Expedição de Paul Allen localizou o USS Indianapolis

uss-indianapolis-2

No dia 30 de agosto de 1945 a Guerra na Europa já havia acabado, e no Pacífico tudo se encaminhava para uma solução. O Japão estava isolado, a União Soviética estava prestes a focar seus recursos no conflito, e o Imperador estava inclinado a uma rendição, somente a Junta Militar (que efetivamente governava o país) era contra.

O USS Indianapolis navegava tranquilo para as Filipinas, saindo de Guam. Avistado pelo submarino japonês I-58 durante a noite, o navio não percebeu quando o inimigo fez um disparo quase didático, lançando dois torpedos Tipo 95 cada um com 550 kg de explosivos. Eles atingiram em cheio, proa e popa.

O resultado foi devastador, o Indianapolis começou a fazer água, compartimentos estanques não funcionaram, tanques de lastro foram destruídos, logo ele começou a inclinar perigosamente, e em 12 minutos tombou, ficando com o fundo do casco para cima. Logo depois a popa subiu da água, ele ficou na vertical e afundou.

uss-indianapolis-rescue-2

Nas explosões iniciais o Indianapolis perdeu 300 tripulantes. 900 ficaram na água, mas como não conseguiram enviar pedido de socorro, ninguém sabia que estavam lá. Os marinheiros ficaram cinco dias na água, sendo atacados por tubarões, morrendo de desidratação e insolação. Quando foram localizados por acaso por um avião Catalina em patrulha anti-submarino, somente 317 estavam vivos.

O tenente Adrian Marks, comandante do Catalina avisou a base do naufrágio e pousou seu hidroavião, taxiando entre as ondas recolhendo sobreviventes. Ninguém até hoje sabe como ele conseguiu enfiar 56 homens em um PBY Catalina e decolar em seguida.

477548e3ac6c7dcf3ab8859832ff88e5-sea-planes-flying-boat

O comandante do Indianapolis foi condenado em uma corte marcial, por negligência. Dos males o menor, ao menos a missão principal do Indianapolis já havia sido cumprida. Dias antes em uma operação super-secreta ele transportou dos EUA para a ilha de Tinian, nas Marianas, os principais componentes da bomba atômica que dias depois explodiria em Hiroshima.

Perdido por 72 anos, o navio só foi localizado agora, graças a uma expedição bancada por Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft. O navio de pesquisas, o RV Petrel tem 250 pés de comprimento, um robô submarino capaz de descer a 6.000 metros de profundidade e uma equipe de 13 pesquisadores.

navioallen


Daily World News Stuff # 4 — Research expedition finds wreckage from the USS Indianapolis

Os destroços foram encontrados a 5,5 km de profundidade, e foram identificadas âncoras, um dos sinos do navio, a numeração do casco e diversos objetos.

indy-spares-box-zoomed-in

Parabéns aos envolvidos, e principalmente a Paul Allen. É bom ver que os geeks dominaram o mundo, e cada vez mais gastam suas fortunas em coisas mais produtivas do que cavalos lentos e mulheres rápidas.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Hemeterio

    Fascinante. O fundo do Mediterraneo deve ser pavimentado com madeira de navios. E ânforas de vinho. E alguns corpos. O fundo do Atlântico entre o Caribe e a Europa deve ter uma linha pontilhada de destroços. E algum ouro. O Mar do Norte esta cheio de submarinos e cargueiros afundados. E o Bismarck. To escrevendo aleatoriedades pq o que eu queria destacar, os bilionarios de hoje indo ao espaco, curando doencas e financiando estudos e expedicoes é algo cool alem dos meus sonhos mais otimistas – ja fora citado no texto.

    • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      Graças ao Capitalismo… LOL

    • Marcelo Santos

      Os milionários americanos. Os milionários daqui investem em fazendas, casas luxuosas na praia e carros. E muitos são ricos pelo capitalismo de compadrio e vendendo licenças. Um verdadeiro pesadelo à Ann Raydn.

      • Hemeterio

        True. Bilionario europeu investe em vinho, russos em BMWs e agasalhos adidas e chines em propriedades fora da China – pra burlar o governo. Triste isso.

  • Fábio Oliveira

    Tio Ranzinza Milionário que ninguém gosta parte em busca de relíquias afundas em mares perigosos.

    Isso aí é o roteiro do novo Ducktales?

    • Vinícius Cordeiro

      A bem da verdade esse já era o roteiro do Ducktales original. 😛

  • José Carvalho

    @ccardoso:disqus , qual a ferramenta que utiliza para editar os textos? SEI que seu português é bastante adequado, e vejo muitos errinhos mais recentemente aqui no Meio Bit e no Contraditorium, errinhos que eu noto no corrector ortográfico do teclado do Google no Android (palavras certas, mas erros na conjugação de verbos e afins).

    • Vinicius Zucareli

      Eu acho que é um Chrome book. Minha memória acusa ele ter comentado sobre isso antes. Mas não tenho certeza

  • Esse é o mesmo Paul Allen que processa metade da Internet por ter roubado a idéia dele de uma rede mundial ?

    • Não faz muito sentido, a Internet já estava sedimentada quando ele começou a figurar na computação com a Microsoft. Já Vinton Cerf e Robert Khan são os pais do TCP/IP e a ARPA/DoD pela rede distribuída…

  • Cássio Amaral

    Merece um documentário aos moldes do “Fantasmas do Abismo” de James Cameron, onde o diretor, o
    ator Bill Paxton e uma equipe de cientistas viajam até o fundo do mar e exploram os destroços do Titanic, altamente recomendado.
    Adoro esses documentários sobre expedições para localizar e explorar navios naufragados.

  • jairo

    O grande erro (negligência) do capitão foi não ter navegado em Zig Zag , padrão naval da época quendo se navega em regiões de alto risco devido presença de submarinos

    • cloverfield

      Pelo que me lembro o próprio comandante do submarino japonês tentou livrar a barra dele no julgamento.
      A marinha só aceitou a inocência dele muitos anos depois da sua morte.

  • pesset

    O filme retrata bem a história desta missão e tripulação.

  • Belkar

    Não encontrei referência pro Quint
    🙁

  • O cara está torrando parte do capitalismo caçando tesouros onde nenhum ser se atreve a ir.
    Devo dar os parabéns por não queimar o capitalismo em um bordel de mulheres relâmpago

    • alvaro lordelo

      Mulheres relâmpago…fala mais…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis