Nintendo Switch derruba PS4 e retoma liderança (nos EUA, em julho)

Laguna_Nintendo_Switch_Splatoon_2

Queria prometer um review, mas ando sem tempo. Aliás, o Nintendo Switch é o melhor console para quem tem pouco tempo.

Enquanto as empresas japonesas que monitoram as vendas do mercado nipônico de games divulgam os números exatos sem nenhum pudor, no ocidente o NPD Group trabalha sob um forte NDA nos Estados Unidos. Desde 2014, quando o tio Laguna começou a acompanhar as vendas do varejo norte-americano relacionadas a jogos eletrônicos, dependo de vazamentos para calcular os números aproximados e opinar sobre tais dados.

Pois bem, ontem (14/08) ocorreu um vazamento no NPD Group onde os três consoles mais vendidos tiveram os números exatos de vendas revelados. Destaco-os em azul claro na tabela abaixo.

VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS
Plataforma julho (2016) julho (2017) variação anual
Nintendo Switch 222.000 unid
PlayStation 4 161.200 unid 217.000 unid + 34,7%
(New) Nintendo 3DS 185.000 unid 105.000 unid – 44,3%

·
Qual foi o principal lançamento de julho? Splatoon 2 (lançado dia 21), cujas vendas de cópias físicas nos EUA também tiveram o número exato do NPD vazado: foram 322 mil cópias físicas vendidas nos 9 dias de julho em que o game estava disponível naquele mercado. Cada uma a US$ 60, temos portanto uma arrecadação de mais de 19 milhões de dólares.

Aparentemente a Nintendo enviou às lojas norte-americanas mais unidades do Switch para acompanhar o lançamento e assim o console híbrido derrotou o PS4. Por pouco. Se bem que em 2017 o PS4 já vendeu 2 milhões de unidades nos EUA, enquanto o Nintendo Switch já chegou ao 1,8 milhão de consoles nos Estados Unidos. Dados até julho. Lembrando que o console da Nintendo teve dois meses a menos de vendas.

Em junho, jogos como o (temporariamente exclusivo) Crash Bandicoot N. Sane Trilogy fizeram o console da Sony ter vendas recordes naquele mercado. Sem lançamentos relevantes em julho, o sucesso não se manteve na arrecadação (a coletânea custa US$ 40) embora em outros mercados a remasterização dos Crash Bandicoot ainda esteja vendendo muito bem.

Em grande queda mesmo está a família Nintendo 3DS: julho foi o mês de lançamento do New 2DS XL nos EUA mas este modelo só teve contabilizados dois dias de vendas, portanto só podemos avaliar o real impacto do New 2DS XL pelo mês de agosto. Ou seja: lá em setembro.

Xbox One? Bom, o vazamento só nos fez saber o resultado dos três consoles mais vendidos. Então infelizmente podemos concluir que, em julho, o console da Microsoft vendeu menos que as 105 mil unidades da família 3DS nos Estados Unidos. O principal motivo seria a falta de jogos exclusivos lançados no período, além da expectativa pelo Xbox One X, cujo lançamento na civilização será dia 07 de novembro. Se serve de consolo, Metal Gear Rising: Revengeance é um dos mais novos jogos de Xbox 360 retrocompatíveis com o XBO.

O tio Laguna torce para ver mais jogos da Konami (e da Square Enix please!) na lista de retrocompatibilidade, em especial o Metal Gear Solid HD Collection. Por mim, pessoalmente, tais jogos justificariam a compra de um XBX ou mesmo do Xbox One S. Fora o Blu-ray 4K, claro.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples