Herdeiro do grupo Samsung pode pegar 12 anos de cadeia por corrupção

O tempo fechou na Pior Coreia e não é de hoje: o escândalo massivo envolvendo a então presidente Park Geung-hye, que rodou bonito após uma mega rede de corrupção ter sido descoberta e que envolvia até uma vidente (leia este post para mais detalhes, é um caso bem complexo) explodiu na cara de muita gente poderosa no país, e um deles é justamente o vice-presidente, herdeiro e atual líder do grupo Samsung Lee Jae-yong, preso desde fevereiro.

E agora a promotoria pediu a cabeça do executivo em uma bandeja de prata, estipulando uma pena de 12 anos por corrupção.

O julgamento do chefe da Samsung, que está em andamento na Coreia do Sul o aponta como o beneficiário final de uma longa cadeia de crimes de evasão e outras durante o termo da ex-presidente; Lee teria oferecido subornos e doações num total de US$ 39 milhões ao braço-direito da presidente, a vidente Choi Soon-sil destinados a quatro instituições voltadas a bancar as iniciativas de Park. Depois disso Lee teria em 2015 pleiteado a aprovação pelo governo de um processo de fusão de duas companhias distintas da Samsung, um negócio avaliado em US$ 8 bilhões. Embora rejeitada pela maioria do conselho do conglomerado, o processo foi aprovado.

Em verdade o presidente e CEO da Samsung ainda é seu pai Lee Kun-hee, no entanto o executivo-chefe sofreu um ataque cardíaco em 2014 e foi afastado, com seu filho assumindo o comando da companhia interinamente desde então. Os movimentos escusos da Samsung com a ex-presidente Park e sua confidente Choi teriam se iniciado aí.

Em sua defesa Lee diz que o julgamento é “injusto” e nunca atuou em busca de favorecimentos à companhia ou a si próprio, mas há evidências de seu envolvimento e de mais quatro executivos da Samsung nos esquemas de corrupção do então governo sul-coreano. A promotoria apresentou um pedido de pena de 12 anos para Lee e entre 7 e 10 anos para os demais. O veredito deve sair no dia 25 de agosto e há chances reais de que ele seja de fato condenado, o que provocaria uma tremenda dança das cadeiras dentro do corpo executivo da Samsung.

Embora tenha um efeito bastante negativo na imagem da Samsung como um todo, uma eventual condenação de Jae-yong não impactará diretamente nos negócios da companhia; ela ainda lidera o mercado de dispositivos móveis e é referência em diversos outros, de eletroeletrônicos a linha branca e P&D, principalmente contando com clientes de peso como a Apple (chips e possivelmente displays OLED para as próximas gerações de iPhones e iPads). No entanto é certo que a concorrência (principalmente sua rival direta LG) irá usar o episódio contra a gigante de tecnologia.

Fonte: The Guardian.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Danilo

    Ahh se a moda pega aqui na Bananalândia! Ia faltar cadeia pra tanto político e empresário corrupto!

    • Ivan

      Infelizmente essas coisas não acontecem por aqui….

    • Aqui na Banânia (termo correto, aceito pela convenção de Oslo-Aracaju de 1993) no máximo os próprios “condenados” iriam gerir as prisões, que provavelmente começariam a se assemelhar com spas de luxo (principalmente após a inauguração do Centro de Detenção de Segurança Máxima “Presidente Paulo Maluf” de Angra dos Reis em 2030).

      [EDIT]

      Esqueci de mencionar sobre a indicação para o reinado banânio pelo Grão-Vizir Lula (2018-2022), que ocasionaria um indulto para todos os mancomunados ao NPT (Novo PT) e aos trabalhadores de empresas para higienização expressa de automóveis.

    • Macedo

      não é aqui que tem donos e diretores das maiores empresas na cadeia? Oo
      nisso inclusive estamos sendo elogiados lá fora…

      • Neo Trox

        Vc é muito ingênuo. Vc sabe que os principais articuladores do do mensalão já estão todos soltos, né?

        • Macedo

          mensalão prendeu nego em 2013, no Brasil só se cumpre um sexto da pena, a maioria foi condenado abaixo de 10 anos, logo, com ctz estão quase todos em domiciliar ou semi-aberto… mas isso não tem a ver com condenação, e sim com as penas, assunto totalmente diferente

          • Neo Trox

            Assuntos nadas diferentes. Essas penas são assim pra que se ocasionalmente alguém for condenado, justamente se abrandar essas penas. Os caras não dão ponto sem nó.

            Sem falar das dezenas de recursos, instancias até alguém ser condenado, aqui ainda tem essa aberração de foro privilegiado. Os corruptos no Brasil tem vida fácil, mesmo se condenados.

          • OverlordBR

            Que o diga o Eike Batista, que está em “prisão domiciliar”. KKKKKKKKK

          • Macedo

            cara, vc está misturando os assuntos TOTALMENTE diferentes e se não consegue ver diferença entre o legislativo (que faz as leis) e o judiciário (que é quem está sendo elogiado pela condução), é difícil conversar…

      • Ivan

        Uns gatos pingados que vão ficar uns meses dai sair com tornozeleira ou vão direto pras mansões ficar em “prisão” domiciliar, mas devolver a grana que roubaram que é bom nada.

        • Macedo

          com ctz… mas é mais que muito país de primeiro mundo faz…

          • Ivan

            Qual por exemplo?

          • Macedo

            poderia te citar vários casos do eua por exemplo, onde simplesmente por serem poderosos (de família, não apenas dinheiro) não há chance de causa…
            não reconhecer o valor do que está acontecendo nesses grandes casos no Brasil (apesar de alguns excessos e a publicidade desnecessária, ou não, da coisa) é ceder ao vira-latismo… tem muito jurista americano e europeu usando nossos casos de exemplo em como combater a corrupção hoje

          • Ivan

            Então cite algum caso, só falação não prova nada.

            Unico que está fazendo algo é o Moro pelo que vi, STF não faz nada.

          • Macedo

            vide resposta acima com os exemplos

          • Ivan

            Citou paises sem dar exemplos.

          • Macedo

            ficando só no maior, só pesquisar quantos casos nos eua são abandonados na fase de instrução após acordos civis com as testemunhas/vítimas, caso mais comum de suborno “legal”…

          • Ivan

            Fala um caso cara, é dificil, ficar falando ah em tal lugar isso, em tal pais aquilo, mas um caso especifico cade?

          • Macedo

            em 30 segundos no google sobre civil settlements para esconder casos criminais veio o caso do Kobe Bryant… se queria um exemplo está aí, se quer mais é só procurar…

          • Ivan

            Parabéns demonstrou um caso.

          • OverlordBR

            Para de mimimi e cita um caso de algum dono ou empresário de grande empresa que foi condenado a 12 anos e está na prisão aqui no Brasil.

          • Macedo

            condenados a 12 anos ou mais: diretores do banco rural? sócios e diretoria da odebrecht? diretores da petro?… diversos ainda presos, agora não vá fazer como o colega ali em cima que confundiu judiciário com legislativo: no Brasil se cumpre apenas um sexto da pena, isso não tem a ver com condenação e sim com a lei brasileira, juiz não faz lei, só cumpre, e é disso que estou falando…

          • Zalla

            pelo contrario nos EUA tem muito dono de empresa que vai para cadeia, tem varios casos, principalmente no escandalo das hipotecas que quebrou os EUA, vários donos de empresa foram presos, e também uma grande consultoria que fez pedaladas fiscais, foram pra cadeia tb…

      • OverlordBR

        Donos e diretores das maiores empresas na cadeia por 12 anos?
        No Brasil?

        Quem?

    • José Carvalho

      Já falta cadeia… Precisamos de um político com visão pro futuro!! Os bandidos já gerenciam seus reinos de dentro das cadeias, precisamos de infraestrutura para gerir um país inteiro!!!

  • Felipe Braz

    Esse japinha rodou na opelação flango flito a jato

  • Neo Trox

    Aqui bastaria ele fazer uma deleção “mega-premiada” e estaria passeando em Nova York agora. Ou no máximo prisão domiciliar na sua mansão. E ainda ganharia uma bela tornozeleira do Estado.

    Mas aqui é o pais onde um presidente pego no flagra fazendo negócios escusos na calada da noite com corrupto e tendo assessor próximo seu com mala com 500 mil em dinheiro vivo preso, e absolvido por excesso de provas. E pra provar que é mesmo inocente, compra meia câmara dos deputados para não ser investigado.

    E anda tem ingênuo que acha que Lava Jato “tá passando o Brasil a limpo”.

    • Jean

      Essa da JBS foi para fechar o país. Aliás, essa merda já deveria ter sido fechada faz hora.
      Cancela, já deu, devolve para os indios e pede desculpa, sei lá. Sorte de quem pode ir embora.
      E o troço é de um jeito, que você olha e não vê solução.

    • OverlordBR

      Pois é.

      Turma da JBS: morando em NY
      Turma da Odebretch: o Marcelo Odebrecht já vai para prisão domiciliar no final deste ano
      Turma da EBX: O Eike Batista tá em “prisão domiciliar” mas, se bobear, já ganha liberdade provisória daqui há 1 mês.

  • Felipe Torrezini

    A Pior Coreia fazendo jus ao nome. 😅

  • Cássio Amaral

    Pior que a LG nem tem tanta moral pra espetar a Samsung, visto qe um de seus executivos foi flagrado sabotando uma máquina de lavar da concorrente kkkkk.

  • Hoje abiguinhos, vimos que ate na Pior Coreia, a justiça funciona, já no pais da Mandioca taxada em 60%…
    Agora me deixem roer meu osso.

  • José Carvalho

    Vai ser escândalo se encontrarem um celular na cela dele?

    • Solano

      Se for um iPhone, quem sabe

  • Nícolas Wildner

    O mais engraçado é que ele molhava a mão de uma vidente que não conseguiu prever que isto tudo ia dar bosta…
    “É falsificada né?”

    • Até o Didi Mocó sabia disso https://www.youtube.com/watch?v=vCb037CZK1Y

  • OverlordBR

    BURRO!
    Se estivesse no Brasil, ficaria livre, leve e solto como o Eike Batista!

  • Humberto Jorge

    O lado ruim disso tudo é que dependendo do humor do Trump no Twitter, todo dia pra ele, pode ser o último dia.

  • Macaquinho feio do bananal

    vi uma carinha de choro

  • Julio Verner

    Coréia do Sul tinha um desenvolvimento abaixo de alguns poucos estados brasileiros nos 80… 30 anos depois como ficou o País do Futuro? Comprando Samsung a rodo em 12x nas Casas Bahia…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis