Presidente da Sony diz que mercado de portáteis é limitado

vita

Durante muito tempo o fraco desempenho do PlayStation Vita fez com que acreditássemos que a Sony não lançaria um novo portátil, mas com o recente sucesso do Switch, alguns mais otimistas voltaram a ter esperança de que isso poderia acontecer.

No entanto, ao conceder uma entrevista recentemente, o presidente da Sony Interactive Entertainment falou sobre o aparelho da Nintendo e deixou claro que a chance de eles seguirem por este caminho é muito pequena.

O dispositivo da Nintendo é um híbrido e esta é uma abordagem e uma estratégia diferente,” afirmou Andrew House. “Não vemos isso como uma grande oportunidade de mercado. A experiência com o Vita foi que fora do Japão e da Ásia não existiu uma grande demanda. A mudança no estilo de vida para o predomínio dos smartphones como dispositivo principal que sempre está com você foi um fator determinante.

Já em relação ao Switch ser um potencial concorrente ao PlayStation 4, House disse não acreditar que isso acontecerá, pois até o momento o desempenho do videogame da Nintendo não impactou as vendas do seu produto. Para o executivo, o lançamento do Switch tem funcionado mais como uma adição ao mercado.

Mas voltando à questão dos portáteis, é interessante notarmos que enquanto a Sony segue batendo na tecla de que esse tipo de videogame sucumbiu diante dos smartphones, a Nintendo continua vendendo muitos 3DS e não há como negar que boa parte do sucesso do Switch se deve justamente à sua portabilidade.

Sendo assim, acho que o mais correto não seria dizer que não existe demanda por portáteis, mas sim que não existe demanda por portáteis que não sejam feitos por outra empresa que não a BigN. Sem falar que com o Switch a Nintendo conseguiu abraçar duas frentes e pelo menos por enquanto o resultado tem sido muito bom.

Quanto a um PS Vita 2 ou PSP 2, realmente parece pouquíssimo provável que um dia veremos algo assim, infelizmente.

Fonte: Bloomberrg.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Meganegão

    A Sony sabe o que é enfrentar a Nintendo no território dela. As pessoas não querem só um portátil, querem um Nintendo.

    • EmuManíaco

      Vc diz as pessoas e eu digo que apenas os otakus e tarados. Pq vai gostar de portatil lixo… Ultimo portatil decente da nintendo foi o GBA.

      • Meganegão

        Então a maioria que compra portáteis é otaku ou tarado. A Nintendo já criou está percepção, falou de portátil a pessoa lembra de Nintendo, junte isso ao insucesso do Vita, olha a barreira psicológica no consumidor.

        • EmuManíaco

          mano o psp vendeu quase o mesmo que o ps3. aonde isso é limitação? o vita mesmo a sony fazendo o impossivel pra matar o console segue vendendo e tendo novos jogos e qualidade.

          • Julio da Gaita ✔

            não vejo e nunca vi esse sucesso todo de vendas do PS Vita, alias me ofereceram um essa semana por 400 temers ou em jogos de PS4.

            É desse VITA que tá falando msm bróder?!

          • EmuManíaco

            tu acha wii por 25o reais. isso quer dizer que o console que vendeu 15o milhoes de unidades nao foin sucesso?

          • Julio da Gaita ✔

            broder estamos falando de epocas diferentes não é mesmo?!

          • Heisenbeck

            Eu ainda tenho e jogo o Vita até hoje, companheiro fiel nas diversas viagens que faço.

          • Wall_Kinho

            Não, mas aí são áreas diferentes. PSP vendeu muito sim, mas em comparação com o seu rival, o portatio da N, não foi essas vendas todas.

          • Julio da Gaita ✔

            opa, outra época também o PSP, qualquer análise sem levar em conta a data de lançamento, o mercado de portáteis naquele momento chega a ser preguiçosa ou burrice mesmo.

          • Wall_Kinho

            Exatamente.

          • Pedro Calumbi

            comparar a biblioteca de jogos do psp com a do vita chega a ser sacanagem tb. pra mim a diferença entre os portateis da sony e da nintendo são os jogos exclusivos q o vita praticamente não tem nenhum

          • EmuManíaco

            O 3ds basicamente vendeu o mesmo que o psp e é considerado sucesso. perverter o motivo de vender pra chegar a uma base não é correcto

          • Meganegão

            A questão da venda é relativa, frente a concorrente, é o principal, tá dando lucro ou o custo tá maior que a receita? Se eu começar a vender um portátil com o poder de um Xbox 360 por 10 dólares e uma vasta biblioteca de ótimos jogos exclusivos a 10 dólares também, certamente será o mais vendido de todos os tempos, mas um prejuízo gigantesco também.

          • EmuManíaco

            A questão é que o vita nunca custou pouco e sempre teve um puta suporte.

          • Meganegão

            E mesmo assim não chegou a 1/4 da venda do seu concorrente.
            Suporte é caro, a Sony não anda bem, ultimamente o que tem segurado as contas é a divisão dos consoles, então eles vão sair de qualquer mercado muito arriscado.

          • Rafael Luis

            Sensores de câmeras mandou um abraço pra empresa que vai mal das pernas!

      • Pra que esse ódio grtuito. Já não basta o jonscravit no IGN Brasil ser um hater, agora vem tu indiretamente tentar ofender quem gosta dos portáteis da Nintendo? E porra mano…. o 3DS tem uma biblioteca gigante que agrada quase todos os públicos. Quem tem um 3DS / DS e gosta não tem porquê não investir no Switch – a não ser que a biblioteca de jogos desse definhe e morra.

        • EmuManíaco

          ódio? Não leu que eu elogiei os portates da nintendo até o GBA?
          o DS e o 3DS pra mim são puro LIXO. Tem uma biblioteca enorme sim de jogos, feios , com resolução porca e modelagem bosta. A maior parte dos jogos de 3ds tem basicamente o mesmo visual.

          • Julio Verner

            Fora a palidez da tela, o touch ridículo e sisteminha que vou te contar, só podia ser Nintendo.

          • EmuManíaco

            3ds ter touch capacitativo, resolução inferior ao psp e etc é de cair o cu da bunda. Mas o pior mesmo são os jogos que deveriam ser algo entre psp e ps2 e em sua maioria é jogo feito com 3ds nivel ps1 melhorado.

    • Pedro

      PSP foi o melhor emulador portátil que já vi

      • Jhony Felipe

        concordo, igual o psp nao há

      • Julio Verner

        Só perde pro Vita… hehehe

    • Julio Verner

      Então sou ser único, odeio portáteis Nintendo depois do GBA… A merda começou no SP… Depois é avalanche de merda… Mas criança adora brincar com merda mesmo…

  • EmuManíaco

    Muito limitado. Por isso o Vita + 3ds venderam juntos cem milhoes de unidades e por isso que o switch vende bem pra kct.

  • Inquisidor

    jogos de portateis são bons e sempre terão meu amor, poiis são muito melhores que joguinhos caça niqueis de celular, jogos de celular tem varias barreiras invisiveis para te fazer gastar dinheiro, exemplo : aquele rpgêzinho massa com muito potencial, ai vc ta jogando e para entrar na proxima dungeon precisa de 3 cristais, e para gerar 3 cristais vc tem que esperar 30 minutos, ou comprar um pack de 2000 cristais por 5 trumps, ai vc prescisa dar upgrade num boneco, para dar upgrade vc prescisa de 10 moedas que talvez caiam de chefe final da dungeon, só cai uma por vez, ou claro vc compra 10000 moedas por 15 trumps, tem tando joguinho legal que vira lixo por causa disso, pq não coloca um preço no jogo em vez de ficar com fake-free? eu pagaria 10-15 reais no jogo se não tivesse essas putagens nele, por essas e outras meu 3ds/ds e psp juntos devem ter umas 4k+ horas de uso juntos

    • EmuManíaco

      Atualmente jogo muito mais em portateis que em outras plataformas. As vezes acho que o pessoa que joga é meio retardado como O PC masterrace gamer. Tem uma galera que se sente ofendida quando digo que jogar no mid e em 72OP me satisfaz e que a experiencia não deve la em muita coisa pra alguem que joga em 4k no ultra high.

      • SignaPoenae

        Cara, quando disse em um “site de tecnologia” que não conseguia me divertir jogando no pc, e que comprei um ps4 pra isso, foi a mesma coisa que eu tivesse entrado em uma igreja e espancado o padre enquanto gritava o nome de satanás.

        Nunca fui tão linchado textualmente, não importando o argumento que usasse em favor da minha diversão ser maior com um ps4 do que um pc, que desse conta de segurar os caras.

        • EmuManíaco

          não faz sentido cara. pc é muito chato de configurar.

      • Cezar Fialho

        Fico puto com esse povo dos 4k, pra comecar a maioria nao tem uma tv/monitor grande o bastante pra ver a diferença.e oq mais incomoda é fato que mta gente desmerece jogos bom pelos gráficos mais fracos e favorece jogos ruim por gráficos bons

    • EmuManíaco

      As pessoas parecem estar mais interessadas em @e-penis do que em se divertir.

    • Macedo

      Já jogou Crowntakers?

  • Germano

    Então provem a teoria deles lançando jogos para smartphones oras…. quando sai um God of War?

    • Julio Verner

      Com um bom smart você o roda via RetroArch… hehe

  • Felipe Lino

    Resumindo : A Sony n vai dizer que não quer competir com a Nintendo, pq sabe que vai perder de novo, então ela inventa essa desculpa de Smartphone.

    • Maom

      Ou pode estar fazendo um portátil cheio de “specs” e quer fazer sigilo pra não aparecer uma MS oferecendo um mesmo tipo de produto.

      • Felipe Lino

        Eu quero um novo portátil da Sony. Então não custa nada sonhar, tomara! Hehe.

        • Jhony Felipe

          cara eu tbm queria, mais agora to sismado pq eles abandonaram o vita, cara eles nem precisam lançar outro portátil, se lançarem uns jogos de peso pro vita ele revivera com tudo

    • Sony cagou no PS Vita e no mercado mobile. Esses caras atualmente não manjam nada de produtos portáteis que agradem os consumidores.

      • Felipe Lino

        A sei la cara. Vai de gosto. Eu adoro Xperia, sempre tive.

        • Julio Verner

          Tenho Xperia desde o Neo… Virou uma bela merda faz tempo, tenho pq sempre tem um trouxa que pagou mais de mil vendendo por menos de 500…
          Mas portátil sem botão físico é um mero lixo.

  • Maom

    Duvido que se fizerem um “psvita” com capacidade de rodar toda, exatamente toda a biblioteca do ps3 se não iria vender feito água. O vita era bom, só naufragou pq prometeu ser um ps3 de bolso e nem um ps2 chegou a ser. Só tinham Jrpgs de qualidade. Aumenta um pouco a tela e melhora a ergonomia dos controles sem se preocupar em aumentar o console afinal o switch é muito maior e vc não vê ninguém reclamando. Achar que alguém iria carregar um vita ou 3ds no bolso é forçar a barra.
    UM jogo que esta a uns 3 anos na lista dos 10 mais vendidos todo mês, o GTA5, coloca ele num portátil pro pessoal jogar online de onde estiver e é só contar a moedas.

    • EmuManíaco

      Nem um Ps2 chegou a ser? Como assim? não entendi a comparação. PS: O vita segue vendendo bem, pode não ser um fenomeno de vendas mas ainda assim vende muito bem.

      • Maom

        Não pq não tinha a biblioteca do ps2. Eu comprei achando que iria jogar gta san andreas, pes, grand turismo, MGS, etc… E na apresentação mostravam um Uncharted com graficos semelhantes de um ps3… Mas os jogos não vieram e o que veio era um jogo “tipo” uncharted com outra engine, limitado etc… Um console não é nada sem jogos. O Psvita é muito melhor console que o 3ds, mas apanhou feio pq não tinha jogos. Isso, pelo menos no resto do mundo fora do Japão. Por lá ambos fizeram e ainda fazem bastante sucesso.

        • Cezar Fialho

          Concordo totalmente, quando lançou eu não tinha dinheiro, mas sempre tive vontade de ter um, mas com o tempo vendo q não chega jogo novo nem que fosse remate do ps2(só isso já valeria a pena) acabei desistindo de comprar. Nao gosto do 3ds e graças a política little n, nao posso compra um switch pq ela simplesmente abandonou o Brasil entao comprar um switch dia so for de cabeça.

          • Julio Verner

            Só comprei o Vita quando saiu o desbloqueio… Hardware maravilhoso, só de um ano pra cá dado a devida atenção…

    • Pablo Lukan

      Ta rolando rumor que o GTAV vai sair pro Switch!

      • Maom

        Deus abençoe esses rumores!!!

        • Pablo Lukan

          Vamos esperar.

  • Fernando Silva

    hehe

  • Cocainum

    “Presidente da Sony diz que mercado de portáteis é limitado”

    E a Nintendo agradece…

    • Julio da Gaita ✔

      limitado pra eles né pcro… rs, bem complicado concorrer com a Nintendo nesse nicho. Eu msm já tive x1 e agora to com ps4, mas se o switch der uma abaixada eu pego .)

  • Bruno

    Eu fiz errado. Vou assumir? Lógico que não, vou jogar a culpa no mercado.

  • Terra Nova

    O problema do Vita é o preço… todo o seu ecossistema é caro (produção de jogos, fabricação, acessórios e etc…).

    Na época do seu lançamento o preço para se produzir um jogo de VITA era o mesmo produzir para o PS3 que já tinha um publico enorme estabelecido… agora te pergunto: que produtora em sã consciência vai investir nisso? era caro e não tinha retorno certo.

    E o Vita ficou preso em seu próprio Loop… não vende porque não tem jogo, não tem jogo porque e caro de se produzir… etc… como se resolve isso? A Sony tinha que banca o VITA e produzir System Selles que justificassem a sua compra, como a Nintendo fez no lançamento do 3DS que foi difícil mas…. teve uma reação rápida da Nintendo corte de preço e jogos Fist mensais.

  • doorspaulo

    O problema da Sony com o PSP/Vita foi sua biblioteca.

    Não tinha nenhum jogo que fazia você “nossa, preciso comprar esse console!”.

    A Nintendo faz isso com Pokémon nos portáteis, e com Mario/Zelda nos consoles de mesa. A demanda do Swich vai justamente nisso aí, um Zelda/Mario portátil e de qualidade.

    • Cezar Fialho

      Mano fodasse exclusivo, o vita nao tinha jogo em geral, ele tinha jogo excluido isso sim

  • Ednei P. de Melo

    Queria mesmo um portátil nos moldes do nVidia Shield… &;-D

  • Cezar Fialho

    Claro ps vita é caro e tem pouco jogo, nao to falando de exclusivo to falando em quantidade total. Fida nao ter concorrência não gosto do 3ds(da Nintendo gosto) gostaria de ter um vita, mas biblioteca é decepcionante. Com um anúncio desse vai cair mais ainda a venda, se é que ainda vende

  • Julio Verner

    PSP2 é o Vita, simples assim. Só ver qualquer arquivo interno… E deve ser por falta de demanda que o Aliexpress tem milhares de portáteis Android/Win… Sony sendo o lixo que é, normal.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis