Getty Images proíbe fotos de modelos “Photoshopadas” por conta de legislação francesa

Esse é um caso interessante. Vamos pensar. A maior parte das fotografias utilizadas em publicidade sofrem uma enorme carga de edição de imagem na pós-produção. Mas, isso não é de hoje. Desde que a fotografia surgiu existem maneiras de adulterar e modificar as imagens para que elas se encaixem às necessidades publicitárias. Tanto que a maior parte da ferramentas básicas do Photoshop foram inspiradas em ferramentas existentes nos laboratórios de revelação fotográfica. Porém, a meu ver, as coisas atingiram níveis absurdos. Já participei de alguns cursos de edição onde o profissional (famoso) mostrava algumas fotos que foram capas de revista comparando o antes e o depois da edição. A pessoa que surge na foto finalizada, muitas vezes, não possui nenhuma semelhança com a pessoa de verdade. Deixa de ser foto para se transformar em ilustração. Se você não acredita, então é só lembrar do caso Suzana Vieira.

suzana-vieira-photoshop-634x439

Por conta dessa realidade, e do fato de adolescentes estarem se espelhando em um padrão de beleza que só existe no mundo dos pixels, alguns países do mundo evoluído começaram a pensar em leis que tem por objetivo avisar às pessoas quais fotos possuem manipulação e quais não possuem. Pode parecer frescura, mas é um caso de saúde pública. A bulimia é real e um problema muito grave.

Pois agora estamos vendo alguns efeitos práticos. No dia 01 de outubro entra em vigor, na França, a legislação que obriga qualquer peça publicitária a avisar ao consumidor quais fotos possuem intervenção via software para diminuição de peso (qualquer imagem de pessoa que possuir diminuição de medidas) ou aumento de atributos (como seios e nádegas). Quem infringir a lei estará sujeito a multas de até € 37.500. Infelizmente a lei não pegou pesado com outros atributos e pensou apenas na questão do peso. Você ainda pode mudar a forma do nariz, olhos, cor do cabelo ou deixar a pele com aparência de veludo. Se a legislação fosse abrangente neste nível iria inviabilizar totalmente a publicidade da indústria dos cosméticos.

O primeiro efeito da legislação francesa é que a Getty Images enviou um e-mail para todos os seus colaboradores dizendo que imagens que contenham as edições que a lei francesa está proibindo não serão mais aceitas no portfólio da empresa e nem no iStock.

getty-images-photoshop-634x681

Como o e-mail foi enviado para todos os colaboradores, a lei francesa afetou a política mundial da empresa. Ou seja, independente da imagem ser vendida ou não para a frança, eles proibiram todo o envio de fotos com as alterações proibidas em todo o serviço. Eles também não avisaram o que vai acontecer com as fotos que já estão no acervo e violam a nova regra. Lembrando que o Getty Images possui mais de 80 milhões de fotos em seus arquivos.

Sinceramente, essa lei é necessária simplesmente pelo fato de pessoas não conseguirem identificar o que é realidade e o que é fantasia no mundo da fotografia publicitária. Nós que trabalhamos com fotografia conseguimos identificar uma foto manipulada no primeiro olhar. Mas, existem pessoas que realmente acreditam que a Suzana Vieira possuí o corpo representado na foto acima. Essas pessoas precisam ser avisadas que o mundo é cruel e a perfeição não existe.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples