Segundo analista, Samsung vai embutir leitor de digitais na tela do Galaxy Note9

A Samsung bem que tentou mas não conseguiu: a companhia gastou uma boa grana para que seu departamento de P&D conseguisse desenvolver um display com um leitor de impressões digitais embutido, mas no fim das contas os resultados não foram satisfatórios e o Galaxy Note8 chegou com o sensor na parte traseira mesmo.

Só que de acordo com o analista do mercado asiático de eletrônicos Ming-Chi Kuo, a Samsung já terá superado as dificuldades a tempo de introduzir o recurso no Galaxy Note9.

Segundo informes próximos à Samsung, a companhia sul-coreana não mediu esforços para fazer com que o Galaxy Note8 fosse o primeiro dispositivo Android com um leitor de digitais acondicionado na tela, que eliminaria a necessidade de outro componente na traseira ou na lateral (como a Sony faz), priorizando o espaço da tela Super AMOLED que pôde crescer e aparecer. Ao mesmo tempo a empresa havia fechado o fornecimento de displays OLED para a Apple utilizar no iPhone X, e de acordo com as fontes este também deveria contar com o feature.

No entanto, a grana gasta não trouxe os resultados esperados, há menções referentes a distorções de cores na área em que o sensor ficaria e por conta disso a Samsung desistiu, preferindo seguir a estratégia do Galaxy S8/S8+ no Note8. A Apple por sua vez abriu mão do sensor de vez e investiu pesado no Face ID, de modo a viabilizar autenticação biométrica no iPhone X apenas com reconhecimento facil. E de acordo com rumores a linha iPad Pro será a próxima a receber a novidade.

Se o Face ID se mostrar tão fiável quanto a Apple diz, a maçã terá atingido os meios para abrir mão totalmente do Touch ID e não mais depender da Samsung para fornecer uma tela com um sensor embutido. Por outro lado, de acordo com Kuo isso permitiria que a companhia da Pior Coreia ficasse com a tecnologia para investir em suas próprias soluções unicamente, e ao se focar em um único produto ela seria capaz de sanar todos os problemas da nova tecnologia a tempo da introdução do Galaxy Note9. Seus aparelhos de ponta hoje já usam reconhecimento facial mas convenhamos, ainda não é um recurso perfeito.

Companhias como a parceira sul-coreana BeyondEyes, especializada em biometria e a subsidiária Samsung LSI já forneceram componentes para que a Samsung avalie, e em caso positivo pode ser que vejamos algo realmente novo na próxima geração da linha Note. Claro que é preciso levar tais afirmações como previsões e rumores, logo tudo pode acontecer.

Fonte: Business Insider.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • João Luiz Gomes Silveira

    Viva o sensor de impressão digital, já estava com medo das outras fabricantes quererem pensar apenas em reconhecimento fácil.

  • EmuManíaco

    Queria entender esse fogo no rabo de transformar os celulares em algo de uso inferior só pra agradar meia duzia de macaco que quer apenas novidades mesmo que dane-se a usabilidade. Tela infinita, tela curva dos samsung edge e etc alem de prejudicar a forma de se segurar o celular ainda tornam eles bem mais “quebraveis”. Agora querem retirar o sensor de digital para colocar na tela… Tem coisa mais inutil? Fora que o sensor de digital se for bem planejado como os do novos motorolas podem ser usados como substitutos daquela barra ridicula do android. Espero que nem todas as montadoras caiam nessa e continuem lançando celulares com sensor, tela de no maximo 1080p sem ser infinita e bateria de 5000mah os não símios agradecem.

    • Venho batendo nesta tecla também. Acho um desperdício o Moto G ter leitor de digital mas não ter uma BÚSSOLA ou mesmo um simples LED DE NOTIFICAÇÃO!!!!!!!

      • EmuManíaco

        Cara mais o sensor de digital do moto g pode ser usado pra navegar e sumir com aquela barra tosca do android.

      • Julio da Gaita ✔

        você não gosta mesmo de sensor de digital né amigo…rs

        • Pra mim é uma feature que não agrega. Se eu puder comprar um aparelho sem o sensor e pagar menos, melhor. O que me irrita é a corrida armamentista onde todo mundo inclui a feature, mas tiram coisas muito mais básicas, como uma bússola. O Moto G simplesmente não funciona com apps de mapas por que não tem bússola.

          • LV

            Vc tem celular com sensor de digitais?

          • Não. Mas eu já tive por um curto período. Nunca usei o recurso.

          • Nunca usou por falta de oportunidade ou preguiça, talvez. Não existe facilidade maior do que abrir o app do banco, colocar o dedo no leitor e pronto! Sua conta na tela sem ter digitado nada!
            O que dizer de efetuar compras com PayPal só com a digital?! Praticidade maior não tem também.
            Ou então tirar o celular do bolso e tocar o dedo no sensor que o desbloqueio é instantâneo.

          • Neste caso pode ser útil. Não faço muito uso de apps de bancos.

    • O que ainda me impressiona é que a grande maioria dos usuários comuns acha extremamente necessário o leitor de digital “porque é prático e seguro”. Acho que fazer um desenho rapidamente na tela mais prático que posicionar o dedo da maneira correta no lugar certo. E pra que segurança se todo mundo posta as fotos e conteúdos em todas as redes sociais que existem?

      • Rodrigo M

        Rapaz eu pensava parecido até ter comprado meu Asus com leitor no fundo.
        É muito fácil pegar o celular e desbloquear com uma mão e um único movimento. Pensando em minha experiência não vejo porque colocar este sensor na frente.

        • Julio da Gaita ✔

          na frente na parte inferior fica ótimo, tenta desbloquear teu asus na mesa sem ter q pegar ele na mão.

          • Rodrigo M

            Desbloqueio usando o pin. Mas é bem raro eu desbloquear o aparelho par fazer algo que não precise segurá-lo

            Mas com digital atrás é muito mais prático pegar o celular do bolso e desbloquear com uma mão.

          • Julio da Gaita ✔

            eita, o bom é ter opções né, cada nego acha um jeito melhor…rs

          • Rodrigo M

            Com certeza!

      • Julio da Gaita ✔

        que isso cara, o reconhecimento da digital no meu moto z play que já ta velhinho é quase instantaneo, e fora que qualquer um pode olhar o movimento que você faz e desbloquear teu aparelho.

        Desenho na tela mais prático que sensor digital?! séloko…rs

      • Leitor de digitais ainda tem uma outra praticidade, que é acesso a alguns aplicativos. Os apps de banco suportam em sua grande maioria o acesso a conta bancária apenas com a digital no celular (uso isso o Itau Empresas e Santander), além de usar no PayPal também.

    • Julio da Gaita ✔

      o loco cade o @monkey pra ver isso?!

    • Chuchu Psicótico

      tem público pra tudo, provavelmente o tipo de público que vc se encaixa é menos rentável do que o público q quer todas essas novidades

  • Cocainum

    Biometria em uma tela? Hollywood já faz isso há anos…

  • Bruno Costa

    O sensor sob a tela seria muito legal. Comprei o S8 e estou bem satisfeito, então dá pra esperar tranquilamente uma mudança tecnológica relevante antes de pensar em trocar.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis