Meio Bit » Games » O curioso caso da tela secreta do Sonic 3D Blast

O curioso caso da tela secreta do Sonic 3D Blast

Mais de 20 anos depois, desenvolvedor explica porque o Sonic 3D Blast apresenta uma tela de seleção de estágios caso batamos no cartucho enquanto ele estiver ligado no Mega Drive.

6 anos atrás

sonic-3d-blast

Os games sempre possuíram maneiras inusitadas de nos garantir acesso a macetes, desde códigos mirabolantes até sequências de comandos que deveriam ser realizadas em determinadas telas. Porém, até hoje eu não conhecia nenhum jogo possuia um menu secreto que poderia ser acessado de maneira tão diferente quanto o Sonic 3D Blast.

Desenvolvido pelos ingleses da Traveller's Tales, o jogo foi lançado para o Mega Drive e para o Sega Saturn lá pela metade da década de 90 e conforme alguns jogadores descobriram recentemente, o método utilizado para disparar o segredo seria batendo ou mexendo no cartucho enquanto ele estiver ligado ao videogame.

Ao ver alguns vídeos de pessoas realizando o procedimento, o fundador do estúdio resolveu explicar porque isso acontece e a história é simplesmente sensacional. De acordo com Jon Burton, esta foi a maneira encontrada por sua equipe para garantir que o jogo passasse pelo processo de certificação imposto pela SEGA na época, uma estratégia que eles já haviam utilizado no Mickey Mania e no jogo do Toy Story.

A princípio os desenvolvedores incluíram um código que fazia com que uma mensagem fosse mostrada sempre que um bug acontecesse. Então o estúdio decidiu ir além, substituindo esta mensagem de erro por uma tela que nos permitisse mudar de estágio.

Ou seja, a gambiarra implementada por eles não passava de uma maneira de esconder algum erro apresentado durante a jogatina e como aquilo tinha funcionado com os outros dois jogos citados anteriormente, o pessoal da Traveller's Tales optou por continuar por este caminho.

O caso serve para mostrar como as coisas eram muito diferentes há duas décadas, atualmente sendo praticamente impossível pensarmos numa solução como esta e olha que nem me refiro a “sacudir” um jogo comprado digitalmente. Hoje em dia, mesmo com os títulos ainda passando precisando passar pela certificação das fabricantes de consoles, boa parte dos bugs podem ser corrigidos com o lançamento de uma atualização e por isso acho que dificilmente voltaremos a ver histórias tão fantásticas como esta do Sonic 3D Blast.


GameHut — Why does PUNCHING Sonic 3D trigger a Secret Level Select?

relacionados


Comentários