Windows vai rodar versões Stable, Beta e Dev do Chrome simultaneamente de forma nativa

O Google Chrome não possui apenas uma única versão, disso todos já sabem. Há quatro distribuições distintas com canais específicos, sendo Stable (padrão), Beta (auto-explicativo), Dev (um Alpha para desenvolvedores, uma plataforma de testes essencialmente) e a Canary (pré-Alpha, completamente instável e que recebe novidades do canal Dev e próprias em primeira mão; é basicamente um sandbox).

Só que os desenvolvedores possuíam um pequeno problema: o Google nunca ofereceu soluções nativas para permitir a instalação paralela de mais de uma versão do Chrome (a saber Stable, Beta e Dev). Embora houvessem alguns métodos que contornassem essa limitação, aqueles que trabalham com desktops precisavam escolher apenas um dos três canais para trabalhar em cima, visto que os canais Dev e Beta recebem primeiro as atualizações do navegador.

No Android isso não acontece, a comunidade Chromium sempre permitiu que os usuários (mais precisamente devs) rodassem as três versões do Chrome ao mesmo tempo, tanto para testar sites nas versões mais atuais do Chrome como analisar seu comportamento nas futuras atualizações. Só que essa limitação está caindo agora: o Chromium Blog anunciou que agora é possível rodar as três instâncias do Chrome simultaneamente a princípio no Windows de forma nativa, basta baixa-los diretamente no canal oficial. Se você já possui o Dev ou o Beta em seu computador o Google recomenda removê-los e fazer uma nova instalação.

A previsão é que o Linux em breve receba a funcionalidade; nada foi dito sobre oferecer a a instalação simultânea no Mac mas é bem provável que isso venha a acontecer, embora demore um pouco mais. A comunidade Chromium espera que os usuários enviem feedbacks para melhorar a performance e evitar que os três browsers entrem em conflito, embora eles já rodem satisfatoriamente bem no Android.

De qualquer forma, é mais uma opção para quem precisa fazer uso das várias versões do Chrome e não quer depender de gambiarras para utiliza-los ao mesmo tempo.

Fonte: Chromium Blog.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Luis

    Qual a melhor para baixar o Firefox?

    • Delicia.

    • leoncral

      Internet Explorer

    • marcelo LG

      se voce acessa bancos e sites menos atualizados opte pela versão esr que tem o suporte estendido

  • jairo

    Bye bye edge

  • DumbSloth87

    Sempre usei o Stable e o Canary simultaneamente aqui, nunca tive problemas.

    • E. Bicalho

      Observe que o artigo se refere ao uso simultâneo das versões Stable, Beta e/ou Dev.

  • DEBIAN ! Boas lembranças dos anos 90 e inicio dos 2000.

    • Felipe Braz

      Saudades nenhumas dos softmodems nem da internet movida a IE6 em que nada funcionava no mozilla ou no opera.

      • Putz…. tá loco !
        Nessa época usava USRobotics externo com NETSCAPE, nada de Winmodem.

        E mais, homem de verdade configurava placa de rede nos jumpers, era mais divertido que tudo pronto como é hoje, odeio Apple 😀

        • Felipe Braz

          Bah naquela época eu era piá, daí tinha que me contentar com o que o dinheiro dava né hUHAuahu.
          Modem de jumper eu só conseguia de máquina que chegava pra upgrade, a maioria 14k.
          Minha felicidade foi quando instalei o tech linux que veio numa pc Master e reconheceu o winmodem da lucent.

  • Marcelo Rodrigo Gadelha

    ‘Chromium’ me lembra imediatamente aquele carrapato que você tem que passar 2 dias vasculhando o regedit pra se livrar dele

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis