Este é o avião mais perigoso da Melhor Coréia

23740_1475676054

Esse é um Antonov AN-2. Voou pela primeira vez em 1947, projeto de Oleg Antonov em pessoa. Leva 12 passageiros, velocidade de cruzeiro de 190 km/h, autonomia de 845 km e um motor. Sim, é um biplano e não ria, é a arma mais perigosa da Melhor Coréia.

Já parou de rir? Ok, eu espero.

A idéia não é usar os Antonovs como caças, nem voar rasante raspando nos inimigos para que eles peguem tétano. Tem a ver com guerra assimétrica. Em um eventual ataque a Melhor Coréia usaria sua frota de 300 AN-2 voando muito baixo, enganando o radar inimigo. Eles levariam soldados de forças especiais (dos quais a Melhor Coréia tem 100 mil) e atacariam de surpresa infraestrutura de energia, telecomunicações, postos de comando e outros.

Um ataque desses implantaria o caos nas forças sul-coreanas, dando espaço para um ataque das unidades principais do Norte. É um bom plano. Mesmo. A ponto de a Coréia do Sul gastar US$ 1,6 bilhão para detê-lo. Esse dinheiro foi para um contrato em 2006 com a Boeing para a produção deste bicho aqui:

republic-of-korea-air-force-rokaf

É um 737 AEW&C Peace Eagle. O contrato na verdade foi para quatro unidades. É um avião-radar e de inteligência eletrônica, o primeiro foi entregue em 2012 e os seguintes um a cada 6 meses. Seu radar é programado para identificar alvos de cima para baixo, formando um cone de detecção que acha qualquer coisa mesmo rente ao chão.

O vídeo de demonstração tem uma vibe bem animê:


Dae young Kim — ROK Air Force Peace Eye 737 AEW&C.wmv

Será o suficiente? A rigor, não. Mesmo com os quatro no ar coordenando ataques as distâncias envolvidas são muito curtas e nem EUA nem aliados tem aviões suficientes para derrubar 300 alvos em alguns minutos. Claro que boa parte não chegaria ao chão, ao menos não inteiros, mas seriam suficientes para gerar muita confusão, e confundir o inimigo é o primeiro passo para a vitória.

82156018_mm00229826

O Grande Líder, na cabine de um AN-2

Não que isso seja possível, a única chance do Grande Líder vencer é baixar uma cópia pirata do Red Dawn e passar no Jornal enquanto aquela tiazona coreana fala da vitória sobre os imperialistas ianques.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples