Primeiras TVs 8K da Sharp chegarão ao mercado europeu um 2018

Não duvide de um japonês obstinado, ainda mais se ele for um profissional da Sharp. A companhia tradicional, embora hoje pertença à Foxconn e esteja envolvida num imbróglio com uma “parceira” chinesa continua sendo uma empresa que prima pela excelência em seus produtos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de telas melhores e com mais resolução.

A Sharp vem demonstrando seus displays 8K ao menos desde 2014 mas o consenso é que as pesquisas de telas começaram MUITO antes disso, provavelmente junto com as de transmissão tocadas pela emissora estatal NHK e a Mitsubishi em 1994. A primeira exibição do formato foi feita em 2006, numa época em que quase ninguém possuía TVs de 1080p e 4K ainda era um sonho, e consumir conteúdo on the go era ainda um conceito alienígena visto que o iPhone só daria as caras no ano seguinte, sendo o responsável pelo boom dos smartphones com tela touch.

Hoje, mesmo lá fora a maioria dos consumidores ainda mantém TVs Full HD ao mesmo de resolução inferior, e apesar de já vivermos uma realidade em que o conteúdo em 4K não é mais um problema a parcela da população que migrou para os 2160p ainda é bem pequena. Em verdade, quando as novas TVs começaram a se popularizar o conteúdo ainda era um problema, mas com o tempo empresas e serviços de streaming começaram a se adequar.

Agora a Sharp pretende fazer todo mundo correr atrás mais uma vez: neste fim de semana a companhia anunciou uma nova linha de televisores da série Aquos 8K de resolução 4320p, com o modelo LC-70X500 de 70 polegadas (na foto acima, japinha não inclusa) sendo o carro-chefe. O preço ainda é totalmente inviável para a maioria dos mortais, equivalente a US$ 73 mil dólares mas essa não é a preocupação inicial dos japoneses. Como é de praxe o início é caro, mas com o tempo os preços se ajustam, hoje encontramos TVs 4K de boa qualidade por valores bem civilizados.

A Sharp tem planos bem ambiciosos, e pretende oferecer os aparelhos em larga escala para quem tiver grana o suficiente: elas chegarão à China já no próximo mês, no Japão em dezembro e em Taiwan em fevereiro de 2018. Porém a companhia confirmou que o mercado europeu terá acesso aos aparelhos na sequência, em março. Será a primeira região do ocidente a contar com um fornecimento regular de televisores de altíssima resolução; os Estados Unidos até seriam os próximos da lista, mas há a pendenga com a Hisense a ser resolvida.

Claro que há uma série de pontos negativos a levar em conta, além do preço. Primeiro, a quantidade de conteúdo disponível para o consumidor nesse novo formato tende a zero (monitores já existem, bem como games para PC compatíveis), e quando chegar ele será bem mais caro; segundo, quando olhamos para streaming há a questão da banda: cada vez mais operadoras estão matando planos ilimitados (no Brasil estão tentando) e vídeos em 4K já comem dados como loucos. 8K? Quatro vezes mais.

Logo, 8K é uma tecnologia maravilhosa e estonteante, mas permanecerá como uma curiosidade para poucos ricaços por um bom tempo. No entanto é bom que a Sharp saia na frente e promova o formato agora, o que é importante para aumentar a adoção por produtores de conteúdo e concorrentes. Assim, pode ser que daqui a cinco anos já tenhamos TVs de 4320p por preços acessíveis e conteúdo em quantidade aceitável.

Fonte: Sharp.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Felipe Braz

    Enquanto isso, por aqui, até as tvs por assinatura, que cobram uma banana, transmitem em 720p interpolados pra 1080. O famoso 1080i…

    • Cássio Amaral

      720p>1080i

  • Angelo Vale

    Sinonimo para 8K: Inutilidade.

    • Alvaro Carneiro

      Não é possível.

      É você mesmo? PQP.

      • Angelo Vale

        O que mais importa é o conteudo e nao a qualidade da imagem. Prefito ver um ótimo filme com qualidade de DVD do que ver uma porcaria apenas pela qualidade visual, como um video ou filme em 4k ou 8k.

        • Raphael Reis

          Amigo me desculpe, mas pela sua lógica você não deveria preferir sequer ver um DVD, deveria ficar no videocassete. Desde quando qualidade da imagem em vídeo é inversamente proporcional a qualidade do conteúdo? Eu hein… A implementação de uma tecnologia numa TV nada mais é do que a busca da otimização de uma experiência visual e de entretenimento desde a sua criação. Se o 8K vai dar certo mercadologicamente não faço ideia, nem o autor do post faz! Pode ser um fiasco como o 3D e tantas outras tentativas, mas esse seu argumento foi muito estranho.

          • Angelo Vale

            Não critico a tecnologia e sim essa obsessão por mais e mais qualidade. Quando usei o DVD como analogia não me referi que DVD teria que ser o final de qualidade em imagem. Na época do VHS vi muitos filmes que eu não tinha como ver na TV e apesar da limitação da tecnologia eu me diverti muito. Num páis onde o bluray se acabou antes de se estabelecer e a maioria das pessoas não sabe a diferença entre 480p e 1080p, acaba sendo algo muito surreal. Equanto isso fico pensando no 4k.

          • Raphael Reis

            Essa obsessão é justamente o que nos faz desenvolver e consumir tecnologias melhores. Senão as TVs não teriam sequer ido do preto e branco para o colorido. Um produto com um tecnologia nova pode puxar todo um mercado. E é simplesmente assim que acontece, quando acontece… Não tenho a pretensão de dizer que o 4K vai virar o padrão um dia, imagina 8, só sabemos que as fabricantes estão apostando nisso. Então apesar das pessoas não saberem a diferença entre os números que vc citou, elas conseguem perceber quando uma imagem é melhor que a outra. Afinal é disso que trata o post, não? O conteúdo é completamente alheio à essa conversa. Eu sempre vou preferir ver um Ep. de GoT, à novelinha medieval da Record. E vou preferir ver essa minha escolha numa tela com qualidade, contraste e resoluções sempre melhores cabendo no meu bolso. Uma coisa não é inversa a outra. E o fato de estarmos no Brasil, no Japão, onde as pessoas saibam a diferença ou não, também não muda isso.

  • Maom

    Era exatamente isso que eu não estava precisando!!!! Finalmente.
    Não vejo a hora agora do anúncio do primeiro celular com tela de 8k!!!

    • Paulo Bernardi

      Eu, já estou no aguardo do smartwatch com resolução 8K!

    • Hail Hidra

      A Samsung já está estudando resolução em 11k

  • Giovane

    Bem que eles poderiam investir em acabar com o maldito lag das tvs 4k e aumentar o frame rate para pelo menos 144hz. Infelizmente, o consumidor médio só vai ver que 8 é maior do que 4.

    • ochateador

      144 Hz para assistir um filme não serve…
      30~60 Hz para filmes, séries, novelas está mais do que excelente.

    • fenixcload

      com certeza o lag e causado pela falta de poder de processamento da tv ou memória

  • Gustavo B.

    A diferença entre 1080p e 4K não é tão grande quanto a 480p e 1080p… mas mesmo assim vale a pena. Se o HDR for bem implementado, ajuda bastante também.

    8k começa a ter retorno no investimento bem diminuído quando comparado com os outros upgrades prévios. Não estou dizendo que não vai se tornar um padrão nunca, apenas apontando que como o benefício é visivelmente menor, não dá pra se surpreender se demorar bastante pra “pegar”. Além disso, sem nenhum conteúdo atualmente, acho que ninguém vai pagar o adicional pelo suporte a 8k nos próximos 3-4 anos.

  • André Kittler

    4K é frescura.. Claro, eu gostaria, amaria um monitor 4K… mas isso porque insisto em estar a menos de 1m de distancia do meu monitor, e 3m da TV. Estranho que sou.
    A real vantagem (para os olhos) é o HDR que algumas 4K estão oferecendo.

    Por outro e peculiar lado, 8K pode ser a evoluçao que 4K não ofereceu.
    Copia de um comentario no slashdot:
    8k isn’t just a resolution bump like 4k was, where they mostly used the same equipment and some upgraded but fundamentally the same cameras as HD/2k. For example, manual focus is impossible with 8k. Until recently only extremely specialist, power hungry hardware was able to process an 8k video stream and save it to storage fast enough. NHK, the Japanese national broadcaster, has been working on it since the 90s and skipped over 4k to concentrate on it. It’s not just incremental, it’s a genuine attempt to make video almost indistinguishable from reality.

    • Davos, o lula europeu!

      “indistinguishable from reality.”, sério que está chegando a esse nível?

      • Grade, Tardigrade

        They say!

  • jairo

    Na minha 4K é completamente desnecessário , mas……. marketing é tudo , consegue fazer as pessoas sentirem a necessidade.

  • Leonardo

    Ainda estou aguardando Tvs OLED por valores razoáveis, sempre achei que o LCD era uma tecnologia de transição, o contraste é uma porcaria, perde até pra um bom CRT, antes uma OLED 1080p do que uma LCD 8k

  • Cocainum

    A resolução é 8K, mas o preço tem uma tecnologia bem mais avançada: US$ 73K.

  • 640k is enough
  • Carlos Taylor

    Aqui em casa só tem TV de cubo e já vai ter no mercado TV em 8k?
    OBS: Não moro no Acre

    • Grade, Tardigrade

      Eu teria acreditado se vc ao menos soubesse que é TV de tubo, não de cubo!

      • Carlos Taylor

        °-° ih, não deu pra esconder a verdade dos xeroque rolmes hahaha
        vou nem corrigir pra num perder o meme rsrs

        • Grade, Tardigrade

          uAHSUhuashuAHSUhaushUAHSUhaush

  • Vagner Da Silva

    se em 1080i o “efeito novela” já tá incomodando absurdamente, imagino em 8k, vamos precisar de 240 fps…

    • Cássio Amaral

      Qual a limitação técnica para transmissão de TV digital ainda não ser em 1080p? Precisa de muita banda, as geradoras de conteúdo não querem gastar grana com equipamentos para suportar a transmissão com varredura progressiva? Não digo nem [email protected] não, já me contentaria com [email protected]/30. Olha, não sei vocês, mas eu prefiro 1000x 720p do que 1080i!

      • Felipe Braz

        720p ou 1080i da alguma diferença na pratica? sem sarcasmo, só curiosidade mesmo.

        • Cássio Amaral

          Pra mim tem, acho horríveis aquelas linhas da imagem entrelaçada. Um boa imagem em 720p é bem mais nítida que uma em 1080i.

      • Vagner Da Silva

        Alguns anos atrás minha mãe ficou alguns dias hospitalizada e eu gravei as novelas dela(porque uma delas estava nos capítulos finais) e um pendrive de 4 giga e gravava cerca de 26 minutos, mas chegou a gravar 32(flutuava bastante). A tv daqui grava o stream do ar direto no pendrive e não sei se continua usando a mesma banda, mas o ruído das câmeras de todas as emissoras caiu muito.

  • Grade, Tardigrade

    Mais um número pra galera que não entende porra nenhuma disso, sair se vangloriando que tem uma TV 8 alguma coisa e que custou um absurdo!

  • Luis Eduardo Rodrigues

    Que imagem fantástica…quem será essa japinha??

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis