17 anos depois, Allegiance chega gratuitamente ao Steam

allegiance

Ao longo dos anos várias empresas tentaram misturar gêneros bem diferentes em suas criações e apesar de boa parte desses experimentos não terem dado muito certo, alguns conseguiram mostrar que era possível agradar públicos variados. Um deles foi o Allegiance, título multiplayer que podia ser descrito como um misto de jogo de estratégia em tempo real com tiro em primeira ou terceira pessoa.

Desenvolvido pela Microsoft Research, ele foi lançado no ano 2000 e um dos seus principais destaque era nos colocar no campo de batalha a bordo tanto de enormes espaçonaves, mas também de outras onde só cabiam uma pessoa. As equipes então contavam com um comandante, que ficava responsável por tomar decisões táticas e até investir no desenvolvimento de tecnologias ou bases.

Apesar de ter sido muito bem avaliado na época pela crítica especializada, o seu desempenho comercial daquele game muito fraco e infelizmente os servidores do Allegiance funcionaram apenas até 2002. Mesmo assim foi criada uma comunidade bastante ativa em relação ao jogo, até que em 2004 a Microsoft decidiu liberar o seu código-fonte.

Desde então um grupo de voluntários tem se dedicado a manter o jogo funcionando e evoluindo, e para fazer com que ele se tornasse ainda mais acessível, os envolvidos no projeto conseguiram fazer com que o título fosse disponibilizado pelo Steam. Com o nome de Microsoft Allegiance, agora todos que quiserem conhecer esse clássico cult precisarão apenas visitar a página no serviço da Valve e fazer o download.

Como nunca cheguei a jogar o original, esta seria uma boa oportunidade para lhe dar uma chance. Porém, relatos de que este é um jogo bastante complexo acabaram me desanimando, ainda mais por se tratar de algo voltado exclusivamente para o multiplayer.

De qualquer forma, a notícia deve ser comemorada e ela ainda me fez pensar que este é o tipo de mistura que poderia ser utilizada mais vezes. Imagine por exemplo um jogo que funcionasse como uma fusão de um Total War com For Honor, ou então um Command & Conquer com CoD: Modern Warfare. Acho que poderia ser bem divertido.


SteamTrailers — Microsoft Allegiance Trailer (Free to Play)

Relacionados: , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    Caralho, pensei que tinham esquecido dele…Saudades dessa joça! E sim, ele é complicado e lento, mas é gratificante ficar destruindo os mineradores dos inimigos, ou soltar uma bomba na base deles…

  • Nícolas Wildner

    O Fallout também tava free neste Sábado na Steam 🙂

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis