Criando e gerenciando predefinições no Lightroom

Eu nunca gostei muito de edição de imagem. Como todo fotógrafo da antiga o meu barato é fotografar e não editar. E por conta disso, na minha concepção, todo problema da foto deve ser resolvido na hora da fotografia. Conheço muita gente que prefere resolver os problemas na hora da edição, mas é um tempo que eu não quero perder na frente do computador. Quando comecei a migrar do filme fotográfico para o digital, o photoshop era uma necessidade. Era um mundo novo, pois agora eu era responsável pelo trabalho do laboratório fotográfico. Para falar a verdade eu nunca me adaptei totalmente ao programa.

Depois, a Adobe teve a incrível ideia de lançar um programa específico para fotógrafos (já que o photoshop é uma ferramenta de design com algumas funcionalidades voltadas para a fotografia). O Lightroom se encaixou direitinho no fluxo de trabalho da fotografia, pois ele criava a possibilidade de economizar tempo. E tempo é importante para o fotógrafo profissional. Ele é muito mais intuitivo do que o Photoshop e possui ferramentas poderosas.

O vídeo abaixo foi resultado dos questionamentos de uma aluna. Ela estava lendo o texto de um fotógrafo e ele falava muito em presets para o lightroom. Ela não sabia o que era isso e me perguntou. Foi nesse momento que me lembrei da deficiência da maioria dos profissionais que ensinam a manipular programas de edição de imagem. Eles estão tão avançados no conhecimento que as vezes se esquecem de explicar as coisas mais simples. Me lembro de minha primeira aula de photoshop quando o instrutor falou para turma que para começar a edição era necessário duplicar a camada. Levantei a mão e perguntei como fazia isso. Ele me olhou como se eu fosse um alienígena.

No vídeo abaixo você vai aprender a criar, importar e exportar predefinições (presets) do Lightroom. Qualquer dúvida sobre fotografia pode ser enviada via comentários ou pelo e-mail [email protected]


Gilson Lorenti — Como importar e criar Predefinições no Lightroom

Relacionados: , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Parabéns por mais essa aula, Glson!
    Rapaz, um curiosidade, você conhece algum software open source que possa substituir o lightroom? Não a nível profissional, claro, mas para um fotografo amador que não quer desembolsar um rim para uma coisa que não lhe trará retorno financeiro (pelo menos por enquanto… kkk), e que também não quer recorrer a Paulo Coelho SoftwareHouse

    • Reinaldo Matos

      Bom… Meu hobby é desenho e não fotografia.
      Alguns amigos que trabalham com fotos, usam como alternativa o RawTherapee.

      Dá uma olhada se vale a pena.

      http://rawtherapee.com/

    • Marcello Fim

      Amigo, a Adobe oferece um plano com Photoshop e Lightroom por meros 35 Reais/mês. Software legal e plenamente funcional.

      • É um preço legal, não sabia que eles estavam vendendo este “Combo”… eu conhecia os planos individuais de 75 reais…vou dar uma olhada depois.. claro que se tiver um free pra quem não tem retorno financeiro com isso, como o que o Reinaldo sugeriu, é até interessante, também.

        Obrigado pela dica!

      • Reinaldo Matos

        Pena que eles só tem um plano para fotógrafos…

        Se eles tivessem um plano para quem trabalha com desenho (Photoshop + Illustrator) com certeza eu assinaria.

  • Gilson, me tire uma dúvida: dá pra fazer LUT no Lightroom?
    Faço no Photoshop mas cara, não fica exatamente legal nos vídeos depois… ao menos fazer as correções no Lightroom (que teimo em não usar) é bem mais fácil e bem melhor…

    • Gilson Lorenti Fotografia

      rapaz, a última vez que vi sobre o assunto eram necessários plugins de terceiros para fazer isso, mas é viável.

      • Vixe, mais complicado então…
        No Photoshop é só exportar uma Adjustment Layer como LUT e importar nativamente no Premiere…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis