Cientistas que nunca viram um filme na vida sugerem robôs humanóides voadores

ultrao

O traje do Homem de Ferro é excelente, mas ele só funciona por ser uma armadura completa. O motivo é simples, e você consegue entender com uma simples visita a uma academia. Procure uma barra, pendure-se com uma só mão. Pesado, não? Essa é a força que os propulsores do traje precisam fazer para você apenas pairar.

Agora imagine que 1/4 dessa força está sendo exercida pelos propulsores em seus pés e mãos. Você está sustentando 1/4 do peso do corpo em cada pulso. Mova o braço um pouco que seja, e a soma das forças fica desbalanceada. Voar não é fácil, e cansa.

Já máquinas (como um traje Mk-2 com fly-by-wire) não têm esses problemas, e um grupo de cientistas italianos decidiu estudar se vôo é uma forma de propulsão adequada para robôs humanóides. Os resultados foram publicados em um paper com o título Momentum Control of an Underactuated Flying Humanoid Robot.

O estudo, apesar de ser mais uma peça de nossa futura destruição, é bem interessante. Demonstram que vôo vetorado de uma forma humanóide é possível: a única exigência é muita força nos braços, claro.

A grande questão é se isso é desejável, e nem falo em termos de Morte aos Humanos. Voar consome muita energia. Faz mais sentido que robôs se locomovam normalmente no solo e só voem quando absolutamente necessário. O que levanta outra questão: vale o custo de produzir e carregar equipamento de vôo que será usado tão raramente?

Sim, Ultron estava certo. A maioria dos robôs dele não voava.

Ah sim, o vídeo do projeto é coisa de pesadelo:


Dynamic Interaction Control Laboratory — Additional material to “Momentum Control of an Underactuated Flying Humanoid Robot”

Fonte: Tech Crunch.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples