Meio Bit » Arquivo » Software » Windows vai rodar versões Stable, Beta e Dev do Chrome simultaneamente de forma nativa

Windows vai rodar versões Stable, Beta e Dev do Chrome simultaneamente de forma nativa

Chromium Blog anunciou que agora é possível rodar as três instâncias do Chrome simultaneamente a princípio no Windows de forma nativa, basta baixa-los diretamente no canal oficial. Se você já possui o Dev ou o Beta em seu computador o Google recomenda removê-los e fazer uma nova instalação.

6 anos e meio atrás

O Google Chrome não possui apenas uma única versão, disso todos já sabem. Há quatro distribuições distintas com canais específicos, sendo Stable (padrão), Beta (auto-explicativo), Dev (um Alpha para desenvolvedores, uma plataforma de testes essencialmente) e a Canary (pré-Alpha, completamente instável e que recebe novidades do canal Dev e próprias em primeira mão; é basicamente um sandbox).

Só que os desenvolvedores possuíam um pequeno problema: o Google nunca ofereceu soluções nativas para permitir a instalação paralela de mais de uma versão do Chrome (a saber Stable, Beta e Dev). Embora houvessem alguns métodos que contornassem essa limitação, aqueles que trabalham com desktops precisavam escolher apenas um dos três canais para trabalhar em cima, visto que os canais Dev e Beta recebem primeiro as atualizações do navegador.

No Android isso não acontece, a comunidade Chromium sempre permitiu que os usuários (mais precisamente devs) rodassem as três versões do Chrome ao mesmo tempo, tanto para testar sites nas versões mais atuais do Chrome como analisar seu comportamento nas futuras atualizações. Só que essa limitação está caindo agora: o Chromium Blog anunciou que agora é possível rodar as três instâncias do Chrome simultaneamente a princípio no Windows de forma nativa, basta baixa-los diretamente no canal oficial. Se você já possui o Dev ou o Beta em seu computador o Google recomenda removê-los e fazer uma nova instalação.

A previsão é que o Linux em breve receba a funcionalidade; nada foi dito sobre oferecer a a instalação simultânea no Mac mas é bem provável que isso venha a acontecer, embora demore um pouco mais. A comunidade Chromium espera que os usuários enviem feedbacks para melhorar a performance e evitar que os três browsers entrem em conflito, embora eles já rodem satisfatoriamente bem no Android.

De qualquer forma, é mais uma opção para quem precisa fazer uso das várias versões do Chrome e não quer depender de gambiarras para utiliza-los ao mesmo tempo.

Fonte: Chromium Blog.

relacionados


Comentários