Google vai usar o Projeto Loon para restaurar a internet em Porto Rico

project-loon

O furacão Maria arrasou tudo por onde passou, mas nenhum povo sofreu mais com ele do que Porto Rico. O país está em estado de penúria, o ecossistema foi afetado, falta tudo de tudo à população e o governo norte-americano, que administra a ilha como um território não-incorporado não tem ajudado muito.

Os porto-riquenhos estão sem acesso a coisas básicas como água potável, comida, moradia, roupas e energia, e hoje em dia a internet também entra na categoria de itens essenciais: em situações de emergência como desastres naturais a conexão à rede é uma senhora ferramenta para organizar tanto a mobilização da população quando coordenar a ajuda humanitária que está ajudando como pode.

Isso porque atualmente 83% do país está desconectado, conforme ilustra o mapa abaixo. O Maria derrubou boa parte das torres de comunicação e elas ainda não foram reparadas.

puerto-rico-cell-sites-situation

A Alphabet Inc., holding do Google tendo em vista a situação e por possuir uma ferramenta bastante útil para esse tipo de contingência resolveu se mexer, e recebeu autorização da FCC (Federal Communication Commission) para utilizar os balões do Projeto Loon de modo a restaurar a internet de Porto Rico de forma emergencial. Foi fornecida uma licença experimental para a liberação do sinal LTE em parceria com uma empresa de telefonia local para reerguer a rede móvel do país. É similar ao que já foi feito em maio no Peru, em que uma joint com a Telefonica restabeleceu a internet após um período de chuvas torrenciais, que causaram grandes danos.

O Google recentemente desistiu de cobrir o mundo inteiro com seus balões de internet grátis, se focando ao invés isso em levar conexão para quem realmente precisa. A Unidade X utiliza o que aprendeu nesses quatro anos com manobrabilidade para ao invés de oferecer um fluxo constante pelo globo, enviar seus balões no ar a uma região específica que não tem internet e com os equipamentos em terra, habilitar o LTE para os usuários que precisam de verdade. A iniciativa visa não só conectar áreas que sofreram com desastres como Peru e Porto Rico, mas também oferecer internet a lugares remotos que não tem acesso à rede e podem se beneficiar dela em projetos sociais, como o sertão brasileiro. No caso da ilha, o Google irá deslocar 30 balões para restaurar a internet na região.

No entanto nem tudo é festa: no momento a Alphabet enfrenta um processo de uma companhia chamada Space Data, que reverteu uma patente crucial para si e acusa a gigante de roubar sua tecnologia de balões para o fornecimento de internet, algo que ela oferece desde 2004 a clientes corporativos; segundo o processo a holding absorveu seus assets e os vêm usando sem autorização após um processo de compra não concluído, e o imbróglio pode culminar inclusive com o encerramento do projeto do Google. 

Fonte: Reuters.

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Anayran Pinheiro

    Patent trolling atacando de novo, HAHAHAHA!

    Mas boa iniciativa esta do Google, dando mais gás para o americano comum se arrepender de ter votado no Trump XD

    • Ivan

      O que tem a ver o Trump com isso?

      • ochateador

        http://edition.cnn.com/2017/10/03/politics/trump-puerto-rico/index.html

        Tem um link dele na matéria….

        • Dou uma e se for bom dou mais

          tou rindo muito com os caras da CNN querendo dizer que a morte de 16 pessoas é um desastre igual ao do katrina (com mais de 1800) auheuaheuhaeuaehuae essa CNN daqui a pouco vai falar que o Trump é um reptiliano porque viram ele comendo carne!

          • gfg2

            “We have no idea how Trump has been RE-ELECTED”

          • Lucas Timm

            Vai ser exatamente assim…

      • Anayran Pinheiro

        Começa com a pérola falando que o Katrina foi bem pior que o furacão que passou por Porto Rico e que Oklahoma se reergueu em pouco tempo. Só o que o Trump esquece é que somente foi possível por uma massiva ajuda do governo, coisa que o governo dele não tem feito em Porto Rico.

        • Ivan

          Do jeito que falou parecia que a patente troll tinha a ver com o Trump.

      • ricms

        kkkkkk as trumpetes são mais ariscas que os esquerdalhas…

        • Ivan

          pq diz isso?

          • ricms

            pra te incomodar msm.

          • Ivan

            Serto

    • E. Bicalho

      Quem abriu a escotilha do G1!?

      • Anayran Pinheiro

        Wut? Criticar o Trump significa que alguém veio do G1?

        • E. Bicalho

          Não caio nessa… Só leia de novo o seu comentário inicial.

          • Anayran Pinheiro

            Ok champs…

    • Cassio Eskelsen

      Não é Patent Trolling, ao que tudo indica a Google realmente chupou a idéia.
      E isso não seria a primeira vez que aconteceu. O lance da Google vender ads por preços variáveis já foi algo chupado de outra empresa após a Google ter desistido de fazer uma parceria com a empresa copiada. Convenientemente desistiu após conhecer a tecnologia, ter reuniões com os donos da outra empresa, etc

  • Lucas Timm

    O país está em estado de penúria, o ecossistema foi afetado, falta tudo de tudo à população e o governo norte-americano, que administra a ilha como um território não-incorporado não tem ajudado muito.

    Realmente o Trump é um problema. Quisera ele ter ajudado Porto Rico como o Obama ajudou a Louisiana, né?


    https://www.nbcnews.com/news/us-news/president-obama-slammed-failing-visit-louisiana-flood-sites-n633541

    • E desde quando se um politico de esquerda fazer merda serve como álibi para um de direita também fazer, e vice versa?

      • Lucas Timm

        E não escusa mesmo. O problema é chorar por cada respirada errada que o Donald Trump faz como se ninguém tivesse feito antes.

        As pessoas estão idiotas num ponto que estavam culpando a administração Trump até pelos furacões. Sim, tinha gente associando isso a uma “vingança” da mãe natureza (que certamente votou na Hillary Clinton).

        O post fala especificamente sobre o Google usando os projeto Loon para prover internet em Porto Rico. Pergunto: Qual a necessidade de usar isso pra espetar o Donald Trump?

        Sim, o Gogoni é o nosso floquinho de neve de estimação. Mas tá demais, “nénom”?

        • Cassio Eskelsen

          Bom, até ai dias atrás um pastor famoso lá associou o massacre de Las Vegas como sendo algum castigo divino pelo “desrespeito” ao Donald Trump e ao hino nacional.

          Agora, você comparar a inépcia do Trump no caso de Porto Rico com a não visita do Obama à Louisiana mostra que você tem neve na cabeça.

          Conforme seu link, Obama apenas não visitou Lousiana mas determinou ajuda imediata. Trump, ao contrário, demorou dias para reagir e, diferente do que ele fez para a Flórida e Texas, ele demorou dias para suspendender temporariamente o Jones Act. Para quem não sabe o Jones Act impede a navegação de cabotagem feita por navios estrangeiros entre dois portos americanos. Ou melhor, não proibe totalmente, mas encarece substancialmente. Isso atrasou completamente o envio de ajuda para Porto Rico.

          ISso sem contar outros problemas. Trump deixou a FEMA (a “Defesa Civil” deles) sem diretor até junho e por questões políticas vários postos-chave ainda não estão ocupados. Por fim, ele já propôs um corte enorme de recursos para a FEMA no orçamento do ano que vem para poder desviar esses recursos para a construção do murro.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis