Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Apple troca motor de busca da Siri: sai Bing, entra Google Search

Apple troca motor de busca da Siri: sai Bing, entra Google Search

Perdeu, Microsoft: a Apple une forças mais uma vez com o Google e Bing deixa de ser o motor de busca padrão da Siri e Spotlight, dando lugar ao Google Search.

6 anos e meio atrás

siri

Ao que tudo indica Google e Apple reforçaram mais uma vez seus laços de amizade, para completo desgosto da Microsoft: aproveitando o lançamento do macOS High Sierra nesta segunda-feira (25) a maçã trocou o motor de busca tanto da Siri quanto do Spotlight, do Bing para o Google Search.

Em outros tempos Google e Apple foram grandes parceiras, mas a necessidade da segunda em contar com suas próprias soluções a fez abrir mão do Google Maps em prol de seu próprio serviço de navegação. A princípio os resultados foram menos do que ideias, contrariando o mantra da companhia "experiência de uso em primeiro lugar" talhado na pedra por Steve Jobs. Por essas e outras o Google Search nunca foi completamente preterido por Cupertino em favor do Bing da Microsoft, mas isso não a impediu de trocar um pelo outro esperando pela reação óbvia de Mountain View: abrir a carteira e pagar US$ 1 bilhão para continuar sendo o motor padrão. Posteriormente o rumor foi revelado e o valor bateu certinho.

Mais recentemente a Apple teria abusado, principalmente por seus dispositivos responderem por metade das buscas do Search o valor teria triplicado, e ao que tudo indica o Google vai pagar (se já não o fez). Por outro lado o Bing permanecia fornecendo resultados de buscas à assistente Siri no iOS e ao Spotlight no macOS, só que isso mudou.

Usuários perceberam que ambos começaram a retornar resultados do Google Search nesta segunda-feira, ao que um porta-voz da Apple confirmou como "permitir que Siri e Spotlight ofereçam uma experiência de busca consistente com o padrão presente no Safari". Resumindo, em prol da experiência de uso (e alguns tostões a mais) a Apple mudou de parceria e os usuários terão resultados mais concretos e precisos. Embora o Bing seja muito bom, ele ainda fica aquém da precisão do motor da concorrente.

Quem não deve ter gostado dessa situação foi a Microsoft: com essa última atualização o Bing perde a última instância padrão que possuía nos sistemas da Apple e pior, o HomePod já chegará às casas dos compradores conectado ao Google Search. Vantagem para o Google, que agora contará com dois hubs inteligentes utilizando seu motor de busca.

O que o dinheiro não faz...

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários