Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Lazinho com Você, o projeto colaborativo de Lázaro Ramos

Lazinho com Você, o projeto colaborativo de Lázaro Ramos

“Lazinho com Você” é a nova aposta da Globo e de Lázaro Ramos, um projeto colaborativo online que vai virar um programa de TV a ser exibido nos últimos domingos do ano. Até o lançamento na TV, Lázaro também apresenta um programa online semanal de 1 minuto com o melhor da semana.

6 anos e meio atrás

lazinhocomvoce

Estivemos ontem na coletiva de “Lazinho com Você”, novo híbrido de programa de TV com projeto online da Rede Globo, que na verdade é um projeto pessoal do ator, autor e apresentador Lázaro Ramos. O programa em si tem estreia marcada pra dezembro na telinha, mas já começou sua missão de angariar conteúdo nas redes sociais e no site do projeto, que está aceitando colaborações desde ontem.

O objetivo é incentivar o público a enviar colaborações criativas nos formatos vídeo, texto, músicas, imagens e experiências, para gerar uma grande quantidade de conteúdo que será organizado no site, e também será compartilhado em um pequeno vídeo de 1 minuto a ser exibido todos os domingos até o dia da estreia.

Como um leitor muito bem me lembrou no Twitter, o projeto lembra bastante o HitRecord do ator Joseph Gordon Lewitt, que inclusive tem a mesma mecânica de desafios e remixes liberados para estimular a colaboração, que também se dá em pontos. A diferença é o objetivo final, no caso do HitRecord, o objetivo é gerar negócios para os profissionais, no caso do Lazinho com Você, fomentar de conteúdo o programa de TV, e aí sim, remunerar os produtores de conteúdo em dinheiro.

Como o objetivo é mostrar conteúdo inédito em dezembro, é possível que as melhores produções enviadas sejam rapidamente retiradas do ar, e que seus criadores sejam convidados a participar de reuniões com a equipe do programa, para eventualmente gerar o material final para os quadros do programa de TV, quando ele for ao ar. Esta abertura da Globo para os produtores de conteúdo online é muito interessante e promissora, além de surpreendente para quem conhece bem e tem acompanhado a empresa há anos.

E a remuneração por este trabalho de criação? Caso o material enviado seja usado como base para um dos quadros do programa, seu autor (ou autores) irá receber pontos, que poderão ser trocados por valores em espécie. Para simplificar, estamos falando de cerca de R$ 2.000 por minuto de vídeo exibido no ar, assim um vídeo de 3 minutos poderia gerar R$ 6.000 (um valor que pode ser pago a mais de uma pessoa por vídeo). Também perguntei se estaria sendo planejado remunerar conteúdos online que façam muito sucesso, mas neste primeiro momento, o plano é pagar só mesmo o que for exibido na TV.

O projeto da Globo ainda está embrionário, mas a equipe está bem empolgada e Lázaro, mais ainda. O MB torce pelo sucesso da iniciativa e deseja sorte a toda a equipe e aos produtores de conteúdo que apostarem na empreitada. Saiba como colaborar no site do projeto.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários