NieR: Automata, o jogo que salvou a PlatinumGames

nier-automata

Como estamos do lado de cá da equação, é normal encararmos boa parte dos jogos como apenas mais alguns minutos de diversão e por isso não nos damos conta da importância que eles podem ter para um estúdio. Com tantos títulos sendo lançados semanalmente, tendemos a achar que se um deles não se sair bem comercialmente, a próxima criação daquela equipe poderá fazer com que se redimam, mas nem sempre é assim que a coisa funciona.

Um caso que serve para ilustrar esse cenário é o da PlatinumGames, que depois de uma série de problemas acabou encontrando sua salvação num único título, o NieR: Automata. Quem agradeceu o sucesso alcançado pela criação de Yoko Taro foi Hideki Kamiya, co-fundador do estúdio japonês.

O sucesso do NieR deu à Platinum uma nova base de fãs, uma equipe em crescimento, uma brilhante história de sucesso, uma aumento no número de candidatos de qualidades a novas vagas e um enorme benefício. Normalmente, eu não consigo deixar de fazer tudo sozinho… é uma história deprimente, mas dizer que Yoko-san salvou a Platinum não é um exagero. Eu não poderia agradecê-lo suficientemente.

E se olharmos para o histórico recente da PlatinumGames, é fácil entender a gratidão de Kamiya. Pouco antes do NieR: Automata chegar às lojas vimos a Microsoft cancelar o desenvolvimento do Scalebound, título que estava entre os mais aguardados para ao Xbox One/PC. Para piorar, tanto o Star Fox Zero quanto o Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutants in Manhattan não foram muito bem recebidos nem pelo público, nem pela crítica. Some a isso a saída do presidente Tatsuya Minami e tudo indicava que a desenvolvedora havia entrado numa espiral descendente.

Com as vendas do NieR: Automata tendo superado as expectativas do pessoal da PlatinumGames (e isso sem ele ter sido lançado para o Xbox One e com a versão para PC sofrendo com alguns problemas), a torcida daqueles que gostam do estúdio ou que simplesmente apreciam bons jogos de ação é para que o futuro da desenvolvedora seja mais tranquilo.

E pensar que mesmo tendo adorado a demo do NieR: Automata, ainda não consegui colocar as mãos na versão final do jogo. Quem sabe um dia?

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • KappaKeepo

    Mais Yoko Taro por favor. Quero um Drakengard feito pela platinum.

    • Jhonathan Vieira

      Queremos!

  • Manda mais Platinum!!
    Quanto ao Nier Automata, devia ter comprado a versão do PS4, no meu PC ficou péssimo.

    • Chuchu Psicótico

      usa o mode FAR pra pc q conserta esses bugs e roda em 1080p de novo

  • DiGamer80

    Se um dia resolverem corrigir os problemas do port horroroso pra PC, é compra certa.

    • Chuchu Psicótico

      usa o mode FAR pra pc q conserta esses bugs e roda em 1080p de novo,

    • Yskar

      Só usar o mod FAR e o que aumenta a resolução das cutscenes.

  • Abraão Caldas

    Para você ver que não precisa fazer algo de alta qualidade para as pessoas comprarem.

    • Grade, Tardigrade

      Q?
      Se esse jogo não tiver alta qualidade, eu não sei qual tem atualmente. Nesse estilo ele é o melhor da atualidade! Só isso!

      • Abraão Caldas

        Gráficos … ok
        Jogabilidade … 7/10
        Personagens… parei depois do primeiro “chefão”, ela diz que “não devemos ter sentimentos”… 5 segundos depois tá chorando o companheiro “morto”… ah pfvr né

        • Grade, Tardigrade

          Ahahahahahahahahaha
          Bem dessas.
          Mas é um jogão, né?!

          • Abraão Caldas

            Errr…. muita gente achou, eu simplesmente achei um poço de clichê, mas fazer o que né, gosto é gosto.

          • Grade, Tardigrade

            Exato! Eu achei, não espetacular, um game pra ser chamado assim tem que ser no nível de Witcher e Elder Scrolls, mas muito bom se comparado ao que tem chegado pra nós de um bom tempo pra cá. Ainda mais por ser um estúdio pequeno.

  • CtbaBr©

    Ainda não joguei, mas pretendo faze-lo em breve!
    O que me impressionou nos gameplays que vi, foi o visual excepcional com pouca exigência de hardware.
    Ou seja, é possível sim fazer um jogo visualmente bacana que rode em PCs medianos!

  • Inquisidor

    eu piratiei esse, joguei a primeira fase e não gostei, desinstalei e tal, não curti, mas notei um potencial gigantesco para a regra 34.

  • tryedge

    Comprei por R$170 e não me arrependo, que jogo! Mesmo trabalhando, o vicio para poder fazer todos os finais foi ótimo, e a dificuldade do jogo (pelo menos no normal) é bem razoável, influenciando bastante para mim que sou soft core gamer.

  • Andre Luiz Cosenza

    Não exagero ao dizer que o jogo rodou 99% perfeito no meu PC.
    Nenhum erro de execução, somente algumas quedas de frames nas cutscenes.
    Não sabia que havia tantos problemas no PC.

  • Dou uma e se for bom dou mais

    Os “RPGS” da Bethesda sofrem de problemas até hoje… Povo caga e anda. Por isso que acho que desde que não paralise a jogatina (sim, estou falando de fallout 3 e new vegas com a chance de crash aumentando a cada vez que se usa o quicksave) tá de boas.

  • imoutopantsu

    Acompanho a PlatinumGames desde que lançaram Metal Gear Rising. Coloquem um Hack n Slash na mão deles e você tem um jogo bem feito, divertido e ainda leva de bônus uma soundtrack digna de orgasmos auditivos.

    • Grade, Tardigrade

      Sir, you’re goddamn right!

  • Instalei a demo, joguei 10 min e desinstalei. Ruim demais.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis