Nintendo Switch derruba PS4 e retoma liderança (nos EUA, em julho)

Laguna_Nintendo_Switch_Splatoon_2

Queria prometer um review, mas ando sem tempo. Aliás, o Nintendo Switch é o melhor console para quem tem pouco tempo.

Enquanto as empresas japonesas que monitoram as vendas do mercado nipônico de games divulgam os números exatos sem nenhum pudor, no ocidente o NPD Group trabalha sob um forte NDA nos Estados Unidos. Desde 2014, quando o tio Laguna começou a acompanhar as vendas do varejo norte-americano relacionadas a jogos eletrônicos, dependo de vazamentos para calcular os números aproximados e opinar sobre tais dados.

Pois bem, ontem (14/08) ocorreu um vazamento no NPD Group onde os três consoles mais vendidos tiveram os números exatos de vendas revelados. Destaco-os em azul claro na tabela abaixo.

VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS
Plataforma julho (2016) julho (2017) variação anual
Nintendo Switch 222.000 unid
PlayStation 4 161.200 unid 217.000 unid + 34,7%
(New) Nintendo 3DS 185.000 unid 105.000 unid – 44,3%

·
Qual foi o principal lançamento de julho? Splatoon 2 (lançado dia 21), cujas vendas de cópias físicas nos EUA também tiveram o número exato do NPD vazado: foram 322 mil cópias físicas vendidas nos 9 dias de julho em que o game estava disponível naquele mercado. Cada uma a US$ 60, temos portanto uma arrecadação de mais de 19 milhões de dólares.

Aparentemente a Nintendo enviou às lojas norte-americanas mais unidades do Switch para acompanhar o lançamento e assim o console híbrido derrotou o PS4. Por pouco. Se bem que em 2017 o PS4 já vendeu 2 milhões de unidades nos EUA, enquanto o Nintendo Switch já chegou ao 1,8 milhão de consoles nos Estados Unidos. Dados até julho. Lembrando que o console da Nintendo teve dois meses a menos de vendas.

Em junho, jogos como o (temporariamente exclusivo) Crash Bandicoot N. Sane Trilogy fizeram o console da Sony ter vendas recordes naquele mercado. Sem lançamentos relevantes em julho, o sucesso não se manteve na arrecadação (a coletânea custa US$ 40) embora em outros mercados a remasterização dos Crash Bandicoot ainda esteja vendendo muito bem.

Em grande queda mesmo está a família Nintendo 3DS: julho foi o mês de lançamento do New 2DS XL nos EUA mas este modelo só teve contabilizados dois dias de vendas, portanto só podemos avaliar o real impacto do New 2DS XL pelo mês de agosto. Ou seja: lá em setembro.

Xbox One? Bom, o vazamento só nos fez saber o resultado dos três consoles mais vendidos. Então infelizmente podemos concluir que, em julho, o console da Microsoft vendeu menos que as 105 mil unidades da família 3DS nos Estados Unidos. O principal motivo seria a falta de jogos exclusivos lançados no período, além da expectativa pelo Xbox One X, cujo lançamento na civilização será dia 07 de novembro. Se serve de consolo, Metal Gear Rising: Revengeance é um dos mais novos jogos de Xbox 360 retrocompatíveis com o XBO.

O tio Laguna torce para ver mais jogos da Konami (e da Square Enix please!) na lista de retrocompatibilidade, em especial o Metal Gear Solid HD Collection. Por mim, pessoalmente, tais jogos justificariam a compra de um XBX ou mesmo do Xbox One S. Fora o Blu-ray 4K, claro.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • tryedge

    Ansioso para meu Switch chegar do Japão 😀

  • Christian Oliveira

    Vem SW, vem

  • Andre Kittler

    “tv size calculator” no Google e seja feliz com o 4K. É lindo, apenas é para 1% dos usuários.

    Mas tudo bem, pessoas usam 1080p em telas de 5″ e acham o máximo… amo muito tudo isso.

    PS: HDR, por outro lado, ae a porca torce o rabo…

  • Germano

    Off: eu vi mesmo jogos de PS2 lacrados na foto?

    • Não, não estão lacrados.

      É uma técnica de conservação minha. Em vez de rasgar o celofane, corto apenas uma das pontas e reaproveito como luva para proteger as caixas dos jogos da poeira.

      Faço a mesma coisa para Blu-rays, DVDs, CDs e jogos de DS/3DS.

      • kenji

        Olha, conheço gente cuidadosa, conheço gente paranóica. E agora conheço gente tipo Laguna.

      • Germano

        Gostei da dica. Mas é fácil reintroduzir a caixa no celofane depois?

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Bom saber disso. dizem que tenho TOC porque faço a mesma coisa.

  • Maom

    Tamo junto @@Max_Laguna:disqus , tb ajudei a alavancar as vendas do switch esse mês! E é um belo video game para quem não tem tempo de sentar 2 horas no sofá bitolado na tv para jogar. Jogo um pouco aqui um pouco acolá pela casa e uma horinha na cama antes de dormir o que não era possivel com um console normal ligado na TV.
    E zelda é ótimo para isso. Jogo de exploração belíssimo e com jogabilidade muito boa para um portátil. Nem se compara a porca ergonomia do 3ds ou psvita. São não é tão confortável como era no gorducho gamepad do wii U por motivos óbvios.
    Agora jogar zelda de maneira lenta até lançar o skyrim! 🙂
    E os números de vendas do switch passariam de 1 milhão fácil se tivesse estoque… Foi uma guerra pra consegui o meu nos EUA e fiquei 1 mes lá. Em lojas físicas era impossivel, nem usando muito o site istocknow . com eu consegui. Só num bundle online na target. Gamestop tinha um bundle tb mas cheio de quinquilharias junto como mochilas e estátuas que eu não gosto. O da target vinha só jogos e uma case e um controle pro que levei na loja e troquei por outro jogo quando chegou. Já walmart, amazon, bestbuy, tudo esgotado e sem possibilidade de reserva online nem nada. O console é um sucesso e tanto.

    • O meu chegou dia 28, só tenho no momento o Zelda (físico) e MK8D (digital). Por ora vou ficar nesses dois por causa de outras despesas, mas em setembro talvez eu expanda a coleção. Aliás, Sonic Mania me deixa com vontade de desafiar o escorpião da carteira.

      • Maom

        Por conta do bundle q fui obrigado a comprar, comprei 4 jogos juntos incluindo o q troquei pelo controle. Zelda, mk8, splatoon2 e arms. Tudo com taxa saiu 1850 reais convertidos. Perto do preço praticado aqui, uma pechincha. Mas se nao fosse obrigado a comprar tanto jogo junto teria só zelda e mk8 tb. Talvez splatoon2, mas esse arms era um ótimo jogo pra alugar numa sexta, jogar com os amigos no fds e devolver na locadora domingo de noite e nunca mais.

        • Fernando Silva

          ARMS até que vai (me diverti bastante na fase de testes), mas nao compraria. Splatoon 2 nao é pra mim.

          • Maom

            Ele vinha no bundle… O que escolhi pra depois trocar pelo pro controle que vinha no bundle foi o splatoon. Parece até divertido pelos vídeos… Umas batalhas malucas online. O problema é q o jogo deve estar pegando fogo online agora mas eu não consigo deixar o link por nada. Botw é bom demais.
            Arms é meio sem graça… Quem curte luta vai achar legalzinho, mas a parte de jogar com os controles de movimento. Só se for pra jogar com o amigo na sala. Pq pelos botões é muito mais responsivo então se não for pra dar risada com os amigos, vira um jogo de luta fraco.

          • Gertrudes, a Lhama

            Eu curti ARMS, jogo por movimento, pois pra mim é o que dá mais graça ao jogo. Achei a jogabilidade muito bacana, o foda é que tem pouquíssimo conteúdo. O online é legal, mas seria bom ter alguma variedade no offline.

    • Wallacy

      Pelo visto dei sorte, olhei no iStockNow e tinha acabado de chegar um lote com 20 unidades na Target, fui correndo pra loja, cheguei o só tinha duas unidades, levei as duas, uma pra meu amigo. (Sem bundle as duas)

      A parte ruim é que eu queria a versão neon, mas ok. O que importa é que finalmente posso voltar a jogar, não aguentava me virar com joguinhos de celular, porém sem tempo para jogos de “sofá”.

      Estou com 8 jogos, fico alternando entre eles, até final do ano só tenho +4 na lista. Todos digital, comprei o case pra transportar, mas me lembrei do quanto odiava carregar os cards no meu antigo DS, dai só comprei um cartão de memória de 64 gigas. Nem precisa muito mais, boa parte dos jogos são bem pequenos, só ocupei metade até agora.

      • Maom

        Eu curto cartuchos. Curto colecionar e ver eles ali me pedindo pra ser jogado. E nao sou de ficar trocando de jogos. Quando jogo algo vou com ele até o fim ou então até enjoar, depois mudo de jogo. Então o inconveniente de transportar muitos cartuchos pra mim nao aconteceu nunca no 3ds. Mas tanto meu case do ds quanto do switch cabem bastante jogos. Eu tb só consegui o gray. Mas minha vontade de ter o neon era tão grande q comprei os controles extras e vou vender os cinzas. Kkkk só que as cores são invertidas comprando os controles neon. O azul fica do lado direito pra quem ja tem o neon poder personalizar e deixar tudo rosa/vermelho ou tudo azul. Vc estava em q cidade dos EUA. Em Orlando foi foda achar na loja. Só uma vez bati na trave e cheguei na loja tinha um mexicano fdp comprando o último pro filho dele. Meti tanto olho gordo q o moleque deve tá preso na caverna q o link acorda até hj. Kkk

        • Wallacy

          Foi em Vegas. Pensei em comprar o neon adicional, mas preferi comprar o Pro-Controller! Um dos melhores controles que já usei na minha vida. Inclusive ganhei um segundo Pro-Controller de dia dos pais 😉

      • Fernando Silva

        nohsinhohra! Eu nao sabia da existência desse site!!! Estou dando F5 faz dois meses esperando o SNES Classic estadunidense aparecer nos sites. Valeu!

        • Maom

          Cara o istocknow é mais voltado para lojas físicas. Apesar dele ter me indicado que teria o switch na target e quando entrei no site deles consegui comprar online oq é um milagre, o site é mais pra mostrar estoque nas lojas. Mas a target diferente do walmart e outras, quando entra no estoque físico eles disponibilizam online junto. Então fica de olho no site deles.

    • A patroa deve adorar esse momento do casal na cama 😀 😛

      • Maom

        Ela dorme sempre antes de mim. Até por isso jogo no portátil pra não causar na TV com ela dormindo.

  • Felipe Braz

    Esperando final do ano (leia-se 13º salário) pra adquirir o meu. Provavelmente vou dar um pulo em um certo país vizinho pra isso, porque por aqui ta tenso os preços…

    • Entendo, o meu se deu graças à restituição do IRPF. Aí me planejei para chegar antes do meu aniversário. Veio (bem) depois, mas beleza.

    • Vinícius Jorge

      E crie uma conta na Nintendo network com o país ajustado para os EUA, para viabilizar a compra de jogos pela loja online, fugindo assim dos preços escorchantes cobrados por aqui… Ou compre pelo ebay/Amazon, sai mais barato, mesmo pagando o imposto

      • Felipe Braz

        No wiiu eu tenho uma conta no estado de yukon no canadá aonde os impostos são bem menores do que nos eua =)

    • Está 400 dólares no país vizinho, tb vou dar um pulo lá. Vale a pena.

      • Felipe Braz

        Pena que é longe daqui de poa, vai uns 800 temers de gasolina ida + volta

        • Exatamente, idem em Porto. To pensando em ir de avião, pegar um bom hotel pra ficar com a família, passear bastante, aproveitar a ida pra fazer tudo que tem direito… e reservo um dia pra ir pras lojas comprar videogame, placa de video, hd, placa mãe e tudo que é porcaria que dá pra aproveitar a chance de estar lá 🙂

          • Pra vocês dois, Felipe Braz e Zanac. Não é mais fácil vocês acharem o freteiro da cidade de vocês e pedir pra ele trazer? Fica muito mais em conta. Toda cidade tem um freteiro regular, normalmente abastece as lojas de 1,99…

          • Cobra 20% em cima… começa a ficar mais salgado o preço. De 400, vai para 480 dólares. Quanto estão cobrando comprando direto aqui no Brasil ?

            Mas no centrão de Porto, tem o Escadinha, o Felipe_Braz deve conhecer. Já trouxe 3DS com ele. Bota 20% em cima. Com certeza é uma opção a considerar.

            Estou pensando em ir, que já agrego passeio com a família, as despesas de ida serão justificadas em outro motivo, não entra no custo do Switch 🙂

          • Entendi, se for pelo passeio, compensa mesmo. É que eu estou no interior de SP, fica caro demais ir até Foz, costumo sempre pedir para freteiros (também cobram 20% aqui).

        • radiobrasil

          Moro no SC, divisa com PR… uns 600km de Foz.. aqui os “muambeiros” cobram 20% do valor do produto pra trazer…

  • Humberto Jorge

    Caramba depois que vi que o XONE vende menos que o PS3, sim, PS3 no Japão. E não tá batendo os consoles da Nintendo e da Sony na própria terra, acho que criar 342 tipos de consoles (XONE, XONE S, XONEX) não ajudou.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      O pior é que são bons consoles! mas os exclusivos não são chamativos. migrei pro ps4 por causa disso.

    • tuneman

      O Japão é um caso a parte. os consoles da Microsoft nunca venderam bem por lá.

    • Paul

      Como o povo japonês é bem ”patriota”(sério),o XBO nunca foi e nem vai ser relevante por lá. Normal…

  • EmuManíaco

    O meu switch comprei mas não gostei da qualidade do produto. então revendi. vou esperar sair uma revisão, mais opcoes de games e um joy con com digitalmpad. pq jogar game de luta em analogico e coisa de retardado.

    • Fernando Silva

      Tentou o Pro-Controller? Comprei junto com o console para jogar Zelda.

      • EmuManíaco

        queria como portatil. entao comprar controle adicional nao rola.

  • Só tem Mario e zelda como.sempre.kkk

    • Puppy Boy

      E ARMS, e Sonic Mania, Snipperclips, e Puyo Puyo Tetris, e varios ports como The Biding of Isaac, Shovel Knight, Stardew Valley…

      Mario e Zelda são só os exclusivos, mas tem e ainda vai vir milhões de jogos pro Switch, a Nintendo finalmente acertou depois do fracasso que foi o Wii U.

  • Diego Berlezi Ramos

    Contando os dias para comprar um. Alguém sabe se haverá a importação de jogos do WiiU para o Switch?

    • Fabio Silva

      Isso já ocorre. Depende do jogo. Mário kart é um exemplo. Creio que veremos mais disso, já que a base instalada do switch provavelmente será bem maior e existem muitos bons jogos que poucas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer. Esperando Bayonetta 2 para switch.

      • Diego Berlezi Ramos

        Isso é muito bom. Eu gosto da Nintendo. Como tenho o Wii (e um filho de 4 anos), então os jogos deles se pagam várias vezes, pois podem ser jogados e re-jogados diversas vezes. O Super Mario Wii, Kart, Galaxy 1 e 2 aqui em casa que o digam. A única coisa que seria lastimável seria perder a biblioteca do Wii U, mas não dá para ficar comprando tudo o que é console lançado.

      • Vinícius Jorge

        Possivelmente Bayonetta 1 e 2 serão portados (quem sabe não lançam um 3 e os os outros 2 jogos de brinde? )

  • Fernando Silva

    hehe

  • Marcelo Paz

    Tablete interruptor roda Zelda: o bafo do selvagem num rácio de 60 fotogramas por segundo. Jamais meus olhos avistaram gramínea tão esmeralda.

    • Flávio Junior

      Na verdade ele roda 900p e 30 fps no modo TV e 720p/30FPS no modo tablet. Na versão emulada recentemente saiu um hack que permite rodar o jogo a 60 FPS no Cemu (lembrando que ele emula a versão Wii-U, ainda não existem emuladores jogáveis para o Switch).

  • ochateador

    Daora que mesmo com os vazamentos dos USA eles ainda são bem incompleto hein @Max_Laguna:disqus

    • Exato, a gente até tem que calcular outros números.

  • elliot

    haters gonna hate!

  • 🦊 RaposaDoida 🦊

    “Nintendo Switch não vai vender nada”
    Sei.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis