BBC está produzindo programas interativos de rádio para Google Home e Amazon Echo

queen-radio-ga-ga

Não, o rádio não vai morrer. A experiência de ouvir música através da frequência modulada, esta sim está com os dias contados, visto que serviços de streaming se tornam cada vez mais viáveis e qualquer um pode atochar seu smartphone com músicas baixadas diretamente da Locadora do Paulo Coelho; já a experiência AM, de programas com locução e conteúdo de qualidade e que migrou para o FM não vai sumir tão cedo.

Vide o Pânico, que embora esteja hoje na TV ainda é um fenômeno de audiência em seu formato original, como programa de rádio. O Mução e suas pegadinhas, que viraram podcast? Mesma coisa, o show permanece sendo retransmitido para inúmeras emissoras afiliadas em todo o país.

O rádio é uma mídia antiga mas extremamente flexível. Não é preciso mais do que uma pedra e um fio de cobre para captar transmissões em AM e no lado das emissoras, o diferencial permanece o mesmo que a TV: quem produz atrações de qualidade permanecerá vivo e com dinheiro no caixa, já os jabazeiros de plantão estão destinados a desaparecer da face da Terra. A BBC sabe disso, sempre haverá público independente de qual dispositivo você utiliza para ouvir seus programas, de um radinho de pilha a smartphones.

E os alto-falantes inteligentes como Google Home, Amazon Echo e cia. limitada também podem ser rádios modernos, bastando apenas uma adequação dos produtos para manter os usuários interessados.

amazon-echo-google-home

A rede britânica está desenvolvendo um programa para os assistentes do Google e Amazon chamado The Inspection Chamber, que nada mais é do que um audio drama interativo (algo como os livros-jogos clássicos de Steve Jackson ou podcasts semellhantes) que narrará uma história e o ouvinte terá que escolher os caminhos que ela seguirá, através dos comandos de voz dos alto-falantes espertos. O projeto é uma parceria da BBC com a companhia de áudio Rosina Sound, e buscou inspiração em games recentes como Papa Sangre e The Stanley Parable.

A BBC informa inclusive que está desenvolvendo uma “engine de história” de modo a permitir que The Inspection Chamber chegue simultaneamente ao Google Home e Amazon Echo no fim do ano, ao mesmo tempo que está de olho no Apple HomePod e nos alto-falantes compatíveis com Cortana; assim, quando esses produtos chegarem ao mercado já serão plenamente compatíveis com sua atração.

Só resta à BBC conferir a receptividade de seus usuários, se estarão dispostos a apreciar um programa de rádio nos moldes de 70-80 anos atrás, com todo mundo em volta do seu alto-falante esperto ouvindo a narrativa e decidindo os rumos da história.

Fonte: BBC.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Roberto

    Eu tenho usado muito o Deezer, que vem junto no meu plano da tim e não desconta da franquia de dados…
    Mas sinto falta de ouvir programas…. entrevistas.. etc..
    Não sei em outros apps, mas se o Deezer abrir canais de stream como se fosse um canal do Youtube, talvez faça sucesso..

    • O Deezer tem uma seção de podcasts.

  • Maom

    Rádio é top. Infelizmente tive que passar a escutar via streaming pois além de ter adotado o fone bluetooth da apple eu mudei pra um android sem radio nativo. Por streaming volta e meia engasga, o som não é tão alto consome mais energia e pular de uma estação pra outra é uma eternidade.
    Como ficar sem saber as ultimas do futebol? Como ficar sem odiar o PT com a espuma raivosa do professor Vila? Como não dar risada com os programas humorísticos? Meu ouvido é velho, escuto as mesmas músicas a décadas e não aguento mais. As musicas novas eu não aguento.

    • Theuer

      E digo mais… Por que raios as super centrais multimídias dos carros novos sintonizam cada vez pior as rádios?!?
      Pô, se não bastasse o som ser uma droga por conta do amplificador Classe D, as rádios ficam falhando conforme se dirige pela cidade.

      • Maom

        Boa pergunta… Só deixo de escutar rádio no carro quando estou na estrada já que as estações mudam tudo pra rádio evangélica quando se sai da região metropolitana de são paulo. Pessoal que mora em cidade pequena realmente deve ter nojo do rádio por isso. Só musica gospel de péssima qualidade e lavagens cerebrais.

  • Cocainum

    – Você está em uma sala escura. É possível ver uma saída ao norte.
    – Pegar lanterna.
    – Você agora está segurando a lanterna.
    – Acender lanterna.
    – Você acendeu a lanterna. A sala foi iluminada. É possível ver uma mesa e sobre ela, um velho livro.

    Estamos voltando aos velhos jogos de aventura, agora narrados e com reconhecimento de voz?

    • Metalmacumba

      logo mais vai virar item pra jogar rpg

      • Theuer

        Pelo jeito, já é!
        E olha… Eu nunca joguei nem tive saco para querer jogar, mas já vi amigos jogando no tempo da escola e parecia bem interessante. Talvez seja um novo mercado surgindo.

  • Anayran Pinheiro

    Para quem não escuta mais rádio, só recomendo uma (que infelizmente não tem mais em Brasília), a Kiss FM. PQP, que rádio com boas músicas e bons programas!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis