sair sim pra windows 7.

          • Yskar

            Claro que faz, a maioria dos jogadores de PC AINDA usam Windows 7 e não vêem motivos para migrar pro Windows 10, inclusive todos os jogos da Microsoft que acabaram sendo lançados no Steam FUNCIONAM em Windows 7 (esse é outro motivo de que os jogadores de PC em algum momento migrarão para o Linux).
            E ninguém liga pro Edge, eu mesmo só uso pra abrir EPUB e PDF, a Microsoft demorou demais para reagir, o Chrome e o Firefox já tomaram o lugar de qualquer navegador que eles resolvam lançar.

          • Thiago Leal

            mais ofertas de ofertas….

          • JN Marcos

            Se tiver um console e for Xbox, terá Windows de todo o jeito.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            E qual o problema de ter windows no console ou no PC, como eu disse só uso pra jogar mesmo…

          • JN Marcos

            Nenhum problema. É até solução em muitos casos. Só retruquei a frase como resposta “porque não tenho um console para jogar.” de “Até hoje me pergunto porque ainda uso windows…”. Você diz que usa o Windows porque não tem console para jogar… aí eu disse que se for Xbox o seu console, vai ser Windows de todo o jeito, já que ele roda Windows 10. Não tem como fugir disso.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Se tivesse lido os comentários ao invés de pular apenas para a frase que lhe interessava teria visto que o “Até hoje me pergunto porque ainda uso windows…” foi uma irona com o OP que saiu criticando linux só por criticar e ganhar seus 15 minutos de atenção.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Preguiça de editar: e novamente continuo não vendo problema em usar windows para jogos e só mantenho o windows no meu computador ocupando um espaço que poderia usar como por exemplo mais espaço para videos educativos e treinamento porque não tenho um console… Acho que agora deu pra entender não? (ou entenda sem dar, não sei do que tu gosta…)

          • JN Marcos

            Vamos lá!
            Não sou obrigado a ler todos os comentários, e mesmo assim, li todos os comentários dessa thread. E, sim, entendi bem o seu SARCASMO.

            Porém, aparentemente, você não consegue entender que sua motivação sarcástica de uso do Windows, que foi o seguinte “Por sorte a resposta é rápida, porque não tenho um console para jogar.”. Ou seja, motivado por jogos. Mas como não tem console, fica com o PC. Certo?

            Agora leia isso:
            “Se tiver um console e for Xbox, terá Windows de todo o jeito.”. Ou seja, sua frase sarcástica lacradora não serve para esse caso (se tivesse um console não precisaria do Windows), já que o Xbox usa o Windows tb.

            Acho que agora deu para entender não? (ou entenda sem dar, não sei do que tu gosta…)

          • Dou uma e se for bom dou mais

            auehaeuhaeuaehae Volta pro G1 filhão! Aqui não tem lacrador não, só cara que aprendeu a ler e não apenas pular pras linhas que me interessam! nem tem como eu ser lacrador, eu fui pra escola auheuaehuaehaeuahe

          • JN Marcos

            Não é por nada, não, mas pelo teu perfil “fakeoso” tô a mais tempo que você no Disqus… Então, se quiser, volte você de onde quer que tenha vindo.

            Parabéns por ser alfabetizado, deve ser muito importante na discussão lembrar disso.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Nossa eu uso perfil fake, alguém me mate… auheuaheuhaeuea, puta que o pariu essas crianças de hoje não sabem debater nada mesmo, é só mostrar que elas só falam merda que ativam o modo full zombie sem cérebro.

          • JN Marcos

            Até agora quero saber onde falei merda:
            “Se tiver um console e for Xbox, terá Windows de todo o jeito.”

            Boa sorte! Vai precisar.

            PS: você se diz que sabe ler, mas distorce completamente a frase (normal, percebi isso durante todo esse “debate”). A frase trata do tempo de uso do Disqus (tô a mais tempo aparentemente, então se quiser se mudar…), mas você pega a palavra “fakeoso” e foca nisso.

            Além disso, não ler a parte de que eu disse claramente que li toda a thread de comentários e solta essa pérola “e não apenas pular pras linhas que me interessam! ”

            Tás passando vergonha, sério mesmo.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            E muita preguiça de responder, e não fui eu que tentei bancar o lacrador não filhão, não fui eu que tentei criar treta com um oneliner “Se tiver um console e for Xbox, terá Windows de todo o jeito.” – by JN Marcos. Nas duas vezes expliquei bem direitinho, não tenho culpa se você não teve um bom professor pra te ensinar a ler.

          • JN Marcos

            Não quis treta. Só quis basicamente adicionar uma informação e você fez um maior estardalhaço.
            Você basicamente quis zoar o cara lá, falando que só “uso Windows porque não tenho console”… Aí só pq disse que “se vc tiver um console e for Xbox de todo jeito teria um Windows” vem com esse besteirol.

            Peraí né…

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Cara foi tu que veio falando merda criando tretinha porque eu falei que usava windows apenas pra jogos e que eu preferia não ter que usar e sim ter um console… mas como o windows apareceu você entrou em modo mimimi pobrezinho do windows tenho que defender e bancar o Dom Quixote pra calar a boca do linuxeiro malvadão mimimi
            Cara, faz o seguinte: foi bancar o bonzão, falou merda, foi devidamente colocado no seu lugar, pede licença pra cagar e desaparece.

          • JN Marcos

            Cara, gostaria de saber onde me pusesse no lugar, sério mesmo. kkk Tô rindo dessa sequência de besteira que tás falando. Não me importa se você usa o Windows somente para jogar nem sequer se realmente usa Windows… Só complementei dizendo que se escolhesse como console o Xbox, você ainda usaria Windows (já que Xbox usa Windows). Olhe para sua frase e veja se não faz sentido. Ou seja, mesmo se escolhesse um console você ainda PODERIA (se optasse pelo Xbox) usar Windows, sendo sua frase de usar Windows só porque não tem console, não é completamente verdadeira.

            Você criou treta por adicionar uma informação. Além de que, sua resposta que aparentemente VOCÊ acha que não entendi (como se fosse superdifícil) é que foi sarcástica, sinal de quem procurava treta com o autor.

            Passar bem…

          • Yskar

            Apesar de eu gostar muito de Linux e preferir não ter de usar Windows, tenho de assumir que o melhor uso dele é mesmo embended, IOT, routing e servers, desktops não vai rolar pela falta de vários programas proprietários que as pessoas precisam para trabalhar (só quem sabe algum dia se a Microsoft resolver contratar os devs do WINE e resolver fazer o *nix dela que rode programas de Windows).

            Aí acabei deixando meu desktop que é minha plataforma principal de jogos com W10 e meu notebook com Linux, emuladores no Linux não sinto falta graças ao Retroarch e com o Vulkan dominando essa área vou acabar fazendo dualboot em meu desktop por causa do emu de PS3 (provavelmente quando forem fazer os jogos de PS4 rodarem em PC vai ser mais fácil fazer isso num *nix do que no Windows).

        • IRC tem um uso que muita gente acha interessante que é o log. Normalmente o servidor loga tudo o que rola nas salas (os servidores de pr0n e w4rez desativam isso).

          Além disso, tem um certo ar “elitista”: se você REALMENTE precisa de ajuda, você vai acabar tendo que ir no IRC. E lá existem certas normas (nada de “min juda a ser h4x0r”)

          • EmuManíaco

            Eu sei. Galera do irc é basicamente como a galera da antiga. so ajuda quem faz um minimo esforço pra achar algo. saudades desse tempo.

        • OverlordBR

          reddit + telegram e Discord e ainda tem gente perdida no irc?

          Você quer que os outros parem de apreciar vinil só porque existe CD, DVD, streaming de áudio, etc?

          • EmuManíaco

            Eu nao quero nada.

    • Zalla

      vixi, não sei o que é irc a muitos anos…se bobear décadas

    • OverlordBR

      o Discord está substituindo é o IRC que já andava moribundo faz tempo,
      agora muitas das comunidades que ainda estavam por lá estão se mudando
      para o app.

      Então o negócio deve ser bom mesmo…

  • A Microsoft se importa com o Skype da mesma forma que ela se importava com o Windows phone. Espero que o final não seja o mesmo.

    • O melhor meio de comunicação interna!
      Pedir o almoço e perguntar algo pra alguém da outra sala nunca foi tão fácil!

      …é pra isso que uso o Skype, só….

      • Uso o Skype no celular para fazer chamadas para telefones fixos. Por 15 Temers por mês tenho 400 minutos, e o melhor é que a conta pode ser usada simultaneamente em mais de um celular.

      • Eu prefiro o Hangouts, que está presente no celular, no desktop (plugin de navegadores) e no Gmail, tudo ao mesmo tempo e seamless.

        • Fale isso pra quem usa iOS (agência de mídia é uma lavoura de hipster de iPhong), e pra quem tem de usar email da empresa….
          Aqui, só eu que uso Gmail…. também…

        • Eu desistir do Hangouts porque ninguém usa, tenho vários colegas que tem Android e nem sabe que existe o Hangout, pessoa ignora ele, cara instala o whatsapp e só quer usar ele…

          • Então seu ciclo de colegas é bem leigo, provavelmente. A imensa maioria dos meus contatos tem Hangouts, WhatsApp e muitos tem Telegram também.

            Não tem nem cabimento comparar Hangouts com WhatsApp, porque o Hangouts tem muito mais recursos, como compartilhamento de tela, vídeo chamada com trocentas pessoas simultaneamente, chat temporário nas chamadas, vídeo-conferência com opção de ligação para telefone fixo/celular (sem ser VoIP), entre outras coisas.

          • Atualmente só uso o Whatsapp mesmo, como povo que falo não e da área eles não entendem nada, mal sabem usar o Android, preferir unificar tudo no Whatsapp mesmo, e esses recursos eu acho todos inúteis, nunca usei voz ou compartilhamento de tela

            E os que tem hangouts eu mando mensagem no hangouts não responde, mando no Whatsapp responde rapidão….

          • Lui Spin

            Não adianta nós queremos usar o que é melhor. Infelizmente temos que usar o que os outros usam, quando o objetivo de um App é de comunicação.

          • Yskar

            É uma pena que os brasileiros escolheram logo o pior de todos.
            O telegram tem centenas de funções espetaculares, é mais estável, programa para computador que não depende do celular, falta só ter video conferência, mas ainda o povo prefere o Whatslixo.

          • Lui Spin

            Tentei fazer todo mundo que eu mais converso usar o Telegram.

            Minha mãe, meus dois melhores amigos, e minha namorada, eu só conversava pelo Telegram. Se mandava msg no Whats eu respondia pelo Telegram. kk

            Mas depois de um tempo eu desisti de remar contra a maré.

          • Yskar

            Felizmente consegui trazer meus amigos mais próximos e os frequentadores mais assíduos do blog/forum que cuido e um de meus primos pro telegram.

            O que resta é torcer para vir um outro mensageiro melhor e virar modinha (ou o whatslixo acabar proibido por aqui).

          • Lui Spin

            Eu entrava em extase quando o Whats era proibido, só para ver se o Telegram pegava de vez. É infinitamente melhor.

            Mas teve gente que voltou pro Whats tão logo ele voltou a funcionar. Já outros, ficaram sem comunicação mesmo, pq ligação ou SMS não eram opções também.

          • Yskar

            Nem me diga, eu tinha a mesma sensação, uma vez consegui manter minha turma ainda uns 2 meses depois que o Whatsapp voltou, mas não adianta, o povo é acomodado e não curte mudar.

          • Lui Spin

            Fato. Voltam rapidinho pro Whats. Parece que não enxergam que o Telegram é melhor, mesmo usando o app.

            Mas eu continuo com ele instalado aqui. Quem sabe um dia começam a usar.

            É que nem MSN x ICQ. O ICQ tinha muitas funções interessantes, como entrar invisível e ficar visível somente para contatos em específico (era pré configurável, não precisava chamar a pessoa), ou o contrário, ficar invisível para alguns contatos, mas sem dar block. Entre outras coisas. Detalhes que o MSN não tinha. Mas a galera usava só MSN.

          • Yskar

            Mesmo que a maioria não use o telegram eu uso diáriamente, tem grupos excelentes e tem muito material para download (livros, filmes, séries, revistas em quadrinhos, MP3, ROMs, ISOs).

            Azar dos zé manés que só ficam no zapzap, aquela porcaria lá só serve para conversar, nem imaginam o que estão deixando de baixar em seus computadores e celulares.

          • Lui Spin

            São dois app incomparáveis.

          • Jo-On GameZoNn

            msn nao tinha? no msn 2009 se nao me engano, tinha função de entrar invisivel.

          • Lui Spin

            Sim. Aí vc entrava invisível pra todo mundo, e tinha que chamar com quem quisesse conversar.

            No ICQ era personalizável. Vc podia configurar para entrar invisível para todos, menos para alguns selecionados. Ou o contrário.

          • Também não entendo essa preferência pelo WhatsApp. O Telegram é excelente em tudo que se propõe. O lance de canais então é uma sacada muito boa. Ajuda muito no trabalho e na hora de procurar emprego (tem canais de empregos excelentes).

          • Yskar

            Tem canais e grupos de basicamente qualquer coisa que se possa imaginar, estou em um de quadrinhos excelente, fora o de informatica.
            Até o meiobit tem o canal deles, então não preciso usa RSS!

          • OverlordBR

            Telegram é como o OPERA.

          • Yskar

            O que é uma pena, por que o telegram é fantástico (e acho que tem mais público que o opera, especialmente quem curte uma pirataria ou putaria da boa, e mais o Vivaldi é melhor que o Opera, hehehe).

          • Mickey Sigrist

            Também tentei usar o Hangouts quando migrei pro Android e fiquei besta de ver que muita gente sequer sabia do que se tratava. Abandonei porque não tinha com quem conversar :/

          • Jo-On GameZoNn

            vejo lives de videocast no YT e o hangouts é horrivel;. muita perda de qualidade.

        • Paul

          Skype tbm(console, email, Office, plugin do Chrome, desk, tablet e celular), até para smartwatches tem.

    • André Kittler

      E será.
      Diferente do Windows Phone porém a Microsoft tinha um potencial anos na frente de tudo que existia quando comprou o skype. Deixar essa plataforma a porcaria que é hoje necessitou muita dedicação por parte deles.

    • major505

      Pior de tudo foi que conforme as coisas andavam ela tivrou recursos do skype. Hoje na versão nova de linux nem, da mais para compartilhar

      • Rodrigo de Melo

        Na verdade não tiraram recursos da versão do Linux, eles a refizeram como um web wrapper e estão reconstruindo as features aos poucos.

    • Diego Ritzel

      Skype é uma gambiarra que deu certo

    • Pio ♙

      Concordo,véi☹.
      Se a MS se importasse mais com o Skype,hj em dia,o mensageiro deveria brigar nos smartphones,de igual para igual com o WhatsApp_e ele é muito melhor q o WhatsApp.

      • Yskar

        QUALQUER COISA é melhor que o Whatsapp, nem precisa se esforçar muito.
        O absurdo é este trambolho ficar popular.

        • Theuer

          Amém.

        • Pio ♙

          Nisso eu concordo.

    • George Schildth

      No que se refere ao usuário não corporativo, me parece que a Microsoft está e tornando a próxima Yahoo!, ela mesmo cuida de matar os próprios produtos… não é preciso que concorrentes se esforcem para isto.

    • elliot

      A Microsoft soh se interessa em vender word e excel

    • Isaias Freitas

      Tambem acho.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Analisando como acabou o MSN, eu não apostaria minhas fichas no menino Skype…

    • OverlordBR

      Que nada!

      Windows Phone é o futuro!
      No Ano do Linux, ele estará dominando o Android e o iOS!

  • Alvaro Carneiro

    Aí vai a Microsoft compra o Discord e mata o serviço. Enterra junto com o Skype, bem fundo, com pedaços espalhados que é para não ter respawn.

  • André Luiz

    Eu ainda uso o caretão teamspeak pra jogar warthunder.

    Este aspecto adolescente descolado miguxo do discord me afastou dele, não é pra mim

    • Yskar

      Teamspeak sempre vai ser o favorito para juntar 300+ pessoas por causa do canal de voz multiplo e customização.
      O discord é só uma versão menor puxada para comunidade, basicamente ele concorre mais com o Telegram e menos com o Teamspeak.

      • Immotay

        Me explique melhor como o Teamspeak é melhor que o Discord pra juntar X+ pessoas, quando a licença do Teamspeak oferece até 512 slots, e o servidor do Discord oferece inicialmente espaço pra 5000 pessoas online simultaneamente? (que pode ser aumentado entrando em contato com o suporte e pedindo a migração pra um servidor com mais slots, se a sua comunidade for grande o suficiente pra precisar disso)

        A questão de você precisar estar em uma sala de voz pra falar no chat de texto daquela sala no Teamspeak é o que mais me afasta, é ótimo estar conversando por voz em uma sala enquanto posso falar por texto com pessoas que estão em outra sala de voz (ou até mesmo que não estão em nenhuma). Pra grandes comunidades eu acho que o Discord tem tanto potencial (senão mais) que o Teamspeak.

        • Yskar

          A diferença é que no teamspeak você pode estar em mais de uma sala de chat por voz ao mesmo tempo e você pode configurar independentemente um atalho para falar ou mutar cada uma dessas, e você ainda pode fazer broadcast de sua voz para outras salas que só podem ouvir.

          512 slots é pouco para as raids que já participei no archeage, isso não era nem 1/4 da Ally que meu clan era membro.

  • Vin Diesel

    legal esse pensamento de quem arruma uma grana depois de vender algo e ter caixa e folego. o que podemos fazer? mais do mesmo ou algo que supra uma lacuna? sempre que algo vira sucesso eu percebo que foi esse espaço que faltava preencher q fez o App um sucesso.

  • Zalla

    daqui a pouco a noticia, Microsoft compra Discord por X bilhoes de dolares

    • Foi a primeira coisa que pensei…

      • Zalla

        e mata o programa, que nem o Quicken

        • fora que pela amazon o Curse virou twitch e uma plataforma foda de assistir as lives, integrar pessoas e ainda chamada de voz by amazon aws.

    • Yskar

      Não contaria com isso, a Amazon tá adquirindo uma cacetada de coisas relacionadas a games, compraram o Twitch, compraram o Curse (sistema agregador de mods) e não duvido comprarem o Discord na frente da MS.
      Ano passado eles tentaram até comprar A VALVE!

      • Immotay

        Eles compraram o Twitch e o Curse, e agora estão concorrendo diretamente com o Discord. Só que o curse é bem mais bagunçado, há quem goste, mas eu acho que eles estão perdendo feio na briga com o Discord. Acho difícil comprarem, pelo menos a curto/médio prazo

        • Yskar

          Não acho que o Curse e o Discord sejam equivalentes, claro que ambos são mensageiros de texto e voz, mas o foco do “falecido” Curse nunca foi esse, o Discord é muito mais poderoso para comunidades e voice chat, a forma como ele faz é melhor.

          Eu uso ambos e gostei do que ela fez com o Curse, deixou ele bem mais interessante (pena que a parte de mods ficou meio posta de lado, confusa de se achar), e adoraria que a Amazon comprasse o Discord.

    • Commander

      Nem brinca, pra ela acabar com o discord igual faz com td q ela compra 😂😂😂

  • Skype vai virar WhatsApp da MS (com status e tudo)
    Skype for business vai virar Microsoft Teams
    Discord vai ser comprado pela MS…

    FIM.

  • niltonql

    No modelo de negócios do Discord, como eles ganham dinheiro?
    Skype: anúncios e créditos para ligações telefônicas
    Teamspeak: aluguel de servidor
    E o Discord?

    • Da pagina da Wikipedia:

      While the software itself comes at no cost, the developers investigated
      ways to monetize it, with potential options including paid customization
      options such as emoji or stickers.[6]
      In January 2017, the first paid features were released with ‘Discord
      Nitro’. For a monthly subscription fee users can get an animated avatar, use custom emojis across all servers, an increased maximum file size on file uploads (from 8 MB to 50 MB), and a unique profile badge.[18] The developers have claimed that while they will look for ways to monetize the software, it will never lose its core features

  • Pio ♙

    Esse CEO idiota da MS está se concentrando de mais no mercado corporativo e sepultando os demais serviços da empresa😒.Maldito!

    • Benditos indianos LOL

    • Yskar

      Talvez seja melhor cara, a MS fez muita besteira esses anos todos, quem sabe com isso surja alguém que faça as coisas de uma forma melhor para os usuários?

      • Pio ♙

        Qualquer fracasso;seja de qualquer gigante da tecnologia,cara,não garante beneficio algum na vida de ninguém.O Skype é ótimo para os usuários Google;Apple;Amazom;Toyota;etc

        • Yskar

          Não com o histórico de escrotização que a MS tem, quanto menos empresa anticompetitivas predatórias tivermos no mercado, melhor a oferta de soluções.

  • Anayran Pinheiro

    Preferiria muito mais usar o Discord ao Skype no meu trampo, porque pqp! Skype for Business é um lixo muito pior que o skype mesmo!

    • Até que enfim alguém que teve a mesma percepção do que eu referente ao Skype for Business.

    • Zalla

      skype business é ruim mesmo..

    • O Lync é muito bom e útil. Não migramos ainda para o Skype for Business.

    • Humberto Machado

      Aqui já ta migrando para o Skype for Business
      eu arrependo de ter iniciado a migração, mas o povo adorou os ‘emojis que se mexem’ kkk

      • Anayran Pinheiro

        Meus pêsames, mano… Esse skype é um lixo atômico, a praticidade de se integrar ao AD não é compensada pela falta de um app decente para chat (onde já se viu um aplicativo que sequer salva as conversas passadas após reiniciar o pc!).

    • Skype for Business já está sendo migrado para o Microsoft Teams no entanto.

  • Lucas Timm

    Empresas normalmente usam o Skype for Business, que era o antigo Microsoft Lync. Que era péssimo e ficou pior depois do merge/rebrand como Skype for Business.

    Eu fiquei feliz quando a Microsoft comprou o Skype. Saiu um client decente pra Linux, terminou com o antigo Windows Live, etc. Mas hoje ele tá tão grande, pesado e ineficiente que já pede uma substituição. Não duvido que o Skype siga o rumo do Windows Phone em 5 anos.

    • Empresas normalmente usam o Skype for Business […]

      Normalmente onde? Nas últimas 5 empresas que trabalhei, apenas 1 usava Skype for Business e as outras 4 usavam Google Hangouts.

      • O fantástico senhor raposo

        Que bom pq nas que eu trabalhei e empresas clientes nenhuma usava hangouts

    • JN Marcos

      Tás usando o Skype do Windows 10? Que é bem mais leve que aquele do Windows 7?

  • Cesar Osvaldo Müller

    Se o discord não desse tela azul no meu computador….

  • Well Dias

    A pedra no sapato do Skype é a Microsoft.

  • Jhonathan Vieira

    E passei a usar o Discord pela diferença absurda de qualidade nas chamadas e estabilidade. Quando eu ainda usava Velox, a internet oscilava horrores mas as chamadas nunca caíam.

  • Pedro Oliveira

    Triste ver que o saudoso MSN morreu pra isso

    • Yskar

      Pois é, MSN tinha até joguinhos online, eu jogava Damas com minha esposa (na época namorada) com ele.

  • Cocainum

    O chato do Discord é que ele não inicia minimizado. Eu precisei usar uma ferramenta de script para fazer isso.

  • Ainda que o Skype seja a ferramenta campeã no que diz respeito a chats de áudio e vídeo e dificilmente corporações abrirão mão dele […]

    Discord, digo, discordo! O que mais vejo são corporações usando o Google Hangouts (nas 4 últimas empresas que trabalhei o Hangouts é o comunicador padrão).

    Eu particularmente acho o Hangouts muito superior ao Skype, tanto em termos de qualidade de chamada, como facilidade de uso.

    • JN Marcos

      Deve ser questão de números.
      Já eu quanto a uso, tenho outra percepção, que o Skype é melhor que o Hangouts. Quando você fala de facilidade de uso, está levando em consideração o app para Windows 10 ou o tradicional? Que se pode fazer uma chamada com Skype mesmo sem conta? E que está disponível até para Linux (programa)?

      • Falo de ambos. Eu acho a nova interface do Skype muito ruim. Prefiro quando ele era estilo um MSN (lista de contatos e pronto).

        • JN Marcos

          Já acho mais intuitivo e simples agora com o Windows 10. Além do que, como falei acima com as duas últimas perguntas, é mais facilidade. Sem contar que no Skype se pode traduzir conversas.

    • Rodrigo de Melo

      Lembro que quando eu tentei usar o Hangouts em 2014 a qualidade da chamada era lastimável. Usei de novo esse ano e melhorou bastante.
      Facilidade de uso eu já não acho que ele tem muita não. Tive que fazer uma chamada em grupo recentemente e não deu muito certo. Não sei se foi problema no serviço, se foi pq eu criei com uma conta institucional e o povo entrou com conta normal ou eu que fiz algo errado mesmo. Mas tiveram que fazer outra.

      Uma coisa que pesa pra mim quanto ao Hangouts é que eu não gosto de ficar preso num webapp no PC.

  • Tom

    O que eu acho que é o diabo do discord é que ele é muito bom, direto eu fico tempo procurando alguma opção pra descobrir que ela estava na minha frente o tempo todo, estava acostumado com Skype, no discord você pode escolher a qualidade de som do servidor de áudio, configurar o volume mínimo pra abrir o mic, ajustar o volume pra cada participante da chamada, criar invites e esse programa lindo ainda te avisa quando acha que pode ter algum problema com teu hardware de som, Skype, TeamSpeak e todo o resto estão décadas atrás.
    Aliás a versão web funciona tão bem que até surpreende.

    • Yskar

      No discord você pode até criar comunidades como o Telegram e usar bots, é coisa de louco!
      Basicamente você cria uma sala virtual de audio ou texto e pode dizer para o povo entrar nela para fazer reunião ou juntar os broder pra jogar.

  • O Skype já foi bom, mas atualmente a Microsoft está infantilizando o mesmo, tirando todo o tom serio da ferramenta, está ficando uma coisa colorida e ridícula na boa…

  • Carlos Taylor

    Meu Skype é só pra ligar pra fixo e para operadoras que não a minha..

  • Yskar

    A única coisa que é interessante no Skype é o Screen Share, de resto o Discord faz mil vezes melhor e mais conveniente.

    • screen share semana passada foi ativada para todo mundo no discord.ja tinha te dito.

      • Yskar

        o/ eeeee repetaculê!
        Agora o circulo se fecha, pode morrer Skype.

  • Gedson Junior

    Nadella ta fudendo com tudo, se segura aí skype!

  • JN Marcos

    “prover soluções ao usuário final não são prioridade, logo é provável que só incorporem aquilo que for conveniente ao Skype no ponto de vista de negócios, como tradução simultânea ”
    Como se tradução simultânea não fosse muito bom… Mas como tem no Skype, é algo desnecessário.

    E onde ele disse que prover soluções para usuários finais não é prioridade? Só vi dizendo que errou no mobile.

  • Márcio Chaves

    Skype é uma carroça. Está perdendo espaço pro Slack e vai perder pro Discord, com certeza. E já vai tarde.

  • fenixcload

    um detalhe e que os sites de animes também usam Discord como comunicação com os usuários e além dele usam o chatango que possui versão para android

  • ElGloriosoRangerRojo™

    Dizem que o principal motivo que fez a M$ comprar o Skype foi a criptografia que os caras implementaram pra criptografar conversas em texto e chamadas.

    Até que ponto isso é real eu realmente não sei…

  • Commander

    Nao conheço ngm q usa Skype mais, nem instalo isso n PC, ou celular mais…. MS matou o Skype lentamente…. Ateh mesmo em empresas, aos poucos tds foram migrando para serviços melhores enquanto skype parou n tempo ou investiu em coisas q n interessavam ninguém

  • Bruno França

    a pedra no sapato do Skype é a Microsoft hahaha 🙂

    • Yskar

      A pedra no sapato da Microsoft é a Microsoft,

  • Theuer

    É incrível como o Skype involuiu desde de a aquisição pela MS.
    Sério, não deve ter sido fácil nem grátis, estraga-lo ano após ano.

  • Raphael Aracelli

    Não acho q vá demorar pro Discord lançar uma versão corporativa, ou invista em marketing para isso..

  • Rodrigo de Melo

    Eu quero ver o Discord tomando o lugar é do Slack. Detesto usar aquele troço.

    Só precisa adicionar um gerenciamento de arquivos e xablau.

  • Paul

    Eu ñ consigo entender pq as pessoas dizem ”o Skype virou/é uma porcaria atualmente” ”a MS matou o Skype e blábláblá”.
    O quê? O que mudou exatamente? Pra mim o Skype funciona muito bem. Se que, eu tbm achei uma PORCARIA o que eles fizeram com a mudança do design, copiar o Snapchat e tal…
    Pra mim, ainda é o MELHOR VOIP disparado. Acho esse Discord muito desorganizado, pqp.

  • Jo-On GameZoNn

    Skype? MSN era incrivel, prefiro mil vezes o ex MSN, e gosto muito de usar o Discord.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis