Central de Controle do iOS 11 não desliga Bluetooth e Wi-Fi completamente (e a Apple avisou)

A Apple complicou um pouco coisas que não deveriam sê-las no iOS 11. Embora o sistema tenha ficado mais esperto e dinâmico, com um grande foco em produtividade para o iPad a empresa adicionou mais uma camada de ativação de recursos na Central de Controle, que à primeira vista deveria entregar o que promete. No entanto não é bem o que acontece.

A nova Central de Controle oferece menus personalizáveis e acesso rápido a aplicativos abertos em segundo plano em uma só opção (o gesto de puxar a tela com vários dedos não funciona mais; agora você utiliza o mesmo comando de puxar de baixo para cima até o topo com um dedo), e o usuário pode rapidamente ter acesso a vários programas como opções de espelhamento, alarmes, ativar a câmera e importante, ativar ou desativar conexões como Bluetooth ou Wi-Fi.

Ou assim se pensava: no caso dessas duas últimas opções desativá-las pela Central de Controle não os desliga realmente; em vez disso coloca ambos em um modo intermediário, rodando em segundo plano para manter recursos da Apple funcionando. Por exemplo, desativar o Bluetooth pela Central irá desconectar uma caixa de som ou um fone sem fio, mas manterá a conexão com seu Apple Watch ou Apple Pencil ativa; da mesma forma o Wi-Fi continuará funcionando para executar funções como sincronização de dados via AirDrop e AirPlay. Resumindo, tudo o que a maçã considera essencial (geolocalização, sincronia de dados, comunicação entre iGadgets) continuará funcionando normalmente.

Para realmente desligar os recursos de Wi-Fi e Bluetooth o usuário terá que fazer o que sempre fez: desativá-los dentro do app Ajustes.

Sendo justo a Apple não só estava ciente disso e tal comportamento é exatamente o que ela deseja para seus dispositivos, como ela avisou que o implementaria na página de suporte. Ainda assim, levando em conta que pouca gente lê o manual e tais páginas a maçã deveria ter sido mais clara desde o início, explicando aos usuários que agora os iPads e iPhones possuem três níveis de conexão Wi-Fi/Bluetooth: ligado, desligado e em segundo plano para soluções próprias. E sendo bem sincero, tal estratégia vai de encontro ao mantra de “it’s just works” da companhia ao adicionar uma camada adicional de complicação.

Fonte: Motherboard.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Maom

    Eu concordo que esse uso é bom mesmo. As vezes vc quer realmente só derrubar um dispositivo mas não outros que são mesmo usados o tempo todo sempre. O exemplo da caixa de som contra smartwatch por exemplo.

    • Danilo

      Eu achei a idéia interessante para quem usa SmartWatch, no Bluetooth faz sentido, mas… o Wifi deveria só ter “ligado” ou “desligado” mesmo.

      Além disso, poderia ser “Desligar dispositivos bluetooth” ao invés de “Desligar bluetooth”, ou mesmo um ícone dinâmico “Desligar JBL CHARGE 2” ou “Desligar BOSE BT Headphones”

      • Maom

        Mas ai precisaria ter muita informação na tela. Ai seria mais fácil ir em configurações mesmo pra nao deixar uma tela infestada de opção. Sei lá. Só usando.

        • Danilo

          Ueh, eh so fazer no mesmo local, o msm botao! E com force touch dar opções (ou long press) ou só mudar a escrita pra entender claramente que não vai desligar o bt.

          Enfim, nao serei contratado pela Apple pra ser designer do iOS 12. Então pouco importa o que acho kkkk

  • Abraão Caldas

    Não sei como é no iOS mas no Android o Wi-fi nunca é desligado completamente, mesmo que você desative nas configurações.

    • tuneman

      Explique-me como isso funciona e como posso testar.

      • Convidado

        Acho que o que o Abraão quis dizer é que tem como um app especifico solicitar ao wifi ligar, usar o que deseja e depois desligar de forma transparente ao usuário, dando a impressão que o wifi não está mais desligado (e não está) e sem aparecer na barra superior.

        Um exemplo comum é que o aparelho Android quando reinicia, o endereço MAC do wifi normalmente está vazio.

        No iOS esse tipo de coisa é bloqueada e precisa de jailbreak para o desenvolvedor de apps conseguir fazer algo do tipo.

      • Abraão Caldas

        Instale um app que ve o nivel de sinal do wi-fi, tipo o wifi analyzer, desligue o wi-fi e abra o aplicativo 🙂 e veja que o wi-fi continua ativo apesar de que apenas no modo “escuta”

        • Thiago

          Nope.
          Imagino que você esteja com a opção de auxílio Wi-fi nas configurações de localização avançadas. Aproveita e desativa a opção do Wifi e a do bluetooth para dar uma melhorada na sua economia de bateria.
          https://uploads.disquscdn.com/images/bdc5f5cd418d1cea16781f68894a48534c39bba2a8e15c349f920d4aa2a5c50e.png

          • Rodrigo

            ifood

          • Abraão Caldas

            É que não deu tempo de responder no anterior,mas é isso mesmo, para desligar completamente você tem que desligar nas configurações avançadas e nem todo usuário sabe disso, acha que só desligar no icone do wi-fi desativa ele completamente.
            Liga sua configuração avançada e abre novamente o aplicativo com o wifi desligado que ele vai te msotrar as redes a sua volta.
            Isso é ruim.

          • Thiago

            Mas ainda assim é possível desativar de uma vez, ao contrário do iOS;

    • Ariadna Grande

      Como assim? :O

  • To nem aí 😎

    O pessoal não entende , é uma iFeature para consumir mais bateria , assim o usuário compra uma Power bank by apple mais uns 2 a 3 adaptadores , tá explicado -)

    • iamyourfather – your mom likes

      iTumor???

    • Glauco

      Tá mais para: “O ecossistema da Apple é melhor que todos, funciona mesmo com wifi e Bluetooth desligados”

  • Magnosama

    Uma coisa que deixou PUTO,

    foi a Apple ter tirado o atalho pra multi tarefa do 3D Touch, tsc…

    • Danilo

      Dois…
      Sabe se foi dada alguma alternativa ou ficou apenas com o clique duplo no home?

      • Magnosama

        Ficou só no clique duplo mesmo,
        não vi nada diferente disso.
        Vacilo…

    • ricms

      Declaração da Apple que volte no iOS 11.x

      • Magnosama

        Tomara.

    • Daniel Tiecher

      A posição oficial da Apple por hora é que eles tiveram que remover a funcionalidade por causa de um problema técnico mas que ela irá voltar em um release futuro do iOS 11.

      • Magnosama

        Boa notícia.
        Fico na torcida.

  • Bruno Costa

    Já eu achei bem interessante. Desde que não consuma muitos recursos (leia se bateria) é uma solução muito inteligente. O Android deveria implementar algo semelhante, como uma white list de dispositivos que se mantém conectados mesmo desligando as conexões para os outros, já que não tem soluções próprias como a Apple.

    • Dou uma e se for bom dou mais

      A idéia é boa mas é uma bosta pois apple não tem bateria e sim apenas um capacitor eletrolítico de 100uf.

    • Roberto

      o Android já faz algo parecido no WIFI: você pode desliga-lo quase por completo, mas ele ainda pode ser usado para localicação, se assim você desejar.

      • Thiago

        Mas você pode desativar isso definitivamente. No iOS, você quer economizar bateria, tem que ficar se enfiando em configuração do sistema

        • Felipe Braz

          No Android também… pra desabilitar o lance da localização, tem que “se enfiar” nas configurações do sistema.

          • Thiago

            Ainda assim é apenas uma vez.

  • Roberto

    Solução bem lógica, mas poderia ser customizável (Em algum lugar pode dizer se você quer manter o modo intermediário ou não).
    Mas, como diz um amigo meu, se tivesse muita opção não seria iPhone…

  • Thiago

    Apple querendo ser mãe de seus clientes. Como o público alvo dela, em sua maioria, desconhece tecnologia e informática (alguns sendo clientes apenas pela hype de dizer que tem um iphone), melhor que atue desta forma mesmo. Por isso que eu comprei um iphone para minha mãe.

  • Christian Oliveira

    Por motivos de bateria eu costumava desligar o Bluetooth e raramente deixar ligado fora do uso.

    Mas para minha surpresa mesmo desligando completamente o Bluetooth, quando ligo meu phone BT Ching Ling (cokike) ele sincroniza automaticamente com o iPhone, sem eu precisar tirá-lo do bolso, mesmo quando o BT estava totalmente desligado.

    De imediato fiquei meio que desconfiado, mas confesso que a coisa é uma mão na roda.

    E não faz tanta diferença para a bateria, no meu caso é um iPhone 7plus, então não diria o mesmo se fosse um 5s, ou até mesmo o 6s, nestes a bateria não é assim tão abundante.

    • ja o meu fone BT Sony, toda vez que desligo o bluetooth, nao soh tenho que ativar novamente mas tenho que parear manualmente o dispositivo toda ver que vou usar

  • Corrige ali, “it just works”. Valeu!

  • Fernando Ferreira

    Maravilha. Acabou a comodidade de desligar rapidamente pra poupar bateria. Eu só uso o Iphone e ipad, minha intenção seria desligar mais facilmente.
    Quando o pareamento com o rádio do carro não funciona Já sou obrigado a acessar pelo ajustes / Bluetooth e fico puto.
    Se atualizar vou estar sempre acessando essa bosta.
    Não tenho interesse pelo relógio, pois acho caro e feio. Sempre preferi relógios redondos, mas hoje me dia não vejo necessidade de usá-los.
    A caneta está fora dos planos.
    Acho que complicou pra maioria pra solucionar um problema de nicho.

  • Kirk

    Pelo que eu vi qualquer um poderá desligar a conexão de dados. Ainda não testei, mas seria bom se pelo menos o recurso de buscar o iPhone continuasse funcionando.

  • David Kwast

    Acho que está certo. Poderia oferecer a opção definitiva se o usuário segurar no botão, por exemplo.

  • Gustave Dupré

    Li essa artigo mais cedo e pensei “Poxa, não deve ser tão ruim” até eu resolver atualizar, puta cagada. Fica toda hora ativando o wi-fi sozinho.

  • Vagner Da Silva

    Além de pagar caro pelo aluguel (já deu pra ver que no fundo você compra o direito de te emprestarem o seu produto), agora o senhorio não que deixar você apagar a luz sem usar a chave geral… nada mais a dizer

  • Rapaz, essas propagandas desse site estão começando a me assustar…

    Antigamente eram só loiras russas e lindas interessadas em coroas brasileiros barrigudos, mas agora pareceu que ficou pior…

  • É por isso que os dispositivos da Apple eram iMagicos?
    Desligava o BT e os dispositivos pareciam funcionar como se fossem mágicos.

  • Não tenho um produto da maçã, o maximo que cogitei comprar uma vez foi um ipad, mas escolhi um tabs. O tabs depois de quase 4 anos tá na hora de trocar, e como o tabs3 tá o preço de um ipad, acho que meu próximo será este.
    Espero apenas que esta tal central de notificação mostre não como ligado ou desligado, mas um estado intermediário quando um dispositivo imagico requerer deficit de atenção.

  • Houmar Passarelli

    Alguma novidade? Apple sendo Apple, você compra uma aparelho (uma marca na verdade) que custa um rim, mas calma, ele não é seu… “você faz o que a gente quer, como a gente quer e se der um deslize, bloqueamos o “seu” aparelho para você ir em algum lugar pagar pra desbloquear, isso se for possível”… Como eu vi em um comentário abaixo e resume isso: “Apple querendo ser mãe de todos”… Parem de bater palma pra essa empresa sem vergonha que enfia goela abaixo uma coisa ridícula dessas e diz que é “facilidade”… ai pega um monte gente leiga em tecnologia e acha que tá tudo certo, ai a bateria não dura e o usuário acha que tem que comprar um powerbank pra compensar por estar usando muito o aparelho (que não tem bateria que preste), ai o powerbank tem que se exclusivo e custa outro rim… pra você que tem certa intimidade com tecnologia entender isso é fácil. Inteligente seria você deixar isso bem claro pro usuário… ou ao menos deixar ele escolher se quer mesmo desativar ou só parcialmente… mas, Apple sendo Apple…

    • Isaias Freitas

      Poise, por essas e outras eu nao uso anda dessa empresa.

  • Isaias Freitas

    Poise, por essas e outras eu nao uso anda dessa empresa.
    Uma coisa que o wndows prone tem q nao nao sei pq nao tem no androi, eh sair da rede wifi sem ter q esquecer a rede… Colocar o nome no dispositvo para ser identificado na rede eh outra coisa .

    • Glauco

      No Android (pelo menos no meu S5) tem as opções de “Desconectar” e de “Esquecer”, é disso que vc está falando?

      • Isaias Freitas

        Ehh.

  • Dou uma e se for bom dou mais

    E por isso que o sistema da Apple funciona muito bem no hardware intermediário. Otimização, remove redundâncias e “opções extras” e deixa mais limpo. É como compilar kernel, você pode ter o kernel padrão e esperar o sistema detectar e carregar os módulos ou pode compilar um kernel específico e carregar apenas o necessário.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis