Novo console promete rodar CDs de PS1, Neo Geo, DOS e outros

seedi

O mercado está cheio de consoles que foram criados para reproduzir jogos de aparelhos antigos, mas normalmente eles são voltados para videogames que usavam cartuchos. Então, como ficam os fãs que gostariam de aproveitar os games que possuem em CDs? Pois é aí que entra o Seedi Retro Gaming System, console que promete rodar discos de vários clássicos.

Buscando seu financiamento coletivo através do site Indiegogo, o aparelho rodará jogos de PlayStation, DOS, Neo Geo CD, Sega CD e TurboGrafx CD. Além disso, seus criadores ainda afirmam que ROMs de diversas outras plataformas serão aceitas pela máquina e se o jogador quiser aproveitar cartuchos de Mega Drive e Game Boy, poderá usar um adaptador para isso.

Com as modernas TVs e os consoles envelhecendo, muitas vezes você precisa re-comprar versões digitais dos clássicos, baixar backups, consertar sistemas quebrados ou fazer o upscale do sinal de vídeo,” explica a página do projeto. “O Seedi cuida dessas coisas chatas e lhe permite voltar a colecionar, trocar e aproveitar os jogos originais.

Conforme explica os idealizadores do console retrô, ele trará um programa de código aberto que ficará responsável por emular os sistemas necessários para reproduzir os CDs ou mesmo as ROMs. Ou seja, no fundo será apenas um emulador dentro de uma caixa bacaninha. Para muitos isso é um grande problema, quase uma ofensa, mas pensando na ideia de ter vários videogames num único aparelho, não vejo como um ponto negativo.

O que deverá afastar muitos interessados é o fato de precisarmos contribuir com pelo menos US$ 110 para garantir uma unidade. O valor é bem superior a o que gastaríamos para montar um multisistema usando por exemplo um Raspberry Pi, mas precisamos levar em consideração que este é um produto que virá pronto e que obviamente nos permitiria aproveitar os CDs que já temos.

Para mim, o grande problema do Seedi Retro Gaming System é o valor que ele chegaria custando por aqui, além da dificuldade que temos em encontrar jogos antigos por preços razoáveis. Por isso, se estivesse no primeiro mundo eu provavelmente investiria no crowdfunding deste aparelho, mas como eu precisarei de uma pequena fortuna para ter um aqui no Brasil, deixarei passar a oportunidade.


Seedi System — Seedi Crowdfunding Video

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Provavelmente é um Raspberry Pi 3 com um drive de CD e um sistema linux no estilo RetroPie.

    Sinceramente, não vejo muito sentido nesses retro-consoles tudo em um. Se não é pra usar o console verdadeiro, tirando a “praticidade”, é o mesmo que ter uma pá de emuladores no PC.

    Se é pra investir uma grana em retrogaming sou mais da ideia de console original + cartucho estilo Everdrive. É mais caro, mas é a experiência real. Senão, eu fico com o ZSNES que eu já usava lá nos anos 90 e é de graça.

    • O sentido é simplificar a vida e organizar a sala de quem quer jogar. Imagina no lugar de montar, atualizar, compilar, testar, limpar, trocar peças velhas de tudo isso que você citou, o cara simplesmente compra um “tudo em um” bem simples e funcional.

  • Davos, o lord cebolito!

    Vai fazer uma grana, pois o usuário médio de PC não sabe nem configurar as opções do controlador nos emuladores da vida. De resto, passável!

    • Boa parte dos emuladores tem uma péssima usabilidade. O emulador ePSXe precisa ser fechado e aberto novamente para mexer nas configurações ou trocar de jogo. o NullDC (dreamcast) também precisa fechar e abrir. O Zsnes parou no tempo e não aceita controles do xbox. Os do saturn não abrem imagem, precisando do disco ou deamon tools. E por aí vai.

      • EmuManíaco

        Amigo quem parou no tempo foi vc. Está usando emuladores de baixa accuracy, cheios de hack ou praticamente legados. Dreamcast use o demul, SNES o higan e pra emulação prática de Saturn o bizhawk. Ps1 use o mednafen

        • Daniel Belini

          Fale mais sobre esses emuladores, principalmente esse de Saturno

          • Só digo que o mednafen é por linha de comando, tipo o mame. Mas eu que parei no tempo, segundo nosso amigo.

          • Germano

            Sem assumir lados, não diria que qualquer um parou no tempo alem de mim mesmo – como fiz. Mas humildemente discordo quando diz que boa parte dos emuladores tem pessima usabilidade – e só. Tá, muitos tem, principalmente doq falou das citações do outro – linha de comando, etc – que admito me falta conhecimento para endossar ou refutar. Mas a historia não para ai, pois muitos tambem tem boa usabilidade. Os emuladores de Android por exemplo, a maior dificuldade que acho que um leigo teria em usar varios deles seria em baixar a rom – portanto estou falando de leigo total. Agora, se formos cruzar usabilidade e acuracia, ai ja esta acima do meu nivel…. eu jogo jogos velhos varias vezes, muitas vezes emulados. Pego os emuladores recomendados nos sites onde pego as roms, oq nao sei se e bom ou ruim. Portanto estou muito longe do nivel de um “emu maníaco” 🙂 , ou do seu.
            Por fim agradeço, mesmo, os esclarecimentos adicionais – aos dois.

          • A usabilidade é diferente da qualidade da emulação. Tem emuladores novos que são excelentes no quesito acurácia. Mas é um parto fazer eles funcionar. O higen/bsnes sequer aceitava jogos zipados, por exemplo. Não sei como está hoje.

            Os do android são muito fáceis de usar e tenho muitos, inclusive comprei vários. Uma pena eles não terem versão para pc, pois são extremamente práticos e funcionais.

            Para o PC, uma exceção é o PPSSPP (emulador do PSP). É impressionante o nível de qualidade e facilidade de usar. Tem até interface gráfica interna exibindo os jogos e totalmente navegável com o controle. O Dolphin é muito bom também. Dos antigos tem o VBA que gosto muito.

          • EmuManíaco

            Android tem muito emulador ruim. A maioria deles pagos. Como o nes.emu e outros.emu do mesmo babaca.

          • EmuManíaco

            O mame não é por linha de comandos tem é tempo. O mednafen pode ser usado via bizhawk, retroarch e outras Gui facilmente. A questão é vc não está interessado uma boa emulação e sim em jogar da forma mais fácil possível. Se for assim melhor usar o happychick

          • EmuManíaco

            O que vc quer saber exatamente?

        • Germano

          Kraka…. nao sei dele mas tou vendo que *eu* certamente parei no tempo. 🙂 Ainda nao tinha ouvido falar de nenhum desses ai. ZSnes eu ate sabia ser antigo pois faz tempo troquei pelo snes9x.
          Hei… que foruns/sites de emulacao tu recomenda?

          • EmuManíaco

            Basicamente hoje apenas o Reddit. Emulation e emudev

        • Rodrigo

          Hahahaha, eu sou mais um que parei no tempo! Jovem, valeu pelas recomendações!

        • O maU elementaU

          Tu e o cara

        • O higan é pesado demais para rodar games que o snes9x tira de letra. O mednafen é por linha de comando e não tenho mais saco pra lidar com isso. O demul não aceita carregar as imagens gdi/cdi, sendo menos prático por causa disso. Eu sei do que estou falando. É justamente desses emuladores burocráticos que não tenho mais saco.

          • EmuManíaco

            O higan é pesado mas emula bem melhor que o 9x, além de ser possível escolher rodar em 3 perfis diferentes de performance. O mednafen puder ser usado via retroarch, bizhawk e várias outras opções. O demul não tem burocracia nenhuma è ao usar as imagens corretas. Emuladores evoluem, formas de dump TB.

          • Por que evolução é parar de dar suporte a uma forma de dump? o velho ePSXe suporta iso/bin/pbp/cd/bin-cue/img, mas os novos emuladores não podem? Pra mim é ponto negativo. Até porque temos que ficar procurando as dumps “corretas”, e nem sempre achamos.

            A emulação do snes9x pra mim é ótima. Lembro que na época que testei, o higan engasgava com filtros de imagem. De que adianta emular com perfeição se fica mais lento? Ficar mais lento tira pontos de perfeição pra mim.

            O retroarch eu já tentei usar mais de uma vez e não me agradou. A emulação dele não atingia os 60fps para GBA, e algumas plataformas não funcionavam. Como falei, é burocrático de usar.

          • Guilherme

            Caramba, essa história de dump é pura verdade. Pra quê parar de suportar dumps antigas? Se bem que não sei a diferença entre uma dumb melhor ou pior…

          • EmuManíaco

            Geralmente pq os sumos foram feitos errados e sendo assim podem conter glitches, problema de performance e etc… Vide os terríveis dumps antigos de Dreamcast.

          • EmuManíaco

            Se seu propósito não é uma emulação cada vez mais perfeita e não tem interesse em preservação do software da forma que ele foi produzido está correto. Mas os programadores e a galera que contribui e não quer só uma forma fácil de piratear pensa diferente.

        • Em todas as pesquisas de emulação de Saturn que fiz esses tempos, nunca vi informações sobre o bizhawk. De qualquer forma vou dar uma olhada nele.

          • Yskar

            Eu substituí basicamente tudo pelo Retroarch e bizhawk, são ótimos!

            Retroarch + Emulation station já pré configurado ou a distro RetroZil então nem se fala, excelente interface e usabildiade.

          • baixar pré-configurado parece ser a chave. Não faz sentido cada usuário fazer os mesmos passos sempre do zero.

          • Yskar

            Sim, inclusive já tem algumas distribuições Linux que funcionam em live boot como um tipo de substituto para quem quer usar o notebook ligado na TV como um tipo de raspberry rodando retroarch.

          • EmuManíaco

            Cara como eu odeio esse emulation station. Parece praga… Sou mais usar o openemu no Mac.

          • Yskar

            Achei esse openemu medonho, parece o LaunchBox de windows.
            Tenha em mente que o emulator station é feito para ser controlado usando apenas joystick, fora que existe para qualquer sistema e arquitetura, diferente do openemu e launchbox.

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Putz, todos jogos antigos em CD foram pro lixo….não envelheceram bem, não rodavam em Windows mais novos, ou tem em torrent mesmo….tudo bem que eu não tinha muitos, pq eram caros demais… mas…. não rolava guardar
    Ou até mesmo eram jogos que duravam um ou dos anos (séries Fifa, NFS, etc etc)

    • Meu Half-Life e o Age estão na estante, E AI DE QUEM MEXER NELES!

      • Rodrigo M

        Em algum lugar eu tenho minha caixa do X-COM: Apocalypse!

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Half life fica na conta do steam, eu sou meio que maníaco por jogar fora coisas inúteis então tudo que entrou na conta do steam eu joguei fora

      • Julio Verner

        Se mexer param de funcionar… Tambem tenho penca dessas merdas na estante pra dizer quão idiota fui em acreditar em Lobby nos anos 90.

  • Othermind

    DOS eu duvido….O resto da pra usar um emulator generico num rasp e ta tudo certo..

    • Germano

      Se tiver DosBox para rasp eu acho que dá os jogos daquele sistema tb. De qualquer jeito, por que eu financiaria isso ai em vez de pegar um netbook com Atom de segunda mao por ai? Afinal a emulacao esta mais que madura em plataformas x86. Ou mesmo um rasp. Ou mesmo rodo no computador que ja tenho ora pipocas…

      • Yskar

        Tem DosBox pra android e BEos, quanto mais para rasp.

    • Meganegão

      Se usar uma versão dosbox vai sim, só não deve emular a biblioteca glide e outras proprietárias. Mas Alley Cat deve rodar a 60fps.

  • EmuManíaco

    Pagar console com emuladores é inútil. Vide o nes classic e sua emulação porca. Existem projetos bem mais interessantes como o retroarch fcpga aonde a emulação é feita via hardware deixando os consoles com algo parecido com o hardware original. Com isso vários problemas são resolvidos como por exemplo a latência no input

    • Cocainum

      É verdade. Se for para comprar um equipamento específico, melhor que seja um FPGA. Se for pra usar um emulador via software, rodo no PC mesmo.

      • Yskar

        Concordo, emular por emular é melhor emular no PC de uma vez.

    • Ivan

      Qual seria a diferença? Pq é melhor via hardware?

      • EmuManíaco

        Pq emulação via software depende de ciclos da CPU, de comunicação da CPU com GPU entre um tanto de outras miudezas que no final afetam ofeeling do jogo.

    • Yskar

      Se usassem fcpga nesse projeto como fizeram no Analogue NT eu ficaria bastante interessado!

      • EmuManíaco

        Uma hora vai acontecer e certamente comprarei.

  • Rin Tezuka

    Queria ver emulação dos nec pc

  • Germano

    Tem vendedor do ML que ta montando console retro com rasp e gamepads genericos e vendendo. Esses kras deviam ter vergonha de procurar crowfunding para fazer o mesmo.

    • E que custam exatamente o mesmo valor que esse Seedi do post, com o diferencial que o Seedi tem um drive para que pessoas com os games originais possam jogar com a mesma fidelidade do console original. Sem falar no acabamento superior do Seedi. Acho a comparação injusta.

      • Germano

        Quem tem games originais muito dificilmente não vai ter o console original também, que aliás é bem mais facil de conseguir do que alguns jogos. Claro que excessões sempre há, mas acho mesmo dificil.

      • Yskar

        Aí é só plugar um leitor de CD externo USB que vai fazer exatamente a mesma coisa.
        Concordo com o Germano, é imbecil eles usarem crowdfunding para isso.

        • 86FCS

          Não é simples assim, antes fosse.

          • Yskar

            Tirando configurar o retroarch é simples assim, claro que ele não vai aparecer na lista como o resto das ROMs/ISOs no disco, mas vai rodar igualzinho.
            Eu mexo com retroarch, raspberry pi e Linux, é besteira fazer isso.
            Fora que não faz muito sentido rodar do CD, sendo que rodar dumpado no MicroSD, HD ou rede local carrega bem mais rápido e tem o mesmo resultado final.

          • 86FCS

            Então já que o diz… Hehe

          • Você mexe com retroarch, raspberry e linux. Mas a maioria das pessoas não. Outra coisa, o ponto não é rodar mais rápido, e sim aproveitar os games originais. É outra proposta. Quem está criticando não entendeu. E olha o bom acabamento do aparelho. Não se compara a uma gambiarra feita em casa.

          • Yskar

            A questão não é que o aparelho não merece existir, a questão é eles fazer crowdfunding para isso.

          • Julio Verner

            Não, não merece nem precisa existir. É só mais um lixo chinês pra hipster dizer que tem e pagou caro.

    • Ivan

      Sou mais eles venderem assim do que Crowdfunding, só que venderam por 1000 reais é uma facada.

      • Tipo o novo SNES mini né? Esse vai por 110 doletas. Chega mais barato e com mais opções

        • Ivan

          Não falo dos que vendem aqueles emuladores em case de snes no mercado livre mesmo, ou em outros formatos mesmo.

  • OFFTOPIC: Outlast Deluxe Edition grátis nas próximas 48 hrs na Humble Store. Só é necessário um pouco de paciência, já que, obviamente, por enquanto, the site is down.

  • Vagner Da Silva

    Que maravilha… um emulador de PS1 com drive ótico já tô vendo ele emular a gente ter que virar o aparelho de cabeça pra baixo pro jogo rodar… meu deus, o passado era podre.

  • Fernando Silva

    sei nao…

  • Rodrigo

    Quando vejo Crowdfunding/financiamento coletivo primeira coisa q me vem é otário. Tem arcade no ML com mais de 7 mil jogos de todas as plataformas pronto para jogar, com zero lag

  • Julio Verner

    Pega-trouxa. E o que mais tem no Mundo? Parabéns aos criadores… Preciso muito de unidade optica dos anos 80 no meu equipamento dos anos 2020… Afinal Dsicos Opticos duram PRA SEMPRE né? E ainda tem gente que acredita em Lobby.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis