IFA 2017 — Motorola apresenta o Moto X4, com câmera dupla e design arrojado

moto-x4-001

Mais um aparelho que vazou de todas as formas possíveis enfim deu as caras de forma oficial: a Lenovo, através da Motorola apresentou na IFA 2017 o Moto X4, que conta com um hardware que o posiciona como um intermediário mas com algumas características próprias, de modo a diferenciá-lo da linha Moto G5 ou G5S.

Sim, a confusão aumentou ainda mais.

O Moto X4 chama a atenção por decisões de design que a Motorola ainda não hjavia implementado em nenhum de seus aparelhos desde a retomada em 2013. O corpo do smartphone é um case de vidro e metal, afastando o acabamento em plástico empregado nos modelos menos favorecidos da companhia. Outro ponto positivo foi finalmente terem apresentado um smartphone com certificação IP68, que protege o Moto X4 de poeira e mergulhinhos acidentais. Mesmo o Moto Z2 Force, seu atual top de linha só possui um nanorrevestimento voltado a impedir danos por umidade mas não conta como proteção certificada pelo IP Code.

O display é um IPS LCD de 5,2 polegadas com resolução Full HD (424 ppi) e as dimensões são até bem compactas, com 148 x 73 x 8 mm e 163 g. Por dentro temos um SoC Snapdragon 630 da Qualcomm, octa-core Cortex-A53 com clock de 2,2 GHz e GPU Adreno 508, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno (expansível via Micro-SD até 256 GB), versões Single e Dual-SIM, Bluetooth 5.0, BLE, NFC, A-GPS, GLONASS, GALILEO, conector USB Type-C, entrada P2 para fone de ouvido (só a linha Moto Z baniu a entrada), bateria não-removível de 3.000 mAh Android 7.1 Nougat, obviamente elegível para o 8.0 Oreo.

Falando especificamente do Android, ele recebeu uma série de modificações de modo a tornar o Moto X4 amigo de dispositivos externos, com a possibilidade de conecta-lo a quatro aparelhos via Bluetooth ao mesmo tempo. A mais curiosa no entanto é a presença da Alexa, a assistente virtual da Amazon (?!) de forma similar ao que a HTC fez com o U11. Muito provavelmente tal recurso não será disponibilizado aqui visto que Alexa só fala inglês, mas posso (e gostaria de) estar errado.

moto-x4-003

A Motorola também destaca as câmeras do Moto X4 com certa fanfarra. O conjunto principal é duplo, com um sensor de 12 megapixels e abertura f/2,0 e um de 8 MP e f/2,2; há opções de efeitos como o foco seletivo (ou Modo Retrato no iPhone), para borrar o fundo e destacar o que está à frente e colorizar apenas alguns elementos da imagem, como o Moto Z2 Force já faz. O conjunto conta com autofoco por detecção de fase, HDR, Flash LED Dual-Tone e capacidade de filmar em 4K a 30 fps, enquanto a câmera selfie possui 16 MP, abertura f/2,0 e Flash LED, com um bom ângulo para permitir fotos pessoais ou em grupo de primeira qualidade.


Motorola | Say hello to the all new moto x⁴ – Style, substance and advanced dual cameras (:60)

A Motorola vai lançar o Moto X4 na Europa em setembro pelo preço sugerido de €399, enquanto nos EUA ele terá um preço-base de US$ 449. Ainda não há previsão de quando o aparelho chegará ao Brasil.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Nícolas Wildner

    “Design Arrojado” com a mesma cagada de um círculo gigante e saltado pra fora na câmera, similar ao Moto G5/Moto Z. Sei…
    “Ah, mas tem capinha”. Sim, aí a capinha tem que DOBRAR a espessura do celular, pra poder compensar a protuberância da câmera, pra que ela não seja a primeira área a riscar no celular.

    Daqui a pouco vão começar a vender película no formato destas câmeras da Motorola

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      O que me lembra que eu NÃO entendo porque todas as capinhas da linha Z tem um buraco no local dos conectores dos módulos. pra quê, gente?

      • Nícolas Wildner

        E o único SNAP que não tem o furo, é o de câmera com zoom óptico por razões óbvias….kkkkkkkkkkkkkk

        https://www.motorola.com.br/hasselblad-true-zoom/p

      • Artur Ferreira

        sempre me perguntei isso. negócio sem o menor sentido

      • Lucas SP

        Gesonel, o que me informaram no balcão da Motorola é que é para não oxidar, pois se fosse fechado, com o celular no bolso a unidade do suor pode deixar o celular úmido, dentro da capinha

    • Jean Franco

      No Moto Z fica bem aceitável por conta das Moto Shells, mas no resto da linha fica realmente estranho.

      • Felipe Borges

        Z2 Play aqui, e sofrendo.
        Não tenho coragem de colocá-lo na mesa se não for com a tela para baixo.

    • Poderiam ter adicionado um pouco mais de bateria para nivelar a.protuberância da câmera.

  • Tô procurando o arrojo nesse design ai faz um tempão e não achei ainda.

    • Maom

      Enquanto todo o mercado faz celular bonito com bordas mais finas, a Motorolla se mostra arrojada em manter o mais do mesmo dos últimos anos.

    • Allan da Rosa

      É muito arrojo.. Frente igual ao moto g e todos da linha, câmera calombo, bordas ridiculamente grandes, “botão” biométrico,.. Enfim, tá tudo aí, só não vê quem não quer,..

  • Germano

    Meu Moto X Play de 2015 tem camera de 21MP, mesmo sendo uma so traseira (+ a frontal claro), e bateria de 3630 mAh contra os 3000 desse ai. Pow, entre todas as coisas que na minha opinião deveriam so aumentar, acho que bateria esta no topo delas. Que que a Motorola tem na cabeça de ficar diminuindo as coisas, acham que o publico não compara não?

    • Raphael Aracelli

      vc quer comparar grossura do Moto X 2015 com esse? Fora que os processadores mais novos gastam menos bateria que os antigos, e MP não dita qualidade de camera não

      • Germano

        MP “sozinho” nao dita qualidade, mas e um fator sim, ou alguem vai argumentar que uma camera de 1MP pode produzir em alguma situação um resultado melhor que uma de 40MP? E sim, o antigo e mais grosso, 2 ou 3mm a mais, e pesa umas 3g a mais pelo que vi no pondo os dois lado a lado; uma diferença com a qual eu não teria me importado minimamente para manter a mesma bateria, que em um processador moderno com menos consumo teria aumentado o tempo de duração dela certo? Mas não, ja que o processador consume menos, vamos diminuir a bateria, e dai ficamos com o mesmo tempo de duração do antigo… na melhor das hipoteses.
        Mas olha so…
        Tem uma coisa que não diminuiram.
        Aumentaram significativamente ate!
        O preço! 🙂

        • jacob

          A câmera do S8 tem 12MP e caga de longe nessa câmera de 21MP. Sensor e algoritmos de processamento de imagem são tudo.

  • José Carvalho

    Parece que achei um concorrente para o Nokia 6…

  • Bruno Costa

    Um aparelho honesto, apesar da fanfarra que a Moto colocou em cima. Tem que ver se o preço será honesto também.

  • Rômulo Marcolino De Souza

    ~ Fui cetico o tempo todo com relação a esse aparelho porque a propria marca já tinha anunciado a descontinuação a um tempo atrás. Agora eu vejo que finalmente está de volta! Amo a linha X. Os melhores aparelhos que tive foram dela. Mas poderia ter colocado abertura de 1.7 como tem na linha G ja que a linha X é superior. Quanto a bateria… Espero que o processador mesmo não sendo um top venha fazer valer a pena!

  • Germano

    De tudo que a Motorola lançou recentemente, o unico que chamou minha atenção foi o E4 Plus com aquela bateria de 5000, apesar de ser um Mediatek. Mas dai comecei a caçar opinioes sobre o aparelho em sites sobre celuar e o que li me deixou com um pé atras ate com esse para dizer o minimo.
    Falando em Mediatek, li em algum lugar que eles ultrapassaram a Qualcomm na America Latina e tenho visto esse nome cada vez mais na midia. Se continuar assim, adeus para as custom roms.

  • Alex

    Será que um dia a tela de Amoled dos moto X 1 e 2 vão voltar pra fazer sentido a “moto tela”???

    • Ivan

      Moto tela é útil mesmo no meu G4 play, claro que no meu falecido moto maxx já que a tela era de amoled

  • ⚔️ 🇳 🇮 🇳 🇯 🇦 ⚔️

    A Lenovo ta fazendo uma confusão total, principalmente com o moto g5/plus os deixou absoleto em apenas 4 meses com os novos g5s/plus.

    E ainda mantém os g5 plus com a valor elevado,sera que vai ter troxa que vai pegar o g5plus custando quase o mesmo valor do G5S plus?

    E vem mais confusão por ai, não to entendo mais nada. Só sei que estou com o g5 plus a 4 meses que ja esta absoleto, sera que ele ta elegível ao Android 8?? Tô até na dúvida…

  • Podeira colocar um Snapdragon da serie 800 pelo menos, ele ficou muito próximo do Moto Z

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples