Nissan vai tentar reduzir o hábito de cozinhar crianças

michael_jackson_with_baby

Tecnologia é ótimo mas também é excelente para desenvolver novas e criativas formas de criar cordas pra gente se enforcar. Gente distraída acaba sofrendo mais: seus erros idiotas tendem a ter consequências mais graves. Antigamente esquecer o filho na floresta aumentava as chances do pimpolho ser comido por um leão, mas não era certeza. Hoje muitas crianças morrem, sem dó, quando são esquecidas nos bancos traseiros dos carros e deixadas ao sol.

Nem eu que não sou o sujeito mais kid-friendly do mundo (Team Herodes, com orgulho) acho meio over a idéia de crianças morrendo assadas. A maioria dos fabricantes de carros concorda, em especial Elsa Foley e Marlene Mendoza, duas engenheiras da Nissan.

Mendoza teve a grande sacada para tentar combater esse problema depois que esqueceu uma lasanha no carro e ele ficou cheirando a almoço por dias. Ela se perguntou o que teria acontecido se junto tivesse trancado seus três filhos.

Fácil, querida, sua lasanha teria sido devorada.

As duas resolveram escrever uma sub-rotina para alertar o motorista se tem alguém ou alguma coisa no banco traseiro, e a beleza de tudo é a simplicidade da solução.

Você deve estar se perguntando se usaram um sistema de Inteligência Artificial baseado em deep learning, se o sistema identifica crianças automaticamente, usa câmeras estereográficas, LIDARs, Kinect, etc.

Nada disso.

O bacalhauzinho que as duas escreveram é brilhantemente simples.

Quando a jornada começa, com o carro sendo aberto, o software registra se a porta traseira foi aberta e fechada. Quando a corrida termina, ele verifica se a porta traseira foi de novo aberta e fechada. Caso não tenha sido, ele pisca um alarme no painel, e em seguida toca a buzina.

download

O alarme vai estar disponível nas versões 2018 da Nissan Pathfinder, mas é algo tão simples que qualquer hobbysta de eletrônica cria uma versão própria em minutos. Olha a oportunidade de produto!

Fonte: The Drive.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis