O curioso caso da tela secreta do Sonic 3D Blast

sonic-3d-blast

Os games sempre possuíram maneiras inusitadas de nos garantir acesso a macetes, desde códigos mirabolantes até sequências de comandos que deveriam ser realizadas em determinadas telas. Porém, até hoje eu não conhecia nenhum jogo possuia um menu secreto que poderia ser acessado de maneira tão diferente quanto o Sonic 3D Blast.

Desenvolvido pelos ingleses da Traveller’s Tales, o jogo foi lançado para o Mega Drive e para o Sega Saturn lá pela metade da década de 90 e conforme alguns jogadores descobriram recentemente, o método utilizado para disparar o segredo seria batendo ou mexendo no cartucho enquanto ele estiver ligado ao videogame.

Ao ver alguns vídeos de pessoas realizando o procedimento, o fundador do estúdio resolveu explicar porque isso acontece e a história é simplesmente sensacional. De acordo com Jon Burton, esta foi a maneira encontrada por sua equipe para garantir que o jogo passasse pelo processo de certificação imposto pela SEGA na época, uma estratégia que eles já haviam utilizado no Mickey Mania e no jogo do Toy Story.

A princípio os desenvolvedores incluíram um código que fazia com que uma mensagem fosse mostrada sempre que um bug acontecesse. Então o estúdio decidiu ir além, substituindo esta mensagem de erro por uma tela que nos permitisse mudar de estágio.

Ou seja, a gambiarra implementada por eles não passava de uma maneira de esconder algum erro apresentado durante a jogatina e como aquilo tinha funcionado com os outros dois jogos citados anteriormente, o pessoal da Traveller’s Tales optou por continuar por este caminho.

O caso serve para mostrar como as coisas eram muito diferentes há duas décadas, atualmente sendo praticamente impossível pensarmos numa solução como esta e olha que nem me refiro a “sacudir” um jogo comprado digitalmente. Hoje em dia, mesmo com os títulos ainda passando precisando passar pela certificação das fabricantes de consoles, boa parte dos bugs podem ser corrigidos com o lançamento de uma atualização e por isso acho que dificilmente voltaremos a ver histórias tão fantásticas como esta do Sonic 3D Blast.


GameHut — Why does PUNCHING Sonic 3D trigger a Secret Level Select?

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Pedron

    nessa época (anos 90) eu alugava fita do mega drive pra jogar e o sonic 3d blast está entre os alugados… puta jogaço

  • Othermind

    Vixi.. quando criança eu fazia pior… isso pq tinha revista que ensinava… vc tirava o cartucho com o console ligado e enfiava outro jogo.. Nas revistas falava certinho qual jogo tirar e qual colocar.. com a famosa mensagem “não nos responsabilizamos”.. Alias.. por onde anda Baby Betinho? kk

    • Michael Loeps™

      Caraca, e isso pra que ?

      • Othermind

        Bugava o jogo atual, as vezes vc ficava invencível.. mas nas maiorias da vezes dava bugs mesmo.. os sprites da tela mudavam de cor… coisa assim… mas depois de um tempo travava tudo.. acho que quando ia mudar de fazer e o console ia fazer a leitura dai era outro jogo e travava..

    • Christiano Nascimento Amorim

      agora é Vovô Betão.

    • PUTZ….. tamo velho memo….

      • Othermind

        kkkkk das antigas…

    • Allan.’.

      Decepção foi descobrir quem era realmente a Marjorie brós, queria ter desvisto…Não googlem

      • …é…. essa eu já havia visto…. e queimado a retina…

      • cloverfield

        Estou arrependido de não ter escutado seu conselho.

      • Sidart Ferreira

        Na realidade ela não é ninguém, né! Existe é uma pessoa na qual se inspiraram pra fazer a personagem, mas realmente não era ninguém.

  • Gustavo Geremias Ferreira

    Truque velho, quando lançou eu estava jogando com meus primos , alguém em um momento de fúria esmurra o vídeo game (não lembro quem) e aparece a mensagem e a tela de seleção de estágio. A partir desse momento o vídeo game sofreu um bocado até descobrirmos que o segredo era o cartucho. Ainda tentamos o mesmo em vários outros jogos, mas sem sucesso.

  • Gustave Dupré

    Acho que o Sonic the Hedgehog 3 tinha uma opção parecida, só que ela abria um menu com todas as telas.

    • Sidart Ferreira

      Todos os Sonics tinham seleção de fases, mas não desse jeito!!!

  • Germano

    Kraka… preciso testar isso la em casa. Sim, tenho o Mega e o cartucho 🙂

    • SomeReader

      Eu tinha. Acabei dando para um primo meu. (Que depois vendeu, ¬.¬)

      • Danilo

        Eu tb dei o meu mega prum primo mais novo, ele vendeu em 2 meses e ganhou 200 conto. E eu fiquei com cara de otário, pq dei pra ele se divertir e o pivete nao pensou duas vezes antes de passar fogo no mega rs

        Hoje em dia valeria bastante, tinha 5 fitas e dois controles!

        • SomeReader

          🙁

    • Nícolas Wildner

      Será que vão implementar isso no emulador algum dia? Tipo no jogo Pinball Space Cadet que tu podia dar pancada na mesa? Hehehehehehehehe

      • Wagner Felix

        Alguns emuladores tem console de comando, vc pode mandar um comando que no jogo seja interpretado como bug e a tela aparece.

  • Nícolas Wildner

    E tinha aquelas trocas de cartucho que resultavam em “manhas” no Mega Drive. A do Golden Axe + Altered Beast fizemos no vídeo game de um amigo.

    http://www.sega-16.com/2005/12/cart-swapping-tricks-cheating-at-your-own-risk/

    NOTA: Use por sua conta e risco esta técnica de remover cartucho com o console ligado.

  • Lucas Linki

    Eu acho que já fiz isso uma vez. Eu joguei bastante esse jogo, e tenho a impressão de que já vi esta tela azul, mas como eu era muito jovem e não sabia palavra de inglês, não tenho certeza.

  • O maU elementaU

    Ah, bons tempos… <3

  • navossoc

    Cara, eu achei a explicação disso sensacional!
    Transformando possíveis bugs em features 🙂

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis