Meio Bit » Arquivo » Indústria » Verizon vai derrubar qualidade de streaming de vídeo em seus planos móveis “ilimitados”

Verizon vai derrubar qualidade de streaming de vídeo em seus planos móveis “ilimitados”

Não tem conversa: clientes da Verizon estão fadados a assistir vídeos no YouTube em 480p ou 720p em smartphones, dependendo do plano “ilimitado”; ninguém terá direito a 4K móvel.

6 anos e meio atrás

verizon

Se há um tipo de empresa mesquinha e retrógrada por natureza, essas são as operadoras de telefonia e internet. Tomando o Brasil como exemplo nenhuma delas investiu nenhum centavo por 20 anos em infraestrutura e quando a coleira apertou, trataram de se mexer para punir o usuário com limites de banda dizendo que "o cliente está mal acostumado" com franquias sem limite. E essa novela ainda está longe de acabar.

Nos Estados Unidos a situação não é muito diferente, operadoras em geral não gostam de oferecer vantagens a clientes mesmo os que pagam por planos “ilimitados” de dados, visto que a infraestrutura para suportar todo mundo acessando redes sociais, jogando e assistindo vídeos no YouTube em alta resolução é um caco. Claro, culpa delas mesmas que também não investem mas tanto lá quanto aqui, o cliente que se rale.

A AT&T foi a primeira a colocar as asinhas de fora e impor um limite nos planos de dados dos usuários, derrubando sem misericórdia a qualidade do streaming de vídeo no 4G/LTE. Ao detectar um acesso a um app de vídeo a operadora derruba a conexão, limitando a qualidade a apenas 480p. Ou seja, você vai ver vídeos na sua tela Quad HD com qualidade de DVD.

Para dar um exemplo, a imagem abaixo em 1080p e 480p:

vader

Agora foi a vez da Verizon. Em uma decisão unilateral e sem direito a apelação a operadora está revendo todos os planos "ilimitados" de dados, de modo a economizar banda e suprir um tráfego melhor para todos fazendo a mesma coisa, derrubando a qualidade dos vídeos por streaming. No entanto a empresa foi "um pouquinho" mais boazinha que a AT&T: dependendo do plano o usuário poderá ver vídeos em 480p ou 720p em smartphones, já em tablets terá acesso a 720p ou 1080p. Em todo caso, 4K nem pensar.

A melhor parte foi a desculpa dada por um porta-voz da Verizon:

Estamos fazendo isso para garantir que todos os nossos clientes tenham uma ótima experiência em nossa rede, já que não há nenhuma diferença visível na qualidade de um vídeo em um smartphone exibido em resoluções maiores que 720p ou em um tablet acima de 1080p.”

A cereja do bolo? O atual governo dos EUA não vai mexer um dedo para evitar esse tipo de sacanagem e prejudicar seus parceiros comerciais, logo não deve demorar para outras operadoras como T-Mobile e Sprint fazerem o mesmo.

E do jeito que a banda toca por aqui nada impede que nossas operadoras pensem em fazer a mesma coisa em breve, tão logo consigam derrubar os planos ilimitados de internet.

Fonte: Ars Technica.

relacionados


Comentários