Disney é acusada de espionar crianças através de seus apps e games

mickey-spy

Eis que a Disney se envolveu em mais uma polêmica: um processo movido contra a companhia nos Estados Unidos a acusa de monitorar, rastrear e coletar dados de crianças através de seus apps e games, algo proibido pela lei federal; não obstante a casa do Mickey estaria lucrando ao vender esses dados para companhias de anúncios.

O caso diz respeito a um processo (cuidado, PDF) que aponta uma série de irregularidades em alguns aplicativos da Disney voltadas às crianças, como por exemplo o app Disney Princess Palace Pets (disponível na App Store) e outros. Segundo os reclamantes os apps da empresa seriam capazes de identificar os usuários e coletar seus costumes e outros dados, sem nenhum tipo de autorização prévia visando principalmente a “exploração comercial” de tais informações. A gigante do entretenimento trabalharia em parceria com empresas especializadas em veiculação de anúncios como Upsight, Unity e Kochava, estas sendo responsáveis por inserir softwares nos apps e games com o intuito de monitorar e coletar os dados.

Tais dados, uma vez coletados seriam revendidos a terceiros (Google? É possível) de modo a rastrear os costumes e hábitos das crianças em diversos dispositivos e plataformas, bem como repassar anúncios a eles e seus responsáveis. O grande problema é que as leis federais norte-americanas são expressamente claras quanto à proibição de coletar dados de crianças, e por isso mesmo tal prática seria toda realizada por baixo dos panos.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a Disney é pega no pulo: em 2011 a subsidiária Playdom foi condenada por coletar e disponibilizar dados de crianças sem o consentimento dos pais ou responsáveis.

O problema é o seguinte: hoje em dia dados são o El Dorado, quem quebrar o código de como utilizá-los da melhor forma filtrando o ruído vai fazer muito dinheiro; ao mesmo tempo crianças e adolescentes acessam aplicativos e serviços e embora hajam regras duras quanto à invasão da privacidade de menores de idade, só sendo muito ingênuo para acreditar que grandes empresas não fariam uso de meios nada convencionais para por as mãos nessas valiosas informações e fazerem muita grana com elas. A Disney pode manter aquela fachada de boazinha e preocupada com a moral e bons costumes, mas antes de tudo ela é uma empresa e como tal, tem a missão de dar lucro.

Procurada pela reportagem, a Disney não comentou o assunto.

Fonte: Gizmodo.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Gustavo Sarmento

    Essa piadinha do “cuidado, PDF” já não venceu, hein? Ainda existe algum navegador que não abra PDF inline, instantaneamente?

    • Diogo

      O próprio Chrome às vezes se embanana aleatoriamente e faz download do PDF, em vez de abrir no modo de visualização.

      • Ed. Blake

        O Opera faz isso também, mas não é às vezes. Ele sempre baixa o PDF.

        • Felipe Braz

          O opera é 99% baseado no chromium, normal que tenha os mesmos bugs.
          PS: Também uso o Opera como navegador principal. =)

          • Ed. Blake

            Depois do leitor de RSS integrado e AD-Block nativo, a competição ficou injusta pra concorrência hahaha.

          • Felipe Braz

            Kra, por incrível que pareça o que me ganhou no ópera foi a barra lateral integrada com whatsapp e telegram. São dois programas a menos carreados em memória e menos ícones no tray.

      • Na verdade, quem define se arquivo será baixado é o cara que colocou ele lá (webmaster). Senão abre normal.

    • Não é piada, é um bom aviso. Abrir PDF é um saco, principalmente no mobile.

    • Othermind

      Quando to no 4g nao gosto nao.. começa a abrir e minha franquia vai indo pro saco.. ate eu cancelar ja comeu preciosos MB

    • Macedo

      não é piada, é um aviso que vc não está indo para uma matéria e sim para um arquivo…

    • adriano marcos

      eu também nunca entendi esssa implicancia com PDF, qualquer leitor de PDFs decente tem uma boa integração com os navegadores e abre sem problemas.

  • ElGloriosoRangerRojo™

    É tudo uma questão de avaliar os riscos.

    Quanto se gasta com possíveis processos por estar captando dados indevidamente? E quanto se fatura vendendo estes dados?

    Certamente a lucratividade desta prática cobre possíveis prejuízos com a justiça…

    • Arnoud Arnoud Rodrigues

      Então a resposta são multas maiores? Ou talvez a responsabilização criminal de quem autorizou o crime?

    • OverlordBR

      É a mesma lógica usada por empresas em violação de patentes.
      Utilizam a tecnologia de outrem, lucram muito e depois, quando pegas em flagrante, pagam uma multa (que é só um percentual dos lucros) e pronto.

      • Luiz Moraes

        Muitas vezes pagas a patent trolls, ou seja, é cão comendo cão.

  • Othermind

    “boazinha e preocupada com a moral e bons costumes”

    Agora né… kd o desenho do donald no nazismo? hehehe

    • Manoel Jorge Ribeiro Neto

      O problema do desenho é que o povo anda espalhando-o fora de contexto. O desenho do “Donald nazista” é justamente o oposto: Donald tem um pesadelo em que ele é um operário trabalhando sob o regime nazista, para depois acordar e perceber que era um pesadelo, para finalmente abraçar uma miniatura da estátua da liberdade. O desenho foi uma peça de propaganda contra o nazismo feita na época da Segunda Guerra Mundial.

      • Dou uma e se for bom dou mais

        Cara, não sabia que existia gente que enxergava o contrário disso no desenho. Precisa ser muito tapado pra não ver que era uma paródia do nazismo.

        • Manoel Jorge Ribeiro Neto

          O povo metido a teórico da conspiração inventa essas coisas para passar o tempo. Nas interwebs há várias postagens desse povo, com alguma screen desse desenho, “afirmando” que o Walt Disney era nazista. É muita gente sem noção neste mundo :/ .

          • Fernando Flaquer

            O triste dessa era era da informação é que as pessoas pararam de questionar… nunca tinha ouvido falar desse desenho e dei um Google… em TRINTA SEGUNDOS deu pra ver a história do desenho… Muita preguiça misturada com burrice…

          • Pai De Santo

            O negócio é a gente, q está um pouco mais ligado, faturar em cima.

            Já pensei, seriamente, em criar um “elixir contra vírus de computador” e sair vendendo no Facebook.
            Três gotinhas de manhã, três de tarde e três antes de dormir…

            Garanto que ganho dinheiro, e futuramente ainda abro uma igreja…

      • Meganegão

        https://uploads.disquscdn.com/images/2b073e16614995d8196c8b986a1a988cc7920060520877297417e87566cd482f.jpg
        Walt disney ainda vive e se alimenta de criancinhas. Esses jogos servem para que ele possa escolher a próxima refeição.

    • Rafael Rodrigues

      Galpão 5, corredor 15, prateleira 36. Junto com a homeopatia, criacionismo, chemtrail, terra plana e negação do aquecimento global.

      • Manoel Jorge Ribeiro Neto

        Nessa mesma prateleira também tem as gravações do Stanley Kubrick da ida ao homem à Lua e as comprovações de que foram os próprios EUA que arquitetaram o 11 de setembro 😛 !

      • gbitte

        A hipótese é o aquecimento antropocentrico, com nenhuma prova e sem evidências que eleve a teoria. Ser cético é saudável.

        • Manoel Jorge Ribeiro Neto

          Todos os dados climáticos obtidos desde o século XIX indicam que há sim um aumento anormal da temperatura terrestre, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Atrasando mais no tempo (coisa de centenas de milhares de anos atrás), foram obtidos indícios de que houve aumentos de temperatura parecidos no passado, mas eles levaram 10.000 anos ou mais para se consolidarem, não poucas décadas, como atualmente. O fator humano é a explicação mais plausível para um aumento na temperatura tão acelerado. E isso não é achismo, mas há várias evidências que apontam para isso.

          • gbitte

            Evidências indicam que os vikinks se instalam na Groenlândia em lugares que nos dias de hoje estão totalmente congelados. Já foi mais quente e a menos de 10k de anos. Primeiro se prova o aquecimento > se a causa é o gás carbono> depois se é consequência de atividade humana. O que não se fala e é óbvio é que o gás carbônico nem é macro relevante (primeiro deveria ser monitorando o sol e correntes marinhas e outras coisas mais relevantes) na temperatura. Depois deixar claro que a atividade humana é não é central na produção de gás no mundo (tem vulcão sozinho que produz o que todas as ativadades indústrias do mundo produz) , fora o foco errado em coisas como regulações exacerbado em lugares como teste em carro todo ano quando (que possivelmente produz mais poluição que previne) em quanto 8 maiores navios cargueiros produzem igual toda a frota dos EUA e não sofrem nenhuma regulamentação e para terminar ONU é uma casa política cheia de polícia com intenções políticas/econômicas se esse vai ser ser argumento de alguém.

          • Flávio Pedroza

            O controle de poluição em carros é para diminuir a poluição em grandes centros e aumentar a eficiência de consumo de combustível. Os navios estão afastados das concentrações urbanas, então não importam.

          • gbitte

            Pode ser mas controle de poluição como foi feito em SP, em que todos os carros precisavam ser testados todo ano, incluído carros que acabaram de sair da fábrica, tem uma grande possibilidade de poluir mais do que evita, ninguém é a favor da poluição mais essas medidas para inglês vê que recebe apoio da imprensa e um bocado de acéfalo bate palma eu sou contra. Tempos em tempos tem uma medida totalmente imbecil que é politicamente correta.

  • Unfear

    Se me preocupasse com isso eu não usaria Facebook ou Google, é uma troca justa kkkk

  • pdrojorg

    o que todos sabiamos mas tinhamos medo de admitir

  • Julio da Gaita ✔

    alguem insira aquela GIF do mickey colocando buracos no queijo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis