FIFA 18 — Review

fifa-18

Quando uma nova versão da sua franquia de futebol preferida é lançada, o que você espera? Um jogo cheio de mudanças ou um que apenas aperfeiçoe o que já te agradava e com uma ou outra inovação para ajudar a manter o “ar de coisa nova” Se a sua resposta foi a segunda opção e você adora os títulos da EA Sports, pode ficar tranquilo, pois é justamente isso o que encontrará no FIFA 18.

Em time que está ganhando…

Eu sei que isso é um tremendo clichê, mas ao jogar a versão deste ano do simulador de futebol da Electronic Arts, a sensação é de que a empresa decidiu apostar naquela velha máxima do futebol. Desde os menus até a própria jogabilidade, a diferença do do jogo para o seu antecessor é até menor do que vimos do FIFA 16 para o FIFA 17 e embora isso possa incomodar algumas pessoas, acho uma decisão acertada. Ao fazer isso o estúdio garante que muitos dos que gostaram do jogo no ano passado também fiquem satisfeitos dessa vez, mas é difícil não sentir que o FIFA 18 parece mais uma atualização do que uma versão inteiramente nova.

Ainda assim, o título consegue trazer algumas sutis mudanças quando se trata das partidas, com a principal delas sendo uma velocidade mais baixa. Isso claramente foi feito para diminuir aquela correria desenfreada que víamos nos jogos anteriores, o que permitia que atletas velozes se destacassem dos demais e fossem muito difíceis de serem parados.

Isso não significa que um Cristiano Ronaldo, um Messi ou um Gareth Bale não costumem levar vantagem sobre as defesas, mas a disparidade diminuiu e agora é mais fácil termos uma equipe que não dependa tanto de velocistas. Por gostar de uma experiência o mais realista possível, prefiro deste jeito, mas entendo aqueles que dizem que o jogo ficou muito lento.

Outra alteração que deverá agradar os mais exigentes é o sistema de passes, que está menos automatizado. Ou seja, agora ficou mais difícil tocar a boa, com o jogo nos obrigando a mirar exatamente para onde querermos que ela vá e apesar disso gerar algumas situações bizarras, torna a jogabilidade um pouco melhor.

Ponto também para as substituições rápidas, que nos permitem trocar jogadores sem precisarmos acessar o menu, ajudando assim a não quebrar o ritmo das partidas.

A pior zaga do mundo(?)

Desde que a série FIFA mudou o sistema de defesa, tornando-a mais manual, temos visto muitas reclamações em relação a fragilidade dessa parte das equipes e nesta edição as críticas tem sido ainda mais fortes. fifa-18-3O problema é que devido a um suposto atraso nas repostas dos controles, que particularmente não senti, tornou-se muito mais comum vermos erros crassos acontecendo quando um time é atacado.

Não que eu me considere o Franco Baresi virtual, mas para mim a defesa do FIFA 18 está até melhor do que nos últimos jogos, ela apenas exige muito mais atenção por parte do jogador e caso um erro seja cometido, realmente será difícil nos recuperarmos. Novamente acredito se tratar de uma questão de gosto, mas a partir do momento em que você “dominar” a mecânica e tiver todo o cuidado do mundo, será um enorme prazer roubar a bola de um supercraque e sair jogando como um verdadeiro zagueiro clássico.

Outra melhoria que notei foi na inteligência artificial dos defensores controlados pelo computador. Nesta versão eles se organizam muito melhor no gramado, cobrindo espaços deixados por outros atletas e tornando bem difícil nos aproximarmos da área. Talvez isso seja fruto da própria maior cadência das partidas, mas sair cara a cara com o goleiro se tornou algo mais raro.

Uma carreira mais robusta

Além é claro das partidas multiplayer, para mim jogos de futebol se resumem aos seus modos carreira e no FIFA 18 ele está ainda melhor. A principal novidade aqui é que as negociações ganharam uma camada de profundidade bem interessante. Isso acontece porque agora, cada vez que você for vender ou comprar um jogador poderá optar por negociar uma séries de aspectos, com a conversa com o outro dirigente acontecendo como se fosse um RPG.

Nelas poderemos escolher o valor que será pago/recebido, o jogador que será envolvido no negócio e até mesmo a porcentagem dos direitos do atleta que ficarão com o vendedor, podendo assim gerar um lucro adicional numa futura venda. Já com o jogador poderemos negociar o tempo de contrato, seu papel no clube e até o valor de luva pela transferência e bônus que ele receberá ao completar certos objetivos.

Além de tornar mais real o cargo de manager num clube, essas mudanças ainda adicionam uma camada de estratégia ao modo, aproximando o Carreira daquilo que encontramos em títulos como o Football Manager. Também gostei muito de as propostas poderem ser feitas e recebidas em qualquer época do ano, embora as transferências evidentemente só ocorram dentro das janelas.

fifa-18-2

O retorno de Alex Hunter

O FIFA 18 ainda traz a segunda temporada do modo A Jornada, onde acompanhamos as aventuras e desventuras de Alex Hunter. Após obter sucesso no início da sua carreira, o jogador tentará alçar voos mais altos, mas é aí que começam os problemas do enredo.

Embora seja compreensível a EA Sports tentar nos conquistar mostrando as dificuldades que um jogador pode enfrentar, é pouco plausível a ideia de uma jovem estrela sair da primeira divisão da Inglaterra para ir jogar num clube dos Estados Unidos, para depois acabar num gigante europeu. Além disso, a falsa liberdade dada pelas opções durante os diálogos incomoda, já que pouco podemos mudar no rumo da história.

Por fim, é extremamente irritante vermos que apenas parte dos diálogos dublados foram localizados, fazendo com que alguns personagens falem em português e outros tenham suas vozes originais em inglês, casos por exemplo do Cristiano Ronaldo e de Rio Ferdinand.

Apresentação (quase) impecável

Mesmo com esse deslize nas dublagens (seria uma questão contratual?), é difícil reclamar da apresentação entregue pelo FIFA 18. Com estádios lindamente recriados, atletas muito parecidos com suas versões reais e no caso da Premier League, da LaLiga Santander e da MLS, até o grafismo empregado imitando o que temos na transmissões oficiais, a sensação a todo momento é de estarmos realmente assistindo uma partida real, com a EA mais uma vez entregando um trabalho sensacional.

O ponto negativo neste sentido é mesmo a terrível narração e comentários presentes na versão brasileira do jogo. A dupla Tiago Leifert e Caio Ribeiro novamente mais estragam do que contribuem para uma boa experiência, sempre fazendo piadinhas sem graça e o pior, fazendo questão de quebrar a quarta parede.

Oras, num jogo que tenta a todo momento se vender como sério, jamais conseguirei entender o estilo deles, que a todo momento deixam claro estarem participando de um jogo. Na minha opinião prejudica isso prejudica muito a imersão e ainda espero que um dia a EA resolva adotar um narrador de verdade, não um jornalista-celebridade.

fifa-18-4

Que país é esse?

Outro problema que a série ainda não conseguiu corrigir foi o das licenças com os jogadores nacionais. Com isso o FIFA 18 repete o que aconteceu com os seus antecessores e não traz os atletas que jogam nos nossos clubes e sem a presença de algumas equipes que estão na primeira divisão, não tem muita graça encarar um campeonato brasileiro desta maneira.

É bem verdade que parte da culpa por isso se deve a falta de uma associação de jogadores minimamente decente no Brasil, mas a EA também não parece muito disposta a se esforçar para resolver o assunto, assim como a Konami tem feito. É uma pena, mas infelizmente não parece haver uma solução a curto prazo para isso.

Vencedor, mas na prorrogação

Pesando os prós e os contras, ainda considero a série FIFA sensacional, conseguindo entregar uma experiência bastante realista e com uma jogabilidade que vem se consolidando a cada ano. Porém, com o FIFA 18 senti que está na hora da EA Sports ousar um pouco, fazer algumas mudanças em sua estrutura para nos passar uma maior sensação de que o próximo capítulo realmente é um jogo novo quando comparado ao antecessor.

Eu não acredito que a franquia esteja ameaçada de perder o seu reinado num curto período, mas também não acho que eles podem relaxar e pensar que vencerão essa disputa com os pés nas costas.


FIFA 18 Launch Commercial | More Than a Game

Relacionados: , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • “Cavalos mais rápidos” costuma ser o lema na EA….

    A propósito: sempre gostei da narração da dupla Leifert/Ribeiro. Isso é um jogo baseado em um jogo. Não precisa se levar a sério o tempo todo.

    • raphs

      Concordo, sempre gostei da narração e acredito que por ser menos formal traz um certo realismo, gosto quando eles citam algum fato que eu desconhecia ou quando fazem alguma brincadeira, isso torna para mim a narração mais humana,é um ponto que acho que pode continuar.

    • Julio da Gaita ✔

      opa, só acho q eles usam bastante coisa do 17, podia ter mais diálogos e acho bem legal a liberdade e as zoeiras com o caio ribeiro, quando se joga muito FUT tem hora q enche o saco a msm gracinha…

  • PAULO TRINITY

    A EA tem q atualizar a dificuldade Lendário. Tá muito fácil. Vc goleia no nível Lendário facilmente, perde a graça e o realismo. Referente a marcação, tem um atraso nas respostas principalmente em lançamentos pelo alto, o jogador fica travado, não corre de imediato. Esse FIFA é só vc tocar a bola rápido q é sucesso.

    • Christian_Silva

      Vc já tentou ajustar os sliders para melhorar as características da CPU (ou piorar as do jogador)? Pode ser uma boa alternativa…

      • PAULO TRINITY

        Boa Christian não tinha pensado nisso. Vou fazer. Vlw…

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Caramba vc deve ser mto bom, pq eu tomo pau se não jogar no profissional, e driblar não é uma coisa que tenho muita facilidade, eu jogo mais o FUT então não posso dizer como é uma partida no lendário jogando com um time muito bom

      • Julio da Gaita ✔

        orra, e tirando o fato de assim como na vida real não consigo driblar os bonecos, mas ja consegui montar um time médio ingles com Kane no ataque, fabregas, lallana, gundogan e klassen no meio…

        Jogando mais no Squad Battle pra pegar o Erikssen também pro meio ficar cavalo…rs

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Meu time é alemão, metade é do Borussia, bom e barato kkk

          • Julio da Gaita ✔

            ahhh… mas os fodão são baratos? aubameyang e os caraio? passa sua gamertag depois amigo ppk

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            dá pra montar um time razoável, aí atacante pego algum alemão ou espanhol, algum com 83 ou 84, dá pra não pagar tão caro, vc joga no PC?

          • Julio da Gaita ✔

            AAAAAAhhhh seu boyola master race…rs

            Jogo no PS4 mesmo, ./ mas qual o overall do teu time?! o meu tá em 82 com o Kane sendo o mais caro acho… já desisti de pegar os Aguero da vida,… Impossibru ./

            Ja ganhei de nego com Pelé, Messi e Neymar no time, cê acredita?! E ja perdi pra um time misto prato / ouro…ksoakosaksokasa

            To tentando melhorar as minhas jogadas no squad battle, muito irregular no temporadas on-line ainda, aquilo é uma loteria, vc pode pegar alguém q ta jogando pela primeira vez como cair com um nego profissa.

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            82 tbem, entrosamento de 100
            O mais caro acho que é o Alexis Sanchez mas ganhei ele num pacote logo que abri o FUT pq já jogava outras versões
            Comecei a jogar agora o squad battles, jogo mais o temporadas single e online, qual sua tática mais usada? Eu uso mais 433 (4) e 433 (2)

          • Julio da Gaita ✔

            HAHa, mesma tática também, nada muito mirabolante taticas personalizadas e o caraio, geralmente concentro os toques pelo meio ou aciono os laterias correrias com +90 de ritmo, mesma coisa com MD e ME e uso sempre MC com +80 de passe e 75+ finalização.

            Então os dibres tão saindo um ou outro, mas é muita coisa pra coordernar, (jogada+toque+passagemdejogador+aproximaçãodazaga+momentoantesedepoisdodibre+dibre+passeoufinalização). Uso mais o toque rápido, virada de bola e de vez em quando uns cruzamentos do baralho quando acerto também…rs

            Mas quando um dibrinho entra tbm, rapaz….rs, o foda é que tem nego que manja dos dibres q fica quase impossível tomar a bola a não ser quando nego empolga e caga.

            Então o foda do squad battle é que demora 1 semana pra ganhar as paradas e sempre fico no Elite 3, 2 semanas seguidas…..

            Mas já tomou umas entradas do baralho jogando off-line na área e não foi nada? agora aperta 2x a pressão ou mesmo o comando do passe na área, PNSfiofó.

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            É tomei penalti só fazendo a pressão, mas sempre distribuí carrinho (meu amigo fala que meu time é concessionária) sem tomar cartão, sou perito nisso, e ainda machuco o adversário

          • Julio da Gaita ✔

            que cuzão… concessionária..ksoaksokas, mas carrinho é complicado se mandar errado você fica com 1 a menos pra marcar, e dependendo do lugar do campo pode tomar no fiofó.

            Mas tô feliz de já ter pego o Keane com fucking 87 de finalização o/ , mas já viu q chute cruzado com finesse é ctz de gol, mas acho q até agora fiz 1 só gol de escanteio e 1 de falta, preciso treinar nos desafios lá, e o dibre como tá?

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            sempre chuto colocado, gol na certa, não sei como a galera marca muito de fora da área mas bem longe mesmo, quase no meio entre área e meio campo, vejo mto nos vídeos, não driblo muito, no máximo seguro R2 L2 para desviar, ou dou um rolinho, gosto de zuar na comemoração, ou cai morto ou dança gangnam style hahahah

          • Julio da Gaita ✔

            to até aprendendo uns dribles de prender a bola e dar uma meia lua, dando uns toquinhos no analogico direito.

            Mas o lance das comemorações comofaz?!

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            tem que ver nos menus lá, o de cair morto acho que é L2 e coloca o R pra esquerda, a dança do cavalinho tem que desbloquear no EAS FC sabe? Acho que é L1 e aperta o R

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            https://www.fifaah.com/news/998--fifa-18-celebrations-list--buttons-tutorial-for-all-fifa-18-new-celebrations-on-ps4,-xbox-one-and-pc.html

  • Ronaldo Giusti

    Alex HuntER.

  • Christian_Silva

    Seria interessante se a EA aumentasse o ciclo de lançamento se ela própria acha que “em time que está ganhando não se mexe”. Claro, tem a questão financeira envolvida, já que enquanto as pessoas comprarem bem essas versões recauchutadas não tem pq parar. No entanto seria mais legal um jogo a cada 2 anos, quem sabe (como a própria EA faz com o Need for Speed (embora a magnitude dos títulos seja diferente)), com atualizações dos times a cada ano. Já desencanei de pegar de cara as versões recentes (ainda mais com EACCESS disponível para quem tem XBOX ONE).

    • PAULO TRINITY

      Concordo plenamente na parte de lançar o jogo de 2 em 2 anos. É vale ressaltar os times brasileiros, é piada o q a EA faz.

      • Como eu disse, o problema maior está nos nossos clubes, não na EA.

        • PAULO TRINITY

          Mas Dori é o seguinte, a Konami valoriza mais nossos clubes, por isso paga mais. Não jogo PES só jogo FIFA desde de 2011. E o ano q a EA realmente investiu no Brasil foi em 2013 no FIFA 14. Saudades…

          • E ainda assim o PES está cheio de times com jogadores fictícios ou sem a aparência real. Sim, a Konami paga mais parra os nossos clubes, mas enquanto não tivermos uma associação de atletas mais eficiente, não criticarei a EA porr não levar o nosso campeonato mais a sério.

    • Heisenbeck

      Concordo, Christian. Mas como você bem disse, enquanto as pessoas continuarem comprando todos os anos (e FIFA sempre está no topo das vendas ano após ano) a EA vai lançar um jogo “recauchutado” de 12 em 12 meses.

      A decisão pessoal que tomei foi de comprar FIFA ano sim, ano não, intercalando com Football Manager, que também é lançado anualmente.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Sempre pego na pre-venda, achei o jogo ótimo, jogo muito o FUT geralmente, achei mais difícil a defesa sim, tem que ficar cercando e não ir pra cima, os gols de fora da área estão muito fáceis e fora da realidade como sempre.
    No geral acho um jogo excelente.
    Preferia a narração do Milton Leite

  • Nathan

    Tiago Leifert e “Caioba” Ribeiro são uma lástima.
    Sempre mudo a narração pro inglês, Martin Tyler é um monstro e os comentários do Alan Smith são muito bacanas.

  • Lucas Frade de Campos

    Não percebi muita diferença, exceto que a inteligência artificial melhorou muito. Está muito mais difícil chegar na área, também notei que a dificuldade nos passes aumentou.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis