Lá vem o textão: Twitter estuda automatizar a publicação de tweets encadeados

O Twitter vem há algum tempo estudando maneiras de permitir que os usuários possam falar mais com menos: não é interesse da rede social abrir mão do limite de 140 caracteres mas por outro lado ela flexibilizou seu uso deixando de incluir links, fotos, vídeos, GIFs, enquetes e tweets comentados na conta. As mensagens diretas, por sua vez permitem a criação de textos longos mas como só duas (ou mais) pessoas estão vendo, não é um problema.

Os adeptos dos textões só têm uma alternativa para compartilhar seus longos tratados de uma forma que seus seguidores possam acompanha-los sem perder o fio da meada, que é através de tweets encadeados manualmente, as chamadas threads ou “tweetstorms”. Você cria uma mensagem, responde a si mesmo e vai repetindo o processo indefinidamente, até o fim da publicação. É um processo nada intuitivo, mas é o único que os usuários têm à mão.

Pelo menos até agora.

Ao que tudo indica o Twitter estuda introduzir uma ferramenta de encadeamento de mensagens automática, que vai quebrar o seu textão em uma série de tweets ligados e numerados para já dar uma ideia ao seguidor o tamanho da publicação que pretende acompanhar. Ao permitir uma forma simplificada de compartilhamento de ideias e explanações maiores que 140 caracteres, o Twitter se torna mais amigável para quem tem muito o que falar e não gosta da limitação nas publicações.

Claro que tal estratégia é uma faca de dois legumes: dependendo de quem utilizar a possível novidade teremos acessos tanto a textos construtivos quanto a uma invasão de publicações de gente que adora publicar fanfic de crianças lacradoras de quatro anos, ou coisa que o valha. Aí só o combo mute/block/report spam/call US. Marshalls salva.

A funcionalidade foi testemunhada na versão para Android, e embora o Twitter não comente nada a respeito é provável que vejamos a função de encadeamento ser introduzida para todos os usuários do popular site de microblogs™ em breve. Portanto, é bom se preparar para a invasão dos textões.

Fonte: The Next Web.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • cpu cell PC WINDOWS

    esse da imagem é o apostolo paulo ou um monge copista?

    • É a obra “O Escriba”, do pintor e ilustrador britânico George Cattermole (1800-1868).

  • SomeReader

    Eu acho engraçado isto. O tweeter fez sucesso no começo por causa do fato de ser pequenos textos, aparentemente. mensagens rápidas, e tal. (ou não? me corrijam ae).

    De qq forma é engraçado vc limitar seu site, e fazer um remendo para tirar um limite imposto por vc mesmo. ‘-‘

    • 140 caracteres = 1 SMS. Por isso o limite foi criado. Mas pros tempos atuais não faz muito sentido

      • Exato, no início o Twttr (era assim mesmo) só funcionava via SMS

    • Narciso

      Provavelmente será um bem que vem para o mal

  • Magnosama

    Acho uma boa ideia,
    mas seria melhor se os tweets fossem publicados agrupados,
    vc clica no primeiro e abre todo o encadeamento,
    casso contrário vai poluir um pouco a time line… acho.

    • Acredito que eles tenham pensado nisso, com algum indicador de que o twitt é encadeado

      • Magnosama

        isso,
        assim ficaria bacana.

  • Se eu não me engano, antigamente o HootSuite fazia isso automaticamente, você escrevia algo com mais de 140 caracteres e ele dividia em vários tweets.

    • Vários serviço de postagem no Twitter fazem isso de alguma forma. Alguns usam um serviço externo que salva o textão e só compartilham o início e link para o conteúdo. Outros quebram mas sem ser um reply do outro, como o pessoal tem feito atualmente

  • Não vejo problema algum, DESDE QUE o serviço seja inteligente de não mostrar de cara na TL as continuações do “textão”, só tornando visível se clicarmos nele para ler a cadeia 😀

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples