Canon EOS M100 — jogue fora seu smartphone

canon-eos-m100

Tudo bem, todo mundo pode dizer que eu ando muito ranzinza com o lançamento de câmeras fotográficas, mas vamos ser honestos. Tem coisa mais sem graça atualmente do que lançamento de novos equipamentos fotográficos? As pessoas não se empolgam mais, pois a maior parte das câmeras chegou em um patamar tecnológico em que as fotos produzidas são de boa qualidade. Novas câmeras não trazem mais recursos que são indispensáveis para nossas vidas e os fabricantes não possuem mais trunfos para fazer o consumidor trocar de câmera todos os anos. O desinteresse por novos lançamentos podem ser observados até nos comentários aqui no MeioBit. Nada mais morto do que a área de comentários de um texto de lançamento de câmeras aqui no blog.

Por conta deste quase total desinteresse, os fabricantes começaram a colocar no mercado equipamentos estranhos e com propostas de marketing bem questionáveis. Um exemplo é essa nova câmera que a Canon anunciou essa semana. A EOS M100 pode ser considerada uma câmera mirrorless de entrada. Ela é pequena, possui um sensor APS-C de 24 megapixels (junto com o processador DIGIC 7), ISO máximo em 25.600 e capacidade de fazer 6 fotos por segundo. A câmera também pode fazer vídeos em Full HD com 60 frames por segundo. E só. Isso mesmo, bem simples. Poderia ser vendida como uma mirrorless de bolso, mas a Canon resolveu botar ela para brigar com os smartphones. Sério?

Segundo o press release da Canon A nova oferta da série EOS da Canon ajuda a expandir a criatividade, proporcionando a capacidade de capturar fotos que simplesmente não podem ser acompanhadas pela fotografia de smartphones. A ideia aqui é que a câmera é tão simples que ela não pode superar nenhuma das outras câmeras mirrorless do mercado, mas pode bater a qualidade dos smartphones. Assim fica difícil defender a Canon.

Como o objetivo do equipamento é bater os telefones celulares, então muito de sua operação é baseada neles. Fora os modos básicos de operação existem os modos pré-programados que fazem coisas que os leigos não tem a mínima ideia de como funcionam como, por exemplo, o modo de desfoque de fundo. E a câmera tem até um modo Skin Smooth para te deixar mais bonito nas selfies. O equipamento é pequeno (parecendo muito uma câmera compacta de porte pequeno) e toda a operação é realizada pelo monitor articulado sensível ao toque. A tecnologia de foco é a Dual Pixel CMOS AF e você pode escolher o local do foco na imagem tocando o monitor LCD. A câmera também possui zilhões de filtros artísticos para serem adicionados às imagens e pode converter o RAW em JPEG direto na câmera. Fechando o pacote temos as conexões por Wi-Fi, NFC e Bluetooth.

Eu achei a câmera muito bacana. Seria uma boa substituta para a câmera compacta que atualmente levo na bolsa, mas o marketing criado para o equipamento é muito estranho.

A Canon EOS M100 estará disponível em modelos brancos ou pretos a partir de outubro de 2017 com um preço de US $ 600 a lente STM  15-45mm f/3.5-6.3 IS ou US $ 950 a EF-M 15-45mm F/3.5-6.3 IS STM ea EF-M 55-200mm f/4.5-6.3 IS STM.


Introducing the Canon EOS M100 Digital Camera

P.S.: ei Canon, já existem vários smartphones com filmagem em 4K. Nem nisso vocês conseguem vencer.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • Kvothe

    Perdoem o leigo aqui mas qual a diferença em tirar várias fotos em um segundo e gravar um vídeo?

    • raphs

      Quando você fotografa esportes ou algo muito rapido, requer uma camera que consiga tirar varias fotos por segundo pois é impossivel você tirar uma foto só e pegar o melhor momento, a cena acontece muito rapido, sendo assim é mais facil uma camera que tire varias fotos,entendo a facilidade que de gravar um video e depois editar, porem dependendo da camera o video não tem um foco muito bom e mesmo tendo, tem ainda o trabalho de tirar o frame que vc quer etc, uma camera que tire mais fotos por segundo ajuda bastante.

    • Gilson Lorenti Fotografia

      utilizamos o modo contínuo em eventos, ou situações, onde as coisas acontecem de modo rápido. Quando mais fotos por segundo uma câmera faz, maior a possibilidade de registrarmos os vários detalhes do acontecimento. A câmera consegue fotografar com a resolução máxima, porém existe um limite para a quantidade de fotos. Por exemplo, a câmera pode fazer 6 fotos por segundo com o limite de até 50 fotos. O vídeo é gravado em uma determinada quantidade de quadros por segundo e, nas câmeras reflex, possuí uma duração máxima também (limitação do sistema de arquivos do cartão de memória). Atualmente a resolução está limitada ao full HH (1080×1920) ou o 4K nas câmeras mais avançadas.

    • Diego

      A qualidade das fotos que você obtém. Há um bom tempo as câmeras já oferecem o recurso de você extrair um frame do vídeo que você filmou, obtendo uma foto, mas essa não se compara com o que você conseguiria se tivesse tirado uma foto “normal”.

    • bruno miranda

      Dentro uma infinidade de fatores uma diferença é de uns 20 milhões de pixels a mais na foto comparado com um frame de um vídeo FullHD que é o que essa câmera filma.

  • Anayran Pinheiro

    WTF! Eles querem competir com os smartphones mas deixam a câmera por no mínimo 600 FUCKING TRUMPS!! Nego que está controlando a Canon tem merda na cabeça?

  • Seria uma ótima câmera para ocasiões discretas, pequena não chama tanta atenção.
    Mas por esse preço, é melhor ficar com o smartphone mesmo.

  • Vagner Da Silva

    A internet tá cheia (mas não muito) de imagens de qualidade feitas com smartphones, várias fotos em que ostentam o modelo de câmera poderiam ser feitas em smartphone mediano. Pra video se a pessoa tem um smartphone que filma em 4k poderia ser mais vantajoso investir num gimbal, microphone externo de qualidade e um cartão SD bem parrudo pra poder usar o 4k para dar zoom na pós.

    • O maU elementaU

      Eu tenho um galaxy note 3 e uma panasonic lumix FZ100. As duas filmam em full hd. A diferença na qualidade do video é GRITANTE. vai por mim.

  • Rafael Rodrigues

    600 trumps é osso, hein? Some-se os 7-8% de imposto, acrescidos dos 6,38 se pagar no cartão (ou o ágio da casa de câmbio se levar live money) e temos mais de 2.250 reais para trazer uma bichinha dessa.

    Isso comprando lá!!

    Aqui, seguindo a tabela MB de conversão, uns R$ 6.313,65

    • Cássio Amaral

      Que imposto de 7-8% é esse quando se compra no exterior?

      • Rafael Rodrigues

        Quando se compra algo nos EUA, o valor é acrescido de 6, 7 ou 8% dependendo do estado/condado onde está ocorrendo a compra. Esse valor é cobrado no caixa e não costuma constar na etiqueta.

        • Cássio Amaral

          Seria o IVA?

          • Rafael Rodrigues

            Não. Com esse nome (IVA), só vi na Europa. Nos EUA eles chamam de Sales Tax.

        • O maU elementaU

          Voce nao pode mostrar o passaporte, declarar que esta comprando pra tirar do pais e nao pagar o sales tax?

      • Rodolfo

        Em Vancouver (Canadá) esse imposto é de 12%.

        • Cássio Amaral

          Aqui no Brasil daria bem 50% …

          • Rafael Rodrigues

            Você está confundindo o imposto que incide no ato da venda (semelhante ao nosso ICMS) com a carga tributária. A carga total que incide nos produtos, mesmo nos EUA/Europa é bem maior que a alíquota cobrada na venda.

  • Rômulo Catão

    com certeza não compete com o celular, não vi foto de comida no video.

  • Christian Oliveira

    Revolução seria uma dslr/mirrorless fullframe por uma preço extremamente competitivo, de resto, alguma firulas e corpo parrudo para aguentar quem vive disso. Uma full de entrada, uma full com alguns recursos e uma full pro. E lente com boa abertura para os mortais. Ou isso ou mais duas gerações de celulares e nem a linha pro vai sobreviver.

  • Daniel V. Vargas

    Leigos comprarão

  • Cesar Augusto Othero Tiossi

    O que eu procuro? Uma Câmera com alto |ISP, resistente a água, com capacidade de gravar vídeos 4K e com uma bateria de longa duração. O que me faria comprar uma máquina dessas seria um ISO muito alto. Para praticamente não necessitar do flash. Ainda estou esperando.

  • JTOP

    O marketing está correto da Canon. Hoje o rival das câmeras digitais de entrada é o celular. Para profissionais, celular não resolve nada. A qualidade exigida é muito maior. A tentativa da Canon é fazer com que blogueiros, usuários de Instagram e “digital influencers” usem a câmera em vez de usar celular. Realmente a qualidade de câmeras digitais é muito superior a de celulares, em razão do conjunto ótico e do flash. A qualidade das fotos do Galaxy S9, S10 ou S11 perderão para uma câmera digital de 2010.

  • Talvez se tivesse um 4k pegaria uma fatia de vlogueiros

  • Rodolfo

    @gilsonlorentifotografia:disqus Por US $ 600 você pegaria essa Canon EOS M100 ou pegaria uma Sony Alpha a6000? Ambas estão na mesma faixa de preço.

  • Grade, Tardigrade

    Como assim?!
    Dá pra fazer ligações com essa câmera?

  • Monstro Medieval

    Eu acharia legal uma câmera smartphone em que pudesse ter a qualidade de uma câmera com os trocentos aplicativos pra fotos dos smartphones.

  • Felipe Cluk

    Canon, o que é que ce ta fazeno?

  • Marcos Vieira

    Cara, faz uma sessão de fotos com o galaxy s8. Queria ver fotos tiradas por um fotógrafo profissional pra ver o real potencial do s8(se já foi feito eu quero o link.

  • Algum tempo atrás fui ver se a Canon tinha uma sucessora para a minha ultracompacta, a PowerShot ELPH 330 HS. Encontrei a Canon PowerShot ELPH 340 HS. Passou de 12MP para 16MP, de 10X de zoom para 12X.

    Em compensação, a abertura mínima saltou de f/3 para f/3,6, grande angular de 24mm para 25mm. ISO máximo de 6400 para 3200. Não dá para entender a Canon. É dois passos para frente e três para trás…

    E a qualidade também já foi melhor. A ELPH 330 HS precisou de um recall por conta de uma falha de projeto em que a bateria não encostava o suficiente nos contatos. Mandei para o recall, funcionou mais uns meses e deu o mesmo problema. Acabei fazendo uma gambiarra eu mesmo para calçar a bateria. É lamentável…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis