Versão do Hawken para PC terá servidores desligados

Apresentado ao mundo em 2011, o jogo Hawken imediatamente chamou a atenção de muita gente. Descrito pelos seus criadores como o melhor jogo de mechs já feito, ele prometia gráficos belíssimos e um nível de imersão impressionante. Algum tempo depois veio a informação de que o jogo seria distribuído gratuitamente e começaram ali as preocupações.

Após passar por um período de testes, a criação da Adhesive Games acabou não chamando tanto a atenção quanto poderia e mesmo sua chegada ao Steam não foi suficiente para fazer com que o título se tornasse popular. Depois de um longo hiato, em 2015 o Hawken passou a ser controlado pela Reloaded Games e apesar de versões para o PlayStation 4 e Xbox One terem sido lançadas um ano depois, raramente vimos notícias sobre ele.

Porém, este cenário mudou nas últimas horas, já que através de uma mensagem publicada no Facebook o estúdio informou que a partir de janeiro do ano que vem pelo menos a versão para PC do Hawken deixará de existir.

Tem sido uma incrível jornada desde a introdução do Hawken no Steam, lá em 2014. O sucesso do jogo tem sido grande por causa do suporte de vocês. A comunidade do Hawken foi o pilar desta franquia sempre em evolução. Após três ótimos anos, desligaremos os servidores do PC para reorientarmos nossos esforços de desenvolvimento. O jogo para PC será oficialmente removido no dia 2 de janeiro de 2018 e todos os DLCs e conteúdos compráveis se tornarão indisponíveis hoje.

Portanto, aparentemente aqueles que jogam nos consoles da Sony e da Microsoft não serão afetados, pelo menos não num primeiro momento. A expectativa passa então a ser para que a desenvolvedora realmente tenha tomado esta decisão para focar naquelas plataformas que ainda lhe dão algum lucro, mas tenho minhas dúvidas se isso acontecerá.

Eu gostaria muito de saber como anda o desempenho comercial do Hawken nos videogames, se por lá ele ainda consegue atrair um número considerável de pessoas, pois no PC a coisa andava bem feia. Para ter uma ideia, saiba que nos últimos 30 dias a média de pessoas jogando consecutivamente ficou em apenas 86, número que definitivamente é muito baixo para um título voltado para o multiplayer e que depende das microtransações para sobreviver.

Acho uma pena ver um jogo tão promissor como este não ter conseguido entregar aquilo que esperávamos, mas a indústria está tão cheia de casos assim, que nem posso dizer que foi uma surpresa.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples