Sem alarde mas Guam divulgou instruções para a população em caso de ataque nuclear

does-duck-and-cover-really-work

Em 1951 havia meio que a certeza de que EUA e União Soviética iriam se estapear nuclearmente, em breve. Entre as muitas preparações fazia parte informar ao público dos procedimentos caso os russos atacassem. As crianças não foram esquecidas e, durante a Guerra Fria, gente inocente teve que se deparar com a idéia de que o mundo iria acabar. 

Para ensinar isso tudo para as crianças americanas foi criado o desenho da tartaruga Bert, e o slogan Duck and Cover, que mal traduzido é se encolha e se proteja.

Foram anos terríveis, mas com o tempo as pessoas se acostumaram, e a guerra nuclear afinal não veio. Nos esquecemos dela até os anos 80, quando a Guerra Fria começou a esquentar de novo, e os EUA tomaram um belo sacode quando o país inteiro foi estapeado com um filme: The Day After, O Dia Seguinte.

Dirigido por Nicholas Meyer, foi assistido na ABC por 100 milhões de pessoas, relembradas de que uma guerra nuclear não é nada divertido pra quem sobrevive. O Dia Seguinte é um filme sem heróis, visceral, onde o objetivo é sobreviver. Ele afetou profundamente a população americana, incluindo Ronald Reagan. Em suas memórias ele diz que O Dia Seguinte mudou sua posição sobre Guerra Nuclear e afetou diretamente a assinatura, quatro anos depois, de um tratado banindo armas nucleares de curto e médio alcance.

Agora a possibilidade de um ataque nuclear, algo totalmente impensável desde o fim da URSS, voltou a ser cogitada. A Melhor Coréia deixou bem claro que está pensando seriamente em “atacar” Guam como teste, e ninguém sabe se cumprirão a promessa de um simples teste, ou utilizarão ogivas reais.

PODE ser que na mente do Grande Líder Guam seja descartável para os EUA, e que Washington entenderá a destruição da ilha como um aviso. Se isso acontecer, não resta nada aos ilhéus além de rezar e seguir as instruções.

A prova de que a possibilidade está sendo levada a sério é que o governo de Guam disponibilizou um panfleto com instruções para a população saber como agir em caso de ataque nuclear.

As instruções são, tristemente, as mesmas de 50 anos atrás. Não olhe para a explosão, jogue-se no chão e cubra a cabeça, se abrigue em estruturas de concreto. Tire as roupas e as guarde em sacos vedados, para diminuir a contaminação radioativa…

jic_factsheet_2017_003-in-case-of-emergency-paring-for-imminent-missile-threat-1

jic_factsheet_2017_003-in-case-of-emergency-paring-for-imminent-missile-threat-2

As peças estão se movimentando. O Japão acaba de posicionar baterias de mísseis Patriot em pontos de interceptação do lançamento coreano, estimativas de inteligência descobriram que o veículo de reentrada (onde fica a ogiva) do último teste se desintegrou por causa do ângulo acentuado, mas teria sobrevivido em um ataque normal, e mísseis estão sendo movimentados entre áreas de lançamento na Melhor Coréia.

Ah sim, e tem isso…

dg-3v0juaaaymp7

É o submarino lança-mísseis deles, estão com grande atividade no cais, provavelmente está sendo preparado para zarpar para (tomara) mais um teste. Se não for o submarino nuclear de ataque Classe Virgínia que deve estar parado a uns 5 metros daquela porteira está pronto pra mandar o bicho pro fundo do mar.

Qual o próximo passo? Aguardar, e tenha um bom dia.

Leia também:

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis