Verizon vai derrubar qualidade de streaming de vídeo em seus planos móveis “ilimitados”

verizon

Se há um tipo de empresa mesquinha e retrógrada por natureza, essas são as operadoras de telefonia e internet. Tomando o Brasil como exemplo nenhuma delas investiu nenhum centavo por 20 anos em infraestrutura e quando a coleira apertou, trataram de se mexer para punir o usuário com limites de banda dizendo que “o cliente está mal acostumado” com franquias sem limite. E essa novela ainda está longe de acabar.

Nos Estados Unidos a situação não é muito diferente, operadoras em geral não gostam de oferecer vantagens a clientes mesmo os que pagam por planos “ilimitados” de dados, visto que a infraestrutura para suportar todo mundo acessando redes sociais, jogando e assistindo vídeos no YouTube em alta resolução é um caco. Claro, culpa delas mesmas que também não investem mas tanto lá quanto aqui, o cliente que se rale.

A AT&T foi a primeira a colocar as asinhas de fora e impor um limite nos planos de dados dos usuários, derrubando sem misericórdia a qualidade do streaming de vídeo no 4G/LTE. Ao detectar um acesso a um app de vídeo a operadora derruba a conexão, limitando a qualidade a apenas 480p. Ou seja, você vai ver vídeos na sua tela Quad HD com qualidade de DVD.

Para dar um exemplo, a imagem abaixo em 1080p e 480p:

vader

Agora foi a vez da Verizon. Em uma decisão unilateral e sem direito a apelação a operadora está revendo todos os planos “ilimitados” de dados, de modo a economizar banda e suprir um tráfego melhor para todos fazendo a mesma coisa, derrubando a qualidade dos vídeos por streaming. No entanto a empresa foi “um pouquinho” mais boazinha que a AT&T: dependendo do plano o usuário poderá ver vídeos em 480p ou 720p em smartphones, já em tablets terá acesso a 720p ou 1080p. Em todo caso, 4K nem pensar.

A melhor parte foi a desculpa dada por um porta-voz da Verizon:

Estamos fazendo isso para garantir que todos os nossos clientes tenham uma ótima experiência em nossa rede, já que não há nenhuma diferença visível na qualidade de um vídeo em um smartphone exibido em resoluções maiores que 720p ou em um tablet acima de 1080p.”

A cereja do bolo? O atual governo dos EUA não vai mexer um dedo para evitar esse tipo de sacanagem e prejudicar seus parceiros comerciais, logo não deve demorar para outras operadoras como T-Mobile e Sprint fazerem o mesmo.

E do jeito que a banda toca por aqui nada impede que nossas operadoras pensem em fazer a mesma coisa em breve, tão logo consigam derrubar os planos ilimitados de internet.

Fonte: Ars Technica.

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Andre Kittler

    O importante é ter acesso ilimitado ao face e zapzap!

  • Certeza absoluta que vão importar isso pra cá.

    • Meu link não foi aprovado pelo meiobit, mas joga no google aí que tu acha um link do Tecnoblog falando sobre isso.

      Edit: https://tecnoblog.net/92810/internet-ilimitada/

      Obrigado @Cocainum

      • Cocainum

        use a tag .

      • Pedro Lira

        Importando modelo de negócios. quando os liberais vão entender que a formação de trustes e cartéis são naturais no mercado? E que é preciso de regulação, sim senhor, pra que essas práticas desse tipo não virem hegemônicas.

        • tuneman

          Fora o lobby, que por lá nos USA é regulamentado.

        • bruno torrente

          Simples, quer ensinar, de um exemplo, um exemplo apenas de cartel criado sem intervenção do estado.

          Essa de carteis naturais, é pura falacia, qualquer um que pare para pensar percebe que não tem logica.

          • Pedro Lira

            acho que assim como o socialismo o liberalismo é um horizonte inatingível em que os seus respectivos defensores se pautam como meta, porém inatingíveis. A história é repleta de exemplos de cartéis: as sete irmãs do petróleo, a AMBEV, a visa e a mastercard, seara e perdigão, enfim a lista é enorme.

            Cada um com suas cruzes, os socialistas e os liberais no fundo são militantes que acreditam que a vida pode melhorar um pela via da coletividade e outro pelo individualismo

            http://noticias.r7.com/economia/noticias/mastercard-e-visa-sao-processadas-nos-eua-por-acusacao-de-cartel-20111021.html

          • bruno torrente

            A clássica resposta sem sentido ou mal intencionada ( não que seja intencional ), coloca todos no mesmo balaio com a intenção de desqualificar, Socialismo não funciona por principio logico, libertarianismo não sofre desse mal, no caso dele ele tende a melhorar quanto mais libertário é um estado, ou seja mesmo que vc não chegue a um sistema 100 % puro isso não importa muito, pois mesmo parcialmente ele já ajuda, já no caso do socialismo e afins isso não ocorre ( vide o Brasil anos 80 com fixação de preços e reservas de mercado, ou mesmo hoje as teles e seu oligopólio e nem vou usar a Russia e Coreia no balaio ).

            Novamente carteis não existem sem o estado, os seus exemplos reforçam isso, as sete irmas que tanto falam, usavam o estado para ou negar novas concessões ou atrasar ad eternum evitando assim concorrência, o que reforça a pauta libertaria, estados com monopólio de concessões causam oligopólios ( por sinal a grande solução foi criar a OPEP nossa que solução maravilhosa parabéns aos envolvidos)

            Quanto ao caso da AMBEV, difícil usar a classificação cartel, posso ter entendido errado e se referia a monopólio, mas em ambos os casos até onde se sabe a AMBEV detêm 67% do mercado de cervejas, mas no total ela detêm apenas 31% de participação total em bebidas, fora isso temos a anuência por parte do Ministério da agricultura, pesca e abastecimento ( por sinal proibido pessoa física importar cerveja ) e mesmo pessoa jurídica paga Alíquota 20 % + 6% IPI + 3,37% PIS + 15,51 % CONFINS e cambio Dolar R$ 3,15 fora todo custo de transporte, aduaneiro e burocracia ( a cerveja precisa ser homologada e isso tem custo ) o que resumindo 100 % ou mais de impostos e taxas no caso da importação, mais custos de homologação, isso configura reserva de mercado ou no mínimo sistema de concessão indireta pelo estado.

            Seara ( JBS ) aportes subsidiados monstruosos do BNDES e por ai vai.

            Master e VISA, foi só surgir bandeiras alternativas mais bem construídas ( ex ELO ) que o mercado já mudou muito, ELO tem duplicado seu mercado a cada 18 / 24 meses, hoje já abocanha mais de 20% do mercado de debito em cartões ativos ( fonte banco central )

            Fora que alguns exemplos citados não são carteis ou monopólios em si, apenas atendem melhor o mercado que os concorrentes, mas logo que surge uma concorrência ou alternativa melhor se não houver o estado para manter a ineficiência garantida logo essas empresas caem como moscas.

            Sempre recomendo o questionamento, se essa empresa domina o mercado é por ser boa e eficiente no que faz ( atendendo plenamente seus clientes dentro do esperado ) ou se tem burocracias estatais impedindo a concorrência de existir ? Subsídios ? Reserva de mercado ? . Perguntas básicas que resolvem a duvida sobre quase tudo que as pessoas insistem em dizer ser culpa do mercado.

          • Pedro Lira

            Rapaz, tudo é ideologia. Mil formas de se provar academicamente tanto A quanto B. Admiro os militantes tanto do liberalismo quanto do socialismo, acho a grande maioria muito bem intencionada na construção de utopias.

            Esse papo de que o socialismo não funciona por princípio lógico é balela. Como argumentação eu poderia dizer que o liberalismo também não funciona pelo simples fato de que ambos não funcionaram 100%. Claro que qualquer exemplo de cartel que eu trouxer vc vai dizer que havia a mão do estado. Porque praticamente todas as nações do mundo, em maior ou menor grau, se utilizam do protecionismo econômico.

            O que funciona bem no mundo é a acumulação de riquezas cada vez maior. Leia Picketty, economista francês, ele coloca desde o surgimento do capitalismo há um aumento da concentração de renda. Ainda sem provas do contrário. Isso é bem minha tese inicial sobre a concentração de renda e consequentemente de capital, o que descambou nessa discussão sobre cartéis.

            E pra mim esses sistema é um fracasso por conta da falta de condições mínimas de vida para grande parte da sociedade. Tem gente morrendo de fome. sei que muitas pessoas não se abalam com isso mas eu acho essa uma questão deveras importante.Não tô falando de socialismo aqui, mas um sistema baseado no mínimo de dignidade. Acho que o mundo tem muito o que aprender com o estado de bem estar social que existiu na Europa da década de 60/70

            Menos importante pra mim, mas vamos aos casos citados:
            ambev: acho que tu não bebe cerveja. Há a formação de um monopólio e como consequência temos o controle de preços. e o pior é o milho.
            as sete irmãs: engraçado que nesse caso teve-se que formar um cartel de países para acabar com um cartel de empresas, fato curioso e que explica em grande parte a merda em que o oriente médio está atolado.
            visa e master card e elo: vou nem falar sobre cartel. mas o que tu acha da centralidade do mercado financeiro em detrimento do setor produtivo no capitalismo atual?

            e pra mim a última questão que eu nunca vi nenhum liberal tocar: a herança. Pra mim ela acaba com a livre concorrência. Como Amarildo Silva vai competir no mercado de trabalho com Thor Batista? Na verdade Thor Batista nem precisa produzir, vai viver de renda.Tu achas mesmo que pode existir uma livre concorrência com os filhos herdando o legado de seus antepassados?

            sempre quis saber dos liberais essas questões, principalmente a última

            pode responder, não responder, só não pode tratar mal, ok?
            😉

          • bruno torrente

            Realmente vc pode defender o que quiser, não necessariamente vai estar certo ou sustentado por fatos, não falo por maldade entenda, modelos teóricos normalmente falham por desconsiderar ou desconhecer alguns parâmetros essenciais, no caso de economia acaba que coisas básicas como ação humana, pensamento individual são sistematicamente desconsiderados em prol do que alguns julgam ser o que as pessoas querem.

            Como qualquer ciência ela evolui seu entendimento, mas infelizmente muitos ditos economistas figuem que não, ex impossibilidade de planejamento central, impossibilidade de calculo econômico sobre economia socialista, fora total desconsideração por incentivos ou desencorajamentos para cada intervenção aplicada.

            Acaba que teorias são criadas com deficiências de berço, e as soluções para essas distorções ( com origem e motivo desconhecido ) acabam gerando mais problemas que vão se acumulando ao longo do tempo, e por desconhecer o motivo real criam-se entendimentos distorcidos ou soluções absurdas que novamente agravam o problema.

            Neste ponto resumindo, socialistas e afins podem ser até bem intencionados mas falham miseramente nas sugestões e entendimentos.

            Observe não pontuei questões filosóficas, mas sim logicas deficitárias, socialismo é refutável a seculo, mas descontruido de forma detalhada principalmente no seculo 20.

            E perceba o livro do Picketty sofre de vários desses defeitos, nem preciso usar o fato de muitos números serem falsos ou inventados ( fato esse já notoriamente publico ) o livro sofre já na base.

            Observe que como falei antes não precisa que vc concorde ou não com um sistema 100% libertário funciona ou não, mas como pontuei escalas de cada ideologia já mostra resultados, mesmo países tão cultuados ( norticos ) entendem isso, sociais democracias e afins, qualquer um bem intencionado pode observar, para não falar que se trata de falacia por ser pais diferente , observe o próprio Brasil, principalmente apos 1889, getulismo, militares, fora os absurdos anos 80 e 90 ( que melhor experiencia que controlar preços ).

            Quanto ao fato de acumulação de riqueza, concentração de renda e tal, observe o seu exemplo em vez de sugerir fazer de modo que todos possam alcançar um ideal a sugestão se da por punir quem conseguiu ( novamente incentivos ) , lembrando que herdar 1 milhão no te garante eterna riqueza, se usar de forma inadequada ira morrer pobre, agora perceba se ele vive de renda, observe que ele esta desistindo de gastar para emprestar a outro e receber uns trocados em troca, ser contra isso é absurdo, pois se esquece que aposentadoria de muitos se baseia nesse mesmo conceito.

            Observe que não falei que não existe cartel, e sim que monopólios, carteis só existem com ajuda do estado, se não fosse suas burocracias o que citou sobre cervejas não ocorreria, coincidentemente se observar as regras de impostação e burocracia a cerveja é o pior caso e estranhamente a que tem uma empresa dominando o mercado, algo que não ocorre de forma tão evidente nas demais da mesma categoria, estranho não, ?

            Caso sete irmas, não teria que montar um cartel, os estados apenas perceberam que dava para tirar o intermediário, já que manipulavam o mercado por que não dominar 100%, novamente a máxima uma vez que o estado sente o sabor de poder ele ira sugar até o ultimo, e ao contrario de uma empresa não tera freios.

            Quanto ao caso visa / master, vejo com bons olhos a ELO no mercado, assim como maquininhas como PAGseguro, concorrência é a solução, quanto a centralidade não é a toa que sou usuário de criptomoedas a anos, pois assim como concorrência precisa haver descentralização, principalmente nesta área.

            O cara que tem dinheiro e quer viver de renda precisa emprestar para alguém, muito provavelmente se não tiver um estado atrapalhando vai ser o cara abaixo que vai pegar emprestado, no futuro muito provavelmente vai ser o cara a quem ele emprestou ou mesmo o filho dele quem vai repetir esse ciclo.

            Por sinal posso te mostrar como superar o Thor Batista.
            https://www.youtube.com/watch?v=vsAJHv11GLc

            Observação, não da para maioria da sociedade viver de renda, o dinheiro precisa gerar riqueza para justificar o juros, logo se alguma das partes errar a mal tera prejuízo, logo a tão criticada parte que empresta é algo essencial para o mercado existir, e como sempre é alvo de pessoas que não entendem ou distorcem a logica de mercado.

            Encerrando, sugiro pesquisar sobre praxeologia, mises e escola austríaca, mesmo que não mude sua cabeça, ao menos espero que entenda que nem sempre temos todos os parâmetros disponíveis, algo que escola austríaca sempre batemos forte, pois nunca temos como saber todos os resultados de uma intervenção, por pura logica intervenção estatal como exemplo é errado, acho ser a única escola de economia que aponta não saber tudo, e por isso mesmo sempre lembra a todos o lado ruim de cada intervenção no mercado.

            Pobreza e “Falta de oportunidade”
            https://www.youtube.com/watch?v=ZeM4TMfnUF8

            Critica ao Picketty
            http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2012

            “Falhas” de mercado.
            http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1150

            Empresas grandes, ineficientes e anti-éticas só prosperam em mercados protegidos e regulados
            http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2652

            Monopólio bom, monopólio ruim, e como se sustentam
            http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1057

          • bruno torrente

            Desculpe pelo texto grande, escrevi e nem reparei o tamanho ;), mas sempre bom conversar com alguém que simplesmente não parte para os xingos e falacias.

        • bruno torrente

          Lembranças de um brasil socialista.

          https://globoplay.globo.com/v/2588432/

          Já Eletrobras só de falar privatização acumula 40% de aumento em valor, realmente socialismo é bom.

    • Quem disse que a gente consegue ver video no 4G brasileiro que tem velocidade de 3G na civilização? Você pode até conseguir, mas uma vez no mês senão acaba a franquia.

  • Saudades da TELERJ. Não tinha esse tipo de palhaçada.
    Ai privatizam tudo, vira essa nojeira. Vão ver agora com a Eletrobras! /s

    • Vin Diesel

      Eu gosto do trote da Telerj. Cada vez q da saudade eu ouço. Calma filha da puta, calma. Comer teu cu, peraí.. .

    • bruno torrente

      Sei que o modelo de teles tem seus problemas ( oligopólio, corrupção e por ai vai ), mas essa da TELERJ chega doer, só se perguntar, esse modelo era viável economicamente ? se desse prejuízo quem pagava ? Por sinal 338,00 reais ( cambio a $ 1,17 ) para ativar uma linha celular ( TELESP 1998 ) e ainda ficar em uma fila de espera.

      Eduardo cunha e a TELERJ dai já da para ver o nível que era as coisas.

      A única coisa boa das TELES antigas são os trotes, tudo além disso é pura memoria falha/seletiva ou desconhecimento econômico.

  • Diego

    Ainda bem que esse é um setor regulado e as empresas estão sujeitas à supervisão da Anatel.

    • tuneman

      Não! Isso é péssimo para o mercado!
      quanto menos interferencia do governo melhor
      e blah blah blah.

      /s

  • Cocainum

    720p ainda dá pra encarar, mas 480p ninguém merece.

  • Jeferson Leite Borges

    Logo surge uma empresa que tem um serviço de qualidade e pimba, todos vão para ela. Até ela morrer… Saudades da GVT…

    • Inquisidor

      ve se tem fibra otica da copel ai na sua regiao, bel fibra = banda larga da copel, vc tem 40MB de upload Real e 40mb de downlod REAL , tipo 40mb = 40mb/s e não 4.1mb/s, manja o do upload a mesma coisa. aqui na minha região não tem, pqp

      • CtbaBr©

        Desde de que o ultimo “governador” assumiu, a rede de fibra da Copel esta a duas quadras de onde moro, não ampliaram nada…

        • jacob

          Mesma coisa aqui, não dá duas quadras e tem rede da Copel… De todo modo, não sinto muita falta, de acordo com o relato de quem tem, o suporte é horrível e demorado, tem o problema das rotas que citei em outro comentário, o único bom mesmo é a velocidade que é simétrica. De resto, tô bem servido com um provedor local que, embora mais caro, o suporte é instantâneo.

      • leoncral

        Se fosse real como vc diz seria, 40 MB/s . Pq se vc contrata 40Mb e baixa a 4.1MB/s vc está usando 100% da sua banda.

      • jacob

        Fala asneira não, tenho alguns conhecidos que possuem Copel (eu não, porque não tem disponibilidade na minha rua), a velocidade é 40Mb/s (megabits) e você baixa a ~4.8MB/s (megabytes). A letrinha maiúscula faz toda a diferença, nenhuma empresa vende internet medindo em megabytes, sempre megabits.
        No mais, as rotas internacionais da Copel são bem ruins, ping alto e baixa velocidade, os amigos meus que usam pra jogar reclamam pra caramba.

        • CtbaBr©

          Exato, eles vendem por bits, é enganoso, mas sempre foi assim.
          Na real seria 40 divido por 8, algo em torno dos 5.

          • Um pouco abaixo que apenas dividir por 8, porque o tcp/ip trabalha com pacotes e cada um deles tem vários bits extras de paridade e metadados. Dividir por 8,5 ou 9 é mais realista 🙂

          • William De Oliveira Ferreira

            divide por 10 de uma vez e facilita a conta, porra!

          • É o que eu faço na prática, para tirar estimativas rápidas da velocidade máxima esperada 🙂

          • Felipe Braz

            40 / 8 nominalmente. Na pratica divide por uns 10 que tem taxa de acerto melhor.

          • jacob

            Sim, o ideal é dividir por 10, o que vier depois é lucro.

        • Você é uma besta mesmo com acesso à internet! Hahahaah

          Entende nada de internet e tá sujando o nome da empresa.

          Presta bem atenção ao que o marcio neves tem a ensinar e aprenda a dominar um assunto antes de argumentar…

          Edit: Foi pra pessoa errada, desculpe, Jacob!

          • Acho que você respondeu pro cara errado. O jaboc está certo em sua explicação

          • Foi, deu erro! HAHAHA

          • William De Oliveira Ferreira

            lendo um rage como este só me faz pensar a importância em requisitar o CPF ao iniciar a navegação na internet

          • Cara, to fazendo ele se tocar que não é pra ficar falando asneira sem menor conhecimento.

            Os comentários servem para muitos clientes criarem opnião sobre uma empresa.

            E to pouco me fodendo. Precisa de cpf não, se tiver bravinho dou um endereço pra gente se encontrar e resolver seu probleminha de complexo enrustido.

          • William De Oliveira Ferreira

            tenho muito medo de um zé cagão de internet que fica postando rage na internet

          • jacob

            oi?

          • Desculpa foi errado kkkk

      • ochateador

        mbs = megabits por segundos.
        MB = MegaBytes (que é igual a 8 bits).
        Dá uma arrumada aí nas siglas que você usou.

      • Inquisidor, você é uma besta mesmo com acesso à internet! Hahahaah

        Entende nada de internet e tá sujando o nome da empresa.

        Presta bem atenção ao que o marcio neves tem a ensinar e aprenda a dominar um assunto antes de argumentar…

    • CtbaBr©

      Saudades da GVT mesmo!

    • No caso de empresas de telefonia, se surge uma boa, ao invés das outras melhorarem a qualidade para poder concorrer, elas vão lá, compram a empresa, e baixam a qualidade. Assim é o capitalismo real, as empresas sempre vão procurar o caminho mais fácil para aumentar os seus lucros.

  • Deilan Nunes

    Elas tem que ganhar dinheiro de alguma forma, internet boa, ilimitada e quase de graça so em sonhos utópicos ou daqui alguns anos se o governo para de regular.

    • Gaius Baltar

      Mas é justamente pelo fato do governo atual dos EUA estar c… e andando para regulações que as operadoras estão aloprando os clientes ao seu bel prazer. Nem o excesso de taxas e burocracias do governo brasileiro nem o mercado selvagem do governo Trump, um meio termo seria o ideal. Mas já sabemos que não existe ideal, então ¯_(ツ)_/¯

      • Julio da Gaita ✔

        até que enfim um comentário sensato nessa joça…

  • alvaro lordelo

    Ai o cara faz pesquisa investe em tecnologias, faz codecs…e no final a empresa de internet derruba a qualidade pra garantir a qualidade, massa então já pode cancelar o desenvolvimento de novas tecnologias 1080p já deu HAHA

  • tuneman

    sem problemas. logo o concorrente lança um plano melhor e a Verizon volta a atras, senão corre o risco de perder todos os cliente.

    • Gaius Baltar

      Em um mundo ancap isso seria assim. No mundo real as outras operadoras também diminuirão a qualidade do streaming.

      • tuneman

        Com certeza

  • Oli

    “…já que não há nenhuma diferença visível na qualidade de um vídeo em um smartphone exibido em resoluções maiores que 720p ou em um tablet acima de 1080p”.
    Bom, isso é verdade…

  • Inquisidor

    se a tela do smartphone for 1080p ou mais vc consegue sim notar a diferença de qualidade, esse papinho nivel brasil ai não cola kkkk

  • Abraão Caldas

    Ué, não sabia que já tinham resolvido o problema de limite de espectro eletromagnético… tou desatualizado.

    • jacob

      Exato.

      200 clientes numa mesma ERB assistindo vídeo em 4K, nem a melhor das operadoras com equipamento de ponta consegue aguentar. Tá mais que certo em limitar, mal de todo mundo é achar que internet móvel tem que ser oferecida nas mesmas condições que um serviço cabeado.

      • Abraão Caldas

        Agora tenta explicar isso, todo mundo acha que as operadoras são malvadonas.

        • bruno torrente

          Concordo, mas as próprias operadoras também não ajudam, acabam se sabotando por causa do departamento de marketing, falta de investimentos reais ( fora oligopólio, corrupção e afins inerentes ao mercado brasileiro como foi proposto desde a era FHC )

          Bastava uma campanha de conscientização ( pode ser oculta a internet aceita ), investimentos em fibra ( seja para roteamento ou repetidores ).

          Junta isso a gigantesca burocracia para nova antenas e a tempestade perfeita se instala ( uso esse argumento por ultimo, me refiro apenas ao mercado brasileiro pois desconheço o americano, e por ser algo externo as operadoras )

          • Abraão Caldas

            O problema é que se você libera ilimitado de verdade vai ter gente que vai baixar TB de dados e usar como se fosse fixa.
            Igual o cara que armazenou petabytes de dados no amazon cloud drive porque era o “ilimitado”… só pela zueira.

          • bruno torrente

            Até ai um simples ajuste de contrato soluciona, exemplo, pacotes ilimitados de verdade tem velocidade menor, e em paralelo deixa os “ilimitados limitados” com outro nome e destacando que ele limita velocidade de mídias, o cliente ira decidir o que lhe é mais interessante, e o provedor a quantidade de clientes que consegue anteder em cada perfil.

            Precisa ser algo pré estabelecido e de qualidade comprovada, simplesmente acusar um cliente que deseja usar conforme a publicidade não ajuda em nada, como falei a empresa não pode ser refém do marketing sem noção ( quer pagar quanto lembra ).

          • Abraão Caldas

            Mesmo que você deixe com velocidade menor ainda é um problema, já que o pacote ainda vai tomar conta de slot de transmissão / recepção.

          • bruno torrente

            Por isso mencionei a questão da burrocracia para instalar novas antenas ( como adendo para o mercado brasileiro pois desconheço o americano neste quesito )

            Agora convenhamos se não podem ajustar planos, velocidades e infraestrutura sem jogar no colo do cliente ai ferra.

            Como sugeri antes batam até resolver os problemas burrocraticos ( que convenhamos se depender exclusivamente dos políticos nunca ira sair ), depois fica bem mais fácil os demais problemas.

            Mas convenhamos do jeito que esta é interessante para as teles e para o estado, e esse é o grande problema afinal, pela forma como foi criado o mercado dificilmente ira mudar tão cedo, oligopolios sustentados pelo estado, e batata quente pulando de colo em colo, projetos como esse da Verizon de um lado leis absurdas do estado pelo outro, no final das contas limitações de espectro, ERB, fibra-otica etc serão apenas detalhes desconsiderados pela maioria infelizmente.

            Pessoalmente acho que sistemas paralelos acabaram sendo a solução, mesmo que paliativa ( como ocorre hoje com whatszapp + wifi ( Pessoalmente a muito não uso telefonia celular )

      • Cocainum

        4K é um exagero em conexão mobile. Mas 480p também é sacanagem.

      • ochateador

        Mas se você vende plano ilimitado…. se vire para oferecer dados ilimitado.
        Mais honesto (embora menos lucrativo) anunciar que o plano tem velocidade máxima de x MB/s e franquia mensal de y GB e o cliente que se vire para usar o que contratou durante aquele mês.

  • Monstro Medieval

    “mas privatizar é bom”
    É mesmo.

  • kisairogue

    A T-Mobile já faz isso há um tempinho com o Binge On, com a diferença de que não conta na franquia quando a qualidade reduzida. Mas ela te dá a opção de desativar o “serviço”, ao menos.

  • Luiz Claudio Eudes Corrêa

    A T-mobile já faz isso, porém ela é “boazinha” em não descontar o Netflix do plano de dados em 480p ou deixa assistir em 1080p descontando, fica a critério do freguês.

  • Paulo Bernardi

    Deixa eu ver se entendi: Eles estão limitando vídeos a 720p nos smartphones, e a 1080p nos tablets, e tem pessoas reclamando?

    As pessoas querem enxergar acima da resolução do olho humano, é isso?

  • ochateador

    O plano é ilimitado mas colocam limites.
    Será que estou meio ruim de português ?

    • O maU elementaU

      E assim desde a epoca da vesper…

  • Salles Magalhaes

    “já que não há nenhuma diferença visível na qualidade de um vídeo em um smartphone exibido em resoluções maiores que 720p ou em um tablet acima de 1080p.”
    –> Nisso eu concordo com elas 🙂

    No Brasil as operadoras vao limitar os videos a ASCII art

  • Ednei P. de Melo

    Sério? Tenho um plano de Internet a cabo de 5 Mbps, mas quando assisto vídeos no Netflix, a velocidade fica oscilando e mal consigo obter a qualidade SD padrão (assinei o plano mais básico). Hoje em dia, me daria por satisfeito se ao menos conseguisse ver os meus vídeos em 480p, mesmo com velocidade reduzida como 2 Mbps. E olha nem sequer estou falando das redes 3G/4G… &;-D

  • Leonardo Suruagy

    E oremos para que o governo americano continue sem mover um dedo… Ô mania…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis