iPhone 8 Plus possui a melhor câmera entre os smartphones — segundo o DxOMark

As câmeras compactas estão mortas, vida longa aos smartphones. Hoje todo mundo produz fotografia (qualidade é outra conversa). Nossos smartphones se transformaram em olhos da memória e responsáveis pelo registro de tudo o que acontece em nosso dia a dia. Por um lado nunca se registrou tanto a história da vida das pessoas, e por outra nunca vimos tantas fotos esquisitas. Mas isso é história para outro texto.

Quando os primeiros telefones começaram a produzir fotos eu bradei que um celular nunca poderia substituir uma câmera fotográfica de verdade. Me estrepei. Hoje temos vários smartphones que conseguem produzir fotografia com uma qualidade aceitável e com recursos interessantes. Ainda existem alguns equipamentos terríveis nessa área, mas os celulares topo de linha conseguem fazer um serviço muito bacana.

Acreditando na popularidade desses equipamentos para fotografia, o DxOMark (site de análise de câmeras e lentes) começou a fazer a análise dos smartphones quanto à qualidade da câmera e montaram uma lista com os melhores aparelhos. Nessa semana o site atualizou a classificação dos smartphones adicionando o iPhone 8 e iPhone 8 Plus. O resultado é que houve uma dança das cadeiras nas primeiras colocações.

Agora o iPhone 8 Plus possui a melhor câmera que já foi analisada pelo site (com classificação de 94), seguido de perto pelo iPhone 8 (classificação 92). O Google Pixel, que era o antigo líder, agora está em terceiro lugar com a pontuação 90. Segundo o DxOMark:

No geral, o Apple iPhone 8 Plus é uma excelente escolha para as necessidades de quase todos os fotógrafos de smartphones. Está no topo de nossas tabelas de pontuação em quase todas as categorias — e, em particular, seu software avançado permite que ele faça um incrível trabalho de captura de cenas de alta dinâmica e imagens em que possa reconhecer rostos”.

Do ponto de vista negativo, o aparelho ainda apresenta alguns problemas de foco automático e em relação à representação de cores com iluminação artificial. Mas, tudo dentro do normal. Outra mudança que o aparelho da Apple trouxe foi a criação  de duas novas categorias de análise. Agora os smartphones também serão analisados dentro da qualidade de imagem Zoom e qualidade Bokeh. As duas câmeras do iPhone 8 Plus são equipadas com um sensor CMOS BSI de 12 megapixels. A câmera grande angular possui abertura de f/1,8 e a câmera tele foto uma abertura em f/2,8.

Agora fica a dúvida sobre quanto tempo o aparelho vai ficar nessa posição. Muitos afirmam que o novo iPhone X possuí características bem melhores. Mas, deve demorar um pouco para uma nova análise do site.

Fonte: Dpreview

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Wellington Carlos

    Uma lista bem desatualizada por sinal…

    • Gustavo Rotondo

      A metodologia deles foi mudada tem pouco tempo. Estão refazendo os testes

      • Rick

        Se alteraram a metodologia tem que fazer uma lista apartada e não juntar na mesma lista celulares avaliados com metodologias diferentes.

        • Theuer

          Exatamente.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      infelizmente, testes como os deles levam muito tempo para serem feitos. Eles também dependem de terem acesso aos aparelhos e, por fim, é uma lista dos melhores e não dos mais novos.

      • Rmavalli

        Atualmente eu diria que nem dos melhores, porque mudaram a metodologia e não criaram uma lista nova, ou seja, o teste do Pixel não foi igual ao do iPhone 8, quem garante que um deles não foi privilegiado por isso.

        • Maom

          Pois é, a lista dos melhores aí está errada. No mesmo site deles entrei para ver a colocação do meu atual (galaxy s8) por curiosidade, ele marca 88 pontos igual iphone 7 plus mas não aparece na lista. Essa lista não faz muito sentido.

          • Rmavalli

            Até ontem sei que eles não tinham testado o S8 ainda. Talvez colocaram 88 pontos com base no que dizem por ai… O ultimo da linha Galaxy que foi testado era o S6.

          • Maom

            https://uploads.disquscdn.com/images/d4f45e548fdf829dd447684504430adc0e6df9f330f992a0df6b5277c7965a93.png
            Como vc pode ver pelo endereço no navegador, é essa a avaliação do galaxy s8.
            Basta vc clicar na lupinha ali no canto e escrever o celular que vc deseja saber… Eles avaliaram muita coisa. Descobri que esse rank deles é com base nos antigos vencedores por exemplo no período tal foi o pixel então ele segue na lista, no período tal foi o galaxy s6 então ele está ali. Hj mesmo com celulares melhores a lista mantem os antigos campeões como um hall da fama. kkkk Mas dá pra ver que um mísero iphone 4s detém pontuação melhor que o lendário nokia 808 no fim da lista.

          • Rmavalli

            Putz, que forma tosca de criar uma lista em hahaha. Mas de qualquer forma, acho muito errado isso de incluir “Zoom” e “Bokeh” nos testes de celular que possuem apenas uma câmera. Seria melhor criar uma lista pra celular com duas câmeras e outra pra celular com uma só.

          • Maom

            Tb vi isso. Acho nada a ver tb. Zoom e Bokeh estão mais para features do que a qualidade da camera em si na minha opinião. Deveria ser um dado analisado mas não entrar pro score do aparelho. Mas como falei antes, minha percepção pra uma foto ultra boa e uma boa foto é zero… qualquer coisa acima de 70 pontos deles eu já acho que está ótima pra mim kkk. Mas é divertido ver o povo se matando por esses números.

          • Rmavalli

            Não acho que o bokeh seja só uma feature, como ele é obtido não só por meio das duas câmeras (+software), até poderia ser um ponto a se analisar, mas mesmo assim, de forma diferente em celular dual camera e single. Os celulares que possuem sensores da Sony com lentes com grandes aberturas (f/1.6, f/1.7) também conseguem um bokeh razoável dependendo da foto, mesmo com uma câmera só. Em muitos casos, até mais condizente com a realidade do que em um com duas câmeras.

          • OverlordBR

            Não acho que o bokeh seja só uma feature, como ele é obtido não só por
            meio das duas câmeras (+software), até poderia ser um ponto a se
            analisar, mas mesmo assim, de forma diferente em celular dual camera e
            single.

            Hein?
            Isto seria uma distorção!

            Analisar o mesmo ponto (no caso, “bokeh”) com metodologias diferentes só porque o celular possui dual ou single camera distorce os resultados em favor de quem tem apenas single.

            Se o celular é single camera e, oferece algo no estilo “bokeh”, que seja avaliado como os dual!

            É a mesma coisa que avaliar uma Ferrari e um Jeep em uma estrada de terra com metodologias diferentes: os dois andam em estrada de terra… mas sabemos bem quem possui uma perfomance melhor.

          • Rmavalli

            A questão é que no caso dos dual, o bokeh é criado a partir de software, que monta 2 fotos em uma. No caso dos single, depende do tamanho do sensor e da abertura da lente, além da distância que o objeto principal se encontra da câmera e do segundo plano.

            Existem situações que o single não irá gerar bokeh, seja porque o primeiro plano está muito longe da câmera, ou porque o plano principal está mais perto do segundo plano.

            Por isso precisariam de metodologias diferentes, no caso dos dual camera, basta ativar o modo, que ele vai identificar onde é o primeiro plano, e todo o resto ficará “borrado”.

          • Maom

            Mas continuo pensando que é uma feature da câmera e não deveria ser usado para a contagem geral de pontos subjetivos deles. kkk
            Seria como colocar no comparativo quem tem os melhores filtros pra fotos, afinal todo celular hj em dia tem filtros. Ou qual faz o melhor vídeo com AR.
            A avaliação tem que ser feita sempre no modo automático da câmera. Usar o bokeh é necessário ativar ele e sair do modo automático padrão para o modo “retrato” ou sei lá como chama nas outras marcas. Mas enfim, as fotos são boas demais hj em dia. Comprar uma câmera específica é hj inimaginável pra mim, e comprar um ou outro smartphone por conta da câmera ser melhor ou pior… A “pior” já é boa demais pra minha amadora percepção.

          • Theuer

            Então cara, “features” precisam ser separadas.
            Hoje a moda é o uso de duas câmeras, se amanhã tirarem completamente o filtro IR da câmera para ela ter aquele NightShot® horroroso das Sony antigas, isso deve ser considerado “Feature” e ser separado sob pena de, mesmo a câmera sendo inferior à outras, ter mais pontos por gravar em 0 LUX.
            Não concorda?

          • Theuer

            Tenho certeza que tenho um print da lista “verdadeira” pré-applemoney em algum lugar.
            Te ajudarei nessa.

          • Theuer
        • Theuer

          Tipo todos iPhones que ganharam 2 pontos em relação a lista antiga…

      • Maom

        E vi em guerrinhas de fanboyolas por aí que existem críticas ao método de pontuação dando mais valor a certos aspectos em contrapartida a outros além de eles sempre usarem a versão do celular recém lançado sem nenhuma atualização.
        Um dia vc poderia fazer um especial sobre isso. Sobre os aspectos avaliados por eles e fazer aquela crítica pessoal que o povo adora reclamar. Seria uma matéria com muitos views e flames pode apostar kkkk
        Afinal o que leio por aí são opiniões de especialistas de internet (fanboys), sim essa raça formidável que sabe de tudo. Então seria legal a opinião de um profissional.
        E se precisar de uma força eu ajudo a jogar gasolina nos comentários.

        • OverlordBR

          Guerrinha entre gente imbecil que ficou brabinha porque seu celular, que há anos estava no topo, agora perdeu posições.

          Engraçado, a tal Dxomark, considerada há anos como tão séria e honesta agora, em apenas um ranking, é defenestrada.

          Eu adoro ver as discussões sobre os fanboys da Samsung e Apple… às vezes até entro nelas para trollar. É sensacional!

          • Maom

            Sendo que esses que discutem só tiram fotos quadradas e com filtros cafonas do instagram e snap.

      • Theuer

        Gilson, acho que vale um update na matéria explicando e demonstrando a indignação de usuários, que assim como eu, sempre acreditaram na seriedade do Dxomark e o usaram como referência séria na avaliação de lentes para fotografia e cinema, mas estranhamente apagou o rank que nunca teve um iPhone no topo e começou uma “nova metodologia” que além de subir as notas dos iPhones, não os compara com S7, S8 e outro HTC que estavam acima dos iPhones no Rank antigo.
        Tudo isso na semana de lançamento do iPhone, claro!

    • Theuer

      Pelo contrário, eles magicamente zeraram a lista na semana de lançamento dos iPhones (que NUNCA estiveram no topo) e começaram essa lista nova onde o Samsung mais atual testado é o S6!
      Mágico®

  • Nada ainda batei a captação de áudio da Nokia…

    Mas tive a mesma reação do Gilson quando iniciaram a inclusão do acessório nos celulares, mas aí começaram os smartphones (meu Nokia 5800 deu o start pra eu mudar de idéia), e a GoPro (hardware pequeno, um passo pra enfiarem isso num celular!)…

    …mordi a testa bonito.

    Levando em consideração os últimos contatos com point-and-shoot que tive (meados de 2011), a câmera mais chulé de smartphone hoje em dia (dou o exemplo do meu Redmi X4) me oferece resultamos melhores…

    Vamos largar de ser velhos e resistentes à tecnologia e aceitar o inevitável: vamos reclamar da estagnação das câmeras profissionais…. afinal, velhos têm de reclamar de algo, sempre.

  • … post errado :/

  • Maom

    Acho que na minha percepção , qualquer coisa que marque acima de 50 pontos no rank já é ótima pra mim. Não tiro fotos pra instagram me facebook se não qualquer coisa acima de 30 já era ótimo. Mas tenho uma foto do meu filho tirada pelo meu antigo Galaxy S4. A foto virou um quadro de 1,2 m por 0,9 e a qualidade é impressionante. Tudo bem que a foto era à luz do dia num ambiente externo, mas os detalhes, as cores, a definição ficaram profissionais na foto que tirei no modo automático.
    Hj tenho o S8 e na boa não vejo como esse celular 6 anos mais novo pode fazer uma foto mais bonita que aquela. Pra mim tanto faz.
    Mas parabéns aos envolvidos! kkkk

    • Maom

      Por curiosidade fui verificar a pontuação dos meus antigos celulares.
      Iphone 4s 72 pontos
      Galaxy S4 75 pontos
      Xperia Z1 76 pontos
      Xperia z3 79 pontos
      Galaxy S8 88 pontos
      Surface phone x86 100 pontos, >:)

      Então, reavaliando minha opinião… Qualquer celular com camera acima de 70 pontos está bom pra mim.
      https://uploads.disquscdn.com/images/c386a71af330931f88e354bcb5b0263bc3eaad912657edfdc54e78af68848cbd.png

      • Danilo

        Na boa, o Galaxy S4 arrebenta o Z3 em qualidade de câmera, eu sei pq… EU TENHO OS DOIS aqui!
        Troquei o S4 pelo Z3 e a primeira coisa que percebi era que a camera era sensivelmente pior.

        • Maom

          Tb acho. Tive s4 Z1 e Z3. Mas a tela brilhante e linda de amoled da Samsung ajuda na percepção tb.

      • Posso viver com esses 88 pontos aí. 😉

  • To nem aí 😎🍺

    É interessante ver o velho Nokia 808 com Symbian aparecendo no ranking

    • EmuManíaco

      o sistema é o de menos. 48 megapixel ne velho

      • Maom

        Fala isso pra tekpix e seus 12 mega pixels iguais do iphone 8! kkkkk

      • To nem aí 😎🍺

        O sistema não é o de menos , não se esqueça do pós processamento.

        • EmuManíaco

          vc nao entendeu. o que eu falei que se um iphone da epoca tivesse a mesma qualidade de camera tbm se sairia bem

          • To nem aí 😎🍺

            Não tão bem

  • Daniel Tiecher

    Eu particularmente não sou fã da metodologia de análise do DxOMark pois eles passam a ideia de serem algo objetivo com essas pontuações, quando na verdade boa parte dos resultados de testes fotográficos são subjetivos.

    E digo isso sendo fã da Apple, pra mim essas pontuações “pseudo-científicas” para algo que é bastante subjetivo so serve para fomentar as flamewars entre fanboys. Fora a zona da pontuação, as análises deles são no geral bem competentes.

  • Angelo Vale

    Eu usei a camera do Iphone 7 e mesmo com ISO baixo o ruido é bastante perceptivel. Ainda nao tive tempo de verificar a fidelidade de cores e a faixa dinamica.

    • Zalla

      uma vez estavamos em um restaurante e lado a lado tiramos duas fotos, uma com o iphone 7 e outra com meu note 4 (véião), ambas no automático…a do iphone ficou horrível…a do note 4 ficou passável

  • Firmo

    Bla, bla, bla, bla, bla…

  • OverlordBR

    A Apple cumpriu a obrigação em 2 ponto: câmera e desempenho.

    Na câmera, apesar do mimimimi, estão aparecendo os resultados!
    E olha que NEM TESTARAM A CÂMERA DO IPHONE X ainda…

    No desempenho, o A11 Bionic sodomizou o S8 e o Note 8, tornando a relação custo-benefício destes dois celulares beeeeeeeeeem menos atraente.

  • Christian Oliveira

    Qualquer aparelho com nota acima de 80 é ótimo para fotos que são possíveis com celular, de resto é a competência de quem esta produzindo a foto.

  • Zalla

    como duas cameras iguais podem ter pontuações direrentes??? o tamanho da tela influencia? e cade o S8 na lista???

  • Theuer

    Se alguém quiser ver o topo da lista “verdadeira” antes dos “novos” métodos que aumentaram as notas de iPhones e tiraram telefones como S7… Aqui está:
    https://uploads.disquscdn.com/images/2b07f632e43be413d267bc6599ed6d1673f6d1d395d38ba0f0eed481ee3633a6.png

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis