NASA quer que você mande uma mensagem para a Voyager

realdad-1

Sua missão, se desejar aceitá-la, é simples. Você tem barro fofo, pedra lascada, chiclete e arame. Você tem que projetar uma sonda capaz de suportar radiação que pulverizaria qualquer ser vivo. Ela tem que aguentar o calor do Sol direto e o frio do espaço bilhões de km distante da Terra.

Sua sonda tem que funcionar com 3 geradores nucleares que se deterioram com o tempo então a projeção otimista de 420 watts é só no começo. Ah sim. Dê seu jeito para enfiar 11 experimentos científicos no meio.

Tudo isso, mais navegação, telemetria, orientação, armazenamento, gerenciamento dos instrumentos científicos, autodiagnóstico, rotinas de emergência, rotinas de manutenção, alinhamento planetário, etc, tudo isso tem que caber em 72 kB de memória. Não ROM, não RAM, memória. 72 kB pra tudo.

Último critério: essa sonda tem que continua funcionando por pelo menos 39 anos 11 meses e 17 dias.

Você já está correndo pro RH pra entregar a demissão? Eu estaria, mas o pessoal que projetou as sondas Voyager não fugiu da raia. Eles conseguiram tudo isso. Praticamente 40 anos depois, tanto a Voyager 1 quanto a Voyager 2 (lançada primeiro) estão firmes e fortes, sobrevivendo a bombardeios de raios cósmicos, micrometeoritos, ao imenso microondas de Júpiter e acima de tudo, a Murphy.

Dos 11 instrumentos da Voyager 2, 6 estão desligados por falta de energia ou deram pane, mas sendo realista depois de 40 anos nem todas as partes de VOCÊ estarão funcionando perfeitamente (e se não estiverem, fale com seu médico, eu falaria).

O gerador termonuclear das Voyagers funcionará até 2025, quando chegará ao limite, não conseguirá prover o mínimo de energia para aquecer os componentes e manter o rádio funcionando. Se bem que como é a Voyager, é capaz de continuar funcionando por mais alguns anos.

Para celebrar os incríveis 40 anos de vida das sondas a NASA resolveu fazer uma graça: dia 5 de setembro de 2017 vão enviar uma mensagem para a Voyager 1, e VOCÊ pode ser o autor dessa mensagem.

O concurso será uma votação online. As mensagens podem ter até 60 caracteres alfanuméricos (A-Z e 0-9).

Para participar basta postar a mensagem no Twitter, Instagram, Facebook, Google+ ou Tumblr, usando a tag #MessageToVoyager.

Serão consideradas as mensagens postadas até o dia 15 de agosto. Depois disso será feita uma votação online para escolher a vencedora, e aí nossa querida e distante sonda receberá “HITLER NÃO FEZ NADA ERRADO” ou “NICKELBACK É UMA BOSTA”.

Quer dizer, receberia, se a NASA fosse boba. A votação online será em cima das mensagens escolhidas por um juri da NASA. Sorry 4Chan.

No dia 5 de setembro a mensagem será enviada, e percorrerã os 20 bilhões de km até a Voyager, refazendo o percurso que a sonda levou 40 anos para percorrer em 19 h 15′ 56″ (na verdade um pouco mais).

Chegando lá acontecerá… nada. A Voyager não tem como entender mensagens de texto, o sinal a ultrapassará e continuará para sempre. Sua mensagem não é para a Voyager, é para o Universo. Em 4 anos estará em Alfa Centauro. Enquanto as bobagens que a gente fala no Twitter viram ruído de fundo indistinguível, sua mensagem, enviada direto para o espaço por um potente radiotelescópio permanecerá perceptível por centenas, talvez milhares de anos-luz.

Então, qual mensagem vocês vão mandar? A minha já está escolhida:

“Mostly Harmless o cacete, FLY YOU FOOLS!”

Fonte: NASA.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Andre Kittler

    You can’t take the sky from me…

    😀

  • #MessageToVoyager

    Matem o Neelix / Entrem na nebula / Destruam o hub transwarp.

    • Cocainum

      “A Janeway velha é firmeza, pode confiar!”

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    #MessageToVoyager

    ETs, nem venham pra cá, não vale a pena.

    • Eu tinha pensado em “ETs, volta que deu merda!”

  • Kirk

    Sempre tive curiosidade de saber se uma onda de rádio se deteriora quando transmitida ao espaço. Perguntaria ao oficial de ciências, mas ele não está na ponte. Dammit Spock.

    • Faça uma analogia a um balão de ar sendo inflado (que nunca estoura só infla). As partes se afastam uma das outras. Quanto mais longe estiver, você deixa de olhar o balão como um todo e começa a ver só fragmentos dele.

      Na outra ponta (receptor), por que você acha que quanto maior for a antena, melhor a captura do sinal?

      • Kirk

        Entendi… a onda continua avançando, mas perde a estrutura de feixe inicial, onde era possível identifica-la. Show.

    • Sim, regra do quadrado da distância

  • Marcogro®

    Piiii piiii pii piiiii pi pi

    • Eduardo Copelo

      “Vc caiu no bait do gemidão intergaláctico… não, pera…”

  • Bruno

    #MessageToVoyager

    O criador já morrer, nem precisa voltar.

  • Hemeterio

    Em poucos anos from now, naves viajando a 0,1c vao interceptar as Pionners e Voyagers, acomoda-las no compartimento de carga e voltar pra Terra, onde serao exibidas no Smithsonian – na filial de Marte tb, junto com os robozinhos. A missao toda vai levar 40 dias pra cada nave. Good!

    Alem disso, bom, eu nao deixaria essas sondas voando por ai com uma plaquinha dizendo onde a gente mora. Silly humans.

    PS: sim, ciente da mensagem de Arecibo. Outra bobagem. Vamos nos arrepender disso.

    • Se tivermos tecnologia para viajar tão rápido um dia, uma coisa que certamente não farão, será interferir nas missões Voyager.

      • Hemeterio

        Acho que sim. Qq nave exploratoria faria esse percurso q a V2 levou 40 anos em… 200 horas. Acho mais elegante e simbolico guarda-la pra posteridade. Ah, e por mim, com revursos infinitos, tb recuperaria o Hubble pra expor. Que maquininha fantastica.

        • Douglas

          Acho que o ideal é enviar algumas naves que farão um perimetro em volta da voyager, um escudo protegendo de problemas menores, para continuar com a missão, em algunas anos esse conjunto de naves irá aumentar até termos um VALERIAN style indo pro cosmos

          • Hemeterio

            Mas ai n faz sentido. Vc tem na sua frota 10 Ferraris e uma Belina 78? A Voyager seria so um camelo lento. E a caravana tem a velocidafe do vagao quebrado. Podendo ir a 10% da velocidade da luz, pq frear pra acompanhar o vovo?

          • Douglas

            no futuro as outras naves serão pagas por um qualquer querendo manter viva a história da voyager

        • Não se toca em missões históricas – pelo menos é a ideia velada. Veja o exemplo do pouso na lua. Agora que estão querendo voltar lá, há uma corrente que diz para manter o local do primeiro pouso intocado como preservação histórica.

          .
          .
          .
          PS aos engraçaralhos: Evitem qualquer m*rda conspiratória que diz que é para comprovar que o homem não foi a lua. https://uploads.disquscdn.com/images/8f39ffd933f4d6c70103110cd6cd64249e8f8d73db29b96bee516ad8952648e2.jpg

          • Hemeterio

            No caso da Lua tudo bem, faz todo o sentido preservar as reliquias – pelo menos, com certeza, da Eagle da Apollo11, os trajes espaciais, mesmo as pegadas e etc.

            A voyager é apenas uma caravela lenta demais. Tao lenta que ainda n chegou na america enquando o povo ja vinha de Concorde

          • Oberaldo Gilmentoo

            De jeito nenhum! Tão logo exista a tecnologia disponível, tenho certeza de que irão lá COLOCAR toda a parafernália das Apolos, as pegadas, etc. 😉

      • Felipelucio

        Um dia, muambeiros espaciais farão esse serviço e às venderão no mercado negro.

    • 40 dias de viagem, mas quando os caras voltarem para terra terá passado bem mais – e serão duas naves a irem pro museu. A 0,1c já se pode ver Einstein atrás da porta, com a linguinha pra fora.

      • Hemeterio

        Nao fiz a conta, mas a reles 0,1c a “viagem pro futuro” é irrisória. A coisa so ficaria maluca a 99,99% de c, o que nem nos proximos 400 anos a gente vai chegar perto.

  • Germano

    Se por la conseguiram decifrar nossos sinais de televisão e viram que em quase tudo quanto e filme um ET é um conquistador que precisamos matar ou/e um experimento de dissecação, podem mandar a mensagem que for nenhum deles com o minimo juízo vai chegar perto daqui.

  • Cocainum

    #MessageToVger

    “You are a typo”

  • Gustavo Luizon

    #MessageToVoyager.
    Meu note de pobre tem 16mb de RAM, chupa

  • Mandei: Save us from ourselves. #MessageToVoyager

  • Joao Godoy

    #MessageToVoyager
    “Voltem, temos mais peixes”

  • Humberto Jorge

    #MessageToVoyager

    “Pra entrar na Terra, precisa pagar imposto”

  • cloverfield

    #MessageToVoyager:

    “filma eu Galvão”

  • Jefferson Daniel

    “Ao o que é isso? Michael Douglas”

  • Tadeu Calquete

    Que bosta

    • Donizete Aparecido Santiago

      para viajar no espaço e conseguir ir a grandes distancias , terão que aprender que no espaço existe correntes cósmicas, e que para ficar mais viável constrói uma nave mãe, essa tem que ser construída no espaço e nunca entra dentro da gravidade da terra tudo tem que ser feito no espaço, somente as naves pequenas podem aterrizar aqui, a nave mãe vai viajar nas correntes cósmicas que vão ser descobertas em breve, longas distancias serão percorridas como a velocidade da luz, correntes vão e vem por toda parte do espaço, como se fosse em nossos mares aqui na terra. sei muito sobre asses assuntos ate mais

  • Smartfox

    E daqui a 100 anos a Terra recebe uma mensagem de rádio misteriosa. Perde-se anos de pesquisa para juntar os fragmentos e descobrir que em 2017 mandaram uma mensagem para lugar nenhum que rebateu em algumas estrelas, passou por um buraco negro e saiu aqui de novo. 😣

  • Reinaldo Matos

    #MessageToVoyager Quem Chilica nao consome

  • Gabriel Rocha

    “Mostly Harmless? I see what you did there, cmdr o7”

  • ²He

    #MessageToVoyager

    “Ta frio ai? Você não sabe aqui em Curitiba!”

  • #MessageToVoyager

    Send Nudes

  • elielcezar

    “Welcome to Earth. Rules: there are no rules”

    #MessageToVoyager

  • Christiano Nascimento Amorim

    “come to brazil”

  • Carlos

    #MessageToVoyager

    Don’t Feed The Humans.

  • Don Scopel

    #MessageToVoyager
    “Vendo planeta azul semi-novo, 4bi anos, precisa so dedetizar”

  • DanielBastos

    “mas o que eu quero lhe dizer que a coisa aqui tá preta…”

    • Lucas Timm

      Hoje isso seria racismo.
      Se bem que, né, Chico Buarque é uma casta superior, gente como a gente, luta por igualdade lá de seu apartamento em Paris, então acho que poderia sim.

      • DanielBastos

        Hoje ele trocaria por “a coisa aqui tá afro-decendente…”

        Mas talvez não. Depois de ver umas mulheres aí se contorcendo pra explicar o grelo duro, se ficar na mesma não pega nada.

  • JORGE_TC

    “Palmeiras não tem mundial” #MessageToVoyager

  • Petrus Augusto

    #MessageToVoyager
    BIRRRRLLLLLL

  • Rolando

    “A Voyager não tem como entender mensagens de texto” Então ela é praticamente como a maioria dos estudantes brasileiros.

    • Leooo

      Só dela repassar a mensagem da mesma forma como ela recebeu já bate 92% da população brasileira!

  • Marcelo Zibell

    #MessageToVoyager
    42

  • Vinicius Zucareli

    Mas o mostly veio depois do Ford já ter saído daqui… E não tinha mais muito sentido depois do início da construção da estrada

  • André K

    “I’ll be back”
    Sent from my personal Cyberdyne T800

  • André K

    “Resistance is futile. All your base are belong to us.”

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    A minha: “Beings of the Milky Way, come to Earth. We have cake!”

  • Diego

    #MessageToVoyager

    “Busquem conhecimento.”

  • Henrique Silveira Steinmetz

    72 kB.. sério, só eu que fico admirado com a engenhosidade dos humanos nas décadas passadas? Sera que existe em algum lugar esse código?

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      provavelmente em algum papiro que a NASA jogou fora uns 30 anos atras

  • Inquisidor

    “Send Nudes”, “tits of gtfo”, ” 2D>3D ?” tenho fé na humanidade.

  • Estou surpreso que o Laguna deixou passar que apóstrofos como abreviação de minuto e aspas duplas como abreviação de segundos são para frações de ângulos, não medida de tempo. Abreviação de minutos: min ; abreviação de segundos: s

  • Luiz Antonio

    Se fiz a postagem corretamente, #MessageToVoyager: _”Hello! is anyone there?”

  • Se alguém receber a mensagem do Cardoso, esse alguém poderá lhe pagar uma Dinamite Pangalatica ao invés do costumeiro Gin Tônica

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    “Nem venham para a terra, eles acreditam que Deus existe” ou “Desculpem pela sonda com bateria radioativa que pode cair e contaminar o seu planeta”

  • Alberto Santos

    A ilustração da matéria é, na verdade, de V’ger (Star Trek: The Motion Picture). A sonda Voyager 6 retornava a terra em 2271 como V’ger, uma entidade a procura de seu criador destruindo tudo pelo caminho. A mensagem que eu enviaria seria “Não nos destrua. Somos seus criadores!”.https://uploads.disquscdn.com/images/737596210647c1d461bfe84a26ea4e518b2c1d82c6d7ed7719f19ffcccd54d15.jpg

  • Vinícius Santos

    #MessageToVoyager.

    SOMEBODY SAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAVVEEEEEE MEEEEE

  • Bohemia L Fabia

    Me lembrei de st I e da sonda q veio voltar procurando seu criador…

  • cesar m

    20 bilhão de km! será que já perdeu a garantia? colocaram motor e câmbio de Hilux é?

  • Torugo Prando

    #MessageToVoyager
    “GIME MONEY PLS, REPORT U. HUEHUE BRBR”

  • #MessageToVoyager
    INTERVENÇÃO ALIENÍGENA!!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis